F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: F-35 News

#2731 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 29, 2015 8:49 pm

Penguin escreveu:Até onde se sabe, o SH possui desempenho em altos AoA e baixas velocidades igual ou superior a qualquer outro caça, incluindo os Eurocanards e Flankers.
Não possui... Mas é um ponto irrelevante a se discutir, o SH seria obrigado a manter uma velocidade mais baixa que os demais, não importa o quanto o SH mostre ser bom a 200 nós, os outros podem ser melhores ou piores, não faz diferença, a questão é que eles não precisam chegar a velocidades tão baixas, eles tem potência de sobra para manobrar, manter altos ângulos de ataque e ainda manter uma boa velocidade.
Penguin escreveu:Combate com canhões...a velocidade tende a cair rápido devido à necessidade de se apontar o nariz para o adversário. Quem conseguir apontar 1o e atirar tende a ganhar.
A se fosse tão simples... O Flanker ia vencer todas com um Cobra...
Penguin escreveu:O novo caça da Coreia está sendo apontado um 4,75G, sem bomb bay.
Possuem diversas restrições tecnológicas a limitar suas ambições.
Os Eurocanards também, a pergunta é: ele tem desempenho para compensar as lacunas do F-35?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-35 News

#2732 Mensagem por Penguin » Dom Mar 29, 2015 9:31 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:Até onde se sabe, o SH possui desempenho em altos AoA e baixas velocidades igual ou superior a qualquer outro caça, incluindo os Eurocanards e Flankers.
Não possui... Mas é um ponto irrelevante a se discutir, o SH seria obrigado a manter uma velocidade mais baixa que os demais, não importa o quanto o SH mostre ser bom a 200 nós, os outros podem ser melhores ou piores, não faz diferença, a questão é que eles não precisam chegar a velocidades tão baixas, eles tem potência de sobra para manobrar, manter altos ângulos de ataque e ainda manter uma boa velocidade.
Penguin escreveu:Combate com canhões...a velocidade tende a cair rápido devido à necessidade de se apontar o nariz para o adversário. Quem conseguir apontar 1o e atirar tende a ganhar.
A se fosse tão simples... O Flanker ia vencer todas com um Cobra...
Penguin escreveu:O novo caça da Coreia está sendo apontado um 4,75G, sem bomb bay.
Possuem diversas restrições tecnológicas a limitar suas ambições.
Os Eurocanards também, a pergunta é: ele tem desempenho para compensar as lacunas do F-35?
Esse é o tipo de debate para o qual falta informação disponivel.
200 nos?! Estou me referindo a velocidades subsônicas. É nesse regime que os dogfights ocorrem.
A manobra cobra não possui muita utilidade prática, pois o caça desacelera muito rapidamente a velocidades muito baixas, proximo da imobilidade e isso não é desejável em um combate.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: F-35 News

#2733 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 29, 2015 9:39 pm

Penguin escreveu:A manobra cobra não possui muita utilidade prática, pois o caça desacelera muito rapidamente a velocidades muito baixas, proximo da imobilidade e isso não é desejável em um combate.
Hã? Não é desejável quando um russo faz mas é bom quando o SH faz? "post-stall" é algo nos 100 nós, para o SH fazer aquelas dancinhas dos shows aéreos a velocidade tem que ser muito baixa!




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-35 News

#2734 Mensagem por Penguin » Dom Mar 29, 2015 10:01 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:A manobra cobra não possui muita utilidade prática, pois o caça desacelera muito rapidamente a velocidades muito baixas, proximo da imobilidade e isso não é desejável em um combate.
Hã? Não é desejável quando um russo faz mas é bom quando o SH faz? "post-stall" é algo nos 100 nós, para o SH fazer aquelas dancinhas dos shows aéreos a velocidade tem que ser muito baixa!
Vamos lá:
1) O Hornet e SH são reconhecidamente caças com excelente desempenho em velocidades subsônicas.
2) Ambos se destacam em altos AoA. O SH praticamente não possui limite.
3) Em ambos o piloto mantêm a autoridade em regime pós stall.

A família Flanker tb possui um excelente desempenho nesses 3 itens. Essa manobra embora seja de utilidade tática limitada (como afirmei acima), demostra outra coisa, a capacidade do caça nesse regime.

Em um combate com canhões apenas, os caças terão que se aproximar para ficarem ao alcance dos respectivos canhões, eles vão se cruzar algumas (várias) vezes e haverá consequentemente um trade off entre velocidade e posicionamento do nariz (eixo longitudinal do caça) para uma solução de tiro favorável.

Curiosamente, foi um dos maiores críticos do SH, Carlo Kopp, em um test drive, que sintetizou muito bem o desempenho do SH...
2.7 Observations
The Super Hornet is a fighter with exceptional handling qualities, even by modern fighter standards, which even a novice can handle comfortably and with confidence at the edge of the low speed manoeuvre envelope.

The point which Boeing and the US Navy have made most convincingly, is that the aircraft's flight control software is so robust that even a beginner on the type can fly it without embarrassing himself too badly. Sceptics should note that test pilot comments about fighters with this generation of flight controls being as easy to fly as a Cessna 172 are indeed correct. There is no room for argument here, as I had the opportunity to observe first hand!

In the hands of an experienced combat pilot, such flight control software means that the pilot can be wholly focussed on the furball in progress, and need not devote any thought to pushing the aircraft past the edge into a uncontrolled departure and resulting risk of a ground impact or successful enemy missile shot. The importance of a substantially departure resistant aircraft, especially if encumbered with stores, cannot be understated - carefree handling translates directly into combat effectiveness.

In a low speed post-merge manoeuvring fight, with a high off-boresight 4th generation missile and Helmet Mounted Display, the Super Hornet will be a very difficult opponent for any current Russian fighter, even the Su-27/30. The analogue and early generation digital flight controls with hard-wired or hard-coded AoA limiters used in the Russian aircraft are a generation behind the Super Hornet and a much more experienced pilot will be required for the Russian types to match the ease with which the Super Hornet handles high alpha flight regimes.

The reports emanating from carrier landing trials performed in the US cannot be disputed, the aircraft is a sheer delight in the circuit and will take much of the anxiety out of night and bad weather traps, especially for nugget fighter-attack pilots.




Editado pela última vez por Penguin em Dom Mar 29, 2015 10:24 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: F-35 News

#2735 Mensagem por kirk » Dom Mar 29, 2015 10:02 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Japão, Israel, Coréia que tem o propósito de substituir seus F-15 por JSF, estão arriscando, mas dentro de um limite de segurança, pois, os três países ainda vão operar F-15 + JSF por pelo menos 20 anos e se constatarem que JSF não dá conta de suas proteções como um caça multifunção vão bater às portas do tio sam pedindo Silent Eagles ... sendo até muito provável que tal possibilidade já esteja sendo previsto nos próprios contratos dos F-35 com os parceiros/aliados.
Japão e Coréia não tem seus próprios projetos de caças de 5ªG?
Sim, bem lembrado, como todos optaram pelo JSF poderão complementá-lo com seus próprios projetos.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: F-35 News

#2736 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 29, 2015 10:26 pm

Carlo Kopp escreveu:The Super Hornet is a fighter with exceptional handling qualities, even by modern fighter standards
A frase sintetiza muito bem o Super Hornet, a negação implícita pelo "even" da a ideia de que o SH não é um caça moderno mas tem bom controle se comparado a caças modernos, o que fica muito bom considerando que o SH foi o último caça a fazer seu primeiro voo dos que estão atualmente em operação.
Carlo Kopp escreveu:In a low speed post-merge manoeuvring fight, with a high off-boresight 4th generation missile and Helmet Mounted Display, the Super Hornet will be a very difficult opponent for any current Russian fighter, even the Su-27/30.
Nada como comparar com caças 20 anos mais velhos.
Carlo Kopp escreveu:The analogue and early generation digital flight controls with hard-wired or hard-coded AoA limiters used in the Russian aircraft are a generation behind the Super Hornet and a much more experienced pilot will be required for the Russian types to match the ease with which the Super Hornet handles high alpha flight regimes.
Quanto a isso só posso confirmar, é muito difícil de controlar os caças russos Mig 29 e Su 27, são aviões de uma época onde não haviam computadores para fazer o trabalho duro, o SH é de outra época, quando o SH voou já existiam computadores que praticamente voavam o avião por conta própria, o que não muda um outro fato, a aerodinâmica, mesmo sendo projetos mais antigos o Mig 29 e Su 27 faziam o que o SH faz, e faziam até melhor! Mesmo exigindo mais trabalho do piloto pela tecnologia mais limitada, mas trocar o recheio é fácil, inclusive os russos fizeram isso com os Mig 35 e Su 35, até o Brasil trocou o recheio dos seus F-5 e AMX! O difícil é concertar o envelope, se o avião não supera seus concorrentes, que upgrade que vai resolver isso?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2737 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 30, 2015 1:30 am

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:É bom deixar claro que o F-35 não é uma aeronave para dogfight. Para tanto é o caso que ele só vai ter mísseis de curto alcance integrados internamente lá para 2020 e poucos (antes disso ele poderá levar mísseis em cabides).

Ele foi desenhado para usar furtividade para diminuir as chances de detecção, usar eletrônica passiva e ativa (em alguns cenários) para te achar e mandar uns 2 Amraam na sua cabeça antes que você perceba o que está acontecendo.

Ele definitivamente não foi feito para manobras tipo "Top Gun". Nunca foi esse o propósito do projeto.

Para Top Gun eles tem o F-22 e seu TVC + Furtividade além do "Clássico" F-15.

Eu particularmante para o bem e para o mal vejo o F-35 como um novo "F-4 Phantom" e não um novo "F-16".

[]s
CB_Lima
Na matéria que postei há uma frase : "Se o piloto do F-35 entrou em dogfight cometeu um erro", de fato a ideia é se manter longe do combate aproximado.

Acontece que o F-35 foi idealizado para ser o "low" do F-22, no clássico mix Hi-Lo, assim o F-22 limpa os céus e eventuais ameaças mais consistentes e o F-35 vem e arrasa o retante do que sobrou.

O problema é que no meio do caminho as coisas "mudaram consideravelmente" o F-22 foi alvejado pelos custos operacionais e sobretudo tempo de manutenção para cada HV, se mostrou uma aeronave onerosa demais até mesmo para a maior potência bélica/econômica do planeta, superioridade incontentável porém custos impraticáveis ... simplesmente uma horrível relação de custo/benefício.

A partir daí começaram a atribuir requisitos de combate a um caça de ataque o que atrasou muito o programa e consequentemente seus custos saíram dos trilhos ... e a menos que recomessem do zero não há mágica que faça do Joint STRIKE Fighter uma caça de superioridade para substituir os F-15 nem mesmo os F-16 da USAF e Aliados ... é uma sinuca de bico ...

Ele não tem a agilidade e retomada necessários de um combate ar-ar, mas certamente tenta compensar isso com uma eletrônica embarcada e interoperabilidade superiores ... sem dúvida, Japão, Israel, Coréia que tem o propósito de substituir seus F-15 por JSF, estão arriscando, mas dentro de um limite de segurança, pois, os três países ainda vão operar F-15 + JSF por pelo menos 20 anos e se constatarem que JSF não dá conta de suas proteções como um caça multifunção vão bater às portas do tio sam pedindo Silent Eagles ... sendo até muito provável que tal possibilidade já esteja sendo previsto nos próprios contratos dos F-35 com os parceiros/aliados.

É dessa forma que vejo.
Mais ou menos.

Em diversos perfis de vôo o F-35A (o mais vendido) é na verdade uma excelente aeronave.

Só que para todos os efeitos ele não vai para o combate para dar a oportunidade para um piloto adversário ter a oportunidade de vê-lo de pertinho. Ele vai trabalhar com as suas vantagens... furtividade + eletrônica (passiva/ativa).

Além disso eu acho que é um equívoco pensar que alguém vai bater as portas dos EUA pedindo Silent Eagles. Não é assim que o mundo real funciona... e quanto aos contratos, muito menos ainda, pois F-35 = (LM) & S Eagle = (Boeing).

No mais. o protótipo do Silent Eagle acabou de ir mês passado para o AMARC. Vai para o isopor.

Para terminar o F-35 está iniciando a sua carreira no Fighter Weapons School ... o que significa que a brincadeira ficou séria.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-35 News

#2738 Mensagem por Penguin » Seg Mar 30, 2015 6:56 am

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Na matéria que postei há uma frase : "Se o piloto do F-35 entrou em dogfight cometeu um erro", de fato a ideia é se manter longe do combate aproximado.

Acontece que o F-35 foi idealizado para ser o "low" do F-22, no clássico mix Hi-Lo, assim o F-22 limpa os céus e eventuais ameaças mais consistentes e o F-35 vem e arrasa o retante do que sobrou.

O problema é que no meio do caminho as coisas "mudaram consideravelmente" o F-22 foi alvejado pelos custos operacionais e sobretudo tempo de manutenção para cada HV, se mostrou uma aeronave onerosa demais até mesmo para a maior potência bélica/econômica do planeta, superioridade incontentável porém custos impraticáveis ... simplesmente uma horrível relação de custo/benefício.

A partir daí começaram a atribuir requisitos de combate a um caça de ataque o que atrasou muito o programa e consequentemente seus custos saíram dos trilhos ... e a menos que recomessem do zero não há mágica que faça do Joint STRIKE Fighter uma caça de superioridade para substituir os F-15 nem mesmo os F-16 da USAF e Aliados ... é uma sinuca de bico ...

Ele não tem a agilidade e retomada necessários de um combate ar-ar, mas certamente tenta compensar isso com uma eletrônica embarcada e interoperabilidade superiores ... sem dúvida, Japão, Israel, Coréia que tem o propósito de substituir seus F-15 por JSF, estão arriscando, mas dentro de um limite de segurança, pois, os três países ainda vão operar F-15 + JSF por pelo menos 20 anos e se constatarem que JSF não dá conta de suas proteções como um caça multifunção vão bater às portas do tio sam pedindo Silent Eagles ... sendo até muito provável que tal possibilidade já esteja sendo previsto nos próprios contratos dos F-35 com os parceiros/aliados.

É dessa forma que vejo.
Mais ou menos.

Em diversos perfis de vôo o F-35A (o mais vendido) é na verdade uma excelente aeronave.

Só que para todos os efeitos ele não vai para o combate para dar a oportunidade para um piloto adversário ter a oportunidade de vê-lo de pertinho. Ele vai trabalhar com as suas vantagens... furtividade + eletrônica (passiva/ativa).

Além disso eu acho que é um equívoco pensar que alguém vai bater as portas dos EUA pedindo Silent Eagles. Não é assim que o mundo real funciona... e quanto aos contratos, muito menos ainda, pois F-35 = (LM) & S Eagle = (Boeing).

No mais. o protótipo do Silent Eagle acabou de ir mês passado para o AMARC. Vai para o isopor.

Para terminar o F-35 está iniciando a sua carreira no Fighter Weapons School ... o que significa que a brincadeira ficou séria.

[]s
CB_Lima
E nenhum cliente estrangeiro está desistindo dele.
Podem até diminuir a quantidade devido a custos e crise, mas desistir, ninguém fez. E muito menos trocar por alguma outra opção menos arriscada e custosa, como versões avançadas dos Eurocanards.

F-35A holandês:

Netherlands commits to first operational F-35s
http://www.janes.com/article/47093/neth ... onal-f-35s

Imagem
The Netherlands has announced plans to purchase an initial eight F-35 Joint Strike Fighters in April 2015. The country has already purchased two test aircraft, based permanently in the US (pictured). Source: Lockheed Martin




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2739 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 30, 2015 6:56 pm

Yep,

E não vou me surpreender se daqui a pouco a Austrália comprar uns F-35B (seguido de Itália/Turquia/Espanha/Coréia do Sul e Japão (?) ) e Israel já confirmou um Segundo esquadrão de F-35...

E vem mais por aí...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-35 News

#2740 Mensagem por Penguin » Seg Mar 30, 2015 7:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Carlo Kopp escreveu:The Super Hornet is a fighter with exceptional handling qualities, even by modern fighter standards
A frase sintetiza muito bem o Super Hornet, a negação implícita pelo "even" da a ideia de que o SH não é um caça moderno mas tem bom controle se comparado a caças modernos, o que fica muito bom considerando que o SH foi o último caça a fazer seu primeiro voo dos que estão atualmente em operação.
Carlo Kopp escreveu:In a low speed post-merge manoeuvring fight, with a high off-boresight 4th generation missile and Helmet Mounted Display, the Super Hornet will be a very difficult opponent for any current Russian fighter, even the Su-27/30.
Nada como comparar com caças 20 anos mais velhos.
Carlo Kopp escreveu:The analogue and early generation digital flight controls with hard-wired or hard-coded AoA limiters used in the Russian aircraft are a generation behind the Super Hornet and a much more experienced pilot will be required for the Russian types to match the ease with which the Super Hornet handles high alpha flight regimes.
Quanto a isso só posso confirmar, é muito difícil de controlar os caças russos Mig 29 e Su 27, são aviões de uma época onde não haviam computadores para fazer o trabalho duro, o SH é de outra época, quando o SH voou já existiam computadores que praticamente voavam o avião por conta própria, o que não muda um outro fato, a aerodinâmica, mesmo sendo projetos mais antigos o Mig 29 e Su 27 faziam o que o SH faz, e faziam até melhor! Mesmo exigindo mais trabalho do piloto pela tecnologia mais limitada, mas trocar o recheio é fácil, inclusive os russos fizeram isso com os Mig 35 e Su 35, até o Brasil trocou o recheio dos seus F-5 e AMX! O difícil é concertar o envelope, se o avião não supera seus concorrentes, que upgrade que vai resolver isso?
Carlo Koop vive na Australia. A Indonesia no momento em que o test drive foi realizado, início dos anos 2000, estava se equipando com Su-27SKM e Su-30MKS. Esse era o referencial comparativo dele. O 1o possui FBW analógico e o segundo FBW digital bem mais primitivo que o do SH.

O Mig-35 e o Su-35 são praticamente novas aeronaves, aproveitando a aerodinâmica dos projetos mais antigos. Essa transformação não foi fácil.

As modernizações do AMX e do F-5 não alteraram seus sistemas de controle de voo.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2741 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 02, 2015 6:01 am

Artigo bem interessante...

F-35 Tested Against F-16 In Basic Fighter Maneuvers

http://aviationweek.com/defense/f-35-te ... -maneuvers

;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2742 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 08, 2015 8:01 pm

Do RC no DefesaBrasileira...
rcolistete escreveu:Orçamento de 2016 da USAF já está disponível, milhares de páginas de PDF para se divertir :
http://www.saffm.hq.af.mil/budget/
Alguns valores interessantes da USAF relativos a somente 2016 :
- US$15,79 bi de encomendas de aeronaves;
- US$3,28 bi de encomendas de mísseis;
- US$1,99 bi de encomenda de outros armamentos;
- AIM-9X Block II por US$379 mil;
- AIM-120D por US$978 mil;
- F-35A, custo fly-away, US$114,5 mi, caindo gradualmente para US$91,4 mi em 2020.
Notar o preço do F-35A...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2743 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 08, 2015 8:33 pm

Alguns slides interessantes do Keypublishing...

Meteor nos planos para o F-35...

http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=236612&d=1428530754

F-35 em 2018...

http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=236611&d=1428530591

* Eu acho que o ultimo slide já mudou com Holanda/Japão e Israel entrando na jogada.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-35 News

#2744 Mensagem por Penguin » Qua Abr 08, 2015 9:50 pm

Carlos Lima escreveu:Alguns slides interessantes do Keypublishing...

Meteor nos planos para o F-35...

http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=236612&d=1428530754

F-35 em 2018...

http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=236611&d=1428530591

* Eu acho que o ultimo slide já mudou com Holanda/Japão e Israel entrando na jogada.

[]s
CB_Lima
Veja que o AIM-9X está programado no Bloco 4.1.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2745 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 08, 2015 10:08 pm

Verdade, a missao nunca foi Interceptacao a curta distancia.
[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder