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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jul 03, 2012 7:03 pm
por Túlio
Reginaldo Bacchi escreveu:
Eu gostaria de consubstanciar minha posição dando as especificações das diferentes munições do Cockerill Mk 8 de 90 e a munição de 105 mm dos canhões da familia L7/M68.

Infelizmente não ha uma maneira padrão de apresntação de dados das munições no Jane's Ammunition Handbook (e em outras fontes) que é minha fonte de consulta principal sobre este assunto.

Eles trabalham conforme dados fornecidos pelos varios fabricantes de munições, que nem sempre dão dados coerentes.

Per exemplo - para a munição APDSFS seria interessante dar: peso da munição completa, peso do penetrador com o sabot, peso do penetrador, diametro do penetrador.

Alguns fornecem o peso do penetrador com o sabot, outros dão o peso do penetrador, outros dão o diametro do penetrador ou uma combinação com alguns destes itens.

Em suma muitas vezes eu acabo comparando alhos com bugalhos.

Na munição HE e HESH seria interessante ter: peso da munição completa, peso do projetil, peso da cabeça de guerra (explosivo mais espoleta mais alguns outros itens) e peso do explosivo.

Acontece a mesma coisa que que com o APDSFS.

Eu aceito certas aproximações para fazer uma comparação para meu uso, mas para fornecer no sitio eu só ponho aquilo absolutamente confirmado. O que nem sempre consigo fazer.

Abraços

Bacchi

Sobre munição KE para o Cockerill 90 Mk8:

:arrow: APFSDS M603 MECAR Kenerga 90/46: penetrador de 1,73 kg com velocidade de boca de 1430 m/s (logo, energia cinética de aprox. 1,77 MJ), sendo as dimensões do penetrador de 20 x 442 mm. O site da CMI Defense afirma que esta munição pode perfurar cerca de 150 mm de RHAs a 2.000 m em ângulo de 60º. Em um Fórum no qual fazem cálculos muito melhor do que eu, achei isso:

Na boca do cano (1430 m/s): 188mm@60° & 322mm@0°
A 1000m (1355 m/s): 175mm@60° & 298mm@0°
A 2000m (1280 m/s): 160mm@60° & 273mm@0°
A 3000m (1205 m/s): 144mm@60° & 246mm@0°

Interessante como o APFSDS perde pouca velocidade em relação à distância percorrida...

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jul 03, 2012 7:17 pm
por Reginaldo Bacchi
Túlio escreveu:Interessante como o APFSDS perde pouca velocidade em relação à distância percorrida...
Esta foi UMA das razões por que ela foi criada.

Pequeno diametro >>> pequena area frontal >>> baixo arrasto dinamico >>> pequena perda de velocidade ao longo do percurso!!!

Bacchi

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jul 03, 2012 8:03 pm
por Reginaldo Bacchi
Tulio, você pode agora calcular a energia cinetica da 105 mm familia L7/M68.

O peso do penetrador varia de 3,55 kg a 4 kg, dependendo da marca.

Um caso tipico seria o APDSFS da NORINCO: peso do penetrador 3,775 kg e velocidade de boca 1.530 m/seg.

Bacchi

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jul 03, 2012 8:11 pm
por Túlio
Reginaldo Bacchi escreveu:Tulio, você pode agora calcular a energia cinetica da 105 mm familia L7/M68.

O peso do penetrador varia de 3,55 kg a 4 kg, dependendo da marca.

Um caso tipico seria o APDSFS da NORINCO: peso do penetrador 3,775 kg e velocidade de boca 1.530 m/seg.

Bacchi
Seguindo a fórmula EC=m.v²/2 temos 3,775 x 1530²/2 = aprox 4,42 MJ (notar que essa munição é DUC, ou seja, possui núcleo de urânio exaurido - Deplected Uranium Core). As demais adiante citadas usam tungstênio.

Outra munição APFSDS neste calibre é a do SK-105, chamada OFL 105 G1, de fabricação Francesa. O penetrador pesa 1,84 kg (com o sabot fica em 3,14 kg) e a velocidade de boca é de 1460 m/s (fuente: Army Guide). Assim, empregando a mesma fórmula, se chega a aprox. 1,96 MJ. Já neste link ( http://www.kotsch88.de/m_105mm-m57-2.htm ) a velocidade é dada como 1475 m/s e as massas como 3,45 kg (com sabot) e 1,6 kg (penetrador). Então teríamos 1,74 MJ. Talvez sejam versões diferentes da mesma munição...

Já uma para o M68/L7 como usamos/poderíamos usar em nossos Leos1/M60s:
M735/M (ela tem uma versão com penetrador à base de tungstênio e outra à base de urânio exaurido, fiquemos com a primeira).

Velocidade inicial 1455 m/s, diâmetro do penetrador 26 mm, peso do penetrador 4,08 kg. Executada a fórmula, chega-se a quase 4,3 MJ.


PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO:

Munição DM-63 para o canhão Rheinmetall 120 L/55

Peso total da munição - aprox 21,4 kg
Peso do penetrador com sabot - 8,35 kg
Peso apenas do penetrador - 5 kg
Calibre do penetrador - aprox. 21 mm
Comprimento do penetrador - 646 mm
Velocidade de boca no L/55 - 1750 m/s

ENERGIA - aprox. 7,66 MJ.

(Dados do Site http://www.kotsch88.de/m_120_mm.htm - tudo em Alemão, foi sodas de traduzir).

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jul 03, 2012 11:35 pm
por Brasileiro
Já que o assunto no outro tópico é uma possível nova família de blindados sobre lagartas....

Pode parecer meio babaca a pergunta, mas é a seguinte:

-Será que dá para pegar o VBTP-MR Guarani, dar uma brutalizada nele e instalar uma tração de esteira?

Não que eu ache isto melhor do que a proposta da KMW, mas isto seria factível/viável?



abraços]

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jul 03, 2012 11:36 pm
por Luís Henrique
O 90mm penetraria em 150mm de blindagem.

e o 105mm???

e o 120mm???

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 12:28 am
por Túlio
Segundo o Beraldi:

:arrow: 105 mm M-426 (Israel), penetrador de tungstênio - 450 mm de RHAs.
:arrow: 105 mm M-900 (EUA), penetrador DUC - 520 mm RHAs.


:arrow: 120 mm DM-53 (Alemanha), penetrador de tungstênio - 730 mm de RHAs.
:arrow: 120 mm L-28 (Inglaterra) penetrador DUC - 770 mm RHAs

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 12:54 am
por gribel
Véio...o negócio é atirar primeiro.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 10:18 am
por Luís Henrique
Túlio escreveu:Segundo o Beraldi:

:arrow: 105 mm M-426 (Israel), penetrador de tungstênio - 450 mm de RHAs.
:arrow: 105 mm M-900 (EUA), penetrador DUC - 520 mm RHAs.


:arrow: 120 mm DM-53 (Alemanha), penetrador de tungstênio - 730 mm de RHAs.
:arrow: 120 mm L-28 (Inglaterra) penetrador DUC - 770 mm RHAs
Tulio, levando em conta estas informações creio que um CC atual NECESSITA de um sistema de mísseis AC como o Kornet.

O T-90 mais moderno possui blindagem lateral que chega a 900 RHAs e supera 1300 RHAs na parte frontal.
O Abrams mais moderno possui blindagem lateral que chega a quase 1.000 RHAs e supera 1500 RHAs na parte frontal.

Os mísseis AC mais modernos conseguem penetrar em mais de 1.500 RHAs.

Portanto, um CC como o T-90 teria blindagem suficiente para aguentar o tiro de um 120mm.
Que dirá o de um 105mm.
E este CC é um dos mais leves no mercado.

Creio que o novo CC do Brasil. Independente de ser importado ou um desenvolvimento nacional em parceria com a KMW ou qualquer outra empresa, deverá possuir um BOM sistema de mísseis AC.

Concordam?

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 10:50 am
por eligioep
Reginaldo Bacchi escreveu: ...............................................................................................
Para exportação foi muito usado o DDA 6V-53.

Desculpe-me.

Bacchi
Bacchi,
este Urutu com motor Detroit é usado pela FPU da Jordânia, no Haiti.
Me pareceu ser superior aos nossos, porém eles querem fazer a repotencialização, e fizeram uma extensa análise dos nossos, e das melhorias da versão que usamos lá.
E ficaram positivamente impressionados.
Alegam que o detroit não tem mais peças de reposição....

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 10:56 am
por Túlio
EDITADO

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 11:29 am
por Reginaldo Bacchi
eligioep escreveu: Bacchi,
este Urutu com motor Detroit é usado pela FPU da Jordânia, no Haiti.
Me pareceu ser superior aos nossos, porém eles querem fazer a repotencialização, e fizeram uma extensa análise dos nossos, e das melhorias da versão que usamos lá.
E ficaram positivamente impressionados.
Alegam que o detroit não tem mais peças de reposição....
Pelo que ouvi na conferencia Armoured Vehicles Brasil, o EB vai fazer a repotencialização de 175 Urutu pela adoção do OM366 e nova transmissão automatica Alison 3000SP.

Bacchi

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 11:36 am
por Paulo Bastos
Reginaldo Bacchi escreveu:
eligioep escreveu: Bacchi,
este Urutu com motor Detroit é usado pela FPU da Jordânia, no Haiti.
Me pareceu ser superior aos nossos, porém eles querem fazer a repotencialização, e fizeram uma extensa análise dos nossos, e das melhorias da versão que usamos lá.
E ficaram positivamente impressionados.
Alegam que o detroit não tem mais peças de reposição....
Pelo que ouvi na conferencia Armoured Vehicles Brasil, o EB vai fazer a repotencialização de 175 Urutu pela adoção do OM366 e nova transmissão automatica Alison 3000SP.

Bacchi
Esse é o motor que foi utilizado no pela Brasilia Motors para a modernização do EE-11 Urutu do 15º R C Mec, do Rio de Janeiro.
Na ultima Laad, conversamos com o diretor comercial da Empresa e ele falou que esse veículo modernizado era o unico Urutu da Unidade que conseguia subir algumas ladeiras de favelas, durante a ocupação de morros do Rio pelo EB.


Abraços,
Paulo

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 12:12 pm
por Ricardo Rosa
Reginaldo Bacchi escreveu:
eligioep escreveu: Bacchi,
este Urutu com motor Detroit é usado pela FPU da Jordânia, no Haiti.
Me pareceu ser superior aos nossos, porém eles querem fazer a repotencialização, e fizeram uma extensa análise dos nossos, e das melhorias da versão que usamos lá.
E ficaram positivamente impressionados.
Alegam que o detroit não tem mais peças de reposição....
Pelo que ouvi na conferencia Armoured Vehicles Brasil, o EB vai fazer a repotencialização de 175 Urutu pela adoção do OM366 e nova transmissão automatica Alison 3000SP.

Bacchi

Boa tarde a todos,

Bacchi, vc saberia dizer se a versão do OM366, à ser adotada nesta repotencialização, é a versão turbo?

Abraços.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Jul 04, 2012 12:20 pm
por Reginaldo Bacchi
Ricardo Rosa escreveu:
Boa tarde a todos,
Bacchi, vc saberia dizer se a versão do OM366, à ser adotada nesta repotencialização, é a versão turbo?
Abraços.
Tem que ser, já que a versão do OM352 instalada até hoje, é turbo.

Eu acredito, inclusivo que será a versão turbo cooler OM366 LA com 211 CV.

OM-366: aspirado, desenvolvendo 136 CV;

OM-366 A: turbo, desenvolvendo 184 CV.

Bacchi