Página 1954 de 2046

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Dez 21, 2017 5:41 pm
por julio_cmb
Temer descarta venda do controle da Embraer

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... raer.shtml

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Dez 21, 2017 5:45 pm
por Túlio
CREDO, logo quem dando garantia de alguma coisa, o mesmo sujeito que só não vende a PETROBRÁS (e a preço de banana) porque tem medo de tomar golpe militar... :roll: :roll: :roll: :roll:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Dez 21, 2017 9:34 pm
por FCarvalho
Ou de tomar em outro lugar mesmo. Com danos irreversíveis. :twisted: :lol:

abs

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Sex Dez 22, 2017 8:31 am
por Duka
Não acho que ele tenha qualquer nível de patriotismo, É só um jeito fácil de ganhar uns pontinhos políticos.
EMBRAER é um dos poucos orgulhos tecnológicos nacionais (minha Petrobras já foi :lol: ).

Além do mais, logo agora, que estão com um discurso de recuperação da economia, vem uma empresa gringa e "leva embora" a joia da coroa da engenharia nacional?

Até pro vampiro pega mal.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Sex Dez 22, 2017 2:09 pm
por J.Ricardo
Vai sair negócio, podem esperar, não vai ser venda propriamente dita, mas a Boeing vai ter participação nela, ou, será feita uma SPE para a americana ter participação na divisão de aviões comerciais.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Dez 24, 2017 4:11 am
por GIL
J.Ricardo escreveu:Vai sair negócio, podem esperar, não vai ser venda propriamente dita, mas a Boeing vai ter participação nela, ou, será feita uma SPE para a americana ter participação na divisão de aviões comerciais.
Isso ja é outra historia.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Dez 24, 2017 12:22 pm
por Túlio
GIL escreveu:
J.Ricardo escreveu:Vai sair negócio, podem esperar, não vai ser venda propriamente dita, mas a Boeing vai ter participação nela, ou, será feita uma SPE para a americana ter participação na divisão de aviões comerciais.
Isso ja é outra historia.

Mas é a única que tem lógica. Assim, algumas considerações:

:arrow: Vamos primeiro examinar isso de Golden Share, que é o santo em que todo mundo está se agarrando: lembram da Mectron? Tinha GS e mesmo assim o governo autorizou sua venda. Não vi ninguém fazendo passeata e depredando patrimônio público contra isso. No fim o negócio não saiu porque a controladora era a Odebrecht e, com a Lava Jato, a citada empresa virou numa espécie de leproso medieval, ninguém queria nem chegar perto. E a Mectron quebrou, com seus assets até hoje envoltos em uma misteriosa "distribuição", na qual entra até a AEL, que nem EED é. Outro exemplo é a Petrobrás que, mesmo sendo "do governo" e com o Pré-Sal já produzindo cerca de metade do petróleo brasileiro, ali pela metade da década, com Libra em atividade, será uma empresa que possuirá menos de 1/3 da produção Brasileira. Ou seja, não adianta ter Golden Share nem ser Estatal, se os caras querem vender, vendem e fim.

:arrow: Mas nem tudo são trevas, muito pelo contrário, o bright side é bem interessante: a Boeing está reagindo a um movimento estratégico da Airbus, sua arqui-rival, que foi, em linhas gerais, comprar a linha de montagem de apenas uma família de jatos comerciais (CSeries) que ameaça a sua própria de aeronaves menores (A318/319/320) e, com isso, ampliou seu portfólio, ficando temporariamente em vantagem; só que botaram a mão na mais fraca das duas (uns 34% do mercado de aeronaves da classe), talvez reflexo da péssima experiência que os Franceses tiveram quando chegaram a possuir, capitaneados pela Dassault, uns 20% do total da EMBRAER, e isso na década passada. Entraram com o dinheiro e os brazucas com a experiência; ao verem que não apitavam nada, acabaram saindo, ficando a EMBRAER com o dinheiro e eles com a experiência (para não entrar em outra fria dessas :twisted: ).

:arrow: E a Boeing? Ficou acuada, se a situação permanecer como está vai ficar na Segundona, sendo vista pela Airbus apenas pelo retrovisor. Qual o movimento mais lógico? Bueno, assim, como há duas Grandes se digladiando no mercado das aeronaves comerciais (e com a China fazendo o diabo para adentrar no mercado Ocidental, o que inevitavelmente irá acontecer), há outras duas se digladiando pelo mercado imediatamente abaixo. Só que a EMBRAER possui cerca de 46% dele (contra 34% de sua rival), no setor que interessa, a Aviação Regional de maior porte. E chegamos então a algumas interessantes conclusões:

:arrow: Quem tem mais interesse no negócio? A EMBRAER em vender a linha dos E-Jets ou a Boeing em comprar (nem vou falar em compra DA EMBRAER TODA, o Françuá já viu no que isso dá, não é bem da Aeroeletrônica, uma empresa em estado falimentar, que estamos falando...)? Bueno, a EMBRAER não perde praticamente nada com a associação entre Airbus e Bombardier, já a Boeing perde e muito! E todo mundo aqui conhece a lei mais básica do mercado, a da oferta vs demanda. Um sintoma: no que saiu a notícia do interesse da Boeing, as ações da EMBRAER subiram a um pico de 40% acima do normal, estabilizando ainda em +25%, enquanto as da Boeing mal se mexeram. Isso é um baita dum trunfo, porque não há outra empresa deste porte que a Boeing possa acessar. O consumo de champanha deve der aumentado uma barbaridade em certas mansões, pois foi um boost totalmente inesperado.

:arrow: Há comentários sobre a linha de aeronaves executivas (a Bombardier tem sua linha, como a EMBRAER), mas não vi nada de oficial, seja da Airbus, seja da Boeing. Aviação Militar me parece perto de ZERO (talvez com a honrosa exceção do -390, mas aí para dar uma paulada na Lockheed-Martin e seu véio -130, em casa), apesar de algumas notícias em contrário. Assim, brabo de falar em venda da EMBRAER, mas sim venda ou muito mais provavelmente parceria em uma única linha de aeronaves que complementam o decadente 737 (estando talvez no horizonte uma parceria para o desenvolvimento de um possível substituto para ele e com o nome Boeing ou Boeing-EMBRAER). E mesmo isso é complicado de acreditar, a EMBRAER é tão benchmark no mercado regional (com clara vocação para o comercial) quanto a Boeing o é no comercial, faria muito mais sentido fazer o avião no Brasil e vender com o nome Boeing-EMBRAER (ou mesmo só EMBRAER, com o logo da Boeing acrescido) do que agir à Francesa e querer tomar conta de tudo - coitada da Bombardier, creio que não sobreviverá ao "negócio da China" que fez, sobrando apenas parte da Divisão de Aviação Executiva & outras menores - e a Airbus vai acabar no prejuízo). Assim, uma simples tomada de controle faz muito menos sentido do que uma sinergia, uma parceria win-win.

:arrow: Há ainda um fator muito relevante a ser analisado: a comunalidade, nem que seja de peças, partes, fornecedores e empresas de manutenção; enquanto um Airbus emprega massivamente insumos e métodos Europeus, um Bombardier usa mais os da América do Norte! Já tanto Boeing quanto EMBRAER empregam praticamente os mesmos. Ou seja, é/será muito mais fácil usar o argumento da citada comunalidade para vender Boeing + EMBRAER do que Airbus + Bombardier. Outra vez, parceria sinérgica faz muito mais sentido do que simples tomada, por manter ativas duas consagradas benchmarks e com custos bem menores. Win-win! Outro fator interessantíssimo é que a Boeing estará pagando por um mercado de 46%, enquanto a Airbus por um de 34%.

:arrow: Por fim, qual o sentido em assumir custos pra lá de exorbitantes só para levar a linha de montagem e todos os Departamentos de Projetos ligados ao E-Jet para os EUA quando já existe tudo pronto aqui e com mão de obra mais barata? O quanto isso se refletirá no preço final da aeronave (lembrar, E-Jet vende tanto por conta do custo-benefício)? Não, a Boeing não ficou do tamanho que é fazendo PATRIOTADA!

Assim, nestes termos me parece um excelente negócio, que dará um baita dum boost nas duas empresas e, se bobear, o golpe de misericórdia nas rivais, sobrando o campo livre para a disputa final com a China, que vai ter que rebolar em dobro para enfrentar uma dupla Boeing-EMBRAER pra lá de anabolizada.

É o que penso. 8-]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Dez 24, 2017 12:43 pm
por FCarvalho
Um excelente post Túlio. Está mais que claro que comprar por comprar não leva a nada. As duas empresas são gigantes em seus respectivos mercados. Não valeria a pena mesmo mexer nisso só para colocar uma bandeira americana em S. José dos Campos.

Tomara que quem quem decide as coisas no planalto central também tenha a mesma visão.

abs.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Dez 24, 2017 2:34 pm
por hotm
http://www.cavok.com.br/blog/boeing-rec ... a-o-catar/


:shock: :shock: :shock: Para que querem tantos caças? Onde arranjam tantos pilotos?

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Dez 24, 2017 2:39 pm
por hotm

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Dez 24, 2017 3:50 pm
por Bolovo
hotm escreveu:http://www.cavok.com.br/blog/boeing-rec ... a-o-catar/


:shock: :shock: :shock: Para que querem tantos caças? Onde arranjam tantos pilotos?
Pra que querem tantos caças?

Oras, o Qatar está no momento em crise política com todas as monarquias árabes. Comprando caças de todos os países ocidentais, eles mantem as costas quentes com todos eles.

Ps.: Muito em breve comprarão também o sistema S-400 russo.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Dez 24, 2017 7:45 pm
por FCarvalho
Isso é mais ou menos como o Uruguai aqui virasse a terra da maconha livre e resolvesse comprar Su-35, FREEM, ALTAY, mais umas 50 mil cópias do FAMAS chinês, além de Umas vinte baterias de mísseis supersônicos indianos.

Ia dar pano pra manga por muito tempo. :lol:

abs

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 08, 2018 5:50 pm
por EDSON
F15 derrubado no Iêmen.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 08, 2018 6:08 pm
por Túlio
PUTZ, o que andam dando para esses rebeldes usar? Até onde sei abateram outro F-15 da Família Saud...

http://www.defenseworld.net/news/21715/ ... lPPGFWnHX4

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Jan 08, 2018 6:15 pm
por FCarvalho
Falam em um Tornado Saudita.

Abs