tanjjr escreveu:Gripen, F 18 ou Rafale. Todos são ótimos.
Mas cade o nosso caça de 5ª geração?
EUA, Russia, Europa, China, Koreia e Japão já estão com o pensamento adiante e nós vamos nos satisfazer com um bom caça de 4ªgeração que vai chegar quando os outros já estiverem na 5ª?
Lembro que a FAB tinha divulgado uma nota falando que teríamos um caça de 5ª, mas acho que era referência ao PAK e parece que azedou…
Alguém sabe algo a respeito?
Vamos precisar de um FX-3?
Sei sim....
5 geração é um nome, apenas isto.. para a Boeing, o F/A-18 SH é de 5 geração... Para a SAAB o gripen NG é de 5 geração e para a Dassault o Rafale é de 5 geração.
O F-22 é um caça superior, foi feito para ser imune a banda L, acho que é isto...
Mas temos que ter em mente que muitas ''vantágens'' de um caça de 5 geração, ainda são muito contextadas, dada a baixa observação feita para apontar os pontos em questão como vantágens reias.
Ter um custo de manutenção superior a 30 mil dólares me parece ser uma enorme desvantágem. Ter uma disponibilidade menor que 50% me parece outra desvantágem... Mas cada qual, define o que é desvantagem e vantágem, e em cada país o critério muda radicalmente...
No caso dos países Europeus e Asiáticos. Existem duas vertentes... Desnevolver um caça de 5 geração, com capacidades inferiores e aceitável custo. E desenvolver um caça de 4 geração, para operar em conjunto, no caso Europeu, garantindo uma certa independência militar.
Na China por exemplo, existem estudos para desenvolver um caça de 5 geração... Mas nem por este motivo se pensou em parar com o desenvolvimento do J-10. tanto que a produção prevista deve superar a casa das 1000 unidades.
E o J-10, para muitos, nem chegará perto de um caça de 4 geração atual.
A França, por exemplo, deve operar um caça de 4 geração por longos anos, e fazer deste um caça tão bom quanto o F-35, que é considerado de 5 geração. O Typhoon deverá ser a ponta de lança dos países europeus, mesmo com a entrada em operação do F-35.
Estes pontos nos remetem a apenas uma realidade... Seja de 4 geração, seja de 5 geração... O importante é garatir uma constante modernização da plataforma... porque todos os caças em produção atualmente, são capazes de fazer frente uns aos outros...
Então, para o Brasil, talvez fosse interessante desenvolver um caça de 5 geração, ou participar do seu desenvolvimento... mas se não for, não haverá problema algum, pois a capacidade assegurada com a compra do Rafale, permitirá ao Brasil, fazer frente a qualquer país latino e até europeu.