TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28906 Mensagem por Skyway » Sex Jan 08, 2010 12:50 am

Po, tadinho do Gripen...muito bonitinho, sempre gostei dele...mas já foi abatido antes mesmo de existir! :roll: :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61289
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28907 Mensagem por Túlio » Sex Jan 08, 2010 12:51 am

Dieneces escreveu:Bom , agora os comunistas entraram na parada . Virou UFC Pride , Vale Tudo . Agora eu serei o Alpha da matilha do Túlio . :twisted:

Calma, conterrâneo, eles ainda NÃO falaram aquela palavra mágica...

Mas creio que eu já chegaria bem lá no Reino das Trevas dos COMUNAZZZZZZZZZZZZ, ao menos li Marx e quase tudo do Lênin (sim, quando critico não é por IDEOLOGICE, até porque não tenho nenhuma, é que discordo mesmo e quero estar bem embasado para falar...), o que a maioria deles NÃO FEZ, no máximo umas decorebas básicas... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28908 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 08, 2010 12:51 am

Mapinguari escreveu:
Santiago escreveu:Ambos mencionaram um novo vazamento, já com as propostas do último BAFO. :shock: Mais confusão a vista.
Disseram que o vazamento feito pela Eliane refletiu a posição até o 7 de setembro.
Mas o relatório vazado pós-7 de Setembro é o das bolinhas coloridas. Esse não causou nenhuma confusão, pois não classificava a colocação dos caças.
O do sete de setembro é um mês mais recente , meados de outubro , foi o que vazou . O das bolinhas ficou pronto em meados de dezembro e foi a pedido do Jobim que já leu antes do Natal mas diz que ainda não recebeu .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28909 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 08, 2010 12:53 am

Não, vazou um hoje, atual e pronto.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28910 Mensagem por Wolfgang » Sex Jan 08, 2010 12:54 am

Skyway escreveu:Po, tadinho do Gripen...muito bonitinho, sempre gostei dele...mas já foi abatido antes mesmo de existir! :roll: :mrgreen:

O estagiário deletou sem querer o arquivo do CAD.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28911 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 08, 2010 12:56 am

Veio coisa pior . Aguardem a repercussão amanhã da aprovação do decreto dos direitos humanos . Absurdo que deixa a negociata dos Rafales em segundo plano na mídia . Para mim se equivalem .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28912 Mensagem por Enlil » Sex Jan 08, 2010 12:56 am

Mapinguari escreveu:
Enlil escreveu: Há, pois é... Parece q têm muita gente q não quer uma FORÇA AÉREA de fato, prefere q em 2030 tenhamos um caça 1.0 para VOAR... Façamos q nem a Bolívia q substituiu T-33 por K-8...

Será q sou dislexo? Não consigo entender como um caça nitidamente inferior em performance consegue vencer uma "avaliação técnica"... O q realmente interessa? Só o custo? Quem fez o short-list não tinha nenhuma idéia de q em NENHUM lugar do mundo, para se ter de fato uma FORÇA AÉREA q tenha intenções claras de IMPOR supremacia no ar, isso é barato?

Fico pensando nos RIC's, todos com grande dimensões continentais e marítimas para defender e q operam(rão) caças bimotores como seu principal avião de combate:

India: Su-30MKI > PAK-FA;

China: J-11A > J-11B;

Rússia: MiG-31M, Su-27SM > Su-35BM > PAK-FA;

Quanto alguém acha q esses países gastam para manter caças bimotores atualizados e armados em contextos regionais em q há uma oposição de alta densidade tecnológica e numérica?

Não teremos recursos para operar um caça q de fato nos dê Superioridade Aérea?

Queremos uma "Força" Aérea com uma aviação de combate de "baixo custo"?

Se pensarmos na perspectiva de sermos uma das 5 maiores economias do mundo em 2030, com um PIB de trilhões de dólares, não teríamos cerca de U$ 600 milhões, chutando bem para o alto, um custo de 5 milhões X 120 caças/ano, para manter uma FORÇA Aérea de fato? Aliás, não teríamos hoje esses recursos porque somos "humildes", "modestos" e "pobrezinhos" demais? Ou será q foi pela falta de prioridade e visão política em relação a nossas FA's q nunca tivemos ATÉ HOJE? O GF irá fechar um contrato de bilhões de doláres, com alguma transferência de tecnologia, com alguma capacitação de empresas nacionais, para deixar essas aeronaves no chão porque faltará dinheiro para peças, lubrificantes, querosene de aviação? Alguém acredita mesmo nisso? Q um governo q investe 3 bilhões em um avião de transporte/reabastecedor, inédito no Brasil e no mundo, 17 bilhões em SSK's/SSN's irá privar a FAB dos recursos de custeio de sua aviação de combate? Realmente tenho dificuldade em acreditar nisso. Até poderia ser uma possibilidade se a oposição, conhecida por sua aversão a esse tipo de "gasto", chegar ao poder... E se fizer isso não haverá qualquer desculpa além da FALTA DE PRIORIDADE q a Segurança Nacional será para esse governo.

Será q as pessoas tem memória curta? Até a chegada dos F-5EM tínhamos uma "Força Aérea" com uma aviação de combate q seria dizimada nos céus por um país sul-americano como o Chile, por exemplo? Ou alguém acha q com F-5E analógico, com tecnologia da década de 60 e armado com AIM-9B teria alguma chance como os Tiger III chilenos ou mesmo os F-16 venezuelos ou os MiG-29 do Peru?

Alguém aqui quer de fato ter uma FORÇA Aérea? Q imponha Supremacia Aérea em 8,5 milhões de quilômetros quadrados de terra? Mais outros milhões de mar?

Me deem um exemplo no mundo onde qualquer FORÇA armada efetiva, treinada e armada de fato é barata?

Teremos SSN's e não temos condições de ter um caça de Supremacia Aérea? Se fosse só por custos a MARINHA DO BRASIL optaria só por ter SSK's, já que são muito mais baratos de adquirir e operar. No entanto, ela optou por ser uma FORÇA Naval visto q deu PRIORIDADE a sua FORÇA de submarinos. Queremos uma Força Aérea dissuasiva ou defensiva? Não adianta ter uma Força de transporte com aviões novos (C-295, KC-390 - q custará R$ 3 Bilhões só para seu desenvolvimento), helicópteros e os cambal, isso não lhe dará o satus de FORÇA Aérea, não são esses meios q farão interceptação, patrulha de combate aéreo, combate WWR/BVR e lançamento bombas guiadas e míssseis ar-superfície.

Outra coisa: muitos aqui falam em custos operacionais. Mas será q "esquecem" q estará em CONTRATO o custo de MANUTENÇÃO das aeronaves por vários anos?

Chega, q se decida agora q tipo de aeronáutica militar queremos para o país nas próximas 3 décadas: uma para VOAR, baratinha, q só tem tanque subalar em seus cabides, q não dispara mísseis, só joga bomba burra de treino, onde tudo é pé-de-boi, porque "não temos condições", como NO PASSADO, ou se de fato queremos ter uma FORÇA Aérea em um país apontando (interna e externamente) como uma das potências mundiais do século XXI.

Por último, vejo q QUALQUER um q tenha CERTEZA do q está acontecendo internamente na comissão de avaliação da FAB, no MD ou no GF, não tem razão neste debate!

Enfim, sejamos razoáveis senhores, há muito tempo este tópico mais parece um clube de senhoras do q um Fórum de debate sobre Defesa, tecnologia, estratégia e geopolítica...
Enlil,

Concordo com muita coisa do que você escreveu, mas gostaria que você não ignorasse meus posts. Principalmente aqueles onde explico porque o Gripen NG NÃO É UM UM CAÇA "NITIDAMENTE INFERIOR EM PERFORMANCE".
Até concordo que, pelo fato de ainda ser um programa em andamento, ele representa um risco maior (o que não deixa de ser pura especulação e não um fato). Mas o Gripen NG, não tem performance inferior ao Rafale e ao SH, apenas por ser menor e monomotor.
Um abraço!
Bleza, Mapinguari. No entanto, por motivos já explicitados por mim e outros foristas, discordo, o NG não é uma aeronave da mesma classe do F-18E/F ou Rafale. De qualquer maneira tens minhas sinceras congratulações, és o único defensor de 1º Classe do Gripen NG q sobrou no tópico (nosso estimado Bolovo se retirou, quiçá sabiamente, mais para o índice Forças Terrestres e até diz ter se tornado um "dissidente" da causa :shock: :mrgreen:...). Apesar de nossa discordância quanto a atual "melhor" opção para a FAB (entre aspas mesmo porque o mais capaz não foi para esse controverso short-list; aliás, talvez um dia se tenha uma desculpa mais razoável do q a divulgada até agora; é mais um detalhe desse processo q não convenceu muita gente...). Em síntese, tens o meu respeito por sua ponderação e bom senso. [009], [ ], até mais...




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28913 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 08, 2010 12:59 am

o mais capaz não foi para esse controverso short-list
Se tivesse ido, não haveria disputa. 8-]




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28914 Mensagem por Booz » Sex Jan 08, 2010 1:00 am

Dieneces escreveu:Veio coisa pior . Aguardem a repercussão amanhã da aprovação do decreto dos direitos humanos . Absurdo que deixa a negociata dos Rafales em segundo plano na mídia . Para mim se equivalem .
Mano, não será por decreto. Incide nulidade jurídica se assim se proceder.




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61289
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28915 Mensagem por Túlio » Sex Jan 08, 2010 1:00 am

Enlil escreveu: és o único defensor de 1º Classe do Gripen NG q sobrou no tópico (nosso estimado Bolovo se retirou, quiçá sabiamente, mais para o índice Forças Terrestres e até diz ter se tornado um "dissidente" da causa :shock: :mrgreen:...).

[009], [ ], até mais...

Nas buenas, posso estar errado mas confesso que NUNCA VI o Bolovo véio defendendo Gripen NG, aliás lembro é dele dizer que o C/D ele defendia, o NG não... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28916 Mensagem por Wolfgang » Sex Jan 08, 2010 1:01 am

Carlos Mathias escreveu:
o mais capaz não foi para esse controverso short-list
Se tivesse ido, não haveria disputa. 8-]
O F-22 não é exportado. :twisted:

By the way, malandro! Congratulations! Fiquei bem feliz! Deus os abençoe. :wink:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28917 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 08, 2010 1:03 am

Valeeeeeu! :D




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28918 Mensagem por Enlil » Sex Jan 08, 2010 1:14 am

Carlos Mathias escreveu:Bem, a manobra falhou, mais uma.

A nota da SAAB, sendo verdadeira, e eu espero que seja, colocou mais duzentos pregos na tampa do caixão do Gripen-NG.
Resta agora oferecer o Gripen-INSeaPaper lá na Índia.

A SAAB declara que acredita e aceita vazamentos de supostos relatórios, coisa deplorável para quem é visita.
Chamou o Brasil de bananal.

Erro crasso e bobo.

Quem com xepa fere, com xepa será ferido. Um NG custa 70 milhas peladinho, o mesmo que um Rafale-F3BR, armado com os MAN-1, feitos com a ajuda francesa e baseado no Exocet.
Mas a França não tem problemas tipo TP-2000.

O barato as vezes sai caro, muito caro.

Abraços!!!!

Ah! Já que esse tópico é o campeão de audiência, lá vai:

MINHA MULHER ESTÁ GRÁVIDA DE UM MENINO!!!!!!!!!

[009] :D :D :D [091]
[009] [009] [009] Meus parabéns CM! Muita saúde e felicidades para mais um brasileirinho!


E a Dinastia Mr. Flanker segue inexorável pelo século XXI, assim como um PAK-FA degustador de F-22 :wink: :D. Um []ção e muitas felicitações a família [009] [009] [009].




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28919 Mensagem por Enlil » Sex Jan 08, 2010 1:16 am

Carlos Mathias escreveu:PARECE SACANAGEM, MAS ESSE TÓPICO TÁ ME DANDO CAGANEIRA, DAQUI POUCO EU VOLTO.... [081]
Ahuahaauhaaauauhhuahuaahua :!: Essa eu ri alto :lol:...




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28920 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 1:17 am

Walterciclone escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Pois é, os dois debatedores deixaram claro que a parte técnica cabe à FAB sem indicar vencedor, pois o peso de cada fator muda de acordo com quem encomendou o estudo, no caso o GF.
Ficou claríssimo que preço jamais pode ser o principal fator.

A SAAB pode arrumar outra freguesia, e se tiver dedinho da dona Boeing, esqueça o mercado de defesa brasileiro.

Papai Mathias, na minha humilde opinião o NG já era, pois já se desconfia que na Suíça ele não leva tb...Na Índia então...
Pois é. Uma pena que isso aconteça com o Gripen NG.
Mas agora, minhas preocupações são outras.
Como a FAB vai operar o Rafale.
A MB, como vocês sabem, declinou de aceitar os 8 Rafale F1 que lhe foram oferecidos porque eles consumiriam 80% da verba de custeio da Força Aeronaval. Sobrariam apenas 20% para os helis.
E seriam apenas 8 Rafale. Imaginem, agora, 36 Rafale!
Mas, vamos aguardar o aumento da verba de custeio, como o GF tá prometendo. Só espero que cumpra.




Mapinguari

Imagem
Responder