Re: Noticias de Portugal
Enviado: Sex Out 15, 2010 1:01 pm
Quando as Caldas da Rainha quiserem entrar para o Guiness é que eu não vou lá! 
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tflash escreveu:Quando as Caldas da Rainha quiserem entrar para o Guiness é que eu não vou lá!
Cade pode restringir compra da Vivo pela Telefônica
15 de outubro de 2010 | 9h 14
KARLA MENDES - Agencia Estado
RIO - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve impor a qualquer momento uma medida cautelar com restrições à compra da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo pela Telefônica. Uma fonte do setor disse que o ?calcanhar de Aquiles? não é essa operação em si, mas sim a saída dos portugueses da Vivo, que vai causar problemas para a permanência do grupo espanhol na Telecom Italia, dona da TIM Brasil.
?O problema não é PT e Telefônica. O problema é Telefônica e Telecom Italia?, observou a fonte. Isso porque, quando o órgão de defesa da concorrência deu o aval para a operação entre espanhóis e italianos, um dos fatores de peso era o controle compartilhado da Vivo com a PT, que contribuiria para a blindagem de troca de informações que pudessem colocar em risco a concorrência da Vivo e da TIM no Brasil. ?Agora, a realidade mudou. O Cade terá de tomar providências?, afirmou a mesma fonte.
No ato de concentração, aprovado em 28 de abril, o conselheiro Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo, relator do processo, ressaltou o fato de a Vivo ser fruto de uma joint venture (associação) entre Telefônica e PT. ?Assim, a Telefônica apenas não possui influência relevante sobre a Telecom Italia e TIM, como também não possui o controle isolado da Vivo. Desse modo, uma estratégia de coordenação entre Vivo e TIM, ou mesmo uma estratégia unilateral da Vivo, dependeria também da PT, que não tem qualquer participação ou interesse financeiro na Telecom Italia ou na TIM?, argumentou o conselheiro na ocasião, em seu relatório.
Ragazzo destacou ainda a presença da PT na Vivo e a ausência na TIM como ?empecilhos importantes aos incentivos, confecção e sucesso de um esquema anticompetitivo entre Vivo e TIM?. Não sabia o Cade que, exatos quatro meses depois, a PT estaria deixando o controle da Vivo por 7,5 bilhões.
A decisão do imbróglio está nas mãos do conselheiro Olavo Chinaglia, que foi sorteado para relatar o ato de concentração da compra da participação da PT na Vivo pela Telefônica. O processo foi distribuído para Chinaglia em 29 de setembro e aguarda o envio da análise concorrencial pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para instrução e julgamento, o que não tem prazo para ocorrer. Em alguns casos, como o da constituição da GVT, o julgamento no Cade só ocorreu dez anos depois, quando a GVT já estava passando para a Vivendi, por causa da demora do envio do parecer da Anatel.
Diário Digital / LusaPartex: Portugal «está cego» quanto à exploração gás no Algarve
O presidente da petrolífera Partex Oil and Gas considerou hoje que Portugal «está cego» em relação aos recursos de gás natural na Bacia do Algarve, que poderiam representar uma poupança anual na fatura energética de mil milhões de euros ano.
«Há uma correlação muito forte da Bacia do Algarve com a Bacia de Cádis, em Espanha. Em Cádis, a Repsol produziu o campo Poseidon. E nós no Algarve podemos ter reservas 20 vezes maiores que esse campo, suficientes para 12 ou 15 anos do consumo do país. É significativo, mas infelizmente a Repsol ganhou o contrato há oito anos e o contrato não foi assinado pelo Governo português», disse hoje António Costa Silva.
O presidente da Partex, que falava numa conferência sobre exploração de petróleo nas duas margens do Atlântico, hoje em Lisboa, considerou que se trata de «uma situação incompreensível» a todos os níveis.
A resposta ao que paira sobre a CGD está justamente no que escreveu.... Só verificar nº's e tomar atenção à transformação de activos em dinheiro vivo que a CGD anda a fazer.soultrain escreveu:A CGD é o banco mais sólido em Porugal e um dos mais na Europa. Todos os bancos nacionais tem directa ou indirecta participação da CGD. Sem a CGD o sistema bancário português, já tinha desmoronado.
A seguir ao BPN, o BCP salvou-se assim e outros de seguida.
Agora a banca espanhola e inglesa cá a operar...
[[]]'s
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/com ... ia_1461169
Comissão de Jurisdição do PS reunida de urgência
15.10.2010 - 17:17 Por Sofia Rodrigues, Maria José Oliveira
A Comissão Nacional de Jurisdição do PS reúne-se esta tarde de urgência sem ordem de trabalhos. Contudo, em cima da mesa deverá estar o diferendo entre o deputado Vítor Baptista e André Figueiredo, secretário nacional adjunto do partido.
A acusação de Vítor Baptista a André Figueiredo – o deputado diz que o chefe de gabinete do secretário-geral do PS terá tentado oferecer-lhe um cargo numa empresa pública para que não se recandidatasse à presidência do PS-Coimbra – poderá ser um dos temas a discutir.
O PÚBLICO apurou que em causa poderá estar uma queixa disciplinar apresentada por Baptista contra o secretário nacional - um caso que exige a intervenção da Comissão.
Contactado pelo PÚBLICO, António Ramos Preto, presidente da Comissão, recusou prestar qualquer esclarecimento sobre a controvérsia entre Baptista e Figueiredo.
O encontro acontece na mesma altura em José Sócrates está reunido, no mesmo local, com os autarcas socialistas, a quem vai explicar o Orçamento do Estado para 2011.
Porque é que uma empresa privada que dá lucro e paga impostos como a PT , vai reduzir o salário do administrador para pagar salários dos funcionários públicos portugueses. Ou o jornalista esqueceu-se que a PT foi privatizada?O que é a CMVM?
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - também conhecida pelas iniciais CMVM - foi criada em Abril de 1991 com a missão de supervisionar e regular os mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros derivados (tradicionalmente conhecidos como “mercados de bolsa”) e a actividade de todos os agentes que neles actuam.
A CMVM é um organismo público independente, com autonomia administrativa e financeira. As receitas da CMVM não provêm do Orçamento Geral do Estado, resultando das taxas de supervisão cobradas em contrapartida pelos serviços que presta.
http://www.elmundo.es/elmundo/2010/10/1 ... 61465.htmlTRÁFICO | De Vigo a Oporto, de entrada, 77 euros
Portugal implanta el peaje más caro y caótico del mundo
Los arcos con las cámaras (izquierda) y las señales con los precios, en la A-28. | A. G.
* Viajar a Oporto desde Galicia cuesta de entrada 77 euros
* Es necesario alquilar un dispositivo electrónico en la frontera
* Descuentan cuatro euros si se devuelve en perfecto estado y en el mismo sitio
* Los empresarios vigueses creen que la UE lo declarará discriminatorio
* 'Lo mejor es colarse y no pagar', recomiendan los automovilistas lusos
Antonino García | Viana do Castelo (Portugal)
Actualizado domingo 17/10/2010 12:27 horas
Si usted vive en Galicia y quiere viajar a Portugal prepárese para pagar el peaje más caro del mundo: 77 euros por un tramo de 76 kilómetros. Desde este viernes se ha implantado en el país vecino una tasa para la nueva autovía A-28, que discurre por la costa, y para la circunvalación de entrada en Oporto. Más de un euro por kilómetro es la tarifa que deberán abonar todos aquellos que circulen por primera vez desde la localidad de Viana do Castelo hasta la capital del Douro.
La medida llega impuesta desde el Gobierno central luso ante la grave crisis que afecta a todo el Estado y bajo el desconcierto generalizado de los automovilistas extranjeros. La forma de pago es tan complicada que la mayoría de los conductores, por ignorancia o por desacato, no cumplieron con el pago en el primer día de funcionamiento.
En principio sólo se aplican en las tres autovías de entrada en Oporto y desde Lisboa también pretenden implantarlo próximamente en el resto del territorio. Castellanos, desde Zamora y Salamanca, y extremeños también se verán afectados si quieren viajar a la ciudad portuguesa, aunque los gallegos, cuyo volumen de tráfico con el norte de Portugal es mayor, serán los más afectados.
De este modo, Interior Norte, Beiras Litoral y Alta, Beira Interior y Algarve serán de pago a partir del 15 de abril de 2011, informa EFE.
El sistema contempla dos tipos de tarifas. Una de ellas para los propios portugueses y otra para los extranjeros. En el primer de los casos, los diez primeros viajes serán gratis y el resto tendrá el 15% de descuento. No tienen tantos beneficios los ciudadanos españoles que quieran cruzar la 'raia' y desde este viernes ya pudieron comprobarlo.
Poner rumbo a Portugal desde Vigo en la jornada inaugural del peaje se convirtió para los gallegos en un camino plagado de incertidumbres y todos los paneles de la AP-9 gallega alertaban de que comenzaba el nuevo sistema. De entrada, en Valença, al otro lado del río Miño que le separa de la ciudad española de Tui, era imposible adquirir el dispositivo electrónico necesario para utilizar la autovía.
"No tendremos aparatos hasta la próxima semana", aseguran en la oficina de Correos de la villa fronteriza. El departamento postal portugués es el único organismo, junto a las estaciones de servicio y las entidades multibanco, autorizado para vender el equivalente a los VIAT u OBE españoles. El primer desembolso llega con el alquiler del dispositivo. Cuesta 27 euros y si se utiliza una única vez tan sólo descontará 4,30 euros por su utilización durante una semana (en posteriores el reingreso baja a 1,40 cada siete días), aunque para ello es obligatorio devolverlo en perfecto estado y en la misma oficina que se adquirió.
Antes de salir de la expendeduría postal habrá que realizar otro abono, éste todavía más caro. Se trata de una recarga de 50 euros para los vehículos ligeros y de 100 para los pesados. En este caso no existe ningún tipo de devolución posible y únicamente tendrá validez durante 90 días.
Autopista o autovía
Las dos opciones para llegar hasta Oporto son la autopista A-3 o la autovía A-28, puesto que el trayecto por carreteras locales o regionales puede convertir un trayecto de apenas hora y media en tres o cuatro horas. Si usted se decide por la autopista, sepa que podrá pagar en euros en las cabinas de peaje, pero se encontrará con la desagradable sorpresa de que para entrar en Oporto tendrá que utilizar la circunvalación Grande Porto (A-25) o la Costa de Prata (A-41), ambas sometidas al mismo impuesto que el vial que lleva a Galicia, por lo que el problema sólo lo retrasará unos kilómetros.
'No tiene sentido, no podemos pagar con euros'
"Esto no tiene ningún sentido, estamos en un mercado comunitario y no podemos pagar con euros", afirma Héctor Fateiro, coruñés que trabaja para una empresa catalana de mantenimiento de estaciones de servicio. Ese argumento es precisamente el que utiliza la Confederación de Empresarios de Pontevedra para pedir que se abra un procedimiento contra el cobro.
"Si yo voy con mis cinco euros en el bolsillo, me tienen que cobrar, no tengo por qué estar obligado a comprar ningún dispositivo", explica el presidente de la patronal, José Manuel Fernández Alvariño.
Los empresarios vigueses recibieron en las últimas horas una comunicación de la Dirección General de Transportes de la Comisión Europea que les hace concebir esperanzas. Rudolf Koranthali, miembro de la DGT comunitaria, considera que hay indicios suficientes de que Portugal no ha traspuesto correctamente la directiva europea e incumple el artículo 3 del Tratado de la Comunidad sobre la supresión de obstáculos para la libre circulación.
Además de las voces gallegas en contra del nuevo sistema, también los ciudadanos lusos se muestran reacios. La Associaçao Empresarial de Viana do Castelo ha realizado un informe en el que se alerta de la pérdida de competitividad para las empresas gallegas y portuguesas. El tráfico de pasajeros hacia el aeropuerto Sá Carneiro (utilizado por 420.000 gallegos al año) o a multinacionales como Ikea ha aumentado en los últimos años de forma considerable y el telepeaje se convierte en una gran amenaza.
En Portugal las recomendaciones son más pragmáticas. Algunos automovilistas lusos aconsejaban este viernes "saltarse el peaje y no pagar, no va a pasar nada". Lo cierto es que en el primer día de funcionamiento ni un sólo policía portugués se dejó ver en la autovía, pero ser 'pillado' supone un gran inconveniente, puesto que al tratarse de un ciudadano extranjero hay que abonar la multa en el momento. Todo un riesgo para un placentero viaje a la vecina Lusitania.
Nuevo sistema de peaje
- Adquirir un dispositivo electrónico: En áreas de servicio de las autovías afectadas y en oficinas de correos portuguesas. Su coste es de 27 euros.
- Devolución: Para recuperar lo invertido hay que devolverlo en perfecto estado y en la misma oficina. Los reingresos se dividen por semanas. Los primeros siete días suponen una devolución de 4,30 euros. Las semanas siguientes, 1,40 cada una.
- Recarga del chip: Debe realizarse en el mismo momento de la adquisición del dispositivo. Cuesta 50 euros para turismos y 100 para camiones. No hay devolución posible y sólo tienen validez durante tres meses.
Administradores aumentados 65%
Com o País a braços com uma crise, o Governo deu aumentos milionários às administrações de três empresas estatais, todas elas com prejuízos. Os presidentes e os vogais da Carris e da CP viram os respectivos vencimentos aumentados em mais de 50%, enquanto no porto de Lisboa as actualizações rondaram os 30%. A situação foi denunciada ontem por Marques Mendes, ex-líder do PSD.
Por:Sandra Rodrigues dos Santos
José Manuel Rodrigues, presidente da Carris, foi quem teve o maior aumento salarial, 65%, passando a receber 6923,26 euros. A mesma percentagem de subida tiveram os vogais da empresa de transportes públicos que ficaram a auferir 6028,52 euros. Em 2008, a Carris apresentou um prejuízo de 17 milhões de euros e em 2009 esse montante ascendeu aos 41 milhões de euros.
Na CP, os prejuízos ascenderam em 2008 aos 190 milhões de euros, mas isso não impediu a actualização do vencimento de José Benoliel em 52%, para 7225,60 euros. Os vogais da administração viram os seus salários aumentados em quase 60% para 6719,81 euros. A actualização ocorreu em Julho de 2009, tendo, no final desse ano, a CP apresentado prejuízos de 217 milhões de euros.
Na Administração do Porto de Lisboa, os aumentos foram menores, mas igualmente milionários. Natércia Cabral, a presidente, passou a ganhar 6357,48 euros e os vogais 5438,52 euros, uma subida de 34% e de 29%, respectivamente.
Para o antigo líder do PSD, que falava no seu comentário semanal na TVI24, o contraste destes aumentos com o ano de crise que o País atravessava - e ainda atravessa - "é escandaloso". Aumentos que em muito contrastam com a redução de 10% que estes salários sofrerão no próximo ano de acordo com a proposta do Governo para a Administração Pública.