No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#31 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 26, 2008 9:43 am

ZeRo4 escreveu:Stug é caça-tanques, não?
Sim, eram versões da caçadores de tanques em chassis de blindados Mark III e IV alemaes...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#32 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 26, 2008 3:19 pm

RENN_Akino escreveu:Leopard 2 melhor que M1?
Sim, qual a dúvida?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#33 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mai 26, 2008 3:25 pm

Bolovo escreveu:
RENN_Akino escreveu:Leopard 2 melhor que M1?
Sim, qual a dúvida?
Muitos carros são melhores que o famigerado Abrams...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#34 Mensagem por midnight » Seg Mai 26, 2008 9:49 pm

Eles esqueceram de colocar o challenger 2 e o T-90S.




Imagem
Carlos Mathias

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#35 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 27, 2008 4:42 pm

IH, olha, se for começar a enumerar as vantagens de cada um em cada ponto, nunca se chegará a um vencedor. É meio subjetivo mesmo e vai depender do peso de cada quesito na avaliação.

Se colocar peso com valor 2, por exemplo...
Alcance da arma principal...




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#36 Mensagem por helio » Ter Mai 27, 2008 5:21 pm

Amigos
Não podemos esquecer que o Discovery é um programa norte-americano.
Não assisti o programa mas penos que o blindados mais fora dos dez mais seria sem dúvida o Sheridan
O Sheridan foi um fracasso na guerra do Vietnã por causa do seu canhão e foi logo passado para segunda linha.
O mérito do Sherman são apenas 2, foi o blindados que teve a segunda maior produção da II Guerra(perde apenas do T-34) e teve um bom indice de disponibilidade.
O Abrahms apesar de muitos defeitos provou ser muito eficiente nas 2 guerras contra o Iraque
O Leo2 apesar de concordar que parece ser um excelente blindado, nunca foi provado em combate, ao contrario do Panther, Sherman,Mercava, T-34,etc....

Hélio




Carlos Mathias

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#37 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 27, 2008 6:45 pm

Eu acho que os carros modernos nunca enfrentaram adversários em condições que se podem considerar testes válidos.
Na II-GM, os carros alemães e russos sempre se enfrentavam em condições duríssimas, nunca eles estavam em superioridade de 10, 20 ou até mais contra um. Um Pantera tinha pela frente o T-34/85; um Tiger tinha um JS-II e por aí vai.

Era porrada pura prá tudo mundo, eram condições onde realmente só o melhor conjunto prevalecia.

Essas últimas guerras no deserto não creio poderem ser tidas como parâmetro. Carros como o T-72/64/55 já estavam prá lá de defasados e na mão dos iraquianos estavam todos um lixo em termos de conservação, alguns tinham apenas lunetas óticas em mau estado como aparelho de pontaria, usaram munição anti-carro da década de sessenta de carga ôca, as tripulações tinham treinamento risível e as táticas... Bem, isso posto, não penso que se possa usar estes conflitos como parâmetro definitivo.
Basta ver que no Líbano, quando o Hezbolá usou os Kornet, conseguiu derrotar as blindagens dos Merkava. Ou seja, quando se confronta equipamento de geração semelhante e operados de maneira igual(se é que é possível), as coisas são bem mais complicadas de se avaliar.

Sherman? Café-com-leite, nem conta.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#38 Mensagem por ZeRo4 » Ter Mai 27, 2008 7:11 pm

Sinceramente? Eu acho que a época dos MBTs já passou! Já não vejo razão de ser para eles... se pensarmos no motivo que levou a criação do MBT veremos que hoje em dia, na minha opinião, é uma peça quase nula em combate caso o oponente tenha equipamentos de mesma geração.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#39 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 27, 2008 7:27 pm

É não Zero. Pode crer que se os caras tem é porque ainda tem muita serventia.

Nem tudo se resolve na base do Kornet, nem na base do MBT, nem na base da aviação. É o conjunto bem engrenado que funciona.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#40 Mensagem por helio » Qua Mai 28, 2008 8:11 am

Carlos Mathias
É preciso levar tbem em conta, se o blindado utilizado é o mais adequado ao front.
Na guerra dos 6 dias os JSII do Egito tomaram um pau até dos AMX-13 e Sherman israelenses.
Na guerra do Yon kipur os Isherman bateram até os T-54/55
Não temos informação de quaisquer Leopard 1 ou 2 em uso em combate real. Como sairíam? Não sei,no papel parece magnífico mas em combate uma incognita.
É muito comum os amantes de militaria enaltecerem os blindados alemães, mas esquecem de analisar o TO. Os norte-americanos foram superiores com seus Sherman pois a plataforma do M4 era de fácil fabricação, permitindo fazê-lo em massa. O motor apesar de ser de avião(M4 e M4A1) possuiam fácil manutenção no front, enquanto os germanicos eram um pesadelo quanto a manutenção. A mobilidade dos Blindados pesados alemães passaram a ser complicados a partir do bombardeamento de pontes pela aviação aliada.
O Sherman entretanto por ter apenas 30 ton, podia ser desembarcado em qualquer porto europeu.
Que em combate os alemães eram superiores não resta nenhuma duvida, entretanto como em qquer equipamento é necessário analisar antes qual é a finalidade de cada um, e o Sherman mostrou-se muito superior neste angulo.
Na ultima edição da revista francesa especializada em blindados TNT, tem um interessante comparativo entre o SdKfz alemão e os half-track norte-americanos:
o alemão comprovadamente era muito superior em design, desde a blindagem(em cunha) que repelia armas leves até a lagarta que era melhor distribuida.
O Half-track americano era fraco em blindagem e o tiro uma vez penetrando na blindagem ricocheteava dentro do veículo ferindo os tripulantes.
Entretanto a mecanica do half-track era de fácil manutenção, ítem fundamental no front, enquanto que os alemães devido a sofisticação de seu projeto eram um tormento para manter disponíveis. Não é preciso nem comentar quem se saiu melhor.
Aqui cabe uma pergunta: os alemães aprenderam a lição ou os Leopard tem as mesmas características? A avaliar pelas indisponibilidades constantes dos Leo1 do EB sinceramente não sei.....

Um abraço

Hélio




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#41 Mensagem por Guerra » Qua Mai 28, 2008 12:39 pm

ZeRo4 escreveu:Sinceramente? Eu acho que a época dos MBTs já passou! Já não vejo razão de ser para eles... se pensarmos no motivo que levou a criação do MBT veremos que hoje em dia, na minha opinião, é uma peça quase nula em combate caso o oponente tenha equipamentos de mesma geração.

Mas isso faz parte da ciência da guerra. Se um pais tem armas do mesmo nivel do oponente ainda tem a manobra que pode decidir. E pensando assim, além de não exisir a equiparação das forças, na maioria dos casos, não existe manobra terrestre sem CC.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#42 Mensagem por R.A.Barros » Qua Mai 28, 2008 1:51 pm

Bolovo escreveu:
RENN_Akino escreveu:Leopard 2 melhor que M1?
Sim, qual a dúvida?
Eu pensava que o melhor de todos era o M1 pelo o que falavam e por documentários, inclusive senti muita falta do challenger na lista.

Alguém lembra do IS2/3 russo?
Abraços




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#43 Mensagem por ZeRo4 » Qua Mai 28, 2008 6:03 pm

Acho que eu me expressei mal galera...

Eu só acho que essas discussões a respeito do melhor tanque são inúteis visto que hj difícilmente vamos ter combates de tanques vs. tanques como na 2GM. os ATGW e a Aviação também devem ser inseridas dentro deste contexto, logo acho que a maioria dos tanques de atual geração acabam se equivalendo, apenas isso...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#44 Mensagem por Guerra » Qua Mai 28, 2008 8:18 pm

helio escreveu: Não temos informação de quaisquer Leopard 1 ou 2 em uso em combate real. Como sairíam? Não sei,no papel parece magnífico mas em combate uma incognita.
E isso não suficiente? Na minha opinião não existe diferença do desempenho de uma maquina em combate ou em teste e exercicio. O que pode variar é o fator humano.

Aqui cabe uma pergunta: os alemães aprenderam a lição ou os Leopard tem as mesmas características? A avaliar pelas indisponibilidades constantes dos Leo1 do EB sinceramente não sei.....
Tente imaginar um M1 no EB. Seria a mesma coisa, ou quem sabe pior, porque o EB jamais teria grana pra manter um beberrão daquele. Prova disso são os M 60.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
SUT
Avançado
Avançado
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 5:59 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: No Discovery agora: Os 10 melhores tanques

#45 Mensagem por SUT » Qua Mai 28, 2008 8:31 pm

Solo un pequeño off topic, el contrato Chileno con KMW es por 140 Leopard 2a4 operativos mas algun material de instruccion, segun se decia en Fidae.

El Ejto quedara con 202 Leopard 1V, 140 Leopard 2a4 y versiones especializadas de ambos ; ARV, AEV, AVLB, mas un tanque lanzafajinas, y un modelo portapuentes (no confundir con el lanzapuentes Biber , al que este alimenta) desarrollados en Chile , y de los cuales algunos probablementes e cinviertan desde el stock de Leopard1V.

Saludos,

Sut




Responder