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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:21 pm
por Quiron
Marino escreveu:
Matheus escreveu:Por que não a Suécia não ajuda o Brasil a construir um PA?












[018]
Para lançar o Gripen?
Seria de 5000 ton somente... :lol:
[018] [018]

BRINCADEIRINHA COM O POVO.


Deixa o Serra ler isso para ver se o senhor continua rindo.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:25 pm
por PRick
Wolfgang escreveu:
PRick escreveu: Depois dessa piada :lol: :lol: :lol: , o artigo perdeu qualquer credibilidade, mais um neófito a dizer besteiras na FSP.

[]´s

PRick, não sente uma certa ironia no ar?

Se for isso, vai ter luta na lama na FSP! :mrgreen: :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:27 pm
por Bender
O Painél do leitor da FSP,é um espaço para os leitores se manifestarem,e apesar da lavagem cerebral promovida pelo matutino,é comum ver opiniões divergentes.

Reparem qual opinião,a resenha Notimp sacou de lá,para colocar em seu informativo de hoje. :roll:

Painel do Leitor
Caças

LAURO CAVERSAN (Curitiba, PR)


´´Meus elogios ao pessoal da Aeronáutica. Não se pode admitir que analfabetos em aviação tomem decisões sobre o que desconhecem. Decisão política nessa hora não conta. Duvido que o filho de algum político importante vá pilotar avião no caso de guerra. O que se pode imaginar, caso esse problema persista, é o valor das comissões, que nunca são contabilizadas.´´

---------------------------------------------------------------

Sds.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:27 pm
por tanjjr
Gripen, F 18 ou Rafale. Todos são ótimos.
Mas cade o nosso caça de 5ª geração?
EUA, Russia, Europa, China, Koreia e Japão já estão com o pensamento adiante e nós vamos nos satisfazer com um bom caça de 4ªgeração que vai chegar quando os outros já estiverem na 5ª?

Lembro que a FAB tinha divulgado uma nota falando que teríamos um caça de 5ª, mas acho que era referência ao PAK e parece que azedou…

Alguém sabe algo a respeito?
Vamos precisar de um FX-3?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:31 pm
por JT8D
Santiago escreveu:Alguns comentários.

Que o Planalto prefere o Rafale por ser francês, há muito tempo, independente de qualquer outro fator, não há controvérsias.

Que o caça francês é, para a nossa sorte, uma boa opção do ponto de vista de desempenho, também não há controvérsias.

Santiago escreveu:Sábado, 09 de Janeiro de 2010 | OESP


Para Planalto, compra de Rafale é questão fechada
Referências favoráveis a caças rivais no segundo relatório serão descartadas

Denise Chrispim Marin e Vera Rosa

O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que o caça Rafale-C, da companhia francesa Dassault, se encaixa em um projeto maior de defesa e, portanto, deve ser o escolhido do programa F-X2, para aquisição de 36 aviões para a aviação de combate. A palavra final depende dos últimos acertos sobre o preço desse lote, estimado em R$ 10 bilhões. Com base nessa escolha já consolidada, o Palácio do Planalto decidiu descartar qualquer referência favorável aos outros dois caças concorrentes que constar do segundo relatório do Comando da Aeronáutica, entregue na quarta-feira ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O documento não estabelece ordem de preferência.

Como contrapartida para a Aeronáutica, que terá seu trabalho de análise relativizado na escolha final, o Planalto afasta a hipótese de punição ao comando da Força pelo recente vazamento do texto preliminar do relatório F-X2, de caráter confidencial e datado de setembro de 2009. Segundo um colaborador direto do presidente Lula, a atitude foi "deliberada", "grave" e nociva à segurança nacional. Mas, ponderou ele, a responsabilidade pelo ato "de um brigadeiro" não pode ser imposta ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, cuja "lealdade e integridade são inquestionáveis".

Em entrevista a um canal de TV francês, o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, ironizou a crise. "Com essa polêmica, os preços dos caças tendem a cair."

Para o Planalto, o dado mais relevante dos relatórios é a inexistência de veto aos três concorrentes. Desde o início do F-X2, outros três caças foram riscados pela FAB. O argumento definitivo, do ponto de vista da Presidência, não está presente na análise técnico-militar, mas na avaliação de políticas estratégica e industrial. Nesse quesito, o Rafale não teria rival.

O item mais relevante não deveria ser a transferência de tecnologia e o desenvolvimento da indústria bélica nacional, ambas peças chaves no END?

Segundo o mesmo colaborador de Lula, o F-X2 está inserido em um projeto mais amplo do governo para a área de defesa, que contempla a padronização de toda a frota de caças do País, inclusive uma versão embarcada para guarnecer um futuro porta-aviões a ser construído em parceria com a França.

Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.

O pacote que começa com 36 unidades envolverá a compra de um total de 120 caças. Nesse plano, há três exigências: transferência de tecnologias, reserva de mercado e soberania irrestrita de uso das aeronaves.

Na negociação entre governos concluída no último 7 de setembro, em Brasília, as resistências da França a alguns pontos foram derrubadas. O preço inicial da hora de voo, estimado em US$ 14 mil no caso do Rafale, caiu para US$ 11 mil.

Se não for uma garantia apenas nos 2 primeiros anos, o que sairia muito barato para a França e arriscado para o Brasil, ótimo.

A Dassault deu garantias de que os caças fabricados no Brasil, com a transferência de sua tecnologia, terão a América Latina como mercado cativo. A companhia francesa não entrará na disputa de futuros contratos negociados na região.

Com a americana Boeing, fabricante dos F-18 Super Hornet, persiste a restrição de acesso aos códigos fonte da eletrônica digital de bordo. Além disso, pesa o risco de veto do Pentágono a futuras vendas de aviões militares fabricados no Brasil a outros países, como ocorreu no episódio do embargo ao fornecimento de caças leves Super Tucanos da Embraer à Venezuela, sob argumento de que empregam componentes feitos nos EUA.

Se eles não atenderam aos requisitos do F-X2, não devem ser selecionados mesmo!
Mas os outros argumentos são secundários e irrelevantes. Nenhum país da America do Sul tem condições de adquirir Rafale e mesmo assim já se perdeu o timing. A referência a Venezuela deixa claro a fonte dos jornalistas...


Apontado como a melhor opção no relatório preliminar da Aeronáutica, o Gripen NG, da sueca Saab, traz dois problemas insolúveis, do ponto de vista da Presidência. O primeiro é o fato de seu único motor ser fabricado pela americana GE, o que resultaria no mesmo risco de interferência do Pentágono em futuras operações comerciais.

Quanta besteira que mais uma vez revela a origem das informações dessa reportagem.
Primeiro, a GE/Celma é o maior exportador de serviço do Brasil e acaba de anunciar investimentos USD 120mi aqui. Tem muitos interesses no Brasil. Segundo, a maior parte das turbinas militares aeronáuticas e navais em uso no Brasil são de origem americana
.


A segunda desvantagem diz respeito ao custo do Gripen, apontado como o mais barato no relatório preliminar da Aeronáutica. O Planalto pondera que as estimativas são ilusórias porque apenas 40% do projeto desse jato saiu do papel. "Esse caça não será, no final, necessariamente, o mais barato", afirmou um assessor de Lula*.

Se os suecos oferecem um preço fixo, em contrato, como fizeram na Holanda e já disseram que propuseram aqui, isso passa a ser uma falácia.
(*): Aqui a fonte da matéria se revela parcialmente. Um assessor de Lula, especialista em aeronaves de caça, eterno preocupado com a Venezuela e com turbinas americanas. Só rindo com esses argumentos. Ele deveria esclarecer e enaltecer as vantagens das ToT da Dassault e esquecer os candidatos preteridos.
Pelo jeito o requisito mais importante é que o caça possa ser exportado para a Venezuela e a Bolivia (será que é isso que eles chamam de "interesses estratégicos") :shock:

[],

JT

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:37 pm
por Wolfgang
A Argentina poderá adquirir sim uma dúzia de Rafales a partir de 2018/20, a troco de trigo. Se o Chile pode adquirir Typhoon, por que não Rafales? Colômbia idem. My 2 cents.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:38 pm
por Skyway
Bender escreveu:
Wolfgang escreveu:Sky véio, seu texto é de dar gosto! Parabéns! :wink:
Acabei de ler,é isso ai.

Sds.
Pô, valeu mesmo gente. :D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:39 pm
por JT8D
Wolfgang escreveu:
Santiago escreveu: Por que ele sempre quis? Isso não me parece certo. Não deveria primeiramente ser atendidas a premissas do END (ToT e desenvolvimento industrial) e não a uma vontade pessoal?

Na realidade a pergunta raiz seria outra. Por que a fixação com a Dassault desde o F-X1, antes de qualquer "parceria estratégica"? Essa fixação levou ao cancelamento do F-X1, F-X1,5 e coloca em risco o F-X2. Que estranho "doce" a Dassault possui, que se mostra irresistível apenas aqui na Terra Brasilis? Estranhamente e coincidentemente, a Saab era tida como preferida nos F-X iniciais e a Dassault a escolha política. E a história se repete.

Nossa sorte, dos brasileiros, é que independente do conteúdo da proposta da Dassault, o Rafale possui um execelente desempenho.

[]s
Sinceramente, não vejo a hora disso terminar... E para mim, o NG não deveria estar no short list e sim o Flanker. Porque estamos discutindo classes muito diferentes de caças, custos que não podem ser comparados sem dados muito mais robustos, etc.
O Saito disse que nunca houve adulteração no relatório, isso para mim basta para afirmar a má-fé de parte da imprensa brasileira.
Que bom que já descobrimos que a culpa é da imprensa.

[],

JT

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:41 pm
por Skyway
gaitero escreveu:
Skyway escreveu: Valeu! :D

Falei mais do mesmo, mas não podia era ter esse espaço na minha frente(DB) e ficar de braço cruzado e calado.

Um abraço!
Tem meu total apoio...

Parabéns pela iniciativa...
:wink: :D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:42 pm
por AlbertoRJ
Hader escreveu:
Quiron escreveu: Psiu! É proibido tocar nesse assunto aqui. Se o fizer vc é um traidor da pátria, leviano, um conspirador contra os interesses nacionais que fica na praia com a bandeira americana esperando a invasão yanque.
Façamos o seguinte experimento: peça para um repórter americano vazar um relatório sobre assunto classificado como se segurança nacional dos EUA e vejamos o que acontece... A liberdade de imprensa NÃO é um passaporte para impunibilidade. Se um reporter investigar e descobrir uma fraude na compra tudo OK. É liberdade de imprensa. Vazar um relatório para fazer pressão política não. Aponte-me qual irregularidade, indício de crime ou má conduta funcional o caso expõe.

[]'s
Os jornalistas não cometeram crime nenhum, é claro. O crime foi cometido por quem forneceu um relatório secreto.

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:43 pm
por gaitero
tanjjr escreveu:Gripen, F 18 ou Rafale. Todos são ótimos.
Mas cade o nosso caça de 5ª geração?
EUA, Russia, Europa, China, Koreia e Japão já estão com o pensamento adiante e nós vamos nos satisfazer com um bom caça de 4ªgeração que vai chegar quando os outros já estiverem na 5ª?

Lembro que a FAB tinha divulgado uma nota falando que teríamos um caça de 5ª, mas acho que era referência ao PAK e parece que azedou…

Alguém sabe algo a respeito?
Vamos precisar de um FX-3?
Sei sim....

5 geração é um nome, apenas isto.. para a Boeing, o F/A-18 SH é de 5 geração... Para a SAAB o gripen NG é de 5 geração e para a Dassault o Rafale é de 5 geração.

O F-22 é um caça superior, foi feito para ser imune a banda L, acho que é isto...

Mas temos que ter em mente que muitas ''vantágens'' de um caça de 5 geração, ainda são muito contextadas, dada a baixa observação feita para apontar os pontos em questão como vantágens reias.

Ter um custo de manutenção superior a 30 mil dólares me parece ser uma enorme desvantágem. Ter uma disponibilidade menor que 50% me parece outra desvantágem... Mas cada qual, define o que é desvantagem e vantágem, e em cada país o critério muda radicalmente...

No caso dos países Europeus e Asiáticos. Existem duas vertentes... Desnevolver um caça de 5 geração, com capacidades inferiores e aceitável custo. E desenvolver um caça de 4 geração, para operar em conjunto, no caso Europeu, garantindo uma certa independência militar.

Na China por exemplo, existem estudos para desenvolver um caça de 5 geração... Mas nem por este motivo se pensou em parar com o desenvolvimento do J-10. tanto que a produção prevista deve superar a casa das 1000 unidades.

E o J-10, para muitos, nem chegará perto de um caça de 4 geração atual.

A França, por exemplo, deve operar um caça de 4 geração por longos anos, e fazer deste um caça tão bom quanto o F-35, que é considerado de 5 geração. O Typhoon deverá ser a ponta de lança dos países europeus, mesmo com a entrada em operação do F-35.

Estes pontos nos remetem a apenas uma realidade... Seja de 4 geração, seja de 5 geração... O importante é garatir uma constante modernização da plataforma... porque todos os caças em produção atualmente, são capazes de fazer frente uns aos outros...

Então, para o Brasil, talvez fosse interessante desenvolver um caça de 5 geração, ou participar do seu desenvolvimento... mas se não for, não haverá problema algum, pois a capacidade assegurada com a compra do Rafale, permitirá ao Brasil, fazer frente a qualquer país latino e até europeu.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:44 pm
por GustavoB
Culpa do que, JT?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:48 pm
por JT8D
PRick escreveu:
Wolfgang escreveu:Sabe porque Lula e imprensa não se entendem no Brasil? Porque ambos têm pretensões maiores do que suas respectivas alçadas. Mas pelo menos o Lula foi eleito...

Pois é, isso é que dá uma mídia panfletária, ideológica e partidária, eles querem governar o Brasil, sem mandato, sem terem sido eleitos para nada, aí o resto dos brasileiros fica refém dessa vergonhosa atitude golpista daí o nome de PIG!!! Não foi a toa, eles não perdem a oportunidade de fazer das suas, conseguiram de novo, dá nojo ler esses coisas que eles chamam de jornal.

[]´s
Por falar em nojo ...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:50 pm
por soultrain
Um colega postou os fluxogramas do program fx, mas é impossível encontrar neste tópico maluco :mrgreen:

Alguem pode postar novamente as imagens? Acho que encontrei a lógica disto tudo.

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Jan 09, 2010 1:50 pm
por vplemes
JT8D escreveu:
PRick escreveu:
Pois é, isso é que dá uma mídia panfletária, ideológica e partidária, eles querem governar o Brasil, sem mandato, sem terem sido eleitos para nada, aí o resto dos brasileiros fica refém dessa vergonhosa atitude golpista daí o nome de PIG!!! Não foi a toa, eles não perdem a oportunidade de fazer das suas, conseguiram de novo, dá nojo ler esses coisas que eles chamam de jornal.

[]´s
Por falar em nojo ...
X2