Chile compra mais 6 F-16 ex-holandeses

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#31 Mensagem por talharim » Ter Mar 04, 2008 3:48 pm

Meu Deus Super Lento Bug Hornette não !

Prefiro o Estrábico Rafale.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#32 Mensagem por orestespf » Ter Mar 04, 2008 4:58 pm

born escreveu:
orestespf escreveu:
Anti-brasileiro! Tome pedrada!


Brincadeirinha... :lol: :lol: :lol:

Está meio ansioso, Bolovo... Os F-16 chilenos são frutos de um planejamento deles de longo prazo, estão apenas implementando agora, nada de mais isso.

Já FAB se programou e muito bem no passado (FX-1 e outros programas), porém por falta de orçamento liberado pelo governo, fica difícil, né?

Novamente a FAB está fazendo a parte dela, caças virão com toda certeza. Acredite! Minha dúvida pessoal é se os caças escolhidos serão satisfatórios.

Explico: não tenho nada contra os F-16, mas eles foram oferecidos no passado e não foram aceitos. Logo, eu não acharia interessante pensar em F-16 pra FAB no momento, seja como AESA ou o que for. É como se estivéssemos comprando M-2000 BR hoje, ou seja, um retrocesso no tempo e no espaço.

Sobram então Rafale, SU-35, Gripen e F-18, não vejo nada além destes quatro caças.

E qual virá???

Não sei, mas corre o risco de vir alguma coisa "ruim", basta dar uma olhada no "perfil" dos quatro citados.


Abração,

Orestes
O Orestes está falando que o Super Hornet é uma opção para a FAB, isso é um bom sinal, e voltou a se referir ao Gripen :roll: :roll: :roll:
Olá Born,

não disse qual caça virá pra FAB, disse que existem 4 caças (Rafale, Gripen, SU-35 e F/A-18 SH) que teriam mais chances. Só isso!

E é bom lembrar que os americanos vão tentar a todo custo nos vender o F-16, nem que seja o mesmo modelo oferecido à Índia. E...

É bom que se diga também sobre os preços dos F/A-18 SH, basta ver as negociações com os australianos. Se for nos mesmos moldes, não conseguimos bancar a compra, se forem mais baratos, devem ser inferiores.

Volto a repetir, nada contra o F-16 (seja em qual versão for), mas acho um absurdo imaginar este caça (limitado, mas nada pejorativo, entendam) operando em um cenário enorme, como o brasileiro, sem um outro caça a seu lado fazendo defesa aérea.

Como tenho certeza absoluta que os americanos vão fazer de tudo para melar os franceses (não estou dizendo que conseguirão!), vão oferecer F-16, mas devem oferecer um "bônus", que pode ser F-15 usado ou até mesmo um pequeno lote de F/A-18 (igualmente usado??).

E gostaria de deixar claro minha opinião pessoal, se eu acho (no fundo afirmo) que um F-16 é inadequado ao Brasil, digo que o F/A-18 SH é igualmente (ou mais??) inadequado ainda. Este último não foi projetado para defesa aérea especificamente, mas cumpre maravilhosamente bem as demais funções. Qualquer um dos dois precisariam de um F-15 "acompanhando" (não me refiro à missões propriamente ditas).


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Morcego » Ter Mar 04, 2008 5:06 pm

O F-16 esta fechado segundo um amigo meu, vamos ver.




OBS: como vai a nomenclatura em Brasilia Orestes, parece que eles estão bem assustados com o que as FA's podem fazer sem que os aparelhos possam detectar HEAHEAH.




Avatar do usuário
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 6:21 pm

#34 Mensagem por Lucius Clay » Ter Mar 04, 2008 5:55 pm

Lord Nauta escreveu:
glauberprestes escreveu:Se fosse parar por aí, eu reclamaria bastante... o Brasil já é subnutrido nas FA´s. O número do F/X deveria levar em conta, o número de xavantes, mirage, AMX, e F-5, originalmente adquiridos...
Prezados Amigos

Perfeito! O lote inicial de novos aviões de caça para a FAB (F18, Rafale, Gripen ou SU-35) deveria ser de no minimo 60 exemplares. Hoje temos mais de U$ 200 bilhões em reservas cambiais e o 8º PIB do mundo. Outro fato e que estes aviões não seriam pagos a vista e sim ao longo de varios anos. Com esta compra naturalmente deveriamos investir nos armamentos em quandidades adequadas, sendo que alguns deveriam ser produzidos através de acordos de cooperação técnologica no nosso país.O sgundo passo seria a substituição antecipada pelo mesmo tipo de avião dos atuais F5 e AMX.

Sds


Lord Nauta

Já tive a oportunidade de dizer o mesmo quando comentei a lentidão do governo em iniciar com o Processo FX, não dá pra uma pessoa normal em sã consciência entender o que o Governo Lula está esperando! É muito estranho pensar em barganhar alguma coisa com todo o mundo de olho nas nossas riquezas, é muito desleixo e falta de prestígio de nossas FA's. Dá um desânimo brutal!



Cordialmente,




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#35 Mensagem por Kratos » Ter Mar 04, 2008 6:05 pm

Isso é sabotagem explicita essa enrolação pra liberar verbas pro caças.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

#36 Mensagem por Bourne » Ter Mar 04, 2008 7:34 pm

orestespf escreveu:
born escreveu: O Orestes está falando que o Super Hornet é uma opção para a FAB, isso é um bom sinal, e voltou a se referir ao Gripen :roll: :roll: :roll:
Olá Born,

não disse qual caça virá pra FAB, disse que existem 4 caças (Rafale, Gripen, SU-35 e F/A-18 SH) que teriam mais chances. Só isso!

E é bom lembrar que os americanos vão tentar a todo custo nos vender o F-16, nem que seja o mesmo modelo oferecido à Índia. E...

É bom que se diga também sobre os preços dos F/A-18 SH, basta ver as negociações com os australianos. Se for nos mesmos moldes, não conseguimos bancar a compra, se forem mais baratos, devem ser inferiores.

Volto a repetir, nada contra o F-16 (seja em qual versão for), mas acho um absurdo imaginar este caça (limitado, mas nada pejorativo, entendam) operando em um cenário enorme, como o brasileiro, sem um outro caça a seu lado fazendo defesa aérea.

Como tenho certeza absoluta que os americanos vão fazer de tudo para melar os franceses (não estou dizendo que conseguirão!), vão oferecer F-16, mas devem oferecer um "bônus", que pode ser F-15 usado ou até mesmo um pequeno lote de F/A-18 (igualmente usado??).

E gostaria de deixar claro minha opinião pessoal, se eu acho (no fundo afirmo) que um F-16 é inadequado ao Brasil, digo que o F/A-18 SH é igualmente (ou mais??) inadequado ainda. Este último não foi projetado para defesa aérea especificamente, mas cumpre maravilhosamente bem as demais funções. Qualquer um dos dois precisariam de um F-15 "acompanhando" (não me refiro à missões propriamente ditas).


Abraços,

Orestes
Orestes, só o fato de ter se referido a esses com maiores chances, já é alguma coisa.

Tenho a vaga impressão que operar o F-15 usado é adquirir um grande problema, talvez, só se iguale a aquisição de Super Hornets usados. Se fossem novos, quem sabe.

Contudo, como tú disses: o super hornet cumpre maravilhosamente a maioria das missões e tem um desempenho "satisfatório" no combate ar-ar. Se a FAB quer um caça de projeção o Super Hornet se enquadra perfeitamente nesse perfil, bem mais que o F-16. Sobre o preço dos Super Hornet vão sair mais baratos que os Rafales, para um país que está disposto a comprar Rafales, o preço dos SH não deve ser problema.

Sobre o F-16, novos claro, pode até não ser adequado ao cenário, mas se a FAB conseguir mante-los voando e bem armados já cumpririam sua função de por "medo" nos possível adversários e se usados no combate em rede terão ótimos resultados. Portanto, não dúvido que a FAB opte por uma versão nova do F-16 e complementado por versões MLU. Assim, padronizando a frota da FAB com F-16 até pós-2020 quando começam a chegar nossos F-35, essa última afirmação é puro otimismo da minha parte.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#37 Mensagem por orestespf » Ter Mar 04, 2008 9:08 pm

born escreveu:
orestespf escreveu: Olá Born,

não disse qual caça virá pra FAB, disse que existem 4 caças (Rafale, Gripen, SU-35 e F/A-18 SH) que teriam mais chances. Só isso!

E é bom lembrar que os americanos vão tentar a todo custo nos vender o F-16, nem que seja o mesmo modelo oferecido à Índia. E...

É bom que se diga também sobre os preços dos F/A-18 SH, basta ver as negociações com os australianos. Se for nos mesmos moldes, não conseguimos bancar a compra, se forem mais baratos, devem ser inferiores.

Volto a repetir, nada contra o F-16 (seja em qual versão for), mas acho um absurdo imaginar este caça (limitado, mas nada pejorativo, entendam) operando em um cenário enorme, como o brasileiro, sem um outro caça a seu lado fazendo defesa aérea.

Como tenho certeza absoluta que os americanos vão fazer de tudo para melar os franceses (não estou dizendo que conseguirão!), vão oferecer F-16, mas devem oferecer um "bônus", que pode ser F-15 usado ou até mesmo um pequeno lote de F/A-18 (igualmente usado??).

E gostaria de deixar claro minha opinião pessoal, se eu acho (no fundo afirmo) que um F-16 é inadequado ao Brasil, digo que o F/A-18 SH é igualmente (ou mais??) inadequado ainda. Este último não foi projetado para defesa aérea especificamente, mas cumpre maravilhosamente bem as demais funções. Qualquer um dos dois precisariam de um F-15 "acompanhando" (não me refiro à missões propriamente ditas).


Abraços,

Orestes
Orestes, só o fato de ter se referido a esses com maiores chances, já é alguma coisa.

Tenho a vaga impressão que operar o F-15 usado é adquirir um grande problema, talvez, só se iguale a aquisição de Super Hornets usados. Se fossem novos, quem sabe.

Contudo, como tú disses: o super hornet cumpre maravilhosamente a maioria das missões e tem um desempenho "satisfatório" no combate ar-ar. Se a FAB quer um caça de projeção o Super Hornet se enquadra perfeitamente nesse perfil, bem mais que o F-16. Sobre o preço dos Super Hornet vão sair mais baratos que os Rafales, para um país que está disposto a comprar Rafales, o preço dos SH não deve ser problema.

Sobre o F-16, novos claro, pode até não ser adequado ao cenário, mas se a FAB conseguir mante-los voando e bem armados já cumpririam sua função de por "medo" nos possível adversários e se usados no combate em rede terão ótimos resultados. Portanto, não dúvido que a FAB opte por uma versão nova do F-16 e complementado por versões MLU. Assim, padronizando a frota da FAB com F-16 até pós-2020 quando começam a chegar nossos F-35, essa última afirmação é puro otimismo da minha parte.
Olá Born,

concordo com o que disse, pelo menos em partes. Dos caças americanos disponíveis no momento, vejo que apenas o F-18 SH poderia ser o mais adequado à FAB, não o caça mais adequado pra FAB, mas entre os caças americanos.

F-16?? Até pode ser, mas não consigo ver as mínimas chances deste caça emplacar aqui no Brasil (espero não queimar minha língua). Ele já foi oferecido ao Brasil, principalmente no FX-1. Dois caças foram prontamente "desclassificados": F-16 e Mig-29. O que não faltam são argumentos para comprovar isso.

De tudo que leio, de tudo que ouso, de tudo que converso com o "povo lá de cima", fica claro que a FAB procura um caça de superioridade aérea, mas que seja multi-função. O F-16 não seria o caça mais adequado para superioridade aérea em um país de dimensões continentais com o Brasil, isso sem falar que ele sofre com problemas de teto.

Um ótimo vetor, não questiono isso, até gostaria de vê-lo na FAB, mas não como único caça. Não precisa ser muito esperto e hábil para ver que este caça não atende a tudo que a FAB deseja.

Bem, se a FAB mudar o perfil do caça desejável, tudo bem, volto atrás, mas o que está valendo hoje não se aplica em nada ao F-16.


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#38 Mensagem por Plinio Jr » Ter Mar 04, 2008 11:38 pm

talharim escreveu:Meu Deus Super Lento Bug Hornette não !

Prefiro o Estrábico Rafale.
Vendo estes seus comentários Talha, chego a me assustar... :lol: :lol:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#39 Mensagem por Plinio Jr » Ter Mar 04, 2008 11:43 pm

Não creio na vinda única de F-16s, a FAB já deixou claro o seu interesse por bimotores e com maior persistencia de combate.

Dentre as opções americanas, F-15s e F-18 SH, vindo em sua configuração completa e devidamente armados, dentro do atual cenário da AL nao vejo adversários, podem plenamente atender as necessidades da FAB.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
capsantanna
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Sáb Jul 21, 2007 2:16 am
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#40 Mensagem por capsantanna » Qua Mar 05, 2008 2:49 am

Plinio Jr escreveu:Não creio na vinda única de F-16s, a FAB já deixou claro o seu interesse por bimotores e com maior persistencia de combate.

Dentre as opções americanas, F-15s e F-18 SH, vindo em sua configuração completa e devidamente armados, dentro do atual cenário da AL nao vejo adversários, podem plenamente atender as necessidades da FAB.
Se tivesse de optar por apenas um modelo, ele teria de ser o F-18, para uma possível padronização com a MB. Pessoalmente gostaria MUITO MAIS de ter uns 24 a 36 F-15 novos e armados por aqui. É o que de melhor os EUA tem a oferecer para a venda ao Brasil.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

#41 Mensagem por Túlio » Qua Mar 05, 2008 9:01 am

Bem por aí, a ser caça ianque teria de ser F-15SG, possivelmente secundado por F-16E/F. Mas não são as únicas escolhas, há outras fontes além dos ianques... :wink:

Outro possível Hi-lo poderia ser o Typhoon + Gripen, mas com menor comunalidade logística.

Ainda outro, meu preferido: Typhoon ou Rafale + MAKO BR, projeto da EADS que está à venda, sem coleira, poderia ser concluído o desenvolvimento (com todo o ganho tecnológico daí advindo) e feito na EMBRAER com aviônica Nacional/Israelense, seria um senhor caça leve, e teria ampla comunalidade com os vetor Hi que mencionei, por exemplo, pode usar tanto a EJ-200 quanto a M88, mas como tanto o Typhoon como o MAKO são da EADS, isso poderia envolver uma espécie de 'pacote', a gente compra os Typhoon 'chave na mão' e compra o projeto inteiro do MAKO, que não interessou ninguém até agora mesmo, o que é uma pena, baixíssimo RCS (tecnologia stealth) e versão LIFT...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#42 Mensagem por Wolfgang » Qua Mar 05, 2008 9:08 am

Uma vez discuti com o Luís a respeito do MAKO, afirmando que não cabia no BRasil tal projeto. Mas ultimamente, tenho pensado que como caça leve e lift seria fenomenal. :wink:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

#43 Mensagem por Túlio » Qua Mar 05, 2008 9:10 am

Sozinho seria de pouca valia, sem dúvida, mas respaldado por um verdadeiro caça Hi, seria um excelente elemento Lo, muito mais capaz que o F-5. E há que se convir que não iremos jamais começar a desenvolver e fabricar nossos próprios caças já a partir de um concorrente do F22, um passo de cada vez... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#44 Mensagem por Plinio Jr » Qua Mar 05, 2008 10:12 am

Bela sugestão cupincha... :wink:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

#45 Mensagem por Bourne » Qua Mar 05, 2008 10:28 am

Querer que a FAb escolha dois modelos de caças no processo lendário do F-X já é pedir de mais, ou excesso de otimismo :wink:




Responder