Força Aérea Portuguesa (FAP)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 56031
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2984 vezes
- Agradeceram: 2678 vezes
¿porque si es un U214 no se llama U214 y lo llaman U209? Los Griegos los llaman U214, los Italianos U212. No entiendo la denominacion portuguesa En algun foro lei que son U209 modernizados y de ahi su nombre.

*Turn on the news and eat their lies*
Tendo em conta os compromissos de Portugal em relação á NATO e as necessidades nacionais, três submarinos seria o ideal, na minha opinião.
Por exemplo se apenas tivessemos duas fragatas Vasco da Gama (MEKO) neste momento estariamos mal, uma na NATO outra em manutençao ou com problemas e na prática não ficaria disponivel nenhuma para qualquer eventualidade, se ficarmos com dois submarinos poderá acontecer a mesma coisa, visto que os restantes navios pouco mais servem do que para fiscalizar barcos de pesca ou uma ou outra situação pontual.
Por exemplo se apenas tivessemos duas fragatas Vasco da Gama (MEKO) neste momento estariamos mal, uma na NATO outra em manutençao ou com problemas e na prática não ficaria disponivel nenhuma para qualquer eventualidade, se ficarmos com dois submarinos poderá acontecer a mesma coisa, visto que os restantes navios pouco mais servem do que para fiscalizar barcos de pesca ou uma ou outra situação pontual.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Perfeitamente de acordo, Jomite.
Três submarina não seriam apenas mais um a somar aos dois que teremos (espero).
3 submarinos multiplicariam gométricamente a nossa capacidade.
Não seria apenas uma simples soma aritmética.
Mas mesmo que o Estado accione a cláusula para a compra o 3º sub, esse nunca seria entregue antes de 2015, já que os 2 previstos chegarão por volta de 2010.
Três submarina não seriam apenas mais um a somar aos dois que teremos (espero).
3 submarinos multiplicariam gométricamente a nossa capacidade.
Não seria apenas uma simples soma aritmética.
Mas mesmo que o Estado accione a cláusula para a compra o 3º sub, esse nunca seria entregue antes de 2015, já que os 2 previstos chegarão por volta de 2010.

- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- P44
- Sênior
- Mensagens: 56031
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2984 vezes
- Agradeceram: 2678 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
P44 escreveu:Charlie Golf escreveu:O tópico diz "Força Aérea Portuguesa", meus senhores.
Então mas a Força Aérea não tinha "batido no fundo" ????
Polaco Malvado nº 44 -->
![[017]](./images/smilies/017.gif)
Não, a Força Aérea não bateu no fundo. Voa-se bem, muito obrigado. O mesmo não poderei dizer da Armada que até se dá ao luxo de afundar os seus próprios navios. Essa sim é que bate... no fundo do mar.

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Chegado na passada Quinta-feira, encontra-se na Base Aérea do Montijo um Lockheed CP-140 Aurora das Forças Armadas Canadianas. Para aqueles que não se recordem, o Aurora é a nível externo virtualmente idêntico ao P-3C Orion mas internamente está equipado com os sensores e sistemas de luta anti-submarina do Lockheed S-3A Viking.
A aeronave canadiana pertence à Esquadra de Patrulha Marítima 415 (415 Maritime Patrol Squadron), sedeada na CFB Greenwood (14 Wing - Nova Scotia), possui o número de série "111" (ou melhor, "140111") e tem estado a participar no exercício militar "Swordfish 2006" que termina dia 12.
CP-140 Aurora "140111" (c/n 5714)
A aeronave canadiana pertence à Esquadra de Patrulha Marítima 415 (415 Maritime Patrol Squadron), sedeada na CFB Greenwood (14 Wing - Nova Scotia), possui o número de série "111" (ou melhor, "140111") e tem estado a participar no exercício militar "Swordfish 2006" que termina dia 12.


CP-140 Aurora "140111" (c/n 5714)
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 56031
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2984 vezes
- Agradeceram: 2678 vezes
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Não me digam que foi necessário esse avião para localizar o pobre Limpopo :?
Charlie:
Já que costumas estar por dentro do acontecimento, terias possibilidade de saber o que fez durante 2 dias parado um C-130 alemão na BA nº1?
Quando nos visitam, os C-130 não costumam aterrar no Montijo (ou no Figo Maduro)?
Charlie:
Já que costumas estar por dentro do acontecimento, terias possibilidade de saber o que fez durante 2 dias parado um C-130 alemão na BA nº1?
Quando nos visitam, os C-130 não costumam aterrar no Montijo (ou no Figo Maduro)?

- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Rui Elias Maltez escreveu:Charlie:
Já que costumas estar por dentro do acontecimento, terias possibilidade de saber o que fez durante 2 dias parado um C-130 alemão na BA nº1?
Quando nos visitam, os C-130 não costumam aterrar no Montijo (ou no Figo Maduro)?
Amigo Rui
Antes demais uma correcção, se não se importa: a Luftwaffe não opera Hércules C-130 mas antes o algo parecido Transall C-160D. A diferença mais notória entre ambos os aparelhos é o facto do C-130 ser quadrimotor e o C-160 bimotor.


C-160D
O que poderia estar a fazer na Base Aérea de Sintra? Bom, penso que poderia estar simplesmente em trânsito. É comum ver os Transall alemães por estas paragens já que existe uma constante ponte aérea entre a Europa e América do Norte (via Lajes) no apoio aos destacamentos que a Luftwaffe possui tanto nos Estados Unidos como no Canadá.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Obrigado, Charlie:
Mas o que eu vi tinha 4 motores e era claramente um C-130.
Só se me pareceu alemão e não era.
Mas até tinha esse esquema de pintura.
Eu vi-o ao longe e como me apreceu um avião que não costuma aterrar lá, fui buscar o monóculo, e olhei para ele.
Estava estacionado na fileira onde costumam estar os Aviocar.
Esteve lá desde 3ª feira passada, e pelo menos na 4ª à tarde ainda ál estava.
Parceu-me ver aquela cruz que os alemães usam
Mas o que eu vi tinha 4 motores e era claramente um C-130.
Só se me pareceu alemão e não era.

Mas até tinha esse esquema de pintura.
Eu vi-o ao longe e como me apreceu um avião que não costuma aterrar lá, fui buscar o monóculo, e olhei para ele.
Estava estacionado na fileira onde costumam estar os Aviocar.
Esteve lá desde 3ª feira passada, e pelo menos na 4ª à tarde ainda ál estava.
Parceu-me ver aquela cruz que os alemães usam


- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Uma boa colecção de fotos na Base de Monte Real, algumas de aviões que já fizeram a história da FAP, tiradas pelo Jorge Ruivo:
http://jorgeruivo.fotopic.net/p17284111.html
http://jorgeruivo.fotopic.net/p17284111.html
