Qual deveria ser a prioridade fundamental para o EB?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Qual deveria ser a prioridade fundamental para o EB?

Aquisição de novos veículos leves (tipo "Humvee")
2
2%
Aquisição de novos veículos blindados sobre rodas
11
10%
Aquisição de novos APC's para substituir os M-113's
1
1%
Aquisição de novos carros de combate
7
6%
Modernização dos carros de combate já em operação
4
4%
Aquisição de novos sistemas de artilharia
1
1%
Aquisição de sistemas de artilharia anti-aérea de médio/longo alcance
64
57%
Aquisição de novos fuzis modernos
12
11%
Outra (especificar)
11
10%
 
Total de votos: 113

Mensagem
Autor
Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#31 Mensagem por Balena » Qui Jul 28, 2005 7:20 pm

Concordo com o Lucas SSBN,

Mas a constituição de GAAAes no âmbito da FAB é muito importante também para conferir proteção estática aos aeródromos de interesse da mesma. A MB também deve constituir sua artilharia anti-aérea para operar suas plataformas oceânicas, porém cujo objetivo operacional é completamente diverso daquele de uma força terrestre. Já o CFN deve sim contar com meios limitados para provê-lo de alguma defesa Antiaérea em suas operações de tomada de cabeça de praia. O interessante na minha opinião seria integrar cada vez mais esses sistemas aumentando o intercâmbio entre as Forças.
Uma falha que considero grave em nosso glorioso exército é que o mesmo não possui uma boa defesa anti-aérea organizada para a Cavalaria mesmo nos níveis de Brigada e Divisão. Isto torna-a muito vulnerável contra artefatos bélicos do tipo míssil do Inferno (ou Hellfire) - Os Norte-americanos pulverizaram facilmente a "formidável" Cavalaria das Forças Iraquianas empregando estes "brinquedinhos".
Na minha opinião é preciso que nossas forças estejam em condições de dar uma resposta barata e eficiente aos Helicópteros Apache e seus mísseis Hellfire, mas infelizmente estamos longe disso...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#32 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 28, 2005 8:42 pm

Ah, esqueci de falar, uma vez teve a entrevista do comandante do Bavex de Taubate, em um programa que chamado "Papo Vanguarda" que passa na TV Vanguarda, afiliada da Globo aqui da região do Vale do Paraiba. Enfim, mo lenga lenga a entrevista, mostrou as aeronaves, as boas condições que eles estão, etc... e pelo que eu me lembre ele disse uma hora que o essencial pro EB agora era de mais alguns helicopteros Black Hawk. Num sei se foi bem isso que ele disse, mas foi isso que eu lembro. :wink:

Não acho que um o Brasil precise agora de algum helicoptero do tipo Apache. E se precisar usar misseis dá pra usar nos pilones do UH60, não?! :?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#33 Mensagem por Arthur » Sex Jul 29, 2005 9:52 am

SUNDAO escreveu:
Então porque o Brasil não se tornou um país de Primeiro Mundo durante os 20 anos em que as FAs governaram o país durante o regime militar ?


Você tá brincando né, este tipo de afirmação simplista de quem no mínimo de leu história do Brasil no livro errado.

Na verdade com certeza se existiu alguma época que o BRASIL teve mais perto disso foi naquela época !

Alias vou dar uma busca na NET para lhe dar a cronologia do que foi feito de 64-79 enquanto o FHC estava exilado na Sorbonne contando tempo de serviço para se aposentar ( só que sem trabalhar ) !

Sundao


"Para quem quiser cortar caminho na busca do motivo por que Geisel e Golbery desmontaram a ditadura (que eles mesmos ajudaram a criar), a resposta é simples: porque o regime militar, outorgando-se o monopólio da ordem, era uma grande bagunça." A Ditadura Envergonhada, Élio Gaspari

Arthur




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#34 Mensagem por Einsamkeit » Sex Jul 29, 2005 4:22 pm

a Sim elio gaspari agora viro santo e detentor da verdade.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#35 Mensagem por Arthur » Sex Jul 29, 2005 8:53 pm

Einsamkeit escreveu:a Sim elio gaspari agora viro santo e detentor da verdade.


Com certeza não, mas pouca gente no Brasil teve tanto acesso ao Geisel e ao Golbery, bem como acerca de documentação sobre a atuação dos dois e sobre o período militar como um todo quanto ele.

Arthur




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#36 Mensagem por Arthur » Sex Jul 29, 2005 8:58 pm

Bom na minha humilde opinião o prioritário para o EB hoje é o investimento na profissionalização e no treinamento da tropa.

Depois disso o investimento número um seria em um programa de modernização do soldado de infantaria.

Arthur




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#37 Mensagem por talharim » Sex Jul 29, 2005 9:36 pm

A prioridade na questão de equipamentos sem dúvida nenhuma é a Artilharia-Antiaérea.

O EB precisa primeiro se preocupar na sua auto-defesa e defesa dos pontos capitais do nosso país (indústrias,centros mais populosos)......

Sem Artilharia-Antiaérea o EB não tem condições de fazer nada a não ser adotar a sua famosa doutrina de correr todo mundo pro meio do mato :?




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#38 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jul 30, 2005 12:32 pm

Concordo com algumas pessoas que não só o EB, mas todas as nossas FA´s deveriam passar por modificações estruturais e ter um ambiente profissional acima de tudo.

Em termos de equipamentos, é gritante não possuirmos meios de proteção para ataques aéreos, os MANPADS que possuimos não preenchem as necessidades de defesa e nossos armamentos de defesa de tubo, estão obsoletos, isto não vale somente em termos de guerra moderna, mas de hemisfério sul tbm.

Seria imperativo, o EB adquirir SAM´S e adquirir novos equipamentos de AA para suas unidades.




Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Qual deveria ser a prioridade fundamental para o EB?

#39 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jul 30, 2005 12:54 pm

Slip Junior escreveu:Na sua opinião, qual deveria ser a prioridade no atual momento para o EB?

Abraços


Um pouco de tudo, mas prioritariamente a aquisição de novos veículos blindados sobre rodas.




Jet Crash®

Imagem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#40 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 30, 2005 12:59 pm

A prioridade são MBTs, não adianta ter baterias anti-aéreas se não podemos defende-las e os MBTs podem ser defendidos pela FAB.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#41 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Jul 30, 2005 3:08 pm

Que fab cara? se For mesmo o Chile, a FAB vai tentar interceptar e destruir caças inimigos, mau vai ter tempo de Proteger colunas Blindadas, Imagina contra os Estados Unidos, a Fab vai sair do Ar em uma semana.

Artilharia-Anti aerea é o fator base, se a principal ameaça vem do ar, entao nela tem que ser focada a maioria dos recursos.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#42 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jul 30, 2005 3:08 pm

:arrow: Profissionalização.
:arrow: Remanejamento de quadros. E não falo necessariamente em redução de efetivo, e sim melhor distribuir as atribuições. Tem gente fazendo muito e gente fazendo muito pouco.
:arrow: Desativação de unidades menos importantes em prol de unidades mais capazes.
:arrow: Investimentos em unidades de alta mobilidade.
:arrow: Defesa antiaérea de médio alcance, pra começar.

Mas para haver mudanças estruturais significativas, só com atitudes políticas. O EB sozinho não vai conseguir mudar, nem vai poder fazer tudo aquilo que precisa.

Isso vale para todas as FFAA.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9340
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

#43 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 30, 2005 3:23 pm

A responsabilidade de defesa aérea também é do Exército, defendendo se em baixa e média altura, deixando para a FAB somente a grande altitude.
Mas na minha opinião a prioridade é tudo, mas por ordem imagino isso:

1) Nova família de blindados (rodas e lagartas também)
2) Reaparelhamento da Artilharia anti-aérea
3) Modernização dos M-108/109
4) Aquisição dos mísseis anti-carro MSS-1
5) Equipamento individual (novo fuzil, óclus NVG)
6) Modernização dos carros existentes e de combate e novas aquisições
7) Sistemas de guerra interferência eletrônica
8) Modernização do Astros II.

bom, pra mim é isso ae.

abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#44 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 30, 2005 3:45 pm

Einsamkeit escreveu:Que fab cara? se For mesmo o Chile, a FAB vai tentar interceptar e destruir caças inimigos, mau vai ter tempo de Proteger colunas Blindadas, Imagina contra os Estados Unidos, a Fab vai sair do Ar em uma semana.

Artilharia-Anti aerea é o fator base, se a principal ameaça vem do ar, entao nela tem que ser focada a maioria dos recursos.

Na enquete só tinha opção de artilharia anti-aérea de médio/longo alcance, esses sistemas não são muito bons para proteger colunas blindadas, então é melhor deixar com a FAB (mesmo se for necessário comprar novos caças), para o EB a necessidade são os carros de combate.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#45 Mensagem por Malandro » Sáb Jul 30, 2005 6:08 pm

meu voto foi apra blindados com rodas . Acho que já está chegando a hora de pensarmos em um bom substituto para esse veículos , fundamentais para apoiar o grosso da nossa infantaria seja versão com canhao ou APC .




Responder