Super Hornet News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceram: 184 vezes
O SH pode não ser muito bom em dogfight.
Mas com APG-79 e misseis de longo alcance, além da grande persistência em combate + grande capacidade de levar armamentos, o torna um dos melhores na arena ar-ar BVR.
E hoje em dia, isso importa mais que ser um bom dogfighter.
Mas com APG-79 e misseis de longo alcance, além da grande persistência em combate + grande capacidade de levar armamentos, o torna um dos melhores na arena ar-ar BVR.
E hoje em dia, isso importa mais que ser um bom dogfighter.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luis,Luís Henrique escreveu:O SH pode não ser muito bom em dogfight.
Mas com APG-79 e misseis de longo alcance, além da grande persistência em combate + grande capacidade de levar armamentos, o torna um dos melhores na arena ar-ar BVR.
E hoje em dia, isso importa mais que ser um bom dogfighter.
Eh justo o contrario. O desempenho do SH e Hornet em velocidades subsonicas está acima da média e sem limites de AOA. E é exatamente ai onde ocorrem os WVR.
Com os sistemas de 1a classe que ele possui, tb se destaca na arena BVR.
[]´s
Jacques
Editado pela última vez por Penguin em Ter Mar 04, 2008 3:41 pm, em um total de 1 vez.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8399
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceram: 253 vezes
Contra o caça definitivo ninguém pode! (Só ele melhorado-F22-)talharim escreveu:D-U-V-I-D-O que seja melhor que um F-15SG.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceram: 21 vezes
Considerando todas as determinantes, o Super Hornet é a melhor opção para a FAB, se tratando de caças norte-americanos.
Sobre o F-15SG, o Super Hornet pode até não ter a mesma combatitividade, porém dúvido que a FAB tenha vontade ($$$$$$$$$$$$$$) para operar os F-15. Além do Super Hornet ser mais versátil, manutenção menos complexa e ainda pode operar com a MB, se um dia tiver um porta-aviões compativel.
Sobre o F-15SG, o Super Hornet pode até não ter a mesma combatitividade, porém dúvido que a FAB tenha vontade ($$$$$$$$$$$$$$) para operar os F-15. Além do Super Hornet ser mais versátil, manutenção menos complexa e ainda pode operar com a MB, se um dia tiver um porta-aviões compativel.
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceram: 184 vezes
É que falam que ele é um pouco lerdo e não tão bom em manobrabilidade.jacquessantiago escreveu:Luis,Luís Henrique escreveu:O SH pode não ser muito bom em dogfight.
Mas com APG-79 e misseis de longo alcance, além da grande persistência em combate + grande capacidade de levar armamentos, o torna um dos melhores na arena ar-ar BVR.
E hoje em dia, isso importa mais que ser um bom dogfighter.
Eh justo o contrario. O desempenho do SH e Hornet em velocidades subsonicas está acima da média e sem limites de AOA. E é exatamente ai onde ocorrem os WVR.
Com os sistemas de 1a classe que ele possui, tb se destaca na arena BVR.
[]´s
Jacques
Eu acho que pra bater o SH precisa de muita coisa.
Eu o considero um caça top.
Tenho em mente que o SH tenha um RCS bem baixo, de cerca de 0,1 m².
Ja o F-15 deve ter um RCS bem maior. Se os americanos fizeram um trabalho (assim como os russos), o F-15 pode chegar a um RCS próximo de 1 m².
O SH tem um radar muito moderno e parece que a antena é bem grande (se eu não me engano é do mesmo tamanho que a antena do novo Flanker). Gostaria de saber as capacidades dos respectivos radares.
Se for algo como 400 km para o Eagle e 200 para o SH, ai o Eagle fica na frente. Mas se for algo do tipo: 350 para o Eagle e 300 para o SH. AI fico com a segunda opção.
Não posso afirmar mas creio que a diferença dos dois radares deve ser realmente pequena.
Se a diferença realmente for pequena.
Ai o Eagle fica com a vantagem de ter maior alcance.
E o SH fica com a vantagem de ser mais novo. De ter maior número de encomendas. De continuar em produção e operação por mais tempo. De ter maior chance de sobrevivência devido a baixa assinatura radar. E maior chance de crescimento.
Fico com o SH.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Ora,
De um lado tenho o sr. Almirante da USNavy que tem acesso a breefing's, defrefing's, relatórios e tudo e mais alguma coisa. Foi ele que assinou a ultima encomenda de SH.
Do outro lado tenho-vos a vocês
hum... não sei quem tem a opinião mais válida, estou com muitas duvidas.
[[]]'s
De um lado tenho o sr. Almirante da USNavy que tem acesso a breefing's, defrefing's, relatórios e tudo e mais alguma coisa. Foi ele que assinou a ultima encomenda de SH.
Do outro lado tenho-vos a vocês
hum... não sei quem tem a opinião mais válida, estou com muitas duvidas.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Luis,Luís Henrique escreveu:É que falam que ele é um pouco lerdo e não tão bom em manobrabilidade.jacquessantiago escreveu: Luis,
Eh justo o contrario. O desempenho do SH e Hornet em velocidades subsonicas está acima da média e sem limites de AOA. E é exatamente ai onde ocorrem os WVR.
Com os sistemas de 1a classe que ele possui, tb se destaca na arena BVR.
[]´s
Jacques
Eu acho que pra bater o SH precisa de muita coisa.
Eu o considero um caça top.
Tenho em mente que o SH tenha um RCS bem baixo, de cerca de 0,1 m².
Ja o F-15 deve ter um RCS bem maior. Se os americanos fizeram um trabalho (assim como os russos), o F-15 pode chegar a um RCS próximo de 1 m².
O SH tem um radar muito moderno e parece que a antena é bem grande (se eu não me engano é do mesmo tamanho que a antena do novo Flanker). Gostaria de saber as capacidades dos respectivos radares.
Se for algo como 400 km para o Eagle e 200 para o SH, ai o Eagle fica na frente. Mas se for algo do tipo: 350 para o Eagle e 300 para o SH. AI fico com a segunda opção.
Não posso afirmar mas creio que a diferença dos dois radares deve ser realmente pequena.
Se a diferença realmente for pequena.
Ai o Eagle fica com a vantagem de ter maior alcance.
E o SH fica com a vantagem de ser mais novo. De ter maior número de encomendas. De continuar em produção e operação por mais tempo. De ter maior chance de sobrevivência devido a baixa assinatura radar. E maior chance de crescimento.
Fico com o SH.
Na decada de 90, durante o seu desenvolvimento o SH teve problemas que foram sanados (a asa por exemplo teve que ser reprojetada). As maiores criticas ao SH ocorreram neste periodo e sao repetidas ate hoje. Eh certo que ultimamente com o block II e mais informacoes diponibilizadas sobre as capacidades do SH, as criticas diminuiram muito.
Em 2000, antes de entrar em operacao, ele passou com louvor por um rigido OPEVAL. Mais detalhes:
http://findarticles.com/p/articles/mi_q ... i_n8899867
A comparacao de radares eh bastante complicada devido a falta de informacao publica. Colhe-se alguma coisa aqui outra ali.
Qt ao APG-79 simplesmente nao ha dados disponiveis. Ha alguns artigos interessantes jah postados anteriormente. Porem indiretamente podemos deduzir algumas coisas.
O Raytheon APG-63(V)4, o mais moderno radar proposto para o F-15 eh essencialmente um APG-63(V)1 modernizado com muitos componentes derivados do Raytheon APG-79 (antena um pouco maior, processador, power supply, etc). O alcance de ambos nao deve ser muito distinto.
A informacao disponivel na internet, inclusive em um artigo do American Institute of Aeronautics and Astronautics (link postado anteriormente) e em outras fontes, afirmam que o APG-79 possui de 2 a 3 vezes o alcance do APG-73. Dados do APG-73 tb nao estao disponiveis, porem os do seu antecessor o APG-65 estao. O alcance maximo no modo velocity search do APG-65 eh dado como superior a 150km. O alcance do APG-73 eh maior. E o do APG-79 eh de 2 a 3 vezes o do APG-73. Isso resulta em um alcance maximo superior a 300km.
Interessante:
http://www.vectorsite.net/avhorn_2.html
The AN/APG-79 has three times greater detection range and incorporates a high-resolution synthetic aperture radar (SAR) mode that has five times the resolution of the AN/APG-73, allowing the Block 2 Super Hornet to take over the maritime targeting job from the S-3 Viking.
[]'s
Jacques
Por favor, cite-o. Eu nunca li nada a respeito deste critico almirante aprovador de encomendas. Para ele deve ser um sofrimento autorizar a aquisicao de algo assim.soultrain escreveu:Ora,
De um lado tenho o sr. Almirante da USNavy que tem acesso a breefing's, defrefing's, relatórios e tudo e mais alguma coisa. Foi ele que assinou a ultima encomenda de SH.
Do outro lado tenho-vos a vocês
hum... não sei quem tem a opinião mais válida, estou com muitas duvidas.
[[]]'s
Jah li sim, muita critica de pessoal envolvido com o Tomcat e que defendiam uma solucao do tipo Tomcat 2000 ou F-22N.
[]'s
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Obviamente a solução Tomcat 2000 era a ideal muito superior a família Hornet.
Mas foi preterida por questões de custos e apenas isso.
Os estrategistas do Pentágono acharam que não seria necessário manter um caça tão superior como o Tomcat 2000 segundo eles as ameças atuais o Hornet dá conta do recado.
Estão certos ?
No dia que a USNAVY tiver que se defender de uma China por exemplo saberemos se o Hornet dará conta do recado saberemos se ele fará jus ao seu antecessor no quesito "Defesa Avançada de Frota" conceito este abandonado pela USNAVY.
Mas foi preterida por questões de custos e apenas isso.
Os estrategistas do Pentágono acharam que não seria necessário manter um caça tão superior como o Tomcat 2000 segundo eles as ameças atuais o Hornet dá conta do recado.
Estão certos ?
No dia que a USNAVY tiver que se defender de uma China por exemplo saberemos se o Hornet dará conta do recado saberemos se ele fará jus ao seu antecessor no quesito "Defesa Avançada de Frota" conceito este abandonado pela USNAVY.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
A US Navy e o Gov. Americano devem com certeza saber!talharim escreveu:Obviamente a solução Tomcat 2000 era a ideal muito superior a família Hornet.
Mas foi preterida por questões de custos e apenas isso.
Os estrategistas do Pentágono acharam que não seria necessário manter um caça tão superior como o Tomcat 2000 segundo eles as ameças atuais o Hornet dá conta do recado.
Estão certos ?
No dia que a USNAVY tiver que se defender de uma China por exemplo saberemos se o Hornet dará conta do recado saberemos se ele fará jus ao seu antecessor no quesito "Defesa Avançada de Frota" conceito este abandonado pela USNAVY.
- Sintra
- Sênior
- Mensagens: 3902
- Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Por curiosidade o Talharim está correcto, existem vários relatórios da Grumman como da propria US Navy que dizem "Preto no Branco" que o "Super Tomcat"/"Tomcat 21" tinha maior alcance, levava uma maior carga de armas, era mais rapido (era um "supercruiser" no mesmo sentido do "Phoon"), ia ter um radar AESA muito maior que o SH, etc, etc. A outra coisa que mencionam era que ia ser um avião MUITO caro (a atirar para os lados do RAPTOR) o que matou a proposta, o que na minha opinião é perfeitamente valido.talharim escreveu:Obviamente a solução Tomcat 2000 era a ideal muito superior a família Hornet.
Mas foi preterida por questões de custos e apenas isso.
Os estrategistas do Pentágono acharam que não seria necessário manter um caça tão superior como o Tomcat 2000 segundo eles as ameças atuais o Hornet dá conta do recado.
Estão certos ?
.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...