NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28711 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 25, 2015 12:36 pm

Colegas, já se fala em S-400 sendo deslocados para a Síria, e de caças - não especificados - também. Pode ser que outras coisas também apareçam. Sistemas como o Pantsyr já devem estar por lá há tempos. Mig-35's e Yak-130's estavam sendo negociados com o governo sírio.

Enfim, o caldo está entornando cada vez mais.

Se alguma coisa a mais nessa situação toda ainda podia dar errado, já deu.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28712 Mensagem por Wardog » Qua Nov 25, 2015 12:51 pm

Veja bem, acredito que temos que ser muito cuidadosos com relação a isso.

Afirmar que a Turquia abateu um avião Russo fora de seu espaço aéreo e tirar conclusões a partir disso é, no mínimo, duvidoso.

Para mim tenho que a Turquia não iria abater fora de seu território, não são malucos. Por tanto, essa versão até que se prove o contrário. Ressalte-se, inclusive, que as imagens de radar que comprovam a penetração em território Turco foram disponibilizadas pelo governo daquele país.

Claro que a pressão pelo petróleo e apoio a grupos terroristas que são compostos em sua maioria por Turcos também contam na jogada. Mas se falou que não era mais pra entrar e entrou, então a Rússia perde a razão.




Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 630
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28713 Mensagem por avc1 » Qua Nov 25, 2015 1:23 pm

Deviam é mandar logo os Su-35 pra varrer os turcos do ceu!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28714 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 25, 2015 1:45 pm

Agora tem o Moskva na área também, que possui sistemas homólogos ao S-400 terrestre na costa síria.

Fiquei curioso agora. Os Su-24 russos apesar de antigos, foram modernizados e tem sistemas de defesa passiva e eletrônica. Até agora não foi possível identificar se estes sistemas estavam disponíveis na versão usada na Síria e se o caça em questão chegou ao menos a tentar usá-los para se defender.

Uma coisa é atuar sem escolta e mísseis e sistemas de auto defesa, coisa que os Su-24 russos frequentemente treinam, outra é tê-los e não usar.

Ainda existem muitas perguntas sem repostas para este abate.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28715 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 25, 2015 2:11 pm

FCarvalho escreveu:Agora tem o Moskva na área também, que possui sistemas homólogos ao S-400 terrestre na costa síria.

Fiquei curioso agora. Os Su-24 russos apesar de antigos, foram modernizados e tem sistemas de defesa passiva e eletrônica. Até agora não foi possível identificar se estes sistemas estavam disponíveis na versão usada na Síria e se o caça em questão chegou ao menos a tentar usá-los para se defender.

Uma coisa é atuar sem escolta e mísseis e sistemas de auto defesa, coisa que os Su-24 russos frequentemente treinam, outra é tê-los e não usar.

Ainda existem muitas perguntas sem repostas para este abate.

abs.
So sabendo os detalhes da interceptacao para saber... Uma coisa e' certa os russos nao esperavam problemas 'ar-ar' senao teriam voado com escoltas, etc.

A coisa agora vai mudar e saiu hoje que alem do Moskva eles estao movendo uma bateria de S400 para a regiao.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28716 Mensagem por Wardog » Qua Nov 25, 2015 3:11 pm

Mais:

Co-Pilot of Downed Russian Jet Says He Had No Warning

The co-pilot of the Russian bomber shot down by Turkish jets on the Syrian border has said he received no warnings before the plane was fired on.

The co-pilot, Captain Konstantin Murakhtin, spoke to the Russian state news agency Sputnik at military base in Syria, where he was brought after being rescued by the Russian military overnight.

"There were no warnings. Not via the radio, not visually. There was no contact whatsoever,” Murakhtin told Sputnik.

Murakhtin and his pilot, Lieutenant-colonel Oleg Peshkov, were shot down on the Syrian-Turkish border by Turkish F16 fighters on Tuesday morning. Both men ejected but Peshkov was killed by Syrian rebels, according to Russian defense officials. Turkey has said the men’s Su-24 jet was downed because it violated Turkish airspace, a claim Russia has disputed.

The co-pilot’s comments disputed the Turkish version of how the shoot-down occurred. Turkish officials have said that the Russian plane was warned multiple times it was approaching Turkish airspace and to alter its course, saying that it received 10 warnings in five minutes. Russia’s defense ministry has disputed this, saying no warning was given and that the plane never crossed into Turkish airspace.

Murakhtin said that no attempt at all was made to warn the Russian crew.

“You have to understand what the cruising speed of a bomber is compared to an F-16. If they wanted to warn us, they could have shown themselves by heading on a parallel course. But there was nothing,” he said. “The rocket hit our tail completely unexpectedly. We didn't even see it in time to take evasive maneuvers."

A U.S. military spokesman previously told ABC News that recordings of audio channels used between the two planes proved that 10 warnings had been given. NATO has also said that it backs the Turkish version events.

Murakhtin, who was the plane’s navigator, also insisted that the plane at no point crossed the border into Turkey.

"Of course, having carried out numerous flights there we knew the region like the backs of our hands.” He said that they had been following a usual, predetermined route when they were hit.

“I’m a navigator, I know every altitude there. I can guide the aircraft there blindfolded," co-pilot said.

http://abcnews.go.com/International/pil ... d=35413768




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28717 Mensagem por Wingate » Qua Nov 25, 2015 3:35 pm

Marechal-do-ar escreveu:Segundo os turcos a "agressão" durou 17 segundos, como se faz 10 tentativas de comunicação nesse tempo?
E a OTAN disse: "Me inclua fora dessa", não vi declaração de apoio aos turcos, você tem uma fonte que diz o contrário?

Os turcos estão sozinhos nessa contra os russos.
Isto lembra aquela antiga brincadeira de criança (de extremo mau gosto) em que se atirava um tijolo na direção de um indivíduo distraído e se gritava "PENSA RÁPIDO!".

Wingate

Imagem




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28718 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 25, 2015 3:46 pm

Os turcos devem liberam a gravação do HUD e radar do F-16, já que eles estão tão certos do que fizeram. Usando como exemplo quando um F-16 americano derrubou um MiG-25 iraquiano em 1992 e liberaram as gravações para a imprensa logo em seguida. Mas vou achar difícil fazerem isso.

http://www.youtube.com/watch?v=UrYcxXIg5fI




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28719 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 25, 2015 4:21 pm

Wardog escreveu:Veja bem, acredito que temos que ser muito cuidadosos com relação a isso.

Afirmar que a Turquia abateu um avião Russo fora de seu espaço aéreo e tirar conclusões a partir disso é, no mínimo, duvidoso.

Para mim tenho que a Turquia não iria abater fora de seu território, não são malucos. Por tanto, essa versão até que se prove o contrário. Ressalte-se, inclusive, que as imagens de radar que comprovam a penetração em território Turco foram disponibilizadas pelo governo daquele país.

Claro que a pressão pelo petróleo e apoio a grupos terroristas que são compostos em sua maioria por Turcos também contam na jogada. Mas se falou que não era mais pra entrar e entrou, então a Rússia perde a razão.

O co-piloto russo sobreviveu, foi resgatado por comandos sírios e JÁ DECLAROU QUE NÃO RECEBEU AVISO NENHUM antes do abate.

Os russos também dizem ter provas, confirmadas pelos sírios em seu sistema de defesa aérea que a aeronave russa estava a 1 km da fronteira com a Turquia, portanto EM TERRITÓRIO SÍRIO.

A própria fala do presidente turco e o áudio dos pilotos turcos comprova isso, pois eles dizem para o avião russo mudar de direção pois está SE APROXIMANDO do território turco.
Ou seja, está se aproximando significa que NÃO ESTÁ NO TERRITÓRIO turco.

Os russos estão considerando que foi um ataque premeditado e não duvidam que parte da motivação seja essa mesma que você citou.
Ou seja, parte do alto escalão político e/ou militar do país estão ganhando fortunas de dinheiro com operações de venda de petróleo no mercado negro pelos terroristas....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28720 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 25, 2015 4:24 pm

http://www.youtube.com/watch?v=HBmL_5V9TSE




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28721 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 25, 2015 4:24 pm

FCarvalho escreveu:Agora tem o Moskva na área também, que possui sistemas homólogos ao S-400 terrestre na costa síria.

Fiquei curioso agora. Os Su-24 russos apesar de antigos, foram modernizados e tem sistemas de defesa passiva e eletrônica. Até agora não foi possível identificar se estes sistemas estavam disponíveis na versão usada na Síria e se o caça em questão chegou ao menos a tentar usá-los para se defender.

Uma coisa é atuar sem escolta e mísseis e sistemas de auto defesa, coisa que os Su-24 russos frequentemente treinam, outra é tê-los e não usar.

Ainda existem muitas perguntas sem repostas para este abate.

abs.
O disparo de míssil foi a queima-roupa.
1 km de distância.

Os russos estão operando contra insurgentes, terroristas. Não contavam que isto ocorreria.
Por isso Putin disse que foi um golpe pelas costas...

Muito em breve terão caças escoltando as aeronaves de ataque, sistemas S-400 dando cobertura, tanto em terra (base síria a 30 km da fronteira com a Turquia) como no mar (Moskva).

Ai eu quero ver os F-16 agirem de forma cruel e vergonhosa novamente.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28722 Mensagem por Mathias » Qua Nov 25, 2015 7:28 pm

Eu já postei que havia um acordo entre a Rússia e a Coalizão, Turquia inclusa, para que essas coisas não acontecessem. Foi claramente uma manobra turca de emboscada.
Um AWACS turco vetorou o F-16 em silêncio radar e este atirou um míssil IR a queima roupa, ou seja, confirmação visual e lock on before launch.
Nada disso dá aviso no RWR.

Uma emboscada.

Essa de que avisaram mil vezes e imploraram para que saíssem da Turquia e o piloto russo deu uma de kamikase é ridícula, dá até vergonha ler isso.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28723 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Nov 25, 2015 7:33 pm

Se ele realmente disparou de tão perto provavelmente também invadiu o território sírio.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28724 Mensagem por Wardog » Qua Nov 25, 2015 7:39 pm

Luís Henrique escreveu:
Wardog escreveu:Veja bem, acredito que temos que ser muito cuidadosos com relação a isso.

Afirmar que a Turquia abateu um avião Russo fora de seu espaço aéreo e tirar conclusões a partir disso é, no mínimo, duvidoso.

Para mim tenho que a Turquia não iria abater fora de seu território, não são malucos. Por tanto, essa versão até que se prove o contrário. Ressalte-se, inclusive, que as imagens de radar que comprovam a penetração em território Turco foram disponibilizadas pelo governo daquele país.

Claro que a pressão pelo petróleo e apoio a grupos terroristas que são compostos em sua maioria por Turcos também contam na jogada. Mas se falou que não era mais pra entrar e entrou, então a Rússia perde a razão.

O co-piloto russo sobreviveu, foi resgatado por comandos sírios e JÁ DECLAROU QUE NÃO RECEBEU AVISO NENHUM antes do abate.

Os russos também dizem ter provas, confirmadas pelos sírios em seu sistema de defesa aérea que a aeronave russa estava a 1 km da fronteira com a Turquia, portanto EM TERRITÓRIO SÍRIO.

A própria fala do presidente turco e o áudio dos pilotos turcos comprova isso, pois eles dizem para o avião russo mudar de direção pois está SE APROXIMANDO do território turco.
Ou seja, está se aproximando significa que NÃO ESTÁ NO TERRITÓRIO turco.

Os russos estão considerando que foi um ataque premeditado e não duvidam que parte da motivação seja essa mesma que você citou.
Ou seja, parte do alto escalão político e/ou militar do país estão ganhando fortunas de dinheiro com operações de venda de petróleo no mercado negro pelos terroristas....
Novamente, na minha visão as declarações do piloto Russo não mudam em nada o panorama. Como destacado na ultima reportagem que coloquei a OTAN disse que seus radares também acusaram a invasão ao território turco.

Parece que o que realmente aconteceu é que o avião Russo estava se aproximando da fronteira com a Turquia e recebeu, nesse momento, alertas para que não cruzasse o espaço aéreo. Ignorando tais alertas parece que ele adentrou POUCO, coisa de 5 - 10km dentro do território Turco, foi aí que houve o disparo.

Foi premeditado? Provavelmente. Tem a ver com os terroristas Turkomanos que se encontram operando perto da fronteira Síria/Turquia e que contrabandeiam petróleo para aquele país? Provavelmente.

Mas, no fim das contas, se a Rússia adentrou o espaço aéreo Turco, na minha visão, não há o que se discutir. É manutenção da soberania do país, e não foi a primeira vez, tampouco por falta de aviso.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28725 Mensagem por kirk » Qua Nov 25, 2015 8:04 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
kirk escreveu:Uma outra coisa que não ajuda muito é a forma agressiva que os Russos tem voado ... muitas vezes intimidadora !
Este comentário amador só poderia vir mesmo de você.
Os Su-24M, desprovidos de escolta, ou de qualquer capacidade de autodefesa, demonstram que não fazem intimidação alguma em suas missões, todas elas em rotas paralelas à fronteira.
Mas não foi um SU-24 que paralisou um Destroyer Americano ? ... não consegue agora parar (interferir) um F-16 ? ... estranho ... foi noticiado até deserção de americano de MEDO dele ...

Agora é o seguinte prezado ... é bem desnecessário chamar a mim e meu comentário de "amador" não acrescenta ao debate e a última interação contigo me suspenderam por te responder ... mesmo a agressão partindo de você ... tá tudo registrado lá ... desta vez não permitirei que isso aconteça novamente ... a próxima agressão vou encaminhar a quem de direito para as providências ...

E por último gostaria de saber se o amigo é "Profissional" do assunto ??? ... é isso ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder