EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#2776 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Jul 04, 2012 12:33 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Ricardo Rosa escreveu:
Boa tarde a todos,
Bacchi, vc saberia dizer se a versão do OM366, à ser adotada nesta repotencialização, é a versão turbo?
Abraços.
Tem que ser, já que a versão do OM352 instalada até hoje, é turbo.

Eu acredito, inclusivo que será a versão turbo cooler OM366 LA com 211 CV.

OM-366: aspirado, desenvolvendo 136 CV;

OM-366 A: turbo, desenvolvendo 184 CV.

Bacchi

Grato. Exatamente, a dúvida surgiu em razão de duas versões: a A (184 CV) e a LA (211 CV).

Abraços.

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#2777 Mensagem por eligioep » Qua Jul 04, 2012 5:46 pm

Paulo Bastos escreveu:
.......................................................
Na ultima Laad, conversamos com o diretor comercial da Empresa e ele falou que esse veículo modernizado era o unico Urutu da Unidade que conseguia subir algumas ladeiras de favelas, durante a ocupação de morros do Rio pelo EB.

Abraços,
Paulo
Paulo,
difícil acreditar nisso, pois durante o período (07 anos) em que servi no 6º Esqd C Mec (S Maria/RS) e o período no Haiti, acessamos locais tão ou mais íngremes que os das favelas. O que acontece é que provavelmente, e isso ocorreu em S Maria e em Porto Príncipe, o motorista ter preguiça de acionar a caixa reduzida e tentar subir direto, o que danifica os pacotes de discos da caixa automática, no caso a MT 643, ou a embreagem, quando for de câmbio manual.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#2778 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 04, 2012 6:13 pm

eligioep escreveu:
Paulo Bastos escreveu:
.......................................................
Na ultima Laad, conversamos com o diretor comercial da Empresa e ele falou que esse veículo modernizado era o unico Urutu da Unidade que conseguia subir algumas ladeiras de favelas, durante a ocupação de morros do Rio pelo EB.

Abraços,
Paulo
Paulo,
difícil acreditar nisso, pois durante o período (07 anos) em que servi no 6º Esqd C Mec (S Maria/RS) e o período no Haiti, acessamos locais tão ou mais íngremes que os das favelas. O que acontece é que provavelmente, e isso ocorreu em S Maria e em Porto Príncipe, o motorista ter preguiça de acionar a caixa reduzida e tentar subir direto, o que danifica os pacotes de discos da caixa automática, no caso a MT 643, ou a embreagem, quando for de câmbio manual.
Aliás, eu me espantaria se o diretor comercial não falasse isto!!!

Bacchi

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#2779 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 04, 2012 7:26 pm

Túlio escreveu:TORRETA CT-CV 105

Por Túlio Ricardo Moreira

Muito se tem falado sobre as possíveis torretas e peças principais que seriam aplicadas a uma possível versão de reconhecimento do Guarani. Uma em particular me chamou a atenção, a CT-CV 105 Belga e me pareceu interessantíssima, mesmo parecendo que o Exército Brasileiro está mais interessado em uma torreta com arma de 90 mm. Mas vamos a ela:

[ Imagem ]

A torreta biplace em si é totalmente estabilizada, permitindo fogo preciso em movimento, sendo sua peça principal o CT Gun 105, arma de alma raiada e apta a disparar qualquer munição padrão OTAN no calibre, embora seu melhor desempenho seja com munição especificamente desenvolvida, como a APFSDS-T MECAR M1060CV, cujo desempenho com a arma é inegavelmente impressionante, atingindo o penetrador de 3,31 kg a velocidade inicial de 1620 m/s, ou seja, impacto inicial de 4,34 MJ. O interessante é que, dada a baixa taxa de desaceleração desse tipo de projétil, na prática um alvo a 2000 m (distância na qual se alega capacidade de penetração de aprox. 560 mm RHAs a 60°) seria atingido pouco mais de um segundo após o disparo, ou seja, quase sem ou mesmo sem chance de reação.

[ Imagem ]

A torreta pesa, em condição leve (sem munição nem blindagens adicionais, as quais está apta a receber), principalmente para transporte aéreo na VTR na qual estiver instalada, cerca de 4 ton. A munição consiste em até 16 tiros prontos (a capacidade de munição adicional dependerá do espaço disponível na VTR onde será instalada), alimentados por carregador automático à peça principal, capaz de cadência de seis a oito RPM. Tanto o giro da torreta quanto o rebaixamente e elevação da peça principal (impressionantes 42º, mais que o dobro da maioria das peças deste calibre, o que proporciona funcionalidades adicionais, como tiro indireto e muito melhores capacidades para combate em regiões montanhosas e ambientes urbanos). Outra característica é a possibilidade de emprego do míssil AC Falarick 105, desenvolvido na Ucrânia. É um projétil guiado a laser e com duas ogivas em tandem, alegadamente capaz de penetrar aprox. 550 mm de RHAs (após ultrapassar a ERA) a até 5.000 m. Aliás, o uso deste míssil associado à grande capacidade de elevação do tubo da peça principal permite mesmo atirar contra aeronaves (como helicópteros) com boa possibilidade de êxito.

[ Imagem ]

Os sistemas de pontaria tanto do comandante quando do atirador são dois displays idênticos para cada um, sendo um para visão diurna e outro para visão noturna. Um visor panorâmico proporciona ao comandante uma grande capacidade de detectar-atirar primeiro. A mira do atirador também é totalmente estabilizada e dotada de computador balístico e telêmetro laser para permitir fogo em movimento tanto diurno quanto noturno e contra alvos também em movimento. Aliás, a eletrônica é toda digital de última geração. O equipamento ainda pode ser acrescido de alerta-laser (para quando o veículo for "iluminado" por algum atirador inimigo), além de metralhadora coaxial e superior.

Foi dada uma especial atenção à segurança e conforto dos tripulantes, que ficam sentados em uma posição bem baixa na torreta, obtendo a vantagem da proteção extra oferecida pelo casco blindado co carro. Ademais, a tripulação é separada da munição por uma parede blindada, havendo ainda um dispositivo que ejeta por detonação a parte superior do depósito de munições, minimizando os riscos em caso de impacto por ação inimiga.

A peça principal de 105 mm conta com cano de 53 calibres de comprimento (5.586 mm) com uma distância máxima de recuo de 580 mm, sendo a força máxima do mesmo inferior a 15 ton, graças à ajuda do compensador/freio de boca. A pressão interna suportada pela arma excede em cerca de 20% a dos tradicionais L7/M68.

[ Imagem ]

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PS.: para variar, projeto de artigo para o Site. Se acharem que fiz mal, posso retirar para a área restrita. Estou com essa mania de postar artigo em desenvolvimento, vai que algum colega tem algo a contribuir... :wink: 8-]
O nosso VBTP-MR equipado com essa torre ficaria show de bola! :twisted:

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6463 vezes
Agradeceram: 6825 vezes
Contato:

#2780 Mensagem por Túlio » Qua Jul 04, 2012 7:53 pm

Eu ia escrever sobre a torreta e arma que o EB parece querer masss....deu pena... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2781 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 04, 2012 7:59 pm

Túlio escreveu:Eu ia escrever sobre a torreta e arma que o EB parece querer masss....deu pena... 8-]
Tulio, por que você chama torre de torrreta???

Bacchi

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6463 vezes
Agradeceram: 6825 vezes
Contato:

#2782 Mensagem por Túlio » Qua Jul 04, 2012 8:01 pm

Seu lá, talvez do Inglês "turret", tá errado?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#2783 Mensagem por Clermont » Qua Jul 04, 2012 8:35 pm

Túlio escreveu:Seu lá, talvez do Inglês "turret", tá errado?
A Editora Renes traduzia como "torreta" na sua imortal série "História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial".

E se a Editora Renes traduziu, tá traduzido.

:mrgreen:

Imagem

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2784 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 04, 2012 10:34 pm

Clermont escreveu:
Túlio escreveu:Seu lá, talvez do Inglês "turret", tá errado?
A Editora Renes traduzia como "torreta" na sua imortal série "História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial".

E se a Editora Renes traduziu, tá traduzido.

:mrgreen:

[ Imagem ]

Turret é torre.

Bacchi

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#2785 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 05, 2012 12:52 am

Torreta também.
São sinônimos. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 414 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#2786 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jul 05, 2012 4:10 am

Estaremos discutindo o sexo dos anjos se ficarmos nessa, mas eu sempre pensei em torreta quando via isso:
Imagem

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2787 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 05, 2012 9:33 am

Glauber Prestes escreveu:Estaremos discutindo o sexo dos anjos se ficarmos nessa, mas eu sempre pensei em torreta quando via isso:
[ Imagem ]
Perfeito Glauber.

Eu tambem sempre usei torreta para uma torre pequena. Torre com metralhadora ou canhão de pequeno calibre.

Bacchi

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#2788 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Jul 05, 2012 10:01 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Glauber Prestes escreveu:Estaremos discutindo o sexo dos anjos se ficarmos nessa, mas eu sempre pensei em torreta quando via isso:
[ Imagem ]
Perfeito Glauber.

Eu tambem sempre usei torreta para uma torre pequena. Torre com metralhadora ou canhão de pequeno calibre.

Bacchi

Bom dia a todos,

Apesar das diferentes traduções e nomenclaturas, também penso assim.

Abraços.

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#2789 Mensagem por Clermont » Qui Jul 05, 2012 10:25 am

[ Imagem ]
Pior é num livro recente - acho que um dos escritos por Stephen Ambrose - onde a tradutora resolver usar o termo "torrinha". Juntamente com coisas do tipo "metralhadora calibre 50 mm".

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#2790 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 05, 2012 2:50 pm

Acho que o que deveria estar sendo discutido seria uma comparação entre as torres CT-CV e a Cockeril MK8, que vão equipar as nossas VBTP-MR, e não se o termo correto é torre ou torreta, pra mim isso é irrelevante!

.
Responder