TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28636 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 5:36 pm

gaitero escreveu:
Santiago escreveu: Puro factoide!
O gripen ter um custo de manutenção de 4 mil dólares não é???

A me desculpe a COPAG, a dinamarca e a Suiça estao errados...
Quem falou em custo operacional? Esse seria o custo da hora de voo na Suécia.
Que sejam US$ 8 mil aqui no Brasil, certamente ainda seria metade do custo da hora de voo do Rafale ou do SH, não?




Mapinguari

Imagem
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28637 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 5:38 pm

Mapinguari escreveu:
PRick escreveu:
O que pode ser feito a vontade, alterar o modo como se faz a avaliação ou a conclusão, o que não deve ser alterado é a avaliação técnica, aquela que os técnicos REALMENTE, fazem seu trabalho.

O resto é decisão política, cabendo sua competência a esfera política, o erro é achar que o relatório da FAB é um peça, tão somente técnica, nunca foi, nuca será.

Modificar, não é adulterar, nem fraudar.

[]´s
A FAB podia fazer um relatório cheio de desenhos em preto-e-branco dos caças e entregá-lo ao presidente junto com uma caixa de crayons. Aí, o presidente os colore e, depois, escolhe o que ficou mais bonito, né? Ou então, como é um democrata, convoca o CDN e coloca os desenhos coloridos em votação.
Seria um risco, porque aí os Brigadeiro e engenheiro da comissão iam acabar fazendo tudo antes entregar para o Sr. Lula. Por sinal, como mostraram acima, na época da Ditadura faziam o relatório, e os nomes dos caças ficavam os pontilhados! :lol: :lol: :lol: :lol: Pelo menos agora é colorido, mas divertido.

[]´s




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28638 Mensagem por Wardog » Qui Jan 07, 2010 5:41 pm

Nossa Prick como você adapta seu discurso a situação, antes a FAB preferia o Rafale agora o relatório não tem a mínima importância...

Meu Deus.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28639 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 5:43 pm

Mapinguari escreveu:
gaitero escreveu: O gripen ter um custo de manutenção de 4 mil dólares não é???

A me desculpe a COPAG, a dinamarca e a Suiça estao errados...
Quem falou em custo operacional? Esse seria o custo da hora de voo na Suécia.
Que sejam US$ 8 mil aqui no Brasil, certamente ainda seria metade do custo da hora de voo do Rafale ou do SH, não?

Fale isso para o Panfletão e a Catanhede. :mrgreen: :mrgreen: Como já cansei de dizer, se o Gripen custa 8000, os outros dois vão estar por volta de 12000 doletas o custo operacional, é a matemática correta, o resto é empolgação da banda verde piscina.

[]´s




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28640 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 07, 2010 5:45 pm

Agora até o Celso Amorin(bunda suja) está dando palpites no FX-2. Essa concorrência está parecendo aquelas brigas de cortiço que até o bombeiro que vai passando pelo meio da rua dá palpite...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28641 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 5:47 pm

gomugomu escreveu:Nossa Prick como você adapta seu discurso a situação, antes a FAB preferia o Rafale agora o relatório não tem a mínima importância...

Meu Deus.
Olha eu não conheço essa mulher chamada FAB, não me consta que um Órgão de governo tenha preferência de pessoa, nunca afirmei nada parecido com isso, que a FAB preferiria tal coisa ou outra coisa. Se o Relatório fosse algo para ser levado a sério, seria muito bom, agora do jeito que a FSP e a VEJA transformaram o relatório em uma comédia, ou melhor, acabaram com a credibilidade da FAB, é melhor ele nem vir a público.

[]´s




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28642 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 5:48 pm

Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.
Então pronto! Passa a régua, assina o contrato e compra logo o Rafale, Lula!
Se é a escolha melhor para o País e, como sabemos, os três aviões cumprem o prometido e as propostas se equivalem, deixem de lado o tumulto criado pela matéria da Catanhêde e anuncia logo a escolha do Rafale.
De quebra, lá na frente, a MB ainda terá oportunidade de se equipar com o mesmo caça que a FAB, para seus novos NAe. A cereja que faltava no sundae do Rafale.
E estou falando sério! Não estou sendo irônico ou sarcástico. Só quero que esse tormento chegue ao final! [006]




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36686
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3161 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28643 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 07, 2010 5:49 pm

FCarvalho... à espera de ser o primeiro a rabiscar a duomilésima página. 8-]

E quando finalmente voar um um FX-2 sobre a amazônia... vou estar confortavelmente vendo essa manguaça toda do outro lado bom da vida... eterna :mrgreen:

E viva o DB :!: :!: :!: :!:

Abraços




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28644 Mensagem por Booz » Qui Jan 07, 2010 5:49 pm

Deprimente. É assim que se trata uma política de estado entre instituições que deveriam manter um mínimo de dignidade? Claro, quando falo, "instituições", é apenas genérico pois quero mesmo dizer: alguns dos seus membros.

Um açude que represava assunto restrito foi furado para deixar esvair informações por picuinhas pessoais - com uma ajudinha de fora e prenhe de interesses muito além do que se imagina. Fosse num país sério cabeças já tinham rolado. Mas, fosse em um país sério cuecas seriam, apenas, peça íntima do vestuário masculino.
O que podemos inferir disto é que algumas pessoas, com anos de adestramento para pautar-se na honradez e franqueza deixaram-se cooptar por alienígenas para fazer, exatamente, tudo aquilo que acusam o governo de fazer, e os políticos em geral. Ou seja: baixaria, contra-informação rasteira, esfacelamento da pirâmide institucional, corrupção moral e mais ítens desses aleijões peculiares aos políticos (maus).

O que podemos esperar disto?
É como alguém pisar na merda. Vai lavar-se, esfregar os pés com sabonete (francês no caso), mas vai feder por muito tempo. Isto traz um enorme custo institucional.
Só para elencar uma diferença: nos EUA, o último cara que peitou o governo, e era um herói dentro de um instituição respeitadíssima em todo o país, foi à fábrica da Hering buscar seu pijama de bolinhas e teve fragorosa derrota nas urnas (eles não perdoam mesmo).

Quanta falta de sapiência política.

O EB, aqui mesmo criticado por sua - aparente - lentidão já assinou o contrato para o controvertido GuraniTupiXavante ou sei lá que tribo. Namora, escondidinho no cinema, um sistema de defesa aérea.
A MB calou a boca da discordância interna, unificou o discurso olhou o futuro e, se algusn achavam que estava com um limão às mãos disse: "tudo bem!". E esta fazendo uma limonada. Segue para um projeto colossal e sem precedentes na AL.

E a FAB?
Esta foi exposta por dois ou no máximo três. Não merecia! Ainda que toda a força tenha razão, não seria este o caminho. Ao se chegar a um certo patamar é receita de caderninho saber quando e de que maneira agir.
Será que esses caras, uma meia dúzia de dois, não levaram em conta os DEZ anos de FX? Será que esqueceram que o sosciológo de Harward empurrou a trolha e deixou a FAB no caminho do atraso e dos "mitingas"?
Que a moderação me desculpe e estou cônscio - e acato - uma punição: MAS, PUTA QUE O PARIU!

A continuar o governo dos companheiros a fábrica da Hering vai criar dois ou três novos modelos.

E o pior de tudo é que chego a achar que isto seria o "menos ruin" a acontecer. Quer dizer, eu cheguei mesmo ao fundo do poço.




Imagem
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28645 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 5:50 pm

Walterciclone escreveu:Agora até o Celso Amorin(bunda suja) está dando palpites no FX-2. Essa concorrência está parecendo aquelas brigas de cortiço que até o bombeiro que vai passando pelo meio da rua dá palpite...

Ué mais foi ele o encarregado de dizer quem venceu o FX-2, já em 07 setembro, por sinal, a entrevista dele, diz exatamente o que ainda anda ocorrendo. Sem tirar nem por.

[]´s




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28646 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 07, 2010 5:53 pm

Dia 10 está chegando :shock: :shock: ... e as minhas férias tb...!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28647 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 5:55 pm

Dieneces escreveu:Matheus , vergonhoso é a Odebrecht ganhar sem licitação uma obrinha de 1 bilhão de euros sem licitação com o subterfúgio de que o contratante é a DCNS e não o governo . Mas quem paga é o governo . Vergonhoso é pagar a um intermediário 50% a mais por helicópteros do que o preço cobrado pela própria fábrica . Vergonhoso é o escândalo da compra dos EC-725 . Vergonhoso é pagar o equivalente a cerca de 100 (!!!) MENSALÕES A MAIS ,igual a aqueles do Marcos Valério , José Dirceu , Silvinho Pereira, José Genuíno , Delúbio Soares para comprar o Rafale ao invés dos outros MELHOR avaliados pela FAB . Cada Rafale custa mais de dois mensalões a mais que um Gripen. O que nós aqui fazemos é defender escolhas técnicas de quem entende do assunto e o erário público . Vergonhosa é a ação do governo .Os fatos estão aí , podes escolher .
Dieneces, não foi o governo que escolheu a Odebrecht. Foi a DCNS francesa. Do mesmo modo que, ao entrar na concorrência JPATS, a Northrop americana associou-se com a brasileira Embraer. Criaram uma sociedade com propósito específico (SPC). E o TCU acompanha o processo, desde o início. Não há irregularidade nisso, por mais que alguns gritem.




Mapinguari

Imagem
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28648 Mensagem por Enlil » Qui Jan 07, 2010 5:56 pm

Wolfgang escreveu:
Santiago escreveu: Vamos supor que a Saab não tivesse atendido aos requerimentos técnicos, de desempenho ou de ToT . Ele não iria para o short list. Iria no seu lugar o quarto melhor colocado. Quem seria esse? Seria com certeza um bimotor.

Os custos continuariam um fator relevante. Qual dos 3 apresentariam a melhor relação custo-benefício?

O Gripen NG, tendo atendido aos requerimentos técnicos e de desempenho estabelecidos pela FAB, provavelmente teria uma muito boa relação custo-benefício. O ponto de críticas seria o risco maior do projeto. Porém maiores risco geralmente estão relacionados a maiores benefícios.

[]s
Sim, Santiago, mas a idéia do RFI era: o que a FAB não quer de qualquer jeito? Excluiu EF, SU e F-16? Então, o Presidente da República, em sua prerrogativa escolhe o que achar melhor.
Gente, estamos trocando F-5 por Rafale, não F-14 por F-18. Estamos melhorando, não piorando. Medo de não ter $? Se o GF não quiser mais que a FAB opere caças, diminui o orçamento, independente de qualquer coisa... A FAB está jogando gol a gol com sem goleiro do outro lado e está com medo de errar. Pô, muda de esporte. Sei lá, bocha...
:wink:.




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28649 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 5:56 pm

EDSON escreveu:O Preço da Saab é fixo .

Ééééé muitooo dificillll!!!
Está na proposta deles, Edson.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28650 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 6:01 pm

Bolovo escreveu:Vocês (eu incluso) são um bando de loucos. Não tem nem mais o que discutir. Tudo já foi discutido até a exaustão. As vezes eu acho que somos nós que inventamos algumas coisas para ter assunto. Talvez o FX2 nem exista. :mrgreen:

Façam como eu faço: vamos esperar até o dia 10 para ver se vai ser Rafale mesmo. Se for, vamos esperar até 2030 para ver quem tinha razão. Daí em 2031 o B'ronha abre um tópico intitulado "FX2: o que deu certo ou errado [EDIT] FX3 agora é OFICIAL, configra a partir da página 18732", e a vida continua...

abracelhos
Pois é... Comprem logo o Rafale. Eu não tenho mais saco.




Mapinguari

Imagem
Responder