LeandroGCard escreveu:Carlos Lima escreveu:
Servir aos 3 serviços (uma plataforma para os Marines, USN, USAF).
Uma plataforma que resolveria diversos problemas (no caso do F-4 eram o das hordas soviéticas & aliados) integrando "Mísseis" e radar. Obviamente o radar não era tão bom assim e os mísseis tinham muitos problemas sérios.
Uma plataforma que poderia fazer missões de ataque e ainda agir como "escolta" (Sparrow embutidos/Sidewinder em cabides especiais e bombas).
Uma plataforma para usos "especializados" quando necessário utilizando a sua "tecnologia" (Wild Weasel / Rec.Tac, etc).
Não necessariamente um dogfighter. Tanto que tomou um susto quando no Vietnã os Migs não vinham necessariamente de uma "direção"... eles apareciam do nada... situação piorada no Mig Valey.
O F-35 é uma tentativa de que com sensores eletrônicos que fazem de tudo um pouco, tecnologia furtiva e outras capacidades eles tenham em mãos um F-4 que 'funcione' de acordo com a idéia original.
A analogia faz sentido de fato. E talvez o F-35 siga mesmo um caminho similar ao do F-4, que também era muito caro e durante seu desenvolvimento foi considerado imbatível por qualquer oponente, mas no final mesmo com toda a parafernália que carregava acabou se mostrando apenas equivalente a outras aeronaves muito mais simples e baratas. E assim mesmo somente após as mudanças aerodinâmicas introduzidas na versão E.
Dito isso, o F-35B e o que aquele motor LIFT Fan e o TVC fazem deve ser enjoado de encarar em Dogfight (o que faz sentido já que os Marines provavelmente irão disfrutar menos em termos de cenários das suas capacidades furtivas ao dar apoio Anfíbio).
[]s
CB_Lima
Por outro lado ele pesa nada menos que uma tonelada e meia a mais que o modelo A, com a mesma asa e mesma potência. Esta diferença não é nada insignificante. E o Lift Fan que eu saiba não pode ser usado em combate, suas portas são fechadas durante o vôo sob pena do arrasto aumentar barbaramente. Não sei se o TVC sozinho vai compensar o grande aumento no peso em uma aeronave que já não tem uma relação peso/potência excepcional.
Leandro G. Card
Pois é... eu só posso falar do que vi pessoalmente em demonstrações do F-35B... é definitivamente um avanço em termos de vôo quando comparado a o que eu já vi o Harrier fazer.
No mais os "Marines" falam que o TVC da versão "B" gera um número de possibilidades táticas interessantes para o uso dessa aeronave. Depois do IOC e quando eles declararem FOC e começarem a usar a aeronave em exercícios vamos saber mais.
Sem dúvida é bem melhor do que o Harrier em combate aéreo (versão B).
A versão A (e a C) tem uma lista longa de aeronaves a serem substituídas. A idéia (assim como no F-4) é que definitivamente em determinados casos será uma aeronave bem melhor, e em outros casos nem tanto assim (no aspecto dogfight), mas eles apostam nas tecnologias envolvidas (e não são poucas) para compensar tais diferenças.
Eu acho que com a furtividade e outras tecnologias funcionando a contento o F-35 será uma aeronave relativamente complicada de combater de longe, e com HMD e outras tecnolgias vai ser não tão complicada de combater "de perto" (já que HMDs são usados até pelos F-5 e Mig-21).
A questão talvez seja... qual é o limite da combinação HMD / mísseis tipo A-Darter/Aim-9X aonde a manobrabilidade passe a contar e te dar vantagem em um enganjamento contra um F-35?
Sem dúvida os Americanos e aliados usuários do F-35 saberão esse limite e vão fazer de tudo para não operar nessa 'área' de desvantagem, e é por isso que ainda vamos ouvir muito sobre testes, e testes e mais testes com resultados variados.
Enfim... eu sou da opinião de que isso vai resultar em um novo F-4, mas como as coisas são "ciclicas", vem aí sexta-geração voando lá por 2025 e provavelmente será uma combinação de novo "F-14/F-15".
É aguardar...
[]s
CB_Lima