Reginaldo Bacchi escreveu:
Eu gostaria de consubstanciar minha posição dando as especificações das diferentes munições do Cockerill Mk 8 de 90 e a munição de 105 mm dos canhões da familia L7/M68.
Infelizmente não ha uma maneira padrão de apresntação de dados das munições no Jane's Ammunition Handbook (e em outras fontes) que é minha fonte de consulta principal sobre este assunto.
Eles trabalham conforme dados fornecidos pelos varios fabricantes de munições, que nem sempre dão dados coerentes.
Per exemplo - para a munição APDSFS seria interessante dar: peso da munição completa, peso do penetrador com o sabot, peso do penetrador, diametro do penetrador.
Alguns fornecem o peso do penetrador com o sabot, outros dão o peso do penetrador, outros dão o diametro do penetrador ou uma combinação com alguns destes itens.
Em suma muitas vezes eu acabo comparando alhos com bugalhos.
Na munição HE e HESH seria interessante ter: peso da munição completa, peso do projetil, peso da cabeça de guerra (explosivo mais espoleta mais alguns outros itens) e peso do explosivo.
Acontece a mesma coisa que que com o APDSFS.
Eu aceito certas aproximações para fazer uma comparação para meu uso, mas para fornecer no sitio eu só ponho aquilo absolutamente confirmado. O que nem sempre consigo fazer.
Abraços
Bacchi
Sobre munição KE para o Cockerill 90 Mk8:
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Na boca do cano (1430 m/s): 188mm@60° & 322mm@0°
A 1000m (1355 m/s): 175mm@60° & 298mm@0°
A 2000m (1280 m/s): 160mm@60° & 273mm@0°
A 3000m (1205 m/s): 144mm@60° & 246mm@0°
Interessante como o APFSDS perde pouca velocidade em relação à distância percorrida...