TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28666 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Jan 07, 2010 6:42 pm

Sejamos todos justos! O jornalista José Meireles Passos, fez uma matéria honesta, com os pontos de vista que foram exaustivamente discutidos, aqui mesmo, meses atrás! Diferente da senhora Eliane, que só comete asneiras e burradas. Fica a pergunta, se ela o faz de forma intencional. Ela o faz? As nações escandinavas correram do Frankstein, mas a FAB, o adora... Por quê? Se o custo operacional e de aquisição era algo tão primordial, que a short list contasse então, com o F-16, JF-17 e MIG-35!
Se este programa for suspenso, ficará a FAB 15 anos sem novas aeronaves de combate, e desta desgraça irei rir demais!




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28667 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 6:44 pm

Wolfgang escreveu:
Mapinguari escreveu:
Queria muito saber que tipo de missão um Rafale cumpre que um Gripen C ou NG não pode cumprir.
Só se for, talvez, estourar o orçamento de uma Força Aérea...
Mapi véio, não dá para comparar a persistência em combate, por exemplo...
Tá bom:
Gripen NG = Até dez mísseis. Oito BVR em cabides duplos e dois IR nos wingtips. E dois tanques extras, nos cabides internos das asas, nessa config de 10 mísseis.
Rafale = Acho que até oito mísseis. Alguém tem a configuração Ar-Ar do Rafale para confirmar ou desmentir?
Em termos de raio de ação, acho que são equivalentes, para as mesmas cargas bélicas. Mas acho bom um tira-teima. Não terei problema algum em reconhecer, se estiver errado.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28668 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 07, 2010 6:46 pm

E você PRick?[/quote]Montou um blog de assuntos de defesa que tinha como integrantes , ele e um espelho , para que houvessem debates .[/quote]

Acho que você poderia para de beber :lol: :lol: , o Saito não faz parte da Comissão. :lol: :lol: A Força que sempre voou em museus, salve honrosas exceções. O que o Saito voou não tem nada haver com FX-2, são peças de museu hoje. Eu nunca montei um site de defesa, sei que você não é chegado a tecnologia,mas na verdade é um fórum, não é um site. :lol: :lol: :lol:

Como falei antes qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento e discernimento, faz relatórios, é coisa de criança. Eu diria foram 3.000 folhas de papel jogado fora, para dizer que o pior caça é o melhor. :lol: :lol: :lol:

[]´s[/quote]Desculpe , Prick . Era o Forum de um homem só e não site , obrigado pela correção . Como você não é chegado a números corretos foram 30 mil e não 3 mil folhas jogadas fora pelo Ministério da Defesa. :twisted:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28669 Mensagem por Rock n Roll » Qui Jan 07, 2010 6:47 pm

Prezados;
Apesar de indignado pela "como", demorei para cair a ficha.
A autora da matéria entrou de bucha. Ou, se preferirem, inocente útil.
Continuo daqui das arquibancadas do coliseu para só saber no último instante quem será leão e quem será pasto.
Já estão falando até em liberar mísseis... Que tais! [082]




Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28670 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 6:48 pm

AlbertoRJ escreveu:
Ataque em profundidade, missão embarcada, ataque nuclear, ELINT...

Mas como o Gripen NG está no Photoshop, pode tudo.

[]'s
Ok, Alberto. Dessas aí, somente a missão embarcada.
ELINT, a suíte EW usada no Gripen C já é uma das melhores do mundo. E é totalmente sueca.
Quanto a ataque nuclear? Se formos fazê-lo com Rafale, também poderemos fazer com Gripen NG ou SH. Basta termos "a" bomba ou um míssil com ogiva nuke.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28671 Mensagem por suntsé » Qui Jan 07, 2010 6:48 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Morte aos cães suecos! Morte!
Aos camelos com eles, aos camelos!

Para o prezado Ilya tudo que não é russo é cão é camelo e tudo mais....




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28672 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 7:10 pm

Enlil escreveu:
Wolfgang escreveu:[ quote="Santiago"] Vamos supor que a Saab não tivesse atendido aos requerimentos técnicos, de desempenho ou de ToT . Ele não iria para o short list. Iria no seu lugar o quarto melhor colocado. Quem seria esse? Seria com certeza um bimotor.

Os custos continuariam um fator relevante. Qual dos 3 apresentariam a melhor relação custo-benefício?

O Gripen NG, tendo atendido aos requerimentos técnicos e de desempenho estabelecidos pela FAB, provavelmente teria uma muito boa relação custo-benefício. O ponto de críticas seria o risco maior do projeto. Porém maiores risco geralmente estão relacionados a maiores benefícios.

[]s
Sim, Santiago, mas a idéia do RFI era: o que a FAB não quer de qualquer jeito? Excluiu EF, SU e F-16? Então, o Presidente da República, em sua prerrogativa escolhe o que achar melhor.
Gente, estamos trocando F-5 por Rafale, não F-14 por F-18. Estamos melhorando, não piorando. Medo de não ter $? Se o GF não quiser mais que a FAB opere caças, diminui o orçamento, independente de qualquer coisa... A FAB está jogando gol a gol com sem goleiro do outro lado e está com medo de errar. Pô, muda de esporte. Sei lá, bocha...
:wink:.[/quote]

---------------------------------

Isso não ecxiste. Se fosse assim, há mais de um ano atrás era só ter enviado a lista tríplice para o Presidente para ele escolher.

Ou então, deveriam ter feito como a Venezuela e comprado diretamente sem competição internacional.

Se seleciona um short list para se aprofundar o processo de avaliação e não se perder tempo com quem não atende o que se deseja. Não estou a falar de performance. A avaliação técnica do F-X2 exige muito mais do que isso.

A grande palhaçada do processo foi incluir opções inaceitáveis de antemão pelo governo devido a questões políticas e ideológicas.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28673 Mensagem por soultrain » Qui Jan 07, 2010 7:11 pm

Descobri agora que a decisão de compra dos Suiços, é do governo :shock: :shock: :shock: :shock: Esses autocráticos e ditadores Suiços:

New Fighter Aircraft Evaluation: Modules "Portfolio Swiss Industrial Program" and "Strategic Cooperation" have been submitted
29.05.2009
The last two modules were delivered in due time to armasuisse by the three manufacturers EADS, Saab and Dassault. They complete the second offer for the New Fighter Aircraft (NFA) evaluation, which was submitted on 17 April 2009.

Within the scope of the updated requests for proposal, armasuisse had asked the three manufacturers of the NFA candidates in January 2009 to submit specific proposals regarding the portfolio for the Swiss Industrial Program (SIP), and for the strategic cooperation between the respective manufacturer, RUAG Aerospace, and armasuisse. The goals of the SIP are the transfer of technology and sustained industrial cooperations. The strategic cooperation is expected to minimise life cycle costs and to secure in the long term the aeronautical technologies in support of the Swiss Air Force.

For the two modules "Portfolio Swiss Industrial Program" and "Strategic Cooperation" armasuisse had granted the manufacturers an extension of the submission deadline. For the module "Portfolio Swiss Industrial Program" the requirements concerning the quality of the proposals contained in the first request for proposal were increased. The module "Strategic Cooperation" was not yet part of the first request for proposal.

Next steps
On 25 March the Federal Council had defined the next steps within the NFA evaluation. The DDPS was instructed to submit to the Federal Council the Report on Security Policy in December 2009. The selection of the preferred NFA candidate is planned for the beginning of 2010.
Sonja Margelist
Deputy Head Communication armasuisse
031 324 60 42
Federal Department of Defence, Civil Protection and Sports DDPS

http://www.ar.admin.ch/internet/armasui ... 3.nsb.html





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28674 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Jan 07, 2010 7:13 pm

suntsé escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Morte aos cães suecos! Morte!
Aos camelos com eles, aos camelos!

Para o prezado Ilya tudo que não é russo é cão é camelo e tudo mais....
Não seja tão absoluto. Das suecas, eu gosto.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28675 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 7:14 pm

Mais detalhes do vazamento do relatório que classificou: 1) Gripen NG 2) SH 3) Rafale e que muitos acham que foi invenção...


Aeronáutica se recusará a mexer em relatório que aponta a compra de caças suecos

BRASÍLIA – O comando da Aeronáutica não aceitará modificar a conclusão do relatório da concorrência do programa FX-2 para excluir a classificação que colocou em primeiro lugar o caça sueco Gripen NG, da Saab. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, prefere a proposta do governo da França e tenta negociar com a FAB um texto que não seja tão taxativo. Apesar de insistir em manter o resultado de sua avaliação técnica, a Aeronáutica está disposta a acatar a opção política do governo, que pode levar à compra do francês Rafale.

Mas a FAB não quer transformar seu relatório em peça apenas consultiva. Avalia que a decisão sempre foi do presidente. Os três países concorrentes sabem disso e fizeram seus lobbies. O relatório da FAB foi concluído em outubro e não foi oficialmente entregue à Defesa.

Para analisar as propostas dos três consórcios que disputam o negócio – além dos franceses e dos suecos, os Estados Unidos também participam da concorrência -, a FAB avaliou seis quesitos. Deu maior importância para as propostas de logística, técnica e de custo operacional, cada uma com 20% de peso na avaliação final.

A Aeronáutica pressiona o governo usando argumentos financeiros, porque os caças voarão por 30 anos a partir de 2014, atravessando sete mandatos presidenciais. Entre os concorrentes, o preço mais alto seria o do Rafale. A França prometeu uma melhora significativa no preço. Ainda assim, o Rafale ficou em último lugar, atrás do F/A-18 da Boeing.

Os demais quesitos avaliados pela FAB foram a transferência de tecnologia e risco (15%), as contrapartidas comerciais (15%) e o gerenciamento do programa (10%). O governo solicitou o cancelamento desses diferentes pesos, cruciais para a pontuação final, o que abriria margem interpretativa sobre quem foi o vencedor.

Amorim: “Não é decisão exclusivamente militar”

Em Genebra, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que será política a decisão final sobre a compra dos 36 caças. Segundo o ministro, a definição será dada pelo presidente Lula e por Jobim.

- Vamos levar em conta as questões técnicas, mas a decisão final cabe ao ministro da Defesa e ao presidente da República. Não é uma decisão exclusivamente militar. É uma decisão política – afirmou o chanceler, em entrevista ao lado do ministro de Negócios da Palestina, Riad Al-Maki.

A Saab e a Dassault declararam que aguardam a notificação da FAB e a decisão final do governo. A Boeing, em nota, destacou que sua proposta não apresenta riscos em seu cronograma de entrega e na cotação de preços – uma crítica indireta, também já lançada pelos franceses, de que o Gripen NG é um protótipo e pode sofrer atrasos na entrega e acréscimos de preço.

O governo só pretende retomar o assunto a partir da próxima segunda-feira. O Congresso já começa se mobilizar.

- Não tenho dúvida de que a oposição vai explorar essa suposta contradição entre o parecer técnico e a escolha política. Mas o fato é que os três caças são adequados para o país, e a França garante a transferência de tecnologia, ponto fundamental para o Estado – disse o petista João Pedro (AM), da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Para o presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Lula precisa decidir logo.
- O posicionamento da FAB deve ter o maior peso. O governo já fez o estrago com sua precipitação política. O que não se pode mais é postergar a decisão. A compra precisa ser feita.

FONTE: O Globo / FOTOS: Gripen International




Editado pela última vez por Penguin em Qui Jan 07, 2010 7:16 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28676 Mensagem por soultrain » Qui Jan 07, 2010 7:15 pm

knigh7 escreveu:

Quem me chamou??? :mrgreen: :mrgreen:

Brincadeiras a parte, é que eu não estou tendo tempo para os Fóruns. Eu entro na pesquisa para ver se pronunciam meu apelido (o pessoal ainda me chama de Knight7)

Vamos colocar os "pingos nos is"


1-A proposta da Rafale Int. para valores iguais ao da AdLA tanto da aeronave quanto o que envolve os custos de operação da aeronave (esta última ao custo de EUR 9.800 ) são para 10 anos.
2-O UPC do Super Hornet oferecido ao Brasil é de US$55 mi, que é menor que o do Gripen NG. E a diferença do custo de hora voo entre o SuperHornet e o GripenNG calculado pela GPFX2 é um pouco menor que 30%.
3-Quanto ao pacote de armamento, já foram divulgados oficialmente, exceto o do GripenNG, acho.
Com relação ao do GripenNG, seja o valor UPC de US$5*,8 , os misseis (que chegam a 200, oferecendo inclusive a possibilidade de serem entregues num lote inicial e o restante, no caso dos mísseis da Darter, ao longo de 7 anos), vocês podem perguntar ao Palpiteiro e ao Antonio Alvarenga, ambos consultores da Gripen, que eles podem informar melhor...

4-Quando houve a definição política pelo Rafale? É um tanto difícil saber exatamente, até porque não foi ainda formalizada. Pelo que se observa na imprensa, foi em 6 de setembro. Mas não é isso, certamente, mas em julho, logo após a chegada do presidente ao Brasil, vindo da França. Eu, na época tracei um quadro bem claro do porquê da decisão do Rafale. A única mudança importante, após, que deu um Booster dentro da FAB a proposta do SuperHornet, foi a autorização do Congresso Norte -Americano a transf. de Tecnologia. Em fins de abril, em relatório interno, a GPFX2 desaconcelhou a proposta norte-americana em vista da ausência do aval do Congresso Norte-Americano.
Há foristas que dizem que as propostas são ultra-secretas, blá-blá-blá. Sim, os documentos com certeza não saem, mas as palavras sim. Logo após esse relatório interno da GPFX2, o Embaixador Sobel se reuniu às pressas com Saito.

5-Ao contrário do que dizem, o Rafale não apresenta nenhum problema de ordem técnica importante. Ao contrário, é o mais bem avaliado tecnicamente. E o que apresenta maior potencial de desenvolvimento. Eu era um crítico desse caça. Não sou mais.


6-A Gripen não convenceu a FAB a respeito dos prazos de desenvolvimento do GripenNG. E é um ponto forte contra ele. Mas se a escolha do caça dependesse da FAB, não seria o Rafale. A FAB tem uma ala norte-americana forte, o custo de operação-40% maior que o calculado para o SuperHornet atua contra o caça francês. O Rafale foi considerado um caça de manutenção bem mais trabalhosa que os outros 2. Mas foi considerado o mais sofisticado.

7- A Boeing ou SAAB vão conseguir reverter a preferência do Gov. Federal pelo Rafale? Na minha opinião, não. Mas diga-se de passagem, com o Rafale, nósvamos ter o caça de 4,5g mais avançado. Mas ele tem de vir, na minha opinião, com um CLS de 20 anos (foi oferecido CLS de 5, 8, 10 e 20 anos).


8-O FX2 é, naturalmente, absurdamente complexo para 1 post. Por mais que se escreva, sempre faltará um montão de detalhes, estes, aliás, que transbordam meu irrisório conhecimento sobre o processo. Mas na medida do possível, posso aclarar.

Atenciosamente
Ok, então eu vou fazer um resumo:

O SH - A FAB tem uma ala norte-americana forte, não é o mais caro não é o mais barato, mas irracionalmente o lobby da ala.

O Rafale, racionalmente é o melhor tecnicamente, o mais sofisticado, o que tem mais possibilidades de evolução e é o que tem apoio politico e ainda vem com um pacote de manutenção por 10 ou 20 anos tudo incluído.

O NG é o azarão, o mais arriscado, mas o mais barato.


As diferenças de custo não são muito significativas, mas explique-me então qual a racionalidade disto tudo? A FAB decide do lobby de uma ala?

A "FAB" sabe escolher? A ser verdade o que a imprensa diz...

Você defende mesmo o quê?

Continuo à espera de resposta...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28677 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 7:20 pm

soultrain escreveu:Descobri agora que a decisão de compra dos Suiços, é do governo :shock: :shock: :shock: :shock: Esses autocráticos e ditadores Suiços:

New Fighter Aircraft Evaluation: Modules "Portfolio Swiss Industrial Program" and "Strategic Cooperation" have been submitted
29.05.2009
The last two modules were delivered in due time to armasuisse by the three manufacturers EADS, Saab and Dassault. They complete the second offer for the New Fighter Aircraft (NFA) evaluation, which was submitted on 17 April 2009.

Within the scope of the updated requests for proposal, armasuisse had asked the three manufacturers of the NFA candidates in January 2009 to submit specific proposals regarding the portfolio for the Swiss Industrial Program (SIP), and for the strategic cooperation between the respective manufacturer, RUAG Aerospace, and armasuisse. The goals of the SIP are the transfer of technology and sustained industrial cooperations. The strategic cooperation is expected to minimise life cycle costs and to secure in the long term the aeronautical technologies in support of the Swiss Air Force.

For the two modules "Portfolio Swiss Industrial Program" and "Strategic Cooperation" armasuisse had granted the manufacturers an extension of the submission deadline. For the module "Portfolio Swiss Industrial Program" the requirements concerning the quality of the proposals contained in the first request for proposal were increased. The module "Strategic Cooperation" was not yet part of the first request for proposal.

Next steps
On 25 March the Federal Council had defined the next steps within the NFA evaluation. The DDPS was instructed to submit to the Federal Council the Report on Security Policy in December 2009. The selection of the preferred NFA candidate is planned for the beginning of 2010.
Sonja Margelist
Deputy Head Communication armasuisse
031 324 60 42
Federal Department of Defence, Civil Protection and Sports DDPS

http://www.ar.admin.ch/internet/armasui ... 3.nsb.html
Como em qualquer lugar sério. Mas vai levar em consideração a avaliação feita pelos especialistas.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28678 Mensagem por Enlil » Qui Jan 07, 2010 7:25 pm

gaitero escreveu:
helio escreveu: Uma coisa é alterar o relatório, a outra é alterar os CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO para que o resultado seja outro. Isto é fraudar um resultado.
Hélio
E quem disse isto??? Quem disse que os critérios foram alterados...

Vamos fazer a mesma coisa que fizeram com os submarinos... Alimentar expeculações? É isto?

Eu prefiro esperar...

O Estado de são paulo.. a Folha o Globo.. TODOS sem exessão perderão todos os pontos comigo depois do caso Scorpene X U-Boat...
Idem :wink:. O histórico das "fontes"...




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28679 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 07, 2010 7:30 pm

jp escreveu:Um dado confidencial: Disseram-me que um certo estancieiro, que seria conhecido como "Dom Dienecesvensson", e que seria dono de uma concessionária de venda de carros usados, da marca, "Volvo", estaria por trás de toda a campanha de venda do "mygga* armado".
A conferir. :mrgreen:

Imagem

Flagrante dado por nossos espíões: momento em que Dom Dienesesvensson cortejava a senhora Phabiana da Silva em um "festa branca" da oficina, "Zanhos e Tordilhos, nº 01"


(*) Mosquito em sueco seus incultos.
Tenho (aliás ,terei ) só 12.5% da estância e a revenda só 50% minha (aliás só os carros , a revenda é do meu sócio) e tem 14 carros à venda , o mais caro custa uns 30 mil , pechinchando sai por menos...Nada de especial ...ocupo um CC na prefeitura também e sou advogado ...aliás , falei com dois Deputados Federais que nos visitaram sobre o FX , um do PP e outro do PDT . São apoiadores do Lula . Não contaram coisas boas sobre as compras no setor de defesa . Um deles inclusive conhece bem o assunto . Falaram relativamente bem do Jobim e muito bem da FAB . De alguns assessores do Lula estão assustados...




Editado pela última vez por Dieneces em Qui Jan 07, 2010 7:40 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28680 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 07, 2010 7:39 pm

Mapinguari escreveu:
Dieneces escreveu:Matheus , vergonhoso é a Odebrecht ganhar sem licitação uma obrinha de 1 bilhão de euros sem licitação com o subterfúgio de que o contratante é a DCNS e não o governo . Mas quem paga é o governo . Vergonhoso é pagar a um intermediário 50% a mais por helicópteros do que o preço cobrado pela própria fábrica . Vergonhoso é o escândalo da compra dos EC-725 . Vergonhoso é pagar o equivalente a cerca de 100 (!!!) MENSALÕES A MAIS ,igual a aqueles do Marcos Valério , José Dirceu , Silvinho Pereira, José Genuíno , Delúbio Soares para comprar o Rafale ao invés dos outros MELHOR avaliados pela FAB . Cada Rafale custa mais de dois mensalões a mais que um Gripen. O que nós aqui fazemos é defender escolhas técnicas de quem entende do assunto e o erário público . Vergonhosa é a ação do governo .Os fatos estão aí , podes escolher .
Dieneces, não foi o governo que escolheu a Odebrecht. Foi a DCNS francesa. Do mesmo modo que, ao entrar na concorrência JPATS, a Northrop americana associou-se com a brasileira Embraer. Criaram uma sociedade com propósito específico (SPC). E o TCU acompanha o processo, desde o início. Não há irregularidade nisso, por mais que alguns gritem.
Leia com atenção , Mapi , a coisa foi bem feita...ou você acha que a DCNS achou o telefone da Odebrecht nos classificados dominicais...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder