kirk escreveu:Russian Su-24M communications equipment blamed for shootdown
Reuben F Johnson, Kiev - IHS Jane's Defence Weekly
26 November 2015
The crew of the Russian Sukhoi Su-24M 'Fencer' strike aircraft downed by Turkey on 23 November may not have been able to hear radio warnings issued by the Turkish Air Force, Russian sources tell IHS Jane's .
Turkish authorities have stated that the aircraft was warned 10 times within a five-minute period. However, the surviving crewmember told Russian media on 25 November that he and the aircraft commander, who was shot from the ground while parachuting, did not receive the signal.
Russian specialists familiar with the R-862 model VHF radio installed on the Su-24M say it requires an optional add-on receiver module in order to receive emergency channel transmissions in the ultra-high frequency (UHF) and very high frequency (VHF) bands.
http://www.janes.com/article/56295/russ ... -shootdown
Estão esquecendo do principal, os supostos avisos com 5 minutos de antecedência supostamente foram dados quando as aeronaves ainda estavam em território sírio, se estivessem voando em linha reta em direção a Turquia estariam a uns 75km da fronteira quando supostamente veio o primeiro aviso, mas não eles estavam realizando ataques próximo da fronteira, onde o ISIS se escondia, voando em círculos, como as provas turcas mostram, nesse caso, mesmo que tivessem recebido os avisos, não vejo qualquer razão para não ignorá-los, eles estavam em território sírio, voando em círculos e sem intenção de atacar a Turquia, podiam ficar 2 horas voando em círculos, por que acreditariam que os avisos eram para eles?
E ai, em uma rápida incursão aparece um F-16 e lança mísseis, os F-16 não são capazes de pairar no ar e demoram mais do que 17 segundos para completar uma volta, de alguma forma eles deveriam estar esperando, provavelmente seguindo as aeronaves russas só esperando elas atravessarem a linha imaginária chamada de "fronteira" para disparar o míssil, e fizeram tudo isso em silêncio de radar sem alertar os Su 24 quando a ideia nesse tipo de interceptação é justamente alertar o alvo.
Dito isso, alguns pontos:
1) O Su 24 cruzou a fronteira, difícil de acreditar, os russos dizem que não, mas os turcos apresentaram provas, é até factível;
2) Houve avisos e tentativas de contato, não consigo acreditar nisso, não acredito que os turcos teriam a cara de pau de alertar aeronaves em território sírio, e os áudios apresentados parecem forjados com um radio amador;
3) Que os turcos não invadiram o território sírio, o mais difícil de acreditar, tudo isso acontecer sem uma invasãozinha do território sírio é quase impossível, apesar de que ninguém tem provas do trajeto dos F-16.
E com tudo isso, a única razão que vejo para os russos não terem revidado no mesmo tom é a OTAN, que tem a obrigação de proteger a Turquia caso essa seja agredida, e por hora, só os turcos tem prova de alguma coisa, mesmo que as provas tenham sido forjadas, e isso é suficiente para a OTAN, se fosse confirmado que tudo ocorreu em território sírio a OTAN não teria obrigação nenhuma de segurar os russos, e ai acho que os russos não perderiam a oportunidade.
Reparem que não importa realmente se houve violação do espaço aéreo turco ou não, só o que conta aqui é quem consegue provas.