Leiam Isto
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Que eu saiba os Flankers e MIG-31 russos podem se virar muito bem sozinhos sem apoio de um AEWC.
Esses caças foram projetados para isso.Por isso possuem radares poderosíssimos.
Existe uma tática de combate russa que não me lembro o nome que fala justamente disso...1 Flanker faria o papel de AEWC para os outros caças na área.
Esses caças foram projetados para isso.Por isso possuem radares poderosíssimos.
Existe uma tática de combate russa que não me lembro o nome que fala justamente disso...1 Flanker faria o papel de AEWC para os outros caças na área.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
Não sei se já foi falado aqui que a USAF abandonou por enquanto a introdução de HMD nos F-22´s. Além disso, o data-link opera de forma muitíssimo limitada (não há comunicação com os AWACS, por exemplo, que tem sido feita por rádio). São limitações graves, que talvez se apoiem na confiança de que o F-22 quase nunca entrará em WVR. Ou estupidez... sei lá.
Abraços,
Adriano
Abraços,
Adriano
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
soultrain escreveu:No que se refere a Stealth, realmente este vai ser um assunto para a África do Sul. Stealth apenas derrota certos Radares, geralmente na banda de frequência D ou E / F . Recentes Radares bem como antigos podem, com algum grau de habilidade do operador ver aeronaves "Stealthy". Tendo trabalhado com o F/A-22 fora de Langley nos Estados Unidos, o AWACS podem confortavelmente fazer o "Paint" usando o Radar Pulse original .
A Typhoon opera o CAPTOR Radar (c120NM) transportando o míssil Meteor (80NM), com bom apoio AWACS / GCI abaterão F/A-22s durante todo o dia até o AMRAAM (c30NM) ser atualizado. Além disso, é surpreendente a assistir todos os dias a F - 15C / E com sede no Reino Unido tentando de "surpresa" os Typhoons ao longo do Mar do Norte. O Typhoons estão ainda para ser trancados.
Concordo que o Gripen é comparável e até superiore do que a maioria da familia dos F-16 . Tendo trabalhado por toda a Europa os suecos aguentaram a sua em todos os exercícios. Você tem que fazer a pergunta, quanto tempo haverá suporte para o F-16 assim que o F - 35 Lightning II chegar.
Acho que não leram bem esta parte, tanto o orestes(em relação ao F-22) e eu em relação ao F-16 falámos nisto. O que é certo é que a pouco e pouco os mitos vão se abatendo.
Typhoon para a FAB já.![]()
![]()
[[]]'s
O problema, Soultrain, é a exigência de "provas". Quando bati no F-35 e F-22, apanhei mais do que puta na chuva. Quando disse que o F-117 era uma carroça voadora, conseguiram até arrancar fiapos de cabelos da minha língua.
Continuo quieto... Não bato mais nos filhos dos outros, pois descobri que existem muitos "pais' espalhados pelo mundo.
O tópico está interessante, mas não vai demorar para surgir alguém dizendo que os americanos (tinha que ser os caras. rsrs) provaram que tudo isso é uma grande mentira. Eu heim!

-
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Koslova escreveu:Carlos Mathias escreveu:A Koslova já falou que a invisibilidade do F-22 é propaganda(e acho que falou sério)
Oi Carlos, não me lembro de ter dito isto. Se falei que o F-22 é furtivo por propaganda foi em um contexto de piada.
Olá Koslova,
não gostaria de compartilhar sua opinião sobre a tal "furtividade" dos caças americanos com a gente?
Abraços,
Orestes
-
- Intermediário
Esse texto me deixou curioso sobre os resultados do exercicio Indra Dhanush.. Alguem poderia dizer ou saberia os resultados deste exercicio ???
abraços
abraços
Editado pela última vez por Jolly Roger em Ter Nov 06, 2007 5:34 pm, em um total de 1 vez.

- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
orestespf escreveu:O problema, Soultrain, é a exigência de "provas". Quando bati no F-35 e F-22, apanhei mais do que puta na chuva. Quando disse que o F-117 era uma carroça voadora, conseguiram até arrancar fiapos de cabelos da minha língua.
Continuo quieto... Não bato mais nos filhos dos outros, pois descobri que existem muitos "pais' espalhados pelo mundo.
O tópico está interessante, mas não vai demorar para surgir alguém dizendo que os americanos (tinha que ser os caras. rsrs) provaram que tudo isso é uma grande mentira. Eu heim! :D :D :D
Pois é Orestes,
Tive a mesma experiência em outro tópico sobre o F-22. Quando mencionei que pagar o preço que os americanos estão pagando por uma furtividade relativa (pois absoluta não existe, com isto pelo menos todo mundo parece concordar) em uma era de IRST`s, novos (e velhos) radares dos mais variados tipos e Network Centric Warfare podia não ser uma idéia tão boa assim, quase fui crucificado.
Agora começam a surgir mais informações de diversas fontes colocando dúvidas sobre a alegada invencibilidade dos F-22. Isto ainda vai dar pano para a manga, mas desta vez vou ficar só na audiência.
Leandro G. Card
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Os americanos gastam muito dinheiro, mas o artigo deixa isso claro: eles podem.
Uma coisa bem certa que o Carlos Mathias sempre diz: nós é que pensamos como Tonga, Samoa, etc.
Podes crer que alguma vantagem a tecnologia dá, além do quê, o F-22 não é só isso. Já coloquei um vídeo aqui de um F-22 manobrando como um Flanker.
Uma coisa bem certa que o Carlos Mathias sempre diz: nós é que pensamos como Tonga, Samoa, etc.
Podes crer que alguma vantagem a tecnologia dá, além do quê, o F-22 não é só isso. Já coloquei um vídeo aqui de um F-22 manobrando como um Flanker.
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Carlos Mathias escreveu:A Koslova já falou que a invisibilidade do F-22 é propaganda(e acho que falou sério), mas parece que tem gente que só lê coisas...Deixa prá lá.
Prick, tanto manobrabilidade é importante que NENHUM caça moderno é mediano nisso, todos são ótimos e tem muita potência de sobra. Óbvio que existem os imbatíveis neste quesito, e você sabe bem quais são.
![]()
Outra coisa, a não ser que seja lançado dentro da NEZ, não existe míssil que não seja "enganável", mormente nos tiros longos.
Outra coisa, a Rússia trabalha com datalink a muito mais tempo que o ocidente, acompanhada apenas pela Suécia. Se compradores de sistemas russos só compram parte deste, não é culpa dos russos. Assim como a SAAB não tem culpa da SAAF não ter um AWCS, não é mesmo. Os MIG-31 operam assim à muito tempo. E sobre o MIG-29 no Kosovo, era um modelo A inicial, UB de treinamento sem radar nem RWR e sem mísseis, mas mesmo assim veja que foram precisos 4(quatro) F-15 e muitosd AIM-120 prá pegar ele. E sabes graças à quê? Manobrabilidade, aceleração e um bom piloto.
Um MKI pode linkar outros 16, iluminado alvos e repassando as informações. Ou pode receber isso de radares em terra e AWACS.
Ainda sobre os russos, porque você acha que eles tem os R-27ER/T/A? Para atirar de muito longe(100KM+) e obrigar o adversário a manobrar ou morrer. Daí se vai encurtando a distância e ficando cada vez mais complicado evadir, até... Mas prá isso há que se ter muitos mísseis na barriga, só quatro não dá. E tem mais aquilo, quem voa mais alto e mais rápido, atira de mais longe ainda, e só caças de alto desempenho conseguem subir com uma carga grande de armas sem degradar demasiadamente a manobrabilidade.
Agora, isso tudo vale se estamos falando de FAer equivalentes, se for OTAN X Kosovo, ou OTAN+EUA X Iraque, faz favor né?
Naverdade comenta-se no ACIG que desde a era Su-15 segunda metade dos anos 60, os soviéticos já possuíam um embrião de data link entre GCI e Interceptadores.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
O resumo do texto.
Furtividade eh valida mas nem tanto. E eh cara.
Mas o que importa eh controle situacional e alcance do missil.
O controle situacional do caca pode ser muito bom mas dificilmente sera melhor que o de uma aeronave dedicada (AEW&C).
Sendo assim o negocio eh ter um missil de longo alcance e uma boa quantidade de AEW&C's.
Furtividade eh valida mas nem tanto. E eh cara.
Mas o que importa eh controle situacional e alcance do missil.
O controle situacional do caca pode ser muito bom mas dificilmente sera melhor que o de uma aeronave dedicada (AEW&C).
Sendo assim o negocio eh ter um missil de longo alcance e uma boa quantidade de AEW&C's.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Jolly Roger escreveu:esse topico vai render !!!! aguardem![]()
segundo o texto o F-22 pode ser detectado facilmente pelo AWAC se o mesmo operar em modo pulso radar.. o mesmo podeser feito se o operador deradar for bem treinado.
pelo texto eu tb devo supor que os MKI foram superiores aos Typhoon no ultimo exercicio com os indianos ... certo ???
Não... O texto não diz isso.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
-
- Intermediário
Sintra escreveu:Jolly Roger escreveu:esse topico vai render !!!! aguardem![]()
segundo o texto o F-22 pode ser detectado facilmente pelo AWAC se o mesmo operar em modo pulso radar.. o mesmo podeser feito se o operador deradar for bem treinado.
pelo texto eu tb devo supor que os MKI foram superiores aos Typhoon no ultimo exercicio com os indianos ... certo ???
Não... O texto não diz isso.
entendido

- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Jolly Roger escreveu:Esse texto me deixou curioso sobre os resultados do exercicio Indra Dhanush.. Alguem poderia dizer ou saberia os resultados deste exercicio ???
abraços
Foi mais um exercicio de "marketing" politico (boas relações, blá, blá, blá) do que um exercicio de treino de combate.
Os Flanker´s nunca ligaram os seus radares, arranjaram um sistema complicadissimo em que um Tornado Fmk3 voava mesmo ao lado do SU30 para simular o cone de radar do avião Indiano e conseguir-se simular um tiro BVR...
Em WVR os SU30MKI superiorizaram-se aos Tornado, mas tiveram umas surpresas muito desagradáveis com o Phoon, é a primeira vez que a IAF e os media Indianos não sairam a "cantar de galo" de um exercicio, também foi a primeira vez que vi os pilotos Indianos a cobrirem de elogios um tandem piloto/avião adversário.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...