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Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Sex Set 19, 2008 5:04 pm
por DELTA22
Entendi Leandro.
Eu sei que essas medidas são do conjunto motor+tanques, chamei "motor" o conjunto todo, me expressei mal.
No mais, tudo correto e assimilado!
Obrigado por todas as explicações, penso que foram de uma utilidade muito grande para todos do fórum, para mim com toda certeza. Espero que você continue colaborando conosco para o bom debate.
[]'s.
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Sáb Set 20, 2008 5:08 pm
por DELTA22
Olá a todos.
Devido a polêmica sobre esse assunto, decidi enviar um e-mail ao CTA solicitando mais informações a respeito deste teste ocorrido dia 10/09.
Em resposta, o CTA se limitou a informar que neste teste foi usado um motor-foguete a propelente sólido e nada mais.
Agora, senhores, não estou entendendo mais nada!
Será que o CTA está dizendo a verdade?
Será que esse propulsor usa um novo tipo de combustivel que não emite fumaça?
Será que é igual aos outros e somente nós estamos a ver coisas diferentes?
Agora tome especulação!!!
[]'s.
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Sáb Set 20, 2008 5:50 pm
por brisa
Delta, no inicio do teste aquela fumaca toda sumiu rapidamente.....sera que naquele buraco nao teria um super exaustor???
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Sáb Set 20, 2008 6:29 pm
por DELTA22
brisa escreveu:Delta, no inicio do teste aquela fumaca toda sumiu rapidamente.....sera que naquele buraco nao teria um super exaustor???
Olha Brisa, poderia até ser, mas acho que não. A fumaça se dispersa pelo "buraco" por efeito do deslocamento de ar que o próprio motor gera... e como o, digamos, "jato" tem seu foco direcionado para o "buraco" tem-se a impressão de que há uma exaustão forçada, mas não há, acredito.
Mas depois do que o CTA me respondeu, eu não sei de mais nada!!
[]'s
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Sáb Set 20, 2008 6:58 pm
por LeandroGCard
DELTA22 escreveu:Olá a todos.
Devido a polêmica sobre esse assunto, decidi enviar um e-mail ao CTA solicitando mais informações a respeito deste teste ocorrido dia 10/09.
Em resposta, o CTA se limitou a informar que neste teste foi usado um motor-foguete a propelente sólido e nada mais.
Agora, senhores, não estou entendendo mais nada!
Será que o CTA está dizendo a verdade?
Será que esse propulsor usa um novo tipo de combustivel que não emite fumaça?
Será que é igual aos outros e somente nós estamos a ver coisas diferentes?
Agora tome especulação!!!
[]'s.
Oi Delta,
Se for isso fico até mais feliz, combustíveis sólidos sem fumaça tem aplicação imediata em mísseis e seu desenvolvimento será importante com os programas de mísseis em que o Brasil está engajado. Imagine o MAN-1 com o mesmo alcance do Exocet Block II, e se aproximando do alvo sem emitir fumaça. Começa a ficar uma arma interessante! Isto também explicaria o aspecto esquisito do motor, o grande cilindro era o seu estojo e não os tanques de combustível no banco de testes junto com ele, o que realmente estava estranho.
Mas a forma como a combustão termina no vídeo continua estranha. É nitidamente visível uma chama alaranjada e de baixa velocidade sendo expelida durante vários segundos ao final da combustão. Foguetes de combustível sólido geralmente não funcionam assim, apagam de uma só vez. Será que era o isolamento térmico interno do estojo vaporizando-se com o calor, sendo expelido e queimando ao ar?
E revendo o vídeo, pode até ser que o Brisa esteja certo, e que haja fumaça sim, só que esteja sendo aspirada para dentro do ducto (provavelmente nem é necessário nenhum sistema de exaustão, basta o fluxo produzido pelo próprio jato do motor.
Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas!
Leandro G. Card
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Sáb Set 20, 2008 7:19 pm
por DELTA22
LeandroGCard escreveu:
Oi Delta,
Se for isso fico até mais feliz, combustíveis sólidos sem fumaça tem aplicação imediata em mísseis e seu desenvolvimento será importante com os programas de mísseis em que o Brasil está engajado. Imagine o MAN-1 com o mesmo alcance do Exocet Block II, e se aproximando do alvo sem emitir fumaça. Começa a ficar uma arma interessante! Isto também explicaria o aspecto esquisito do motor, o grande cilindro era o seu estojo e não os tanques de combustível no banco de testes junto com ele, o que realmente estava estranho.
Mas a forma como a combustão termina no vídeo continua estranha. É nitidamente visível uma chama alaranjada e de baixa velocidade sendo expelida durante vários segundos ao final da combustão. Foguetes de combustível sólido geralmente não funcionam assim, apagam de uma só vez. Será que era o isolamento térmico interno do estojo vaporizando-se com o calor, sendo expelido e queimando ao ar?
Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas!
Leandro G. Card
Olá Leandro,
Por tudo o que conversamos ao longo de dias (tipo de chamas, a chama do fim da combustão como você lembrou agora), tinhamos uma idéia do que teria sido o teste, agora tudo é dúvida.
Aguardarei até o teste do S43. Um amigo meu vai estar lá no dia do teste e já falei com ele sobre isso. Talvez tenha alguma informação nova após o disparo do S43. Postarei qualquer novidade.
Agora, até que surjam novos dados, nos resta criar hipóteses.
[]'s.
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Ter Set 23, 2008 7:50 pm
por Brasileiro
Tecnologia dominada já na década de 40.
abraços]
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Qua Set 24, 2008 11:46 pm
por LeandroGCard
Tecnologia dominada na década de 30 por Robert Goddard: Turbobombas, refrigeração regenerativa, giroscópios e controle de atitude, atingindo velocidade final supersônica. Em um laboratório universitário!!!
Leandro G. Card
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Qui Set 25, 2008 12:51 am
por DELTA22
Senhores,
Teste do propulsor S43 adiado (mais uma vez) para dia 15 de outubro na Usina Coronel Abner.
Motivo: desconformidade no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios).
Fonte:
http://www.iae.cta.br
[]'s.
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Qui Set 25, 2008 10:48 am
por Brasileiro
DELTA22 escreveu:Senhores,
Teste do propulsor S43 adiado (mais uma vez) para dia 15 de outubro na Usina Coronel Abner.
Motivo: desconformidade no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios).
Fonte:
http://www.iae.cta.br
[]'s.
Traumas de Alcântara?
Aprendizados?
abraços]
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Qui Set 25, 2008 11:15 am
por WalterGaudério
Brasileiro escreveu:DELTA22 escreveu:Senhores,
Teste do propulsor S43 adiado (mais uma vez) para dia 15 de outubro na Usina Coronel Abner.
Motivo: desconformidade no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios).
Fonte:
http://www.iae.cta.br
[]'s.
Traumas de Alcântara?
Aprendizados?
abraços]
Espero que se trate de aprendizado, poi os primeiros testes com o MAR-1 na serra do Cachimbo, pela primeira info recebida ontem à noite ocorreu muito bem. Aeronave lançadora A-1.
Poker Squadron. 10th Aviation Group.
Ufa!!!
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Seg Set 29, 2008 8:53 pm
por Bolovo
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Seg Set 29, 2008 9:10 pm
por LeandroGCard
Bolovo escreveu:Nossa, incrivel isto aqui:
Incrível porque exatamente, amigo Bolovo?
Leandro G. Card
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Seg Set 29, 2008 9:11 pm
por Brasileiro
Essa p&%$ põe satélite de 600Kg no espaço!
Nós temos um foguete bem maior, complexo e pesado que ainda não conseguiu colocar menos da metade disso!
abraços]
Re: IAE testa motor de propulsão líquida
Enviado: Seg Set 29, 2008 9:13 pm
por Bolovo
LeandroGCard escreveu:Incrível porque exatamente, amigo Bolovo?
Leandro G. Card
Uma empresa privada levando coisa pro espaço, olhem todo o programa dos caras, eles querem até levar gente num futuro... olhe o vídeo, olhe o vídeo, só isso
é de se tirar o chapéu