Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
LeandroGCard
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
#31
Mensagem
por LeandroGCard » Sex Jun 06, 2008 10:39 pm
Na verdade não, porque o sistema AIP tem como objetivo gerar apenas uma quantidade muito limitada de energia, apenas o suficiente para manter o sub navegando à baixa velocidade (3 ou 4 nós). Assim o consumo de etanol é pequeno, e realmente dá para ficar debaixo d'agua muito tempo com uma quantidade apenas razoável de etanol.
Leandro G. Card
-
WalterGaudério
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
#32
Mensagem
por WalterGaudério » Dom Jun 08, 2008 6:59 pm
[quote="old"]Botadura U214 Korea del forero MANPAL
Bonito e imponente é claro que é. Quero ver é sua assinatura IR com vai ser (...)
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
LeandroGCard
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
#33
Mensagem
por LeandroGCard » Dom Jun 08, 2008 9:06 pm
cicloneprojekt escreveu:old escreveu:Botadura U214 Korea del forero MANPAL
Bonito e imponente é claro que é. Quero ver é sua assinatura IR com vai ser (...)
Não entendi a sua dúvida Ciclone,
É claro que com um sistema de craqueamento de etanol para gerar hidrogênio para suas células de combustível este sub gerará mais calor que outro SSK funcionando apenas com baterias. Mas um sub nuclear gera muito mais calor ainda, e nunca vi ninguém apontar isso como uma desvantagem.
Mas talvez seja. Você tem conhecimento de algum sistema prático que permita rastrear um sub em imersão pelo calor dissipado na água?
Leandro G. Card
-
Sniper
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 9654
- Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
- Localização: Contagem - MG
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
-
Contato:
#34
Mensagem
por Sniper » Seg Jun 09, 2008 11:25 am
Submarinos a hetanol?!
Alguém apresente esse projeto ao Lula!
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
-
Tigershark
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
#35
Mensagem
por Tigershark » Seg Jun 09, 2008 11:42 am
Um incêndio a bordo seria uma tragédia.....
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
-
LeandroGCard
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
#36
Mensagem
por LeandroGCard » Seg Jun 09, 2008 12:23 pm
Tigershark escreveu:Um incêndio a bordo seria uma tragédia.....
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
É verdade, mas seria ainda pior com hidrogênio puro, ainda mais que este vaza com uma facilidade... .
Leandro G. Card
-
old
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 1482
- Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
- Localização: Barcelona, Spain.
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
#37
Mensagem
por old » Seg Jun 09, 2008 1:28 pm
LeandroGCard escreveu:Tigershark escreveu:Um incêndio a bordo seria uma tragédia.....
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
É verdade, mas seria ainda pior com hidrogênio puro, ainda mais que este vaza com uma facilidade... .
Leandro G. Card
Extacto.
Los AIP embarcan Hidrogeno a bordo. Embarcar hidrogeno es una tarea muy delicada y que requiere de infraestructuras especiales que no encontraran en cualquier arsenal naval. Al margen de que es un material muy peligroso.
El AIP Espanhol fabrica el hidrogeno a bordo mediante una planta capaz de extraerlo del Etanol. Material muchisimo mas facil de encontrar y almacenar.
-
brisa
#38
Mensagem
por brisa » Ter Jun 10, 2008 11:12 am
old escreveu:LeandroGCard escreveu:
É verdade, mas seria ainda pior com hidrogênio puro, ainda mais que este vaza com uma facilidade... .
Leandro G. Card
Extacto.
Los AIP embarcan Hidrogeno a bordo. Embarcar hidrogeno es una tarea muy delicada y que requiere de infraestructuras especiales que no encontraran en cualquier arsenal naval. Al margen de que es un material muy peligroso.
El AIP Espanhol fabrica el hidrogeno a bordo mediante una planta capaz de extraerlo del Etanol. Material muchisimo mas facil de encontrar y almacenar.
Por isso quando se cogitava o U-214 a MB nao queria o AIP por esta falta da infra estrutura de abastecimento do Hidrogenio
-
Brasileiro
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 9427
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
#39
Mensagem
por Brasileiro » Ter Jun 10, 2008 2:39 pm
Informação de Pepê Rezende
Os Scorpène e o C-390 poderão ser incluídos no PAC.
Meu palpite: Deveriam incluir todo um plano de "vitaminação" da indústria naval contemplando a Petrobrás e a MB.
abraços[
----------------
amor fati
-
Tigershark
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
#40
Mensagem
por Tigershark » Ter Jun 10, 2008 4:06 pm
Brasileiro escreveu:Informação de Pepê Rezende
Os Scorpène e o C-390 poderão ser incluídos no PAC.
Meu palpite: Deveriam incluir todo um plano de "vitaminação" da indústria naval contemplando a Petrobrás e a MB.
abraços[
Pleno acordo,Brasileiro!
-
WalterGaudério
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
#41
Mensagem
por WalterGaudério » Ter Jun 10, 2008 4:42 pm
LeandroGCard escreveu:cicloneprojekt escreveu:
Não entendi a sua dúvida Ciclone,
É claro que com um sistema de craqueamento de etanol para gerar hidrogênio para suas células de combustível este sub gerará mais calor que outro SSK funcionando apenas com baterias. Mas um sub nuclear gera muito mais calor ainda, e nunca vi ninguém apontar isso como uma desvantagem.
Mas talvez seja. Você tem conhecimento de algum sistema prático que permita rastrear um sub em imersão pelo calor dissipado na água?
Leandro G. Card
Leandro Boa tarde. Começam a aparecer alguns dados dos testes dos submarinos gregos e principalmente so Sul coreano. Acredite, ao rejeitar o sub alemão COM AIP MB fez um excelente negócio. No plano teórico o sistema espanhol é a melhor solução técnica AIP atual. Esperemos que tenha êxito.
E lembre-se: Uma coisa é o fabricante dizer que o seu sistema faz..., outra é o sistema fazer na sua frente...
Os alemães estão vacilando...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
A-29
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 1868
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm
#42
Mensagem
por A-29 » Ter Jun 10, 2008 11:34 pm
Ora, ora, vejam só!
Quer dizer então que o Degan tinha razão quando malhava o U-214 dizendo que os gregos haviam encontrados muitos problemas nele?
Muitos de nós defendemos o sub alemão naquela época. Ainda bem que o Degan não anda mais por aqui, senão agente ia sofrer agora
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
-
WalterGaudério
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
#43
Mensagem
por WalterGaudério » Ter Jun 10, 2008 11:42 pm
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
LeandroGCard
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
#45
Mensagem
por LeandroGCard » Qua Jun 11, 2008 11:44 am
Este Scòrpene da Malásia tem AIP? Porque os do Chile não tem, nem os nossos teriam. O desenvolvimento destes sistemas realmente parece ser bastante mais complicado do que se imagina, pois os atrasos na construção do sub espanhol também se devem principalmente ao desenvolvimento do sistema AIP.
Leandro G. Card