TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Divino Alves
Intermediário
Intermediário

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29431 Mensagem por Divino Alves » Sáb Jan 09, 2010 11:06 am

PRick escreveu:
P44 escreveu:lá vem a VEJA, a espumar da boca 8-]

O engraçado é que tem gente que defende as matérias da Veja e da FSP, e malha a matéria da Isto É. Muito interessante.

O Presidente já decidiu, resta, o resto chorar, nada mais que isso. Quanto essa palhaçada de vazamento, não interessa em nada para a decisão. Porém, se for verdade, cabeças tem que rolar.

Também me admira muito, a contratação de ex-oficiais graduados que estavam no COPAC para faze lobie, existe um negócio chamado de ética e moralidade, que no serviço público deve ser incluído num instituto jurídico chamado quarentena, quer dizer, quem ocupa determinados cargos no governo, não pode ir para a iniciativa privada usar sua influência ou conhecimento dentro de um prazo, que pode chegar há alguns anos.

[]´s
Os ataques mais incisivos, contudo, foram dirigidos ao Gripen NG. Merialdo ressaltou que o caça sueco figura na categoria do Mirage 2000, anterior à do Rafale, e que seria preciso o dobro de aeronave Gripen para cumprir as múltiplas funções atendidas pelo avião francês. O executivo francês destacou também que, por estar em fase de desenvolvimento e existir apenas um demonstrador de conceito em operação, o projeto da Saab pode trazer um risco financeiro para a FAB. “O custo final do desenvolvimento do Gripen NG é totalmente desconhecido, podendo se tornar um verdadeiro saco sem fundo”,
disse.

Para enfatizar seu argumento, Merialdo recebeu os repórteres na companhia dos coronéis-aviadores da reserva, Márcio Bastos Moreira, Flávio de Carvalho Passos e Rogério Bonatto. Todos, hoje trabalhando como consultores da Rafale, se revesavam nas respostas à imprensa.

Fonte: ALIDE

_____________________________________________________________________________________________________________
Comissão do Senado ouve Ministro sobre Projeto FX

A indústria brasileira poderá se beneficiar do resultado da licitação para a compra de novos caças supersônicos à Força Aérea Brasileira. O Ministro da Defesa, José Viegas Filho, disse, na manhã do dia 11 de março, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, que o propósito do Governo é fortalecer a participação de empresas nacionais, na pluralidade permitida, depois de o vencedor ser conhecido. “Estou falando da criação de oportunidades para que a indústria brasileira possa participar do processo industrial e tecnológico da fabricação dos aviões”, disse.

Viegas respondeu às questões formuladas pelos senadores, destacando que essa é uma compra que chama a atenção nacional pela importância do uso dos caças na defesa da soberania e pelo alto valor envolvido na operação (760 milhões de dólares).

Ao lado do Coronel Márcio Bastos Moreira, Gerente do Projeto FX, o Ministro explicou que são cinco os concorrentes: o consórcio Mirage 2000 BR, liderado pela Embraer em parceria com franceses (com o modelo Mirage), a anglo-sueca Gripen Internacional (Gripen), a norte-americana Lockheed Martin (F-16) e as russas Rac Mig (Mig 29) e o consórcio Rosoboronexport, associado à brasileira Avibrás (Sukhoi 35).

Viegas falou da importância do projeto FX para o novo perfil da FAB e para as conseqüências do desenvolvimento tecnológico envolvendo o processo. Disse que o Conselho de Defesa Nacional, ao qual caberá a escolha do vencedor, levará em conta tanto a avaliação do offset quanto propriamente do avião.

Editado pela última vez por Divino Alves em Sáb Jan 09, 2010 11:08 am, em um total de 1 vez.
hbfontes
Júnior
Júnior

#29432 Mensagem por hbfontes » Sáb Jan 09, 2010 11:08 am

Crime Contra a Segurança Nacional?

Meu deus a midia e livre é não e obrigada a revelar suas fontes para isto.

E de deixar louco isso, o cara rouba milhões e coloca na cueca, ninguem fala nada, o filho do presidente do nada cria uma empresa que vale MILHÕES, ninguem fala nada, dai uma reporta poe uma reportagem que vai contra nosso FUTURO DITADOR, todo mundo que manda a coitada para o PAU.

Brasileiros, vamos acordar.

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#29433 Mensagem por ELSONDUARTE » Sáb Jan 09, 2010 11:08 am

PRick

#29434 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 11:10 am

Divino Alves escreveu:
PRick escreveu:
O engraçado é que tem gente que defende as matérias da Veja e da FSP, e malha a matéria da Isto É. Muito interessante.

O Presidente já decidiu, resta, o resto chorar, nada mais que isso. Quanto essa palhaçada de vazamento, não interessa em nada para a decisão. Porém, se for verdade, cabeças tem que rolar.

Também me admira muito, a contratação de ex-oficiais graduados que estavam no COPAC para faze lobie, existe um negócio chamado de ética e moralidade, que no serviço público deve ser incluído num instituto jurídico chamado quarentena, quer dizer, quem ocupa determinados cargos no governo, não pode ir para a iniciativa privada usar sua influência ou conhecimento dentro de um prazo, que pode chegar há alguns anos.

[]´s
Os ataques mais incisivos, contudo, foram dirigidos ao Gripen NG. Merialdo ressaltou que o caça sueco figura na categoria do Mirage 2000, anterior à do Rafale, e que seria preciso o dobro de aeronave Gripen para cumprir as múltiplas funções atendidas pelo avião francês. O executivo francês destacou também que, por estar em fase de desenvolvimento e existir apenas um demonstrador de conceito em operação, o projeto da Saab pode trazer um risco financeiro para a FAB. “O custo final do desenvolvimento do Gripen NG é totalmente desconhecido, podendo se tornar um verdadeiro saco sem fundo”,
disse.

Para enfatizar seu argumento, Merialdo recebeu os repórteres na companhia dos coronéis-aviadores da reserva, Márcio Bastos Moreira, Flávio de Carvalho Passos e Rogério Bonatto. Todos, hoje trabalhando como consultores da Rafale, se revesavam nas respostas à imprensa.

Fonte: ALIDE

Oras, não vejo nada demais dos concorrentes se degladiarem com informações e contra-informações, porém, a contratação de ex-fabianos, deve, sim, passar pelo crivo dos princípicios da moralidade e éticas públicas, não sei a posição ocupadas por esses Coronéis da reserva, falei em tese, e vale para todos os lados.

[]´s

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#29435 Mensagem por Marino » Sáb Jan 09, 2010 11:10 am

Quanto a membros da reserva das FA serem contratados na reserva por empresas, o que é um direito deles, me lembrei de um fato que presenciei.
Um Alte da reserva pediu audiência com um outro (omito nomes) sem dizer a agenda.
Quando recebido, com o cerimonial que lhe fazia juz, foi conduzido ao local de reunião, quando começou a expor um produto da empresa que representava.
Neste instante o "outro" o interrompeu e disse: em qual situação lhe estou recebendo, como Alte da reserva ou como vendedor? Se como Alte da reserva, continuo a lhe prestar todo respeito e consideração. Como vendedor, lhe ofereço um cafezinho e a reunião está encerrada.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#29436 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:11 am

hbfontes escreveu:Crime Contra a Segurança Nacional?

E de deixar louco isso, o cara rouba milhões e coloca na cueca, ninguem fala nada, o filho do presidente do nada cria uma empresa que vale MILHÕES, ninguem fala nada, dai uma reporta poe uma reportagem que vai contra nosso FUTURO DITADOR, todo mundo que manda a coitada para o PAU.

Sem ideologias. Estou falando de caso concreto. Se um dia a mídia vazar o projeto de casco do sub nuclear ou do reator também estará agindo com liberdade de imprensa... Vamos parar com esse papinho furado medíocre, ok?

Wolfgang
Sênior
Sênior

#29437 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:13 am

Sabe porque Lula e imprensa não se entendem no Brasil? Porque ambos têm pretensões maiores do que suas respectivas alçadas. Mas pelo menos o Lula foi eleito...

gaitero
Sênior
Sênior

#29438 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 09, 2010 11:14 am

Skyway escreveu:
Mapinguari escreveu: Parabéns, Skyway! Eu ainda não havia lido o artigo. [009]
Valeu! :D

Falei mais do mesmo, mas não podia era ter esse espaço na minha frente(DB) e ficar de braço cruzado e calado.

Um abraço!
Tem meu total apoio...

Parabéns pela iniciativa...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
PRick

#29439 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 11:14 am

hbfontes escreveu:Crime Contra a Segurança Nacional?

Novamente, acusações sem provas e leviandades, quem precisa acoradar é você! Um dos casos referidos por você está sob investigação, o outro, nada foi apurado. Que Ditador? Você pode apontar alguém aí? O último DITADOR que tivemos foi o falecido GAL. João Batista Figueiredo!!!!! :evil: :evil: :evil:

[]´s

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#29440 Mensagem por nveras » Sáb Jan 09, 2010 11:15 am

Cunha escreveu:É, parece que as coisas finalmente estão se encaminhando para o final. Vai dar Rafale mesmo, houve apenas um relatório da FAB sem alterações e ainda, de quebra, vem aí um porta-aviões construído junto com os franceses. Que assim seja contato que este martírio termine!!!
Por isto, eu afirmei que, se a FAB escolheu o Gripen pautada em custo de operação, fez besteira. A aquisição dos caças faz parte de um projeto bem maior, que estava fora de seu alcance, pois estava inserido em uma política de longo prazo. Se isto tudo é verdade, parabéns a FAB a MB e ao Brasil.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Wolfgang
Sênior
Sênior

#29441 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:16 am

Sky véio, seu texto é de dar gosto! Parabéns! :wink:

PRick

#29442 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 11:16 am

Wolfgang escreveu:Sabe porque Lula e imprensa não se entendem no Brasil? Porque ambos têm pretensões maiores do que suas respectivas alçadas. Mas pelo menos o Lula foi eleito...

Pois é, isso é que dá uma mídia panfletária, ideológica e partidária, eles querem governar o Brasil, sem mandato, sem terem sido eleitos para nada, aí o resto dos brasileiros fica refém dessa vergonhosa atitude golpista daí o nome de PIG!!! Não foi a toa, eles não perdem a oportunidade de fazer das suas, conseguiram de novo, dá nojo ler esses coisas que eles chamam de jornal.

[]´s

Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#29443 Mensagem por Cunha » Sáb Jan 09, 2010 11:17 am

nveras escreveu:
Cunha escreveu:É, parece que as coisas finalmente estão se encaminhando para o final. Vai dar Rafale mesmo, houve apenas um relatório da FAB sem alterações e ainda, de quebra, vem aí um porta-aviões construído junto com os franceses. Que assim seja contato que este martírio termine!!!
Por isto, eu afirmei que, se a FAB escolheu o Gripen pautada em custo de operação, fez besteira. A aquisição dos caças faz parte de um projeto bem maior, que estava fora de seu alcance, pois estava inserido em uma política de longo prazo. Se isto tudo é verdade, parabéns a FAB a MB e ao Brasil.
Sem esquecer que não é um projeto deste governo, mas do Estado Brasileiro!

Wolfgang
Sênior
Sênior

#29444 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:19 am

Me parece que claro que a FAB NUNCA escolheu o Gripen. Foi uma tentativa, mas furou... O que mais me chamou a atenção é que a Globo não embarcou nessa, o que me fez ficar com o pé bem atrás com essa história.

Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#29445 Mensagem por Cunha » Sáb Jan 09, 2010 11:20 am

Wolfgang escreveu:Me parece que claro que a FAB NUNCA escolheu o Gripen. Foi uma tentativa, mas furou... O que mais me chamou a atenção é que a Globo não embarcou nessa, o que me fez ficar com o pé bem atrás com essa história.
Concordo. Acho que foi o último suspiro dos concorrentes. :wink:

Editado pela última vez por Cunha em Sáb Jan 09, 2010 11:21 am, em um total de 1 vez.
Responder