CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Hader

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#31 Mensagem por Hader » Sáb Ago 08, 2009 6:55 pm

Bolovo escreveu:outras vistas do bicho

Imagem
Imagem


versão interessante com canhão 120mm, me lembra o TAM argentino

Imagem
É...o Bolovo não é bobo não. Gosta só do melhor. O problema da máquina dos sonhos aí é o preço meu velho. Custa uma baba. Mas se o EB quiser o melhor, este tem que estar em qualquer short-list. E tudo que é bom é caro.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#32 Mensagem por Guerra » Dom Ago 09, 2009 1:18 pm

U-27 escreveu:Imagem

bom ele pesa 14,2 toneladas e o dardo 23,4 toneladas
Pois é, agora que a França virou nossa amiguinha, poderia dar uns desses a preço de custo de brinde pelo FX :lol: :lol: :lol:

Mas falando sério, eu gosto do AMX




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#33 Mensagem por U-27 » Dom Ago 09, 2009 3:22 pm

vc só gosta por que a torreta é pequena :lol:

ta ele parece ser bom mesmo.

alguem sabe de preço dele?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#34 Mensagem por Guerra » Seg Ago 10, 2009 9:23 am

U-27 escreveu:vc só gosta por que a torreta é pequena :lol:

ta ele parece ser bom mesmo.

alguem sabe de preço dele?
Mais ou menos é por isso. Eu vou explicar.

Blindado precisa estar baseado em três pilares, que são eles: poder de fogo, proteção, mobilidade.
Quando alguém projeta um CC procura o equilíbrio nessas características. Mas na pratica se ganha em algumas e perde-se em outras. Tem que ser assim, porque não adianta construir um CC perfeito taticamente, mas que gaste bilhões em manutenção e suprimentos. Seria um desastre no campo estratégico.

Mas e uma VCI, se aplica a mesma formula? Sim. A diferença esta na missão de cada uma. Porque a missão principal do CC é destruir os blindados inimigos. A missão de um VCI não pode ser diferente da missão da infantaria, e a missão da infantaria é destruir infante.

Então se eu quero uma VCI eu posso deixar ela menos desequilibrada, digamos assim.
O poder de fogo, por exemplo. Poder de fogo de um blindado basicamente é a capacidade de atingir o alvo inimigo com grande probabilidade de acerto logo no primeiro tiro, e um engajamento rápido. Da VCI, que mata infante, não é diferente, mas o poder de fogo do sistema são os armamentos da VCI e a tropa embarcada. Com isso da para (e deve) aumentar a mobilidade e principalmente a proteção, que em minha opinião são as principais características de uma VCI (caso contrario não tem enganjamento rapido, porque combate de infantaria é combate aproximado). E proteção é seguir aquela regrinha: não ser detectado; se detectado, não ser atingido; se atingido, não ser perfurado; se perfurado, sobreviver. E isos quer dizer também, proteção blindada, e blindagem quer dizer peso.


Concluindo. Se um exército tem um CC muito bom, para ser ter uma boa tropa blindada, basta ele ter uma VCI com um canhão (pode ser um canhão simples), que tem uma mobilidade boa, com uma ótima proteção e, uma tropa embarcada muito bem armada.

Dessa forma a coisa fica simples. Se o inimigo for forte em blindados, é só montar um FT forte em CC ir lá e detonar os blindados dele. Se o inimigo for fraco em blindados monta um FT forte em VCI, e trituramos a infantaria deles.

Foi por isso que eu dei um piripaque com aquela história da Argentina comprar LEO 2. Já pensou se eles pegam uma versão VCI do TAM e colocam junto com LEO 2?

Eu penso assim. Mas guerra é igual dirigir. Cada um dirige de um jeito e acha que seu jeito é perfeito.




Editado pela última vez por Guerra em Seg Ago 10, 2009 9:32 am, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#35 Mensagem por U-27 » Seg Ago 10, 2009 9:32 am

SGT GUERRA escreveu:
U-27 escreveu:vc só gosta por que a torreta é pequena :lol:

ta ele parece ser bom mesmo.

alguem sabe de preço dele?
Mais ou menos é por isso. Eu vou explicar.

Blindado precisa estar baseado em três pilares, que são eles: poder de fogo, proteção, mobilidade.
Quando alguém projeta um CC procura o equilíbrio nessas características. Mas na pratica se ganha em algumas e perde-se em outras. Tem que ser assim, porque não adianta construir um CC perfeito taticamente, mas que gaste bilhões em manutenção e suprimentos. Seria um desastre no campo estratégico.

Mas e uma VCI, se aplica a mesma formula? Sim. A diferença esta na missão de cada uma. Porque a missão principal do CC é destruir os blindados inimigos. A missão de um VCI não pode ser diferente da missão da infantaria, e a missão da infantaria é destruir infante.

Então se eu quero uma VCI eu posso deixar ela menos desequilibrada, digamos assim.
O poder de fogo, por exemplo. Poder de fogo de um blindado basicamente é a capacidade de atingir o alvo inimigo com grande probabilidade de acerto logo no primeiro tiro, e um engajamento rápido. Da VCI, que mata infante, não é diferente, mas o poder de fogo do sistema são os armamentos da VCI e a tropa embarcada. Com isso da para (e deve) aumentar a mobilidade e principalmente a proteção, que em minha opinião são as principais características de uma VCI (caso contrario não tem enganjamento rapido). E proteção é seguir aquela regrinha: não ser detectado; se detectado, não ser atingido; se atingido, não ser perfurado; se perfurado, sobreviver. Mas proteção blindada quer dizer peso.


Concluindo. Se um exército tem um CC muito bom, para ser ter uma boa tropa blindada, basta ele ter uma VCI com um canhão (pode ser um canhão simples), que tem uma mobilidade boa, com uma ótima proteção e, uma tropa embarcada muito bem armada.

Dessa forma a coisa fica simples. Se o inimigo for forte em blindados, é só montar um FT forte em CC ir lá e detonar os blindados dele. Se o inimigo for fraco em blindados monta um FT forte em VCI, e trituramos a infantaria deles.

Foi por isso que eu dei um piripaque com aquela história da Argentina comprar LEO 2. Já pensou se eles pegam uma versão VCI do TAM e colocam junto com LEO 2?

Eu penso assim. Mas guerra é igual dirigir. Cada um dirige de um jeito e acha que seu jeito é perfeito.
a agora saquei
entendi, então, sendo assim, voce prefere veiculos tipo m113?
é
argentina com leo 2 e tam ia ser algo, digamos, dificil de parar




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#36 Mensagem por U-27 » Seg Ago 10, 2009 10:15 am

a e mais uma coisa, esse veiculo de esteira, seja qual for, tem de ser anfibio?

capacidade que por sinal o amx 10 tem..




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#37 Mensagem por Guerra » Seg Ago 10, 2009 11:09 am

entendi, então, sendo assim, voce prefere veiculos tipo m113?
O M 113 é muito fraco, grande, lento...resumindo, prefiro tipo uma evolução do CHARRUA :lol: :lol:
U-27 escreveu:a e mais uma coisa, esse veiculo de esteira, seja qual for, tem de ser anfibio?

capacidade que por sinal o amx 10 tem..
de preferencia, mas eu penso que se um exército tem uma tropa mecanizada com capacidade anfibia, helicopteros de transporte e de ataque, e uma boa engenharia, acho que dá para abrir mão da capacidade anfibia do carro.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#38 Mensagem por U-27 » Seg Ago 10, 2009 11:13 am

SGT GUERRA escreveu:
entendi, então, sendo assim, voce prefere veiculos tipo m113?
O M 113 é muito fraco, grande, lento...resumindo, prefiro tipo uma evolução do CHARRUA :lol: :lol:
U-27 escreveu:a e mais uma coisa, esse veiculo de esteira, seja qual for, tem de ser anfibio?

capacidade que por sinal o amx 10 tem..
de preferencia, mas eu penso que se um exército tem uma tropa mecanizada com capacidade anfibia, helicopteros de transporte e de ataque, e uma boa engenharia, acho que dá para abrir mão da capacidade anfibia do carro.

entendo, mas, em uma emergencia, pode ser que não tenhamos tudo isso disponivel, e como voce ja disse uma vez, temos a maior rede hidrografica do mundo, dai acho melhor não abrir mão do poder anfibio




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#39 Mensagem por Guerra » Seg Ago 10, 2009 11:16 am

Concordo. Eu também gosto de raciocinar com a pior das hipoteses. Guerra de pobre.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#40 Mensagem por U-27 » Seg Ago 10, 2009 11:18 am

não considero guerra de pobre, mas digamos, toda essa estrutura, engenharia e afins, e derrepente sofre um ataque aereo, atola, ou atrasa, e voce precisa atravessar o rio logo para assegurar o outro lado antes que o inimigo receba reforço.

acho que é uma capacidade essencial sim




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#41 Mensagem por Guerra » Seg Ago 10, 2009 11:26 am

Você não entendeu, U-27. É que pobre só pensa em desgraça rsrsrs Mas é verdade. Concordo com vc




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#42 Mensagem por U-27 » Seg Ago 10, 2009 11:31 am

ehauheau entendi

a, deviamos ir atras de adquirir algo
ou guerra, tu acha melhor esperar que o Brasil produza?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#43 Mensagem por Guerra » Seg Ago 10, 2009 11:56 am

É o que esta sendo discutido no outro topico. Falei sobre o Charrua, mas acho que o melhor é o Brasil investir no URUTU III. Por enquanto uma aquisição acho que seria a melhor




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#44 Mensagem por U-27 » Seg Ago 10, 2009 1:34 pm

ok entendi
apesarde concordar com seu gosto pelo amx guerra

sera que o dardo italiano não seria melhor por causa da comunalidade com o urutu III?

ou essa comunalidade é apenas algo da minha mente?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#45 Mensagem por Guerra » Seg Ago 10, 2009 2:19 pm

Isso eu não sei.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder