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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:37 pm
por Bourne
Wolfgang escreveu:
Bourne escreveu:
Vou é sair do armário e mostrar a minha verdadeira face Pakeiro. Logo falaremos que isso está tudo ultrapassado e o que interessa é a nova geração e, a aparente intenção, de comprar mais que 36 caças do FX é mesmo que adquirir um fusca novo quando o mundo começa a andar de gol e uno. :?

Bourne, você sai do armário toda semanda. Perdeu a novidade. :twisted:
Não sei.... Tenho saudades dos tempos que era chamado de americanófilo, comedor de hamburger, que o Brasil não precisa de brasileiros como eu e blá-blá-blá...

Estou esperando o FX terminar com o contrato assinado e o PAK aparecer para por a foto na minha assinatura.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:38 pm
por Wolfgang
Wolfgang escreveu:
Makenshi escreveu:O que é "mitingueiro"? Imagem

O verdadeiro patriota. Aquele que acredita que um F-5M (Mitinga, gênero de caça descoberto por Carlos Mathas, daí o nome científico Mitingus Carliani-brasiliensis) derruba um F-22 a 600 milhas náuticas com um Derby às 6 horas. Por exemplo, eu. :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:38 pm
por WalterGaudério
Bourne escreveu:
Guerra escreveu:Desculpe a ignorancia, mas alguém pode me explicar essa frase?
Espero que os caças do FX sejam apenas 36 e, o restante, seja de modelos da nova geração. É claro que é otimismo que não faz parte da minha argumentação costumeira :|
Isso é apenas especulação minha. Mas tenho como certo que uma "contrapartida" "informal" do GF Brasileiro para com o Governo Francês, é que para se abaixar o preço do Rafa-F3 a condição é que pelo menos houvesse alguma escala. E pelo menos um segundo lote seria/será encomendado.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:38 pm
por Makenshi
Wolfgang escreveu:
Makenshi escreveu:O que é "mitingueiro"? Imagem

O verdadeiro patriota. Aquele que acredita que um F-5M (Mitinga, gênero de caça descoberto por Carlos Mathas, daí o nome científico Mitingus Carliani-brasiliensis) derruba um F-22 a 600 milhas náuticas com um Derby às 6 horas. Por exemplo, eu. :mrgreen:
NUH! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:40 pm
por Wolfgang
Bourne escreveu:
Wolfgang escreveu:
Bourne, você sai do armário toda semanda. Perdeu a novidade. :twisted:
Não sei.... Tenho saudades dos tempos que era chamado de americanófilo, comedor de hamburger, que o Brasil não precisa de brasileiros como eu e blá-blá-blá...

Estou esperando o FX terminar com o contrato assinado e o PAK aparecer para por a foto na minha assinatura.
Huummm... tem outro hobby enquanto isso... porque pode demorar um pouco. :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:40 pm
por Bourne
WalterGaudério escreveu:
Bourne escreveu:Espero que os caças do FX sejam apenas 36 e, o restante, seja de modelos da nova geração. É claro que é otimismo que não faz parte da minha argumentação costumeira :|
Isso é apenas especulação minha. Mas tenho como certo que uma "contrapartida" "informal" do GF Brasileiro para com o Governo Francês, é que para se abaixar o preço do Rafa-F3 a condição é que pelo menos houvesse alguma escala. E pelo menos um segundo lote seria/será encomendado.
Meu Deus!!!! MEDO [040] [025]

Comprar um lote de um caça com conceito obsolecente enquanto as potências começam a colocar na linha de frente os caças de quinta geração. A FAB não tem o tamanho da Força Aérea da Índia para se dar esses luxos. Essa é uma critica do próprio projeto FX, válida para qualquer escolha.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:42 pm
por Bender
Wolfgang escreveu:
Makenshi escreveu:O que é "mitingueiro"? Imagem

O verdadeiro patriota. Aquele que acredita que um F-5M derruba um F-22 a 600 milhas náuticas com um Derby às 6 horas. Por exemplo, eu. :mrgreen:
Olha que não acabou ainda,numa dessas vem um reforço de F5 Mitingaço da Birmania pra ser modernizado na SAABraer. :| Só no aguardo.
Imagem

Sds.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:43 pm
por Bourne
Wolfgang escreveu:
Bourne escreveu: Não sei.... Tenho saudades dos tempos que era chamado de americanófilo, comedor de hamburger, que o Brasil não precisa de brasileiros como eu e blá-blá-blá...

Estou esperando o FX terminar com o contrato assinado e o PAK aparecer para por a foto na minha assinatura.
Huummm... tem outro hobby enquanto isso... porque pode demorar um pouco. :mrgreen:
Você que pensa :wink:

Ainda tem o chinês como plano B :)

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:43 pm
por Wolfgang
Bender escreveu:
Wolfgang escreveu:
O verdadeiro patriota. Aquele que acredita que um F-5M derruba um F-22 a 600 milhas náuticas com um Derby às 6 horas. Por exemplo, eu. :mrgreen:
Olha que não acabou ainda,numa dessas vem um reforço de F5 Mitingaço da Birmania pra ser modernizado na SAABraer. :| Só no aguardo.

Imagem

Sds.
Confio no poder da 51. Ela já deve estar alta pelos lados da Bahia, if you what I mean...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:48 pm
por Mapinguari
soultrain escreveu:
jp escreveu: Grande Soultrain, eu sei que você sabe que eles, os suecos, até podem ter sido ingênuos (coisa que em absolutamente não creio), mas SABEMOS quem não é ingênuo e está por trás disto tudo.
Os cocares no forte apache sapateiam danças da vingança.
Mas há pouco que se possa fazer.... por enquanto.
Não sei, há uma grande pressão, a coisa estava perdida e o velho e bom orgulho de Brigadeiro, deve ter feito o resto.

Mas quem vai contratar o antigo responsável da COPAC? É muito óbvio e pouco discreto, já tinha dado a vitória antes não é mesmo?

[[]]'s
Soultrain,

Essa questão do lobby vai muito mais longe do que você imagina. Veja esse requerimento, do Deputado Federal Luis Carlos Hauly, obviamente totalmente dirigido contra o Gripen NG. Esse deputado já estava, no processo de escolha dos submarinos da MB, comprometido com os franceses. Agora, mostra novamente a soldo de quem ele está. Depois dizem que a Saab joga baixo.
Veja bem: só estou mostrando que esse tipo de coisa faz parte do jogo. Não estou criticando a escolha de Scorpène ou de Rafale.

Ementa: Solicita ao Ministério da Defesa informações sobre a licitação para a compra de trinta e seis caças pela Força Aérea Brasileira-FAB.

Última Ação:
17/12/2009 - Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) - Designado Relator, Dep. Marco Maia (PT-RS)

Andamento:
16/12/2009 PLENÁRIO (PLEN)
Apresentação do Requerimento de Informação pelo Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
17/12/2009 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Designado Relator, Dep. Marco Maia (PT-RS)

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 4616, de 2009.
(Do Sr. Luiz Carlos Hauly)

Requer seja solicitada ao
Ministério da Defesa as
informações sobre a licitação
para a compra de trinta e seis
caças pela Força Aérea
Brasileira - FAB.

Senhor Presidente,

Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal, e do art. 226, II, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, e na forma dos arts. 115 e 116 deste Estatuto, requeiro a Vossa Excelência, ouvida a Mesa, seja solicitada informações ao Ministério da Defesa sobre a licitação intitulada FX-2 da Força Aérea Brasileira-FAB, nos seguintes termos:

- Se na comparação entre os custos finais dos três aviões selecionados foram contabilizados os custos de desenvolvimento dos modelos que ainda não se encontram completamente finalizados?

- Se os custos comparativos foram avaliados, levando em consideração os critérios recomendados pelos órgãos de controle dos países envolvidos com esse tipo de situação, como o GAO e o DoD, dos Estados Unidos da América, o Ministério da Defesa do Reino Unido e o DGA da França ?

- Qual a metodologia adotada para comparar custos estimados e sujeitos a “over-runs” como o custo de desenvolvimento e custo de
transferência?

- Se existe previsão de inclusão de valores adicionais no orçamento e contabilização dos custos referentes às despesas com o desenvolvimento final do produto?

- A quem caberá as despesas referentes ao desenvolvimento de plataforma e subsistemas de um avião que viesse a ser selecionado e não estiver plenamente desenvolvido?

- Tais despesas mencionadas no item anterior seriam de responsabilidade do fornecedor do avião e/ou de seu país de origem?

- qual a legalidade e disponibilidade orçamentária para justificar a aquisição de aeronaves que estão sujeitas a ter um custo de desenvolvimento que não estão incluídos na proposta final?

- qual a solução legal e orçamentária prevista na hipótese de se ocorrer um aumento de cerca de 100 a 300% nos custos estimados do desenvolvimento que se constata em aviões como, por exemplo, o Eurofighter e o F-22, no caso brasileiro?

JUSTIFICAÇÃO

Informações publicadas na imprensa trazem à tona a questão do custo de desenvolvimento de aeronaves ofertadas no programa FX-2, onde as expectativas iniciais não são totalmente contempladas, tornando o valor de aquisição extremamente vultoso. A título de exemplo, a imprensa noticia a produção do avião israelense LAVI, cujos custos de produção subiram de US$ 1,5 bilhão para US$ 6 bilhões em apenas 4 anos, na década de 80.
Assim, é de suma importância que tais questionamentos sejam esclarecidos à Câmara dos Deputados.

Sala das Sessões, em 16 de dezembro de 2009.

Deputado LUIZ CARLOS HAULY
(PSDB - PR)

A gente aqui sabe que,se ele tivesse se informado melhor, talvez frenquentando o DB :D , saberia que a proposta da Saab já prevê isso e, por isso, colocaram o contrato a preço fixo, com uma cláusula dizendo que, se o valor do programa for ultrapassado, a Suécia assume. Isso foi colocado de forma clara em entrevista coletiva com a participação do CEO da Saab, do Diretor da Gripen no Brasil e do primeiro-ministro da Suécia.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:49 pm
por Mental Ray
Sugiro trancar o tópico na página 2000. Assim toda compra bélica brasileira é baseada em discussão até a exaustão, o que é equivalente a duas mil páginas do DB. Assim o Mindef pode adotar essa fórmula para compras futuras. :D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:55 pm
por Booz
Errata

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:56 pm
por WalterGaudério
Bender escreveu:
Wolfgang escreveu:
O verdadeiro patriota. Aquele que acredita que um F-5M derruba um F-22 a 600 milhas náuticas com um Derby às 6 horas. Por exemplo, eu. :mrgreen:
Olha que não acabou ainda,numa dessas vem um reforço de F5 Mitingaço da Birmania pra ser modernizado na SAABraer. :| Só no aguardo.
Imagem

Sds.
Não acabou ainda porque a oposição infantil(tiveram uma boa escola com os PTistas na oposição ao FHC II) vai fazer um barulho previsível na segunda feira. Por isso o colega que me confirmou o Rafa, me alertou que talvez não exista uma declaração oficial do Planalto, hoje, para não melindrar(ainda mais) a oposição.

Mas inês é morta.

E É RAFA em Anápolis.

Para ficar como no paraíso, bastaria a FAB aumentar o nível de proteção da BA-AN, com tudo que tem direito, TOR-M2E, BUK, S-300PMU-2 e até UAVs táticos para vigilância de perímetro, Fila Brasileiro, Pastor alemão, gansos com fome, pitbull, Rotweiller com coceira e arremessadores de skol morna no perímetro da base.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 4:59 pm
por Booz
hbfontes escreveu:Crime Contra a Segurança Nacional?

Meu deus a midia e livre é não e obrigada a revelar suas fontes para isto.

E de deixar louco isso, o cara rouba milhões e coloca na cueca, ninguem fala nada, o filho do presidente do nada cria uma empresa que vale MILHÕES, ninguem fala nada, dai uma reporta poe uma reportagem que vai contra nosso FUTURO DITADOR, todo mundo que manda a coitada para o PAU.

Brasileiros, vamos acordar.

Prezado FONTES.
Concordo com você.
A profissional fez o seu papel.

O assunto é controverso, inclusive em suas interpretações nos tribunais (os quais, em princípio, vem acatando a inviolabilidade das "fontes"). Em conseqüência, restaría apreciá-lo sob o - relativo e subjetivo - aspecto moral, ético e das "garantias do estado".

Contudo, ainda que vigente a Lei 5.250/67 (que pelo ano se vislumbra a cor da toga do legislador), e quegrava em seu capítulo III, art. 15, alínea "a", as infrações não mantidas sob o manto da inviolabilidade. Também, ressalvando-se que vige a Lei 8.159/91, que reverte ao já sucumbido RSAS. Ainda, e em adendo, outros diplomas ordinários, como o decreto 4.553/02, e o dispõe o CPB, além de portarias pertinentes que perfilam conceitos e normas, incluindo-se sanções penais, sobre a violação de segredo de estado. Ainda que existam sim, tantos diplomas, estes tornam-se difusos ao fato concreto e específico em tela.

No entanto, tanto o STJ e finalizando o STF (corte augusta sobre a matéria) tem amparado decisões - sem pacificá-las no trono jurisprudencial - o relevado no âmbito de nossa carta magna, que rege o conceito da "liberdade de expressão", em seu artigo 5º (algo genérico sem dúvida).

Porém, como não há precedentes julgados (ainda que existam supostos substanciais indícios pretéritos - caso SIVAM, entre outros). Ou seja, não levados à corte suprema. Por suposto fica prejudicada uma anterioridade de julgado ou de extensão de similaridade.

Portanto, cabe, em minha presunçosa visão, o exame por lupa ética e alma patriota do, no caso da, repórter. apenas isto.

Penso, que a articulista, face a insubstância de legislação rígida e a pacificação sobre o tema pelos tribunais, cumpriu seu papel de informar. Penso, ainda, sub censura, que mais importante não é assestar baterias sobre quem exerceu seu labor profissional e atendeu sua cota máxima do seu mister. qual seja: levar infomação à sociedade.

Penso, que cabe, sim, investigação e apontamento daquele que, revestido de função pública (seja civil ou militar, funcionário de carreira ou comissionado em cargo público), detém o indelével e inderrogável dever de preservar o sigilo de segredo de estado e, por inépcia, culpa ou dolosamente fez informar, ou deu acesso, a documentos, em parte ou no todo, de documentos ou informações de interesse do estado brasileiro e resguardados com a classificação do sigilo ou de secreto. Ainda que o tenha feito sob os mais altos princípios que sua moral tenha elencado como justo e digno. Quanto a isto, creio eu, não cabe o subjetivo nem tergiversação.

Mas isto é uma mera e muar opinião pessoal
La nave Va...

Fte abç.

JP
Brasileiros, vamos acordar.[/quote]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 5:01 pm
por Penguin
Mapinguari escreveu:[ quote="soultrain"]
jp escreveu: Grande Soultrain, eu sei que você sabe que eles, os suecos, até podem ter sido ingênuos (coisa que em absolutamente não creio), mas SABEMOS quem não é ingênuo e está por trás disto tudo.
Os cocares no forte apache sapateiam danças da vingança.
Mas há pouco que se possa fazer.... por enquanto.
Não sei, há uma grande pressão, a coisa estava perdida e o velho e bom orgulho de Brigadeiro, deve ter feito o resto.

Mas quem vai contratar o antigo responsável da COPAC? É muito óbvio e pouco discreto, já tinha dado a vitória antes não é mesmo?

[[]]'s
Soultrain,

Essa questão do lobby vai muito mais longe do que você imagina. Veja esse requerimento, do Deputado Federal Luis Carlos Hauly, obviamente totalmente dirigido contra o Gripen NG. Esse deputado já estava, no processo de escolha dos submarinos da MB, comprometido com os franceses. Agora, mostra novamente a soldo de quem ele está. Depois dizem que a Saab joga baixo.
Veja bem: só estou mostrando que esse tipo de coisa faz parte do jogo. Não estou criticando a escolha de Scorpène ou de Rafale.

Ementa: Solicita ao Ministério da Defesa informações sobre a licitação para a compra de trinta e seis caças pela Força Aérea Brasileira-FAB.

Última Ação:
17/12/2009 - Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) - Designado Relator, Dep. Marco Maia (PT-RS)

Andamento:
16/12/2009 PLENÁRIO (PLEN)
Apresentação do Requerimento de Informação pelo Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
17/12/2009 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Designado Relator, Dep. Marco Maia (PT-RS)

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 4616, de 2009.
(Do Sr. Luiz Carlos Hauly)

Requer seja solicitada ao
Ministério da Defesa as
informações sobre a licitação
para a compra de trinta e seis
caças pela Força Aérea
Brasileira - FAB.

Senhor Presidente,

Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal, e do art. 226, II, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, e na forma dos arts. 115 e 116 deste Estatuto, requeiro a Vossa Excelência, ouvida a Mesa, seja solicitada informações ao Ministério da Defesa sobre a licitação intitulada FX-2 da Força Aérea Brasileira-FAB, nos seguintes termos:

- Se na comparação entre os custos finais dos três aviões selecionados foram contabilizados os custos de desenvolvimento dos modelos que ainda não se encontram completamente finalizados?

- Se os custos comparativos foram avaliados, levando em consideração os critérios recomendados pelos órgãos de controle dos países envolvidos com esse tipo de situação, como o GAO e o DoD, dos Estados Unidos da América, o Ministério da Defesa do Reino Unido e o DGA da França ?

- Qual a metodologia adotada para comparar custos estimados e sujeitos a “over-runs” como o custo de desenvolvimento e custo de
transferência?

- Se existe previsão de inclusão de valores adicionais no orçamento e contabilização dos custos referentes às despesas com o desenvolvimento final do produto?

- A quem caberá as despesas referentes ao desenvolvimento de plataforma e subsistemas de um avião que viesse a ser selecionado e não estiver plenamente desenvolvido?

- Tais despesas mencionadas no item anterior seriam de responsabilidade do fornecedor do avião e/ou de seu país de origem?

- qual a legalidade e disponibilidade orçamentária para justificar a aquisição de aeronaves que estão sujeitas a ter um custo de desenvolvimento que não estão incluídos na proposta final?

- qual a solução legal e orçamentária prevista na hipótese de se ocorrer um aumento de cerca de 100 a 300% nos custos estimados do desenvolvimento que se constata em aviões como, por exemplo, o Eurofighter e o F-22, no caso brasileiro?

JUSTIFICAÇÃO

Informações publicadas na imprensa trazem à tona a questão do custo de desenvolvimento de aeronaves ofertadas no programa FX-2, onde as expectativas iniciais não são totalmente contempladas, tornando o valor de aquisição extremamente vultoso. A título de exemplo, a imprensa noticia a produção do avião israelense LAVI, cujos custos de produção subiram de US$ 1,5 bilhão para US$ 6 bilhões em apenas 4 anos, na década de 80.
Assim, é de suma importância que tais questionamentos sejam esclarecidos à Câmara dos Deputados.

Sala das Sessões, em 16 de dezembro de 2009.

Deputado LUIZ CARLOS HAULY
(PSDB - PR)

A gente aqui sabe que,se ele tivesse se informado melhor, talvez frenquentando o DB :D , saberia que a proposta da Saab já prevê isso e, por isso, colocaram o contrato a preço fixo, com uma cláusula dizendo que, se o valor do programa for ultrapassado, a Suécia assume. Isso foi colocado de forma clara em entrevista coletiva com a participação do CEO da Saab, do Diretor da Gripen no Brasil e do primeiro-ministro da Suécia.[/quote]

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Talvez um desenho explique isso melhor...rsrsrsrs