Trem Bala

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Trem Bala

#31 Mensagem por Wolfgang » Ter Mai 13, 2008 4:22 pm

E para que serve medidas como o Rodoanel? Você anda bem amargo, meu amigo.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Trem Bala

#32 Mensagem por rodrigo » Ter Mai 13, 2008 5:11 pm

O trem é caro porque tem que ter blindagem nível III em todos os vagões.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Lucasleck
Júnior
Júnior
Mensagens: 121
Registrado em: Dom Fev 24, 2008 4:45 pm

Re: Trem Bala

#33 Mensagem por Lucasleck » Ter Mai 13, 2008 5:22 pm

Wolfgang escreveu:E para que serve medidas como o Rodoanel? Você anda bem amargo, meu amigo.

Desculpe amigo Wolfgang é que os postos para cinico e cético na discussão estão vazios. Estou tentando ocupar um lugar. ehehehehhehehehehehehehehhe. Discussão assim como na democracia tem que situação e oposição. eheheh se não vira tudo Agripino Maia.eheheheh

não leve na pessoal.

:D




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Trem Bala

#34 Mensagem por Brasileiro » Ter Mai 13, 2008 5:36 pm

Lucasleck escreveu:A grande sacada é desafogar o transito de São Paulo em vez destes elefantes Branco.
O projeto do trem de alta velocidade não é um elefante branco. É uma demanda, uma necessidade diante do congestionamento (que se agravará muito no futuro) das vias rodoviárias e aéreas. Principalmente em um país em que quase 70% das cargas são transportadas em rodovias, algo totalmente desequilibrado.
Ou está pensando que é apenas uma modernidade pra dizer "nós temos"?
Se pensarmos dessa forma, os projetos de CLA, VLS, FX, Submarino são todos elefantes brancos.
Eu consigo enchergar o projeto do TAV como uma medida secundária em relação ao descongestionamento do trânsito...

Quanto ao transito de SP: Uma coisa não exclui a outra.



abraços[




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Trem Bala

#35 Mensagem por Tigershark » Ter Mai 13, 2008 5:47 pm

rodrigo escreveu:O trem é caro porque tem que ter blindagem nível III em todos os vagões.
Não está longe da verdade,Rodrigo. :?




Lucasleck
Júnior
Júnior
Mensagens: 121
Registrado em: Dom Fev 24, 2008 4:45 pm

Re: Trem Bala

#36 Mensagem por Lucasleck » Ter Mai 13, 2008 5:52 pm

rodrigo escreveu:O trem é caro porque tem que ter blindagem nível III em todos os vagões.

o trem vai passar perto de favelas?? eheheheh
é o "custo brasil"...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Trem Bala

#37 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 14, 2008 1:02 am

Brasileiro escreveu:
Lucasleck escreveu:A grande sacada é desafogar o transito de São Paulo em vez destes elefantes Branco.
O projeto do trem de alta velocidade não é um elefante branco. É uma demanda, uma necessidade diante do congestionamento (que se agravará muito no futuro) das vias rodoviárias e aéreas. Principalmente em um país em que quase 70% das cargas são transportadas em rodovias, algo totalmente desequilibrado.
Ou está pensando que é apenas uma modernidade pra dizer "nós temos"?
Se pensarmos dessa forma, os projetos de CLA, VLS, FX, Submarino são todos elefantes brancos.
Eu consigo enchergar o projeto do TAV como uma medida secundária em relação ao descongestionamento do trânsito...

Quanto ao transito de SP: Uma coisa não exclui a outra.



abraços[
O Brasil é uma vergonha no quesito trens. Veja aquela pororoca de ilhota que é o Japão, tem mais trem e metro do que juntar o continente latino americano todo. Veja a Europa como um todo, que é toda recortada por trens de alta velocidade entre os países. Os EUA, a primeira medida após a conquista do oeste longínquo foi fazer uma linha de trem da costa oeste até a costa leste. A China, especialmente nos anos 90 pra cá investiram muito nisso também, Shangai tem um metro umas 5 vezes maior do que o de SP e foi construído em 1/5 do tempo que levaram por aqui. Os exemplos são muitos, mas a idéia é essa: uma malha ferroviária extensa e moderna está diretamente relacionado com o nível de desenvolvimento do país, totalmente.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Trem Bala

#38 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 14, 2008 1:05 am

Wolfgang escreveu:E para que serve medidas como o Rodoanel? Você anda bem amargo, meu amigo.
No ritmo que está a obra (um cara sozinho com uma pá e um martelo e alguns pregos, justificando os 10 metros por ano), o Rodoanel vai estar pronto logo depois do Curintia voltar a 1º divisão, ou seja, em uns 3 ou 4 decádas. Falando sério, essa tucanada que governa SP tá de brincadeira, terminam essa trolha nunca.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Trem Bala

#39 Mensagem por Wolfgang » Qua Mai 14, 2008 9:42 am

Bolovo, a projeção para o térmimo era de meados de 2010. Parece que anteciparam para meio/fim de 2009. A parte sul do Rodoanel demorou por conta das licenças ambientais e exigências do Ministério Público.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Trem Bala

#40 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 14, 2008 11:16 pm

Wolfgang escreveu:Bolovo, a projeção para o térmimo era de meados de 2010. Parece que anteciparam para meio/fim de 2009. A parte sul do Rodoanel demorou por conta das licenças ambientais e exigências do Ministério Público.
Em 2010 só o trecho sul. A leste é logo depois de terminar a sul e a norte só depois de terminar a leste. Ou seja, estamos ferrados. Rodoanel pronto só em 2018, por aí. Até lá toma caminhão capotando em Marginal, trânsito de 400km, etc. Segundos dados (perguntei p um professor meu da USP) o transito de SP vai parar (parar mesmo, ficar em ponto morto) lá pra 2010. Se até lá fizerem nada... [001]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Trem Bala

#41 Mensagem por Tigershark » Qui Mai 15, 2008 11:58 am

15/05/2008 - 10h55 - Atualizado em 15/05/2008 - 10h57

Projeto de trem-bala promete RJ-SP em 80 minutos
Estudo japonês é apresentado na manhã desta quinta-feira (15) em hotel no Rio.
Novo transporte chegaria a 320 km/h e atenderia a 17 milhões de pessoas por ano.
Dório Victor

Do G1, no Rio

Um grupo de empresários japoneses está nesta quinta-feira (15) no Rio para apresentar o projeto de trem-bala para o eixo Rio-São Paulo-Campinas. No estudo apresentado, o trem-bala seria composto de oito carros e alcançaria 320 km/h.

O tempo médio no trajeto Campinas-Rio de Janeiro, na linha mais rápida, seria de 104 minutos, e na rota São Paulo-Rio, de aproximadamente 80 minutos.

O projeto está sendo apresentado durante o seminário “Trem Japonês de Alta Velocidade - Shinkansen”, que acontece em um hotel na Zona Sul do Rio. O grupo de empresários japoneses é responsável pela construção do trem-bala em Taiwan.


17 milhões de passageiros por ano
O trem apresentado no seminário atenderia cerca de 17 milhões de passageiros por ano, cerca de 3 mil por hora. O percurso inicial do trem-bala brasileiro ligaria os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas).




O evento contou ainda com a presença do Secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. “É uma apresentação informal, já que os estudos sobre a viabilidade técnica e econômica ainda não foram concluídos pelo BNDES. O trabalho deverá ficar pronto em outubro. Então o projeto, como qualquer outro apresentado, deverá se adaptar ao resultado deste estudo”, disse, ressaltando que a licitação deverá ser aberta em fevereiro do ano que vem.



Topografia
O secretário afirmou ainda que um dos principais fatores analisados no estudo é a topografia entre os dois estados, que é bastante acidentada.

“Os trilhos para o trem-bala têm que formar praticamente uma linha reta, com variação de apenas 0,4% de aclive e declive. A Argentina vai implantar um trem de alta velocidade entre Buenos Aires e Córdoba, mas é praticamente uma planície. Aqui o relevo é mais acidentado. Por isso a necessidade do BNDES concluir os estudos para que os projetos se adaptem à nossa realidade. Além do relevo, temos que analisar o preço da passagem e a demanda”, explicou.

Segundo Júlio Lopes, já foram apresentados também projetos de consórcios de empresas italianas e coreanas.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Trem Bala

#42 Mensagem por faterra » Qui Mai 15, 2008 8:54 pm

80 minutos entre Rio e São Paulo se os prefeitos do Vale do Paraíba não reinvidicarem paradas em suas cidades.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Trem Bala

#43 Mensagem por Tigershark » Qui Mai 15, 2008 9:37 pm

Ah,não,Fernando!Trem-bala parador é demais! :D




Lucasleck
Júnior
Júnior
Mensagens: 121
Registrado em: Dom Fev 24, 2008 4:45 pm

Re: Trem Bala

#44 Mensagem por Lucasleck » Qui Mai 15, 2008 11:30 pm

Tigershark escreveu:Ah,não,Fernando!Trem-bala parador é demais! :D

akakakaakakkkakakakakakakakakakakakka só falta essa..... de repente se inventa tb o surfista de trem bala..




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Trem Bala

#45 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 15, 2008 11:38 pm

faterra escreveu:80 minutos entre Rio e São Paulo se os prefeitos do Vale do Paraíba não reinvidicarem paradas em suas cidades.
Eu acho que vai ter Estações pelo menos em SJC e Volta Redonda. Uma linha expressa sem paradas SP-Rio e uma outra com paradas. Orra, simplesmente dentro do normal, como qualquer país faz.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder