TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28921 Mensagem por Enlil » Sex Jan 08, 2010 1:20 am

Túlio escreveu:!!!BOMBA!!!

EU FALEI!!!

Obama admite venda de caça invisível ao Brasil
07 de janeiro de 2010 • 22h00 • atualizado às 22h21 Comentários
9Notícia
ReduzirNormalAumentarImprimir

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou há poucos minutos que jamais foi definitivamente negada a venda de 'caças invisíveis' modelo F-35 ao Brasil e que os Departamentos de Defesa e de Estado estão atentos ao desenrolar das negociações sobre qual avião será escolhido na concorrência F-X que dotará a Força Aérea de 36 novos caças de ataque.

"A recente informação de estabilização dos custos do programa JSF e disponibilidade para entregas a países outros que o nosso a partir de 2016 é encorajadora", declarou Obama em entrevista coletiva. Ele acrescentou que "o Brasil seria muito bem vindo ao grupo".

As relações entre Brasil e EUA têm se pautado por um crescente distanciamento, sobretudo na área militar. Obama recentemente declarou que "o Brasil deve entender o que ele significa nestes seus novos tempos de potência emergente que divide o continente americano conosco. Podemos e devemos trabalhar juntos, sem subordinações mas como verdadeiros amigos e aliados."

Obama disse ainda que este é apenas um dos assuntos que deverá abordar com o presidente Lula em sua viagem ainda não agendada ao Brasil. Perguntado sobre a delicada questão dos subsídios agrícolas, respondeu que o assunto "continua em estudos".

Mais notícias de Brasil »
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
8-]
FX-3: F-35, PAK-FA e Chengdu J-1X (?)...




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28922 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 08, 2010 1:21 am

jp escreveu:
Dieneces escreveu:Veio coisa pior . Aguardem a repercussão amanhã da aprovação do decreto dos direitos humanos . Absurdo que deixa a negociata dos Rafales em segundo plano na mídia . Para mim se equivalem .
Mano, não será por decreto. Incide nulidade jurídica se assim se proceder.
Brother , dá uma repassada no noticiário de agora a noite... :wink: Chavismo puro .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28923 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 1:26 am

Skyway escreveu:Po, tadinho do Gripen...muito bonitinho, sempre gostei dele...mas já foi abatido antes mesmo de existir! :roll: :mrgreen:
Segundo um amigo meu, o Gripen NG é o caça que "non ecziste", mas que deveria existir. E o Rafale, o caça que existe, mas não deveria existir, pois os franceses deveriam ter permanecido no EF2000.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61289
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28924 Mensagem por Túlio » Sex Jan 08, 2010 1:30 am

Mapinguari escreveu:
Segundo um amigo meu, o Gripen NG é o caça que "non ecziste", mas que deveria existir. E o Rafale, o caça que existe, mas não deveria existir, pois os franceses deveriam ter permanecido no EF2000.


Sem querer ser chato mas não seria o contrário? SOZINHOS e vendendo apenas em casa os Franceses estão com o caça deles aí, com AESA & quetales, já os Países do Typhoon, inclusive exportando, vão ter ainda que esperar mais uns anos... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28925 Mensagem por lobo_guara » Sex Jan 08, 2010 1:46 am

gomugomu escreveu:F-X2: uma visão ‘comunista’ sobre o assunto

Título Original: Os aviões da FAB e os ventríloquos da mídia

“As turbulências do presidente”; “Os pés pelas mãos” – por si só os títulos dos editoriais nos quais os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo trataram, neste início de ano, a questão da compra pelo governo brasileiro de um lote de novos caças para a Força Aérea Brasileira, indicam a indisfarçada torcida pela abertura de uma crise no governo federal.
A decisão vem sendo amadurecida há bastante tempo. Além das audiências públicas, consultas, relatórios técnicos e demais providências que uma decisão dessa envergadura envolve (dados seus aspectos políticos, militares e financeiros), há também um pesado jogo de pressões (internas e estrangeiras) que extrapolam os aspectos técnicos e financeiros e revelam o fundamental caráter geopolítico do que está em jogo.
O vazamento de um relatório da FAB, noticiado pela Folha de S. Paulo no dia 4, faz parte desse jogo pesado. E a reação da mídia, com forte eco na oposição neoliberal, revela aspectos dele que se interpõem entre a manifesta preferência de Lula pela oferta francesa e a torcida pela compra do sueco Gripen NG.
Alega-se que o sueco é um avião mais barato. Mas é como comprar um apartamento na planta. É um avião que ainda não está pronto mas só existe em projeto, com limitações importantes. Seu motor, por exemplo, é fabricado nos EUA; outra fragilidade decorre de que, para baratear a produção, ele depende de um sem número de fornecedores de peças espalhados pelo mundo. Quando se lembra que, há poucos anos, a Embraer foi proibida pelo governo de Washington de vender aviões Tucanos para a Venezuela porque tinham componentes fabricados nos EUA esta fragilidade do projeto sueco fica ainda mais evidente – ela não é técnica nem financeira, mas política.
A decisão final pela compra cabe ao presidente Lula que, como chefe da Nação, é o comandante em chefe das Forças Armadas. Não será uma decisão solitária, como insinuam os pregoeiros da crise, mas envolverá o Ministro da Defesa, o Conselho de Defesa, a assessoria técnica da FAB e as necessárias consultas para uma decisão que envolve tamanha responsabilidade. Mas ela é prerrogativa do presidente da República.
Isto é, será uma decisão política, como insistem o próprio Lula, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e outras autoridades do Governo. Este é o coração da polêmica. A decisão final poderá consolidar e fortalecer o caminho autônomo que o Brasil segue desde 2003. É um rumo contra o qual a oposição neoliberal, e as forças sociais que ela representa, mantém o dogma do alinhamento automático entre o Brasil e os EUA, opinião que fundamenta sua torcida por uma escolha para recolocar nosso país numa situação subalterna e dependente.
Mas o governo trabalha com outra opção, a do fortalecimento da autonomia que poderá resultar da consolidação de pactos internacionais múltiplos e soberanos, fora da esfera norte-americana, e que possam aumentar a capacidade de defesa de nosso país sem a dependência de decisões externas.
O embate entre estas duas opções, uma dependente, outra soberana, é o fundamento da torcida da oposição neoliberal por uma crise entre o governo e os militares. Tudo indica que mais uma vez não passará intriga midiática, e que – ao contrário do que querem os ventríloquos da mídia, a soberania nacional saíra fortalecida.
FONTE: Portal Vermelho
Vermelho é uma página mantida e gerida pela Associação Vermelho, entidade sem fins lucrativos, em convênio com o Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Na verdade essa é a visão do governo os comunistas do PCdoB apenas compartilhão dessa posição por fazer parte do governo, ou seja essa posição não é apenas uma posição ideológica.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28926 Mensagem por lobo_guara » Sex Jan 08, 2010 1:53 am

Dieneces escreveu:
jp escreveu: Mano, não será por decreto. Incide nulidade jurídica se assim se proceder.
Brother , dá uma repassada no noticiário de agora a noite... :wink: Chavismo puro .
:shock: Sem dúvida, amanha mesmo o MST será transformado em milícia popular e trocará os facões por AK-103, e o Lula vai passar a usar uma boina vermelha também, tstststs, só faltava essa agora.
Francamente!




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28927 Mensagem por Enlil » Sex Jan 08, 2010 1:55 am

Túlio escreveu:
Enlil escreveu: és o único defensor de 1º Classe do Gripen NG q sobrou no tópico (nosso estimado Bolovo se retirou, quiçá sabiamente, mais para o índice Forças Terrestres e até diz ter se tornado um "dissidente" da causa :shock: :mrgreen:...).

[009], [ ], até mais...

Nas buenas, posso estar errado mas confesso que NUNCA VI o Bolovo véio defendendo Gripen NG, aliás lembro é dele dizer que o C/D ele defendia, o NG não... 8-]
Pode ser, não estou certo agora (memória fraca frente "apenas" 19XX páginas...) , até porque ele há muito tempo se retirou dos debates ("") do tópico. No entanto, sempre foi Gripeiro e nunca escondeu isso. De qualquer forma deve ser por isso q ele se diz Gripeiro "dissidente" :mrgreen:...




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28928 Mensagem por Enlil » Sex Jan 08, 2010 2:00 am

Ufa! Cabei! Sábado vou para um balneário e só volto terça. Putz, acho q esse tópico terá por lá umas 2XXX páginas [101]...




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28929 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jan 08, 2010 2:11 am

Carlos Mathias escreveu:Não, vazou um hoje, atual e pronto.
A Próxima aquisição da COPAC vai ser TAMPAX...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28930 Mensagem por U-27 » Sex Jan 08, 2010 2:15 am

Enlil escreveu:Ufa! Cabei! Sábado vou para um balneário e só volto terça. Putz, acho q esse tópico terá por lá umas 2XXX páginas [101]...

5xxx




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18571
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2395 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28931 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 08, 2010 2:56 am

soultrain escreveu:
knigh7 escreveu:Tá aí
Ok, então eu vou fazer um resumo:
Você está desconsiderando o que eu destaquei acima
O SH - A FAB tem uma ala norte-americana forte, não é o mais caro não é o mais barato, mas irracionalmente o lobby da ala.


O Rafale, racionalmente é o melhor tecnicamente, o mais sofisticado, o que tem mais possibilidades de evolução e é o que tem apoio politico e ainda vem com um pacote de manutenção por 10 ou 20 anos tudo incluído.
Todos os competidores OFERECERAM pacotes de manutenção, e estes por 5, 8, 10 e 20 anos. Se a FAB irá optar ou não, e se optar, deve escolher qual é. Isso tudo encarece as propostas.
O NG é o azarão, o mais arriscado, mas o mais barato.
Não é azarão. Veja que em posts um pouco posteriores a esse, no mesmo tópico, eu dei mais informações:
knigh7 escreveu:
Se o Governo não conseguir baixar o preço do Rafale, ele vem para nós a EUR 65mi, ou então, dá-se uma virada de mesa surpreendente, e vem o GripenNG, já que no quesito a ToT, foi a proposta melhor avaliada.
Porque SuperHornet, acho difícil o Governo aceitar, na minha opinião.

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... tart=23775

knigh7 escreveu: Se dependesse da GPFX2 apenas, formada por uma maioria de engenheiros, seria o GripenNG. Se dependesse do Saito e do Alto Comando apenas, seria o SuperHornet.

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... o#p4962805

Há um outro post meu, que eu não consegui achar, pois o buscador é ruim, em que eu falava que o Gripen era a segunda opção das Alas norte-americana e Francesa.




As diferenças de custo não são muito significativas, mas explique-me então qual a racionalidade disto tudo? A FAB decide do lobby de uma ala?

Com relação ao rafale, são sim. E há fatores que destaquei acima.
E vale ressaltar que na epoca do meu post, antes da análise da ultima proposta, as empresas nacionais não haviam entregado a avaliação delas sobre as propostas de transf. de tecnologia oferecidas pelos 3 consórcios, entre outras coisas.

A "FAB" sabe escolher? A ser verdade o que a imprensa diz...

Você defende mesmo o quê?

Como já disse em posts anteriores, sou a favor do caça que a FAB considerar o mais adequado a ela. Complexo como o FX é, considero os membros da GPFX2 mais capazes do que eu para a valiar. Eles tem acessos a mais informações, testam os componentes e aeronaves. Não é a toa que já fui chamado aqui de Fabista. é isso mesmo, sou Fabista sim.
se vc observar, eu coloco aqui pontos positivos e negativos de cada aeronave. E noticias boas e ruins de cada uma.
Quanto a minhas inclinações partidárias, como já havia escrito antes, votei no Lula. Até porque sou um funcionário de uma estatal. Mas não por isso deixo de criticá-lo. Não sou alinado automaticamente a tudo o que ele faz.
Enfim, procuro ser sempre racional.

Abraços

P. S. quando eu estava pesquisando meus posts anteriores aproveitei para ler os debates daquelas épocas. O clima no tópicom era bem melhor. Confesso que até eu me estressei ultimamente. Seria bom a gente procurar arrefecer os ânimos. Somos todos, ou quase todos pelo menos, amadores, sem vinculos com empresas participantes do FX, que procuram debater sobre defesa, um tema agradável, no final do dia, após a labuta diária.




Editado pela última vez por knigh7 em Sex Jan 08, 2010 3:00 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28932 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 08, 2010 2:58 am

Ilya Ehrenburg escreveu:Morte aos cães suecos! Morte!
Aos camelos com eles, aos camelos!
Seria interessante, mas camelo sente frio, ainda mais na Súecia. A França tem um clima melhor para os camelos sedentos de sangue, não acha? :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28933 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 08, 2010 3:07 am

Bender escreveu:
Bolovo escreveu: É o dia que todos estão falando. Essa enxurrada de notícias não é a toa. Mas eu recomendo escolher uma cadeira bem confortavel e esperar. :mrgreen:

Tenham paciência. Eu era um cara bem estressado, mas 5 anos de DB, discutindo FX até enjoar, me tornou uma pessoa bem harmoniosa. É que ninguém aqui me conhece, mas sou uma pessoa muito zen, acho que vou virar um monge e ir morar lá no Tibet. :mrgreen:
Abandonaste definitivamente o Balsámico? 8-] Cuidado com as crises de abstinência! :D

Sds :mrgreen:
Largar o vinagre totalmente eu não larguei. Vamos dizer que eu parei de beber. :mrgreen: É que sou estressado com esse papo de FX. Quando o Lula cancelou o FX1 com a desculpa do Fome Zero eu fiquei muito puto. Queria matar ele. Sou traumatizado com isso, em pensar que os Gripenzinhos lindos poderiam estar aqui desde 2001 e hoje poderíamos estar discutindo qual seria o substituto dele, já pra 2020 and beyond!!! (@CM). É foda, passei toda minha vida, de pirralho até hominho :mrgreen: ( e o Bourne de largata para uma borboleta colorida chiquéééérrima :mrgreen: ), escutando a mesma ladainha sem fim. Chega, percebi que o melhor a se fazer é esperar, de preferência numa boa cadeira. :mrgreen:

Abrajos.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28934 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 08, 2010 4:17 am

Túlio escreveu:
Enlil escreveu: és o único defensor de 1º Classe do Gripen NG q sobrou no tópico (nosso estimado Bolovo se retirou, quiçá sabiamente, mais para o índice Forças Terrestres e até diz ter se tornado um "dissidente" da causa :shock: :mrgreen:...).

[009], [ ], até mais...

Nas buenas, posso estar errado mas confesso que NUNCA VI o Bolovo véio defendendo Gripen NG, aliás lembro é dele dizer que o C/D ele defendia, o NG não... 8-]
Defendi no começo, até votei nele na enquete, porém com o passar do tempo, com novas informações e tudo mais, fui ver onde estava a proposta do NG. Pode ser boa, interessante para o país, mas acredito ser arriscada demais. Vai contra tudo o que eu defendia antigamente, com o antigo Gripen. Então prefiro me abster e esperar pra ver. Mas continuo gripeiro!

ps.: caramba, li 30 páginas, agora vou dormir.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28935 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jan 08, 2010 4:26 am

Carlos Mathias escreveu:Bem, a manobra falhou, mais uma.

A nota da SAAB, sendo verdadeira, e eu espero que seja, colocou mais duzentos pregos na tampa do caixão do Gripen-NG.
Resta agora oferecer o Gripen-INSeaPaper lá na Índia.

A SAAB declara que acredita e aceita vazamentos de supostos relatórios, coisa deplorável para quem é visita.
Chamou o Brasil de bananal.

Erro crasso e bobo.

Quem com xepa fere, com xepa será ferido. Um NG custa 70 milhas peladinho, o mesmo que um Rafale-F3BR, armado com os MAN-1, feitos com a ajuda francesa e baseado no Exocet.
Mas a França não tem problemas tipo TP-2000.

O barato as vezes sai caro, muito caro.

Abraços!!!!

Ah! Já que esse tópico é o campeão de audiência, lá vai:

MINHA MULHER ESTÁ GRÁVIDA DE UM MENINO!!!!!!!!!

[009] :D :D :D [091]
Parabéns prezado Carlos, que ALEGRIA esta notícia por TUDO que ela representa!

Deus abençõe vocês em 2010 e sempre!

Grande abraço!




Responder