TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28261 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 07, 2010 9:23 am

A FAB coloca o Rafale no short list e depois não quer? Lula, acaba com o programa, já!

P.S. A Folha criou um factóide e não pode suportar a consequência. No Estadão de hoje, já se diz que o relatório foi mudado, antecipando o que já se sabia de antemão: o Gripen é o mais barato mas muito aquém em capacidades do Rafale.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28262 Mensagem por Gandalf » Qui Jan 07, 2010 9:26 am

Santiago escreveu:São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010


ELIANE CANTANHÊDE

Ranking or not ranking?

BRASÍLIA - O ministro Nelson Jobim avisa que a Aeronáutica NÃO FARÁ um ranking dos três caças supersônicos finalistas para renovar a sua frota, apenas analisará critérios individualmente e jogará a maçaroca para Lula decidir.
O problema é que a Aeronáutica JÁ FEZ um ranking, com seus especialistas, ouvindo empresas interessadas (Embraer à frente), consumindo quase um ano e 30 mil páginas: o sueco Gripen NG ficou em primeiro; o F-18, dos EUA, em segundo; o francês Rafale, em último.
E agora, José?
Um representante dos EUA ou da França (não conto) usou uma provocação parecida com a do ministro francês Hervé Morin contra o Gripen NG: "O Brasil prefere um Mercedes ou um fusquinha?". A resposta parece óbvia, mas não é.
Um país rico, belicoso, que invade o Paquistão e o Afeganistão sem cerimônia, certamente prefere o Mercedes. Mas, no Brasil, bonachão e de Orçamento apertado, é um luxo caro e sem sentido.
Talvez o mais adequado, como a FAB diz, seja um fusquinha mesmo: um avião menor, mais leve, pela metade do preço, custo de manutenção mais baixo e capaz de cumprir bem a função de vigilância e eventual ataque. Além de trazer tecnologia mais diretamente, com ramificação para a indústria privada e boas chances de negócios.
Assim: os engenheiros e técnicos brasileiros participam do projeto já a partir do desenho e na implementação, aprendem tudo sobre componentes e integração de sistemas e se tornam aptos à fabricação nacional, podendo transformar o país em plataforma de vendas para África e América Latina.
E o fator preço não é irrelevante.
O governo Lula acaba em um ano, mas a dívida fica, assim como o custo de manutenção por 30 anos -vida útil de um brinquedinho assim.
Quem paga? A FAB. Que, por tudo isso, conclui que um fusca zero, de última geração, está de bom tamanho para um país como o Brasil.

elianec@uol.com.br

Taí uma nova deixa para a FAB emitir uma nota para acabar com essa confusão
Nj não acreditam, mas se a FAB disser que não tem rankin (mesmo que tenha, supondo que FAB descumprisse uma ordem, o que é impossível em minha opinião) encerra com essa confusão de uma vez por todas...




Editado pela última vez por Gandalf em Qui Jan 07, 2010 9:49 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28263 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 9:27 am

OEMG, 07/01

Os aviões da FAB e a Comissão da Verdade

Lula não vai querer arranjar uma confusão deste tamanho agora que voa em céu de brigadeiro



Foi só uma coincidência, digamos assim, mas bastou cutucar a onça com vara curta para o troco ser de imediato. Nem bem tinha vazado a intenção de setores do governo de criar a Comissão da Verdade, para remexer no passado da época da ditadura, o que matou de raiva os militares, houve vazamento de que a Aeronáutica preferia o caça Grippen, sueco, ao Rafale, francês, para equipar a Força Aérea Brasileira. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já tinha ficado irritado com a história da comissão proposta pela Secretaria de Direitos Humanos, ficou ainda mais irritado com o troco da FAB. Até porque, jura, o estudo não estabelece preferência, apenas destaca as virtudes e defeitos de cada proposta, incluindo a norte-americana, da Boeing, com o F-18.

O assunto já se arrasta há anos e o presidente Lula é quem vai bater o martelo. Bem, isso se não deixar o abacaxi para seu sucessor, ou sucessora, descascar. Se depender de sua vontade, o acordo será fechado com a França, por causa da transferência de tecnologia e da construção de uma planta no Brasil para produzir os caças, em parceria com a Embraer ou com outra empresa criada especialmente para este fim. Foram avançadas, neste sentido, as conversas que Lula teve com o presidente francês Nicolas Sarkozy. No caso do caça norte-americano, é grande o receio de não haver, como prometido, a transferência de tecnologia. O conjunto das forças militares brasileiras duvida que isso aconteça.

No meio da confusão, duas coisas são certas. A FAB vai ter seus aviões, independentemente de sua preferência. Vai prevalecer o interesse político e estratégico para o país e quem vai tomar a decisão é o presidente. E a turma dos direitos humanos não vai levar na tentativa de reabrir as feridas do passado. Lula não vai querer arranjar uma confusão deste tamanho agora que voa em céu de brigadeiro.

PINGA FOGO

Uma coisa é certa. Com tanta confusão envolvendo os militares, da Comissão da Verdade à polêmica da compra dos caças, o melhor que o governo faz agora é arremeter.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28264 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 9:29 am

A turbulência dos caças

As negociações nunca passaram de negociações; a haver "decisão política", não haveria abertura de negociações, no sentido que o próprio Lula lhes deu

Janio de Freitas

A CONTRADIÇÃO entre a preferência especializada da FAB pelo caça sueco Gripen e, de outra parte, a motivação "política" de Lula para compra do avião francês Rafale leva -entre jornalistas, políticos e no próprio governo- a uma quantidade grande de equívocos e precipitações. A começar da ideia, como assegurava anteontem um comentarista de TV, de que, "se o presidente quiser comprar o Rafale", a despeito do parecer da FAB, "tem todo o direito de fazer isso". Não, não tem essa liberdade.

Tal ideia, muito difundida, decorre da preliminar de que Lula haveria dito, depois de encontro com o presidente Sarkozy, querer ou ter decidido comprar o caça francês. E, a partir de então, ter reafirmado, com a constante repetição também do ministro Nelson Jobim, que "a decisão será política", e independente da avaliação técnica, orçamentária, de absorção tecnológica e tático-estratégica da FAB.

Lula não disse querer ou haver decidido comprar o Rafale. O que comunicou de público, a propósito da conversa com o presidente francês em Brasília, por ocasião do Sete de Setembro do ano passado, foi "a decisão de abrir negociações para compra de aviões Rafale".

As negociações nunca passaram de negociações. A FAB não quis que ficassem restritas ao caça francês, no que foi acompanhada por investidas imediatas dos fabricantes do F-18E (Boeing) e do Gripen (Saab).

E, apesar de todas as pressões, levadas ao ponto de Nelson Jobim, em desespero de causa, querer impedir a FAB de pareceres comparáveis dos aviões entre si, nada pôde passar de negociações. Nas quais as condições do Rafale foram melhoradas várias vezes por Sarkozy, premido pela necessidade de conseguir a primeira venda desse caça (derrotado em todas as concorrências de que participou) e de recuperar parte do auxílio governamental ao enfraquecido fabricante Dassault.

As conclusões da FAB sobre os três concorrentes nada têm a ver com o impasse, entre os comandantes militares e Lula, em torno do Plano Nacional de Direitos Humanos e sua pretendida Comissão da Verdade. A FAB apenas recusou-se a não fazer o seu papel, e o fez.

A haver "decisão política", não haveria negociações, no sentido que o próprio Lula lhes deu. Seriam dois os motivos para a propalada "decisão política". O primeiro é o propósito de adotar uma aliança estratégica com a Europa, selecionando a França, para substituir a compulsória aliança com os Estados Unidos, o que é fácil deduzir da Estratégia de Defesa Nacional elucubrada por Mangabeira & cia.

O outro motivo é permutar, com o novo par na aliança estratégica, os altos negócios do seu interesse pelo apoio que dê, com o cacife de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, à entrada do Brasil nesse círculo.

O primeiro motivo é de fundamentos mais do que duvidosos. Os estrategistas do Planalto parecem esquecer que a França tem com os Estados Unidos uma aliança militar -a Otan- muito dificilmente superável em favor do Brasil, supondo-se uma contraposição mais séria entre nós e os EUA (hipótese que também se pode deduzir do tal plano estratégico).

O segundo motivo não é menos inconvincente. Até hoje, os Estados Unidos recusaram-se a apoiar a entrada do Brasil no Conselho de Segurança. Têm nisso a companhia da Rússia. A última coisa a pensar-se, então, é que aceitariam a entrada de um país que, por força de uma "aliança estratégica", tenderia a ser sempre parceiro de outro integrante do círculo. Percepção em que os EUA têm outra vez a companhia da Rússia.

Além da aliança militar na Otan, a França é parte também de uma aliança política, a cujos objetivos integrou a sua estratégia nacional: é a União Europeia. Agora com sua Constituição, com presidência, com política externa própria e cada vez mais influente nas relações internacionais -enfim, uma aliança política que a França jamais transgredirá em favor de uma "aliança estratégica" com o Brasil.

A maior aproximação com a França pode ser muito conveniente. Mas não nas condições assombrosas, financeiras e outras, para a compra dos Rafale. Já basta o negócio feito com submarinos franceses e com a pretendida colaboração em projetos nucleares.

E não esqueçamos que Lula não pode fazer alianças internacionais, estratégicas ou não, por decisão pessoal. A Constituição exige que sejam submetidas ao Congresso. E as torna passíveis de exame pelo Judiciário, com a possibilidade de consequências graves para o presidente que viole as exigências constitucionais.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28265 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 07, 2010 9:30 am

Se a FAB vazou - o que não acredito - é prisão para os envolvidos. Cadeia mesmo.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28266 Mensagem por Divino Alves » Qui Jan 07, 2010 9:32 am

Santiago escreveu:OEMG, 07/01

Os aviões da FAB e a Comissão da Verdade

Lula não vai querer arranjar uma confusão deste tamanho agora que voa em céu de brigadeiro



Foi só uma coincidência, digamos assim, mas bastou cutucar a onça com vara curta para o troco ser de imediato. Nem bem tinha vazado a intenção de setores do governo de criar a Comissão da Verdade, para remexer no passado da época da ditadura, o que matou de raiva os militares, houve vazamento de que a Aeronáutica preferia o caça Grippen, sueco, ao Rafale, francês, para equipar a Força Aérea Brasileira. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já tinha ficado irritado com a história da comissão proposta pela Secretaria de Direitos Humanos, ficou ainda mais irritado com o troco da FAB. Até porque, jura, o estudo não estabelece preferência, apenas destaca as virtudes e defeitos de cada proposta, incluindo a norte-americana, da Boeing, com o F-18.

O assunto já se arrasta há anos e o presidente Lula é quem vai bater o martelo. Bem, isso se não deixar o abacaxi para seu sucessor, ou sucessora, descascar. Se depender de sua vontade, o acordo será fechado com a França, por causa da transferência de tecnologia e da construção de uma planta no Brasil para produzir os caças, em parceria com a Embraer ou com outra empresa criada especialmente para este fim. Foram avançadas, neste sentido, as conversas que Lula teve com o presidente francês Nicolas Sarkozy. No caso do caça norte-americano, é grande o receio de não haver, como prometido, a transferência de tecnologia. O conjunto das forças militares brasileiras duvida que isso aconteça.

No meio da confusão, duas coisas são certas. A FAB vai ter seus aviões, independentemente de sua preferência. Vai prevalecer o interesse político e estratégico para o país e quem vai tomar a decisão é o presidente. E a turma dos direitos humanos não vai levar na tentativa de reabrir as feridas do passado. Lula não vai querer arranjar uma confusão deste tamanho agora que voa em céu de brigadeiro.

PINGA FOGO

Uma coisa é certa. Com tanta confusão envolvendo os militares, da Comissão da Verdade à polêmica da compra dos caças, o melhor que o governo faz agora é arremeter.
:?: :?: :?: Odebrecht?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28267 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 07, 2010 9:32 am

Olha lá a ameça do Jânio...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28268 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 9:36 am

Jornal do Brasil

EDITORIAL: Um país sério não brinca com armas

A se confirmar a informação de que o governo ordenou à aeronáutica que refaça o relatório técnico que definiu a escolha do caça sueco Gripen N/G, eliminando o caráter comparativo do estudo, estaríamos diante de uma situação grave. É a segunda vez que o Brasil anuncia o tão discutido Projeto FX-2, de substituição dos caças de Anápolis, e corre o risco de não concluir. Na primeira versão, a concorrência foi interrompida antes da fase atual, mas ainda assim arranhou a credibilidade em um mercado sensível e bilionário. Até a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, a licitação corria dentro de um padrão profissional. Porém, em negócios desse vulto há sempre outros interesses que não só os da Força Aérea. Por isso, já no início do ano passado, representantes de um dos fabricantes mantinham sérias dúvidas se o projeto chegaria ao final de forma limpa. Será?

A intervenção oficial em uma licitação da FAB gerou um ponto de atrito sério entre a Força e o governo civil. A necessária salvaguarda política e diplomática para se chegar ao equilíbrio com a escolha técnica foi atropelada por mudanças na regra do jogo que beneficiaram apenas um dos concorrentes. Não foi a primeira vez: quando o prazo para a entrega das propostas foi encerrado, apenas duas o tinham cumprido – a favorita do Planalto não o fez. Pela regra, estaria desclassificada, mas rapidamente arrumou-se uma extensão. Irritados, os concorrentes disseram que a demora se devia à dificuldade em se reduzir o preço pedido para os aviões.

Quando o presidente Lula e posteriormente o ministro da Defesa, Nelson Jobim, atropelaram o protocolo e anteciparam a preferência brasileira pelo caça francês, o mundo caiu. A FAB, disposta a uma escolha limpa, não havia concluído os testes e avaliações dos três modelos. Mais do que jactarem-se, o presidente e o seu ministro impuseram uma moção de desprestígio e irrelevância aos militares. A muito custo o programa continuou avançando, mas dentro de um desgaste definitivo e agora sob o irremediável véu de suspeição lançado pelos concorrentes preteridos, com razão. Afinal, se já estava decidido, qual o sentido de se manter a competição?

As 30 mil páginas do relatório mostram que ninguém brincou em serviço. E que uma aquisição de US$ 2 bilhões foi levada a sério no sentido do melhor aproveitamento do erário público, a rigor um dinheiro que pertence ao cidadão. Por mais que algum burocrata consiga enxergar, não há justificativa estratégica que sustente a compra de um modelo de caça que ficou em terceiro e último lugar segundo os critérios de quem tem o principal interesse em operá-los, que é a Defesa Aérea. Que custa o dobro do selecionado pelos aviadores. E que embute um modelo de transferência de tecnologia que já não teria funcionado com a instalação da Helibras, em Itajubá.

Ao JB, em uma entrevista, o ministro Jobim disse que a escolha final passaria pelo crivo da sua pasta e não seria determinada apenas pelo critério militar. Na época, a leitura pressupunha um cuidado extremo com todos os aspectos envolvidos de forma a garantir que os jatos proporcionassem uma efetiva proteção aos interesses nacionais e não um benefício ao melhor lobby. A mudança da regra em reação à escolha tornou todo o trabalho da FAB irrelevante outra vez, desprestigiou o esforço técnico, é um acinte à inteligência do contribuinte. E uma vitória do melhor lobby.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28269 Mensagem por Divino Alves » Qui Jan 07, 2010 9:38 am

Wolfgang escreveu:Se a FAB vazou - o que não acredito - é prisão para os envolvidos. Cadeia mesmo.
Veja - Radar on line

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Entrou areia grossa na bilionária compra dos 36 caças Rafale, produzidos pela França. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito aos mais próximos que o comando da Aeronáutica se decidiu pelos caças suecos, fabricados pela Gripen – recusando-se, assim, a chancelar o negócio com os franceses, como deseja Lula. Nessas conversas, Jobim admite que, quando deixar o ministério, em abril, nenhuma solução terá sido dada.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28270 Mensagem por nveras » Qui Jan 07, 2010 9:38 am

PQP. Que CAGADA que vc se meteu em Dona FAB. [004]




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28271 Mensagem por U-27 » Qui Jan 07, 2010 9:39 am

ok, pagina 15 mil até o final do fx-10




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28272 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 07, 2010 9:41 am

Cadê a Abin nessas horas? Dossiês contra donos de jornais e jornalistas teriam conteúdo bastante plausível...




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28273 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 9:42 am

Como podemos ver a Folha de São Paulo recebendo de alguém, já faz sua campanha lobista sob o manto de notícias, junta um monte de imbecis que não sabem o que é um FBW, nunca escreveram nada sobre defesa, para bostejar.

Criam verdade fabricadas, e a partir disso, começam a fazer politicagem da mais suja, porque informação, não tem a menor idéia do que seja isso, e para trazer informação é necessário saber o que está se fazendo.

Por fim, entre em cena o mesmo Janio de Freitas o capacho ou o capanga da Folha, esse, mistura uma sapiência de Jegue, com a delicadeza e sutileza de um elefante.

Junto com a Catanhede, a Ofélia Mediática e o assistente Igor, o nome já diz tudo! :lol: :lol: :lol:

Pelo singelo raciocínio, a FAB tem que comprar o mais barato, porém, só quando interessa a FAB, afinal, na verdade só quando interessa a eles(Folha de São Paulo), esse bando se diz jornalistas e a Folha se diz jornal, como podemos ver nem um, nem outro tem qualquer noção do que sejam, um JORNALISTA e um JORNAL.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28274 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 9:47 am

AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS

Debate bizarro sobr ecompra de aviões mostra Brasil imaturo

Feichas Martins [*]

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - A compra de 36 aviões caças para a Força Aérea Brasileira – FAB, começa a gerar um debate no mínimo bizarro, porque ninguém duvida de que a opinião da Aeronáutica é a que tem que ser considerada, pelo seu peso técnico, mas circulam rumores de que o Presidente Lula quer dar seu pitaco em defesa dos aviões “Rafale” -produzidos pela empresa francesa Dassault - que teriam ficado em terceira posição na avaliação da FAB.

Relatório técnico da FAB, segundo o jornal Folha de São Paulo, teria avaliado as aeronaves das três empresas participantes da concorrência classificando os caças da sueca Saab em primeiro lugar, seguidos pelos aviões da americana Boeing e, por último, pelas aeronaves da francesa Dassault.

Até o ministro da Defesa, Nelson Jobim, está sendo lembrado para dar seu voto de minerva nessa disputa intestina, que envolve um lobby gigante de suecos, norte-americanos e franceses, e que representa gastos do Brasil da ordem de 23 bilhões de dólares, segundo estimativa do próprio Presidente Lula, quando anunciou a disposição brasileira de investir em helicópteros e caças.

Considero esse debate bizarro, porque mostra que não há unidade de pensamento dentro do governo brasileiro para um gasto que dotará o País de equipamentos de defesa capazes deprojetarem-no à condição de uma das maiores potências bélica do mundo, embora sua Constituição faça referência à necessidade de se defender, e não de atacar.

Ridículas enquetes, encomendadas pelos lobistas de todos os lados, procuram ouvir a opinião de internautas sobre qual é o equipamento ideal para a Força Aérea Brasileira e qual empresa será a vencedora, como se esse assunto altamente técnico e estratégico estivesse ao alcance do entendimento de simples cidadãos.

É um absurdo que não haja um pensamento coeso, harmônico e definido entre a Presidência, a FAB e o Ministério da Defesa - que representa os três comandos militares - e que as negociações corram livremente ao sabor de alguns grupos do mercado mundial de armamentos, sem que o Congresso Nacional, que representa o povo brasileiro, seja consultado oficialmente.

O presidente Lula não parece disposto a dizer “não” ao Presidente da França, Nikolas Sarkozy, com quem tem conversado como se Brasil e França fossem dois vizinhos políticos e geográficos.

Tanto ruído numa decisão de governo só serve para demonstrar que o País ainda não está preparado para ser membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e atuar como potência militar mundial.

[*] Feichas Martins, articulista colaborador da ABN NEWS - Agência Brasileira de Notícias, é Palestrante, Jornalista, Mestre em Ciência Política pela UnB, Professor Universitário, Especialista em Planejamento Político-Estratégico e Consultor Político-Eleitoral. É membro do Comitê de Ética e de Liberdade de Expressão da Federação Nacional da Imprensa [Fenai-Faibra] e da Associação Brasiliense de Imprensa [ABI-DF].




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28275 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 9:49 am

Wolfgang escreveu:A FAB coloca o Rafale no short list e depois não quer? Lula, acaba com o programa, já!

P.S. A Folha criou um factóide e não pode suportar a consequência. No Estadão de hoje, já se diz que o relatório foi mudado, antecipando o que já se sabia de antemão: o Gripen é o mais barato mas muito aquém em capacidades do Rafale.

A dupla Folha de São Paulo e Veja devem estar precisando de din-din, agora, entra o ex-Jornal do Brasil, que consegue ser ainda pior!! :lol: :lol: :lol:

[]´s




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