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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS

#27691 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 17, 2015 4:29 pm

Túlio escreveu:

Sei lá eu, creio que depende do tipo de TT que nos interessa. Como o caso é com a EMBRAER, acho que o mais importante mesmo é aerodinâmica supersônica, materiais e integração de sistemas, visto que é o modelo de negócio da empresa. Os mesmos que se ufanam com o KC390 deveriam pensar melhor antes de descer o porrete no Gripen: é a cara da EMBRAER!

Não? Basta botar as bandeirinhas e vai ter mais do que o próprio Gripen. Turbinas R&R, peças e partes do mundo todo. :wink: 8-]

E nem falei no maior argumento para vender o Super Tucano à USAF para repassar ao Afeganistão. Atenção, não inventei: "ELE (ST) JÁ É DE 70% A 80% AMERICANO", afirmação feita durante o affair com a Hawker (AT-6)...

Como ficamos? A EMBRAER claramente desenvolve e monta aeronaves - todas as que fabrica - com a maioria dos insumos provenientes do exterior. Até aí é legal, tri & quetales. Mas basta entrar o Gripen na jogada e, mesmo sendo feito "à moda EMBRAER", NÃO PRESTA, vai entender... :roll: :roll: :roll: :roll:

Aliás, falar em bandeirinha, pequena amostra de onde vem as coisas que fazem o 390. Se detalhar, então...

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Re: NOTÍCIAS

#27692 Mensagem por Energys » Sáb Jan 17, 2015 5:10 pm

Marechal-do-ar escreveu:Tendo o desenho e o código fonte o resto se da um jeito, no caso do Gripen o único ponto a mais que acho que merecia mais atenção é a turbina, já que hoje só americanos e russos fabricam turbinas com as características que o Gripen exige.
Existe outra alternativa (não posso dizer se viável ou não) que seria a européia EJ200.

Att.




Editado pela última vez por Energys em Sáb Jan 17, 2015 5:15 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS

#27693 Mensagem por Energys » Sáb Jan 17, 2015 5:13 pm

Túlio escreveu:
Túlio escreveu:

Sei lá eu, creio que depende do tipo de TT que nos interessa. Como o caso é com a EMBRAER, acho que o mais importante mesmo é aerodinâmica supersônica, materiais e integração de sistemas, visto que é o modelo de negócio da empresa. Os mesmos que se ufanam com o KC390 deveriam pensar melhor antes de descer o porrete no Gripen: é a cara da EMBRAER!

Não? Basta botar as bandeirinhas e vai ter mais do que o próprio Gripen. Turbinas R&R, peças e partes do mundo todo. :wink: 8-]

E nem falei no maior argumento para vender o Super Tucano à USAF para repassar ao Afeganistão. Atenção, não inventei: "ELE (ST) JÁ É DE 70% A 80% AMERICANO", afirmação feita durante o affair com a Hawker (AT-6)...

Como ficamos? A EMBRAER claramente desenvolve e monta aeronaves - todas as que fabrica - com a maioria dos insumos provenientes do exterior. Até aí é legal, tri & quetales. Mas basta entrar o Gripen na jogada e, mesmo sendo feito "à moda EMBRAER", NÃO PRESTA, vai entender... :roll: :roll: :roll: :roll:

Aliás, falar em bandeirinha, pequena amostra de onde vem as coisas que fazem o 390. Se detalhar, então...

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Boa colocação. :wink: Por isso quando vejo citarem aqui "pesos e medidas", penso o quanto não se "esquece" certos fatos para defender versões.

Att.




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Re: NOTÍCIAS

#27694 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 17, 2015 5:28 pm

Energys escreveu:Boa colocação. :wink: Por isso quando vejo citarem aqui "pesos e medidas", penso o quanto não se "esquece" certos fatos para defender versões.

Att.

Pois é, o que mais se vê é neguim tentando adaptar a realidade ao argumento e não, como é correto, o argumento é que tem que se adaptar à realidade...




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Re: NOTÍCIAS

#27695 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jan 17, 2015 5:31 pm

Energys escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Tendo o desenho e o código fonte o resto se da um jeito, no caso do Gripen o único ponto a mais que acho que merecia mais atenção é a turbina, já que hoje só americanos e russos fabricam turbinas com as características que o Gripen exige.
Existe outra alternativa (não posso dizer se viável ou não) que seria a européia EJ200.

Att.
EJ2x0, com a F414 o Gripen já está no limite da submotorização (talvez cruze esse limite se os boatos sobre aumento de peso forem reais), não acho que seja uma boa ideia trocar por um motor ainda mais fraco, claro, se não houver outra opção vai ele mesmo, mas entendo como alternativa realmente viável algo mais potente que a F414, talvez, mais potente que a F414 EPE se for para virar daqui a alguns anos (ou décadas...).




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Re: NOTÍCIAS

#27696 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 17, 2015 5:32 pm

Submotorização? Faz supercruise, POWS!!!




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Re: NOTÍCIAS

#27697 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 17, 2015 5:35 pm

Bom uma coisa 'e o mapinha do kc-390 By Embraer com os seus fornecedores externos e outra e' o mapinha do Gripen By SAAB e o jogo de cintura para incluir um pedacinho by Embraer...

Ai fica a perguntinha... Aonde a Embraer manda mais e Ganha mais? Aonde ela manda e desenvolve ou aonde ela e' chamada para participar no meio de um montao de gente?

A resposta e'... Esse "pedacinho" tem que ser muito bom para que ela tenha ganhos reais de conhecimento.

Por isso os pesos e medidas Sao bem diferentes. :)

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Re: NOTÍCIAS

#27698 Mensagem por Energys » Sáb Jan 17, 2015 5:39 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Energys escreveu:Existe outra alternativa (não posso dizer se viável ou não) que seria a européia EJ200.

Att.
EJ2x0, com a F414 o Gripen já está no limite da submotorização (talvez cruze esse limite se os boatos sobre aumento de peso forem reais), não acho que seja uma boa ideia trocar por um motor ainda mais fraco, claro, se não houver outra opção vai ele mesmo, mas entendo como alternativa realmente viável algo mais potente que a F414, talvez, mais potente que a F414 EPE se for para virar daqui a alguns anos (ou décadas...).
Cito o EJ200 como exemplo, não como fato. Certamente careceria de adaptações para ser empregado no Gripen, incremento de empuxo incluso.

Não creio em submotorização com o F414. E havendo incremento de peso, dificilmente ultrapasse o MTOW anterior (17,5Ton). Concordo que o ganho de performance com o EPE seria bem vindo, mas disso depende o interesse também da USNavy.

Att.




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Re: NOTÍCIAS

#27699 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jan 17, 2015 5:43 pm

Túlio escreveu:Submotorização? Faz supercruise, POWS!!!
Que nem todo mundo nos dias de hoje... Para um caça que deve ter vantagens sobre os adversários para poder vencer muita coisa é relativa, motorização é uma dessas coisas relativas, ele será submotorizado enquanto não tiver potência para superar os outros em aceleração, velocidade de subida e qualquer outro parâmetro de voo que dependa da potência do motor.




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Re: NOTÍCIAS

#27700 Mensagem por juarez castro » Sáb Jan 17, 2015 7:00 pm

Carlos Lima escreveu:Isso me preocupa...
----------------


Oficiales de la Fuerza Aérea de Chile aconsejan a la Fuerza Aérea de Colombia no comprar aviones F16 de segunda mano
VIERNES 16 DE ENERO DE 2015 08:18

(defensa.com) Interesada en adquirir aviones Lockheed Martin F16 (de la trancha C/D) para complementar la flota de aviones IAI kfir que recientemente fueron repotenciados y debido a los problemas técnicos que estos han tenido, con la caída de 4 unidades activas y una en fase de entrega, la Fuerza Aérea Colombiana (FAC) ha decidido estudiar y aplicar las experiencias de varios usuarios de F16, visitando para ello las bases donde estos están desplegados.

La Fuerza Aérea Chilena –FACh-, ha sido uno de los destinos de los oficiales comisionados para este fin y según defensa.com  ha podido constatar, la FACh le habría recomendado a sus homólogos colombianos considerar todas las variables posibles si se deciden en un futuro a comprar aviones F16 de segunda mano debido a algunos problemas técnicos que ha tenido la flota adquirida por Chile a los Países Bajos en 2005, constituida por 18 unidades del F16 MLU M2 (11 F-16AM y 7 F-16BM) y , en 2008, 18 unidades más del F16 MLU M4.

De hecho, y al parecer, la FACh le ha hecho saber a la FAC, que su programa de modernización de aviones F16, que acomete ENAER bajo la supervisión de la empresa Holandesa “Daedalus” en el marco del programa “Pacer Amstel”, que busca estandarizar todos los aviones al nivel Tape 4, ha presentado inconvenientes y su costo ha sido mayor al inicialmente establecido, lo que se suma a los inconvenientes de tener tres versiones diferentes de este avión, teniendo en cuenta que también cuentan con cazas F16 Block 50/52 nuevos.

En el pasado, el mayor Henk Effing, oficial de la Real Fuerza Aérea Holandesa, señaló que los aviones F16 vendidos a Chile sufrieron algunos cambios antes de ser entregados, indicando que  “Incluso fueron cambiadas piezas de primera mano por piezas antiguas y en mal estado”; también sostuvo que, “Los EEUU dieron el permiso con la condición de que cierto número de cambios se hacieran al software de la aeronave, configuración del radar, cableado y cockpit; se removió la capacidad de disparar misiles aire-aire de guía por radar AIM-120 AMRAAM y armas antirradiación, como el Shrike y el Harm”. (Carlos Vanegas,  corresponsal de grupo Edefa en Colombia)
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CB
boa tarde!

Vamos por os pingos nos "i (s)", do senhor mister "Fuentes":

O pessoal da FAB que esteve Antofagasta ouviu a mesma coisa dos Chilenos, porém,o que foi retirado os aviões foram os sistemas exclusivos OTAN e o software dos mísseis anti radiação. Os chilenos se queixaram foi dos "remendos" feitos nas células pelo Holandeses.
O que é que aconteceu aqui;

Aconteceu uma coisa parecida quando a FAB comprou o F 5 Agressors, com a diferença de aqui os Holandeses venderam junto um pacote de manutenção bunda de Pinguim.
Quando a nota se refere a não comprar F 16 usados, deve estar se referindo a não comprar aviões de caça usados de maneira geral, porque:

Quais os F 16 que estão disponíveis hoje:

Os Europeus e os dos estoques do Tio Sam, cada um mais sugado do que outro, acrescente a isto o que o Chile fez, comprou células não pares de construção( o mesmo caso nosso com os Agressors) o que desagua tudo na manutenção, ou você faz um programa extenso de revitalização e padronização gasta um balaio e padroniza tudo neles, mais ou menos como a Indonésia esta fazendo, mas se deixar como estão vai ser dor de cabeça na certa, como seria para qualquer aeronave de qualquer procedência.

Grande abraço




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#27701 Mensagem por juarez castro » Sáb Jan 17, 2015 7:03 pm

Ahh para não dizer que não falei de flores e de alguns por desinformação insistirem que isto não aconteceria com os Russos, o caso força Aérea Peruana com os Mig 29 da Bielo Rússia fora exatamente o mesmo caso. A coisa não rodou até acertassem os ponteiros com os Russos, porque como diz um certo forista:

"Pau que bate Chico, bate em Francisco"

Grande abraço




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Re: NOTÍCIAS

#27702 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 17, 2015 7:17 pm

Então quer dizer que os F-16 chilenos podem disparar o AMRAAM? E que o Chile possui AMRAAM?

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#27703 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 17, 2015 7:25 pm

Carlos Lima escreveu:Bom uma coisa 'e o mapinha do kc-390 By Embraer com os seus fornecedores externos e outra e' o mapinha do Gripen By SAAB e o jogo de cintura para incluir um pedacinho by Embraer...

Ai fica a perguntinha... Aonde a Embraer manda mais e Ganha mais? Aonde ela manda e desenvolve ou aonde ela e' chamada para participar no meio de um montao de gente?

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O resto é, me adescurpes, charla de vendedor ou de viúva, a ÚNICA diferença realmente significativa entre o Gripen e os aviões da EMBRAER é que ela não projetou o Gripen. O resto é igual, tipo "manda buscar turbina ali nos EUA/UK", "manda buscar radar lá na Itália", "manda buscar HUD em Israel" e por aí vai. Vale para 390, ST e, claro, Gripen. Só que no Gripen NUM POOOOODE... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: NOTÍCIAS

#27704 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 17, 2015 7:33 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Bom uma coisa 'e o mapinha do kc-390 By Embraer com os seus fornecedores externos e outra e' o mapinha do Gripen By SAAB e o jogo de cintura para incluir um pedacinho by Embraer...

Ai fica a perguntinha... Aonde a Embraer manda mais e Ganha mais? Aonde ela manda e desenvolve ou aonde ela e' chamada para participar no meio de um montao de gente?

A resposta e'... Esse "pedacinho" tem que ser muito bom para que ela tenha ganhos reais de conhecimento.

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O resto é, me adescurpes, charla de vendedor ou de viúva, a ÚNICA diferença realmente significativa entre o Gripen e os aviões da EMBRAER é que ela não projetou o Gripen. O resto é igual, tipo "manda buscar turbina ali nos EUA/UK", "manda buscar radar lá na Itália", "manda buscar HUD em Israel" e por aí vai. Vale para 390, ST e, claro, Gripen. Só que no Gripen NUM POOOOODE... :lol: :lol: :lol: :lol:
Acho que você não entendeu... claro que para o Gripen pode... não estamos comprando ele?

:lol: :lol: :lol:

Só não pode achar que os benefícios são equivalentes.

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Re: NOTÍCIAS

#27705 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jan 17, 2015 7:40 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Bom uma coisa 'e o mapinha do kc-390 By Embraer com os seus fornecedores externos e outra e' o mapinha do Gripen By SAAB e o jogo de cintura para incluir um pedacinho by Embraer...

Ai fica a perguntinha... Aonde a Embraer manda mais e Ganha mais? Aonde ela manda e desenvolve ou aonde ela e' chamada para participar no meio de um montao de gente?

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O resto é, me adescurpes, charla de vendedor ou de viúva, a ÚNICA diferença realmente significativa entre o Gripen e os aviões da EMBRAER é que ela não projetou o Gripen. O resto é igual, tipo "manda buscar turbina ali nos EUA/UK", "manda buscar radar lá na Itália", "manda buscar HUD em Israel" e por aí vai. Vale para 390, ST e, claro, Gripen. Só que no Gripen NUM POOOOODE... :lol: :lol: :lol: :lol:
E no final tudo se resume a uma única pergunta: quais foram as tecnologias solicitadas pela FAB/Copac no processo do FX-2? Ficar batendo nesta tecla que a turbina é made in EUA e o radar é made in UK demonstra uma certa infantilidade. Mas é aquilo, todos sabemos como isso começou e pelo visto não vai acabar tão cedo.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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