Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Pedro Gilberto
- Sênior
- Mensagens: 1366
- Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
- Localização: Salvador / BA
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
#286
Mensagem
por Pedro Gilberto » Seg Set 17, 2007 4:33 pm
glauberprestes escreveu:A.K. for T-7 escreveu:Só a FAB mesmo para deixar um caça torrando embaixo do sol goiano... Não dá para colocar num hangaretezinho ? Ou estavam só em exposição ?
Fazer isso om Mirage III velho e F-5E, tudo bem... Quero ver fazer isso com os F-16... vão acabar estragando toda aquela parafernália eletrônica.
Eles estavam em expoxição...
O legal do F-16, é que a carlinga dele tem uma camada de ouro no "meio" do vidro que protege o piloto dos efeitos do sol...(pronto! Já vai ter neguinho querendo roubar o vidrão!)
Olá Glauber,
se não estiver enganado a camada de ouro no canopy é para proteção, mas não da radiação solar, e sim da radiação eletromagnética emitida pelos radares e ECMs da aeronave.
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
-
Kratos
- Sênior
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am
#287
Mensagem
por Kratos » Seg Set 17, 2007 4:36 pm
Pedro Gilberto escreveu:glauberprestes escreveu:A.K. for T-7 escreveu:Só a FAB mesmo para deixar um caça torrando embaixo do sol goiano... Não dá para colocar num hangaretezinho ? Ou estavam só em exposição ?
Fazer isso om Mirage III velho e F-5E, tudo bem... Quero ver fazer isso com os F-16... vão acabar estragando toda aquela parafernália eletrônica.
Eles estavam em expoxição...
O legal do F-16, é que a carlinga dele tem uma camada de ouro no "meio" do vidro que protege o piloto dos efeitos do sol...(pronto! Já vai ter neguinho querendo roubar o vidrão!)
Olá Glauber,
se não estiver enganado a camada de ouro no canopy é para proteção, mas não da radiação solar, e sim da radiação eletromagnética emitida pelos radares e ECMs da aeronave.
[]´s
Ouvi falar que a camada de ouro tem função de redução do RCS da aeronave, em comparação ao RCS que teria se o vidro não possuísse tal camada.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
-
Cougar_PH
- Sênior
- Mensagens: 1556
- Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
- Localização: Parnamirim/RN
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
-
Contato:
#288
Mensagem
por Cougar_PH » Seg Set 17, 2007 5:26 pm
Kratos
A principal função do ouro é reduzir mesmo as radiações eletromagneticas dos sistemas de ECM, avionica que ficam na parte posterior do assento ejetor, ele atua como um imã, absorvendo essa
radiação e tbm como função secundária de aumentar as emissões eletromagneticas e assim aumentar o RCS.
-
Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
#289
Mensagem
por Moccelin » Seg Set 17, 2007 6:22 pm
Kratos escreveu:Pô, Rodrigo.
O nome da revista, depois dessa, tem que mudar pra AeroEstrabismo, AeroHipermetropia,
AeroAstigmatismo, AeroCegueira, AeroGlaucoma, AeroCatarata. Sei lá...... se tivéssesmo uns 40 M2K-5 com, digamos, uns 150 MICA, aí tudo bem, ninguem ia questionar. Mas de uma declaração dessas tem mais é que chorar mesmo.
Pô Kratos... Eu tenho astigmatismo e mesmo sem os óculos eu consigo ver que essa afirmação foi RIDÍCULA... Isso foi preconceito com nós, quatro olhos...
The cake is a lie...
-
Jacobs
- Sênior
- Mensagens: 2060
- Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
- Localização: São Paulo - SP
#291
Mensagem
por Jacobs » Seg Set 17, 2007 6:52 pm
Se esses lazarentos tivessem sido comprados a bons 20-15 anos, seria uma verdade...
-
Cougar_PH
- Sênior
- Mensagens: 1556
- Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
- Localização: Parnamirim/RN
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
-
Contato:
#292
Mensagem
por Cougar_PH » Seg Set 17, 2007 7:01 pm
Ops!!!!!!!!!!!!!!!
Falha nossa...
Ratificando, diminui o RCS...
-
Jacobs
- Sênior
- Mensagens: 2060
- Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
- Localização: São Paulo - SP
#293
Mensagem
por Jacobs » Seg Set 17, 2007 7:05 pm
Quanto a deixar os caças torrando no sol, acredito que não tenha problema. Normalmente o hardware "militarisado" é preparado e mais resistente que o hardware para aplicações civis.
-
Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
#295
Mensagem
por Moccelin » Seg Set 17, 2007 7:27 pm
glauberprestes escreveu:Claro que tem problema!!! o piloto vai queimar a bunda!!!!
É só colocar um papelão no canopi hehehehe... Todo sinal de capital tem uns vendedores desses trecos hehehehehe...
The cake is a lie...
-
Jacobs
- Sênior
- Mensagens: 2060
- Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
- Localização: São Paulo - SP
#296
Mensagem
por Jacobs » Seg Set 17, 2007 7:31 pm
glauberprestes escreveu:Claro que tem problema!!! o piloto vai queimar a bunda!!!!
Aja ar-condicionado! Imagine-se usando aqueles macacões anti-g, um capacete pesado, uma mas cara de ar, e dentro de um cockit que ficou torrando o dia todo! Pense em uma estufa...
-
Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
#297
Mensagem
por Bolovo » Seg Set 17, 2007 7:35 pm
Jacobs escreveu:glauberprestes escreveu:Claro que tem problema!!! o piloto vai queimar a bunda!!!!
Aja ar-condicionado! Imagine-se usando aqueles macacões anti-g, um capacete pesado, uma mas cara de ar, e dentro de um cockit que ficou torrando o dia todo! Pense em uma estufa...
Por isso quando o avião está taxiando, o canopy fica aberto. Imagine você dentro de um forno a 50º graus para mais...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Cougar_PH
- Sênior
- Mensagens: 1556
- Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
- Localização: Parnamirim/RN
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
-
Contato:
#298
Mensagem
por Cougar_PH » Seg Set 17, 2007 7:48 pm
Bolovo
Depende o F-5 taxia de canopi aberto que tem um pino de segurança que ele só tira na hora de decolar...
-
Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8404
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
#299
Mensagem
por Glauber Prestes » Seg Set 17, 2007 7:49 pm
Eu vi no Correio militar (The history channel) um uniforme para pilotos de helos nos EUA, que tinha ar-condicionado independente dentro do macacão.
-
Jacobs
- Sênior
- Mensagens: 2060
- Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
- Localização: São Paulo - SP
#300
Mensagem
por Jacobs » Seg Set 17, 2007 7:54 pm
glauberprestes escreveu:Eu vi no Correio militar (The history channel) um uniforme para pilotos de helos nos EUA, que tinha ar-condicionado independente dentro do macacão.
Será que você não confundiu com o sistema de pressurização?