Fragatas FREMM franco-italianas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2750 vezes
Agradeceram: 2430 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#271 Mensagem por P44 » Ter Out 12, 2010 11:35 am

Triste sina ter nascido português 👎
PRick

#272 Mensagem por PRick » Ter Out 12, 2010 2:17 pm

Agora os espaguetes vão ter ralar, olha só essa FREMM!

http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=148791&d=1166274540

Carlos Mathias

#273 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 12, 2010 2:20 pm

Prick, acho que a MB vai escolher quem aceitar deixá-la mais livre prá mexer no navio e seus sistemas.
A França adora uma venda casada.

PRick

#274 Mensagem por PRick » Ter Out 12, 2010 2:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Prick, acho que a MB vai escolher quem aceitar deixá-la mais livre prá mexer no navio e seus sistemas.

Bem não conheço a proposta oferecida, mas esse novo desenho da FREMM é um salto gigantesco para se ter um mesmo casco para ASW e AAé.

[]´s

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#275 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 12, 2010 3:38 pm

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Prick, acho que a MB vai escolher quem aceitar deixá-la mais livre prá mexer no navio e seus sistemas.

Bem não conheço a proposta oferecida, mas esse novo desenho da FREMM é um salto gigantesco para se ter um mesmo casco para ASW e AAé.

[]´s
Porquê, não entendi não.

Qual é a grande diferença?

Leandro G. Card

PRick

#276 Mensagem por PRick » Ter Out 12, 2010 4:17 pm

LeandroGCard escreveu:
PRick escreveu:

[]´s
Porquê, não entendi não.

Qual é a grande diferença?

Leandro G. Card
Veja o modelo acima comparado com os outros modelos da FREMM, tanto a Francesa como a Italiana.

Veja a proposta de sensores e armamento:

Radares: APAR & SMART-L. (Quer dizer comparável as Zeven Provincien holandesas, as Horizon)

Podem usar mísseis Aster(15 e 30) ou SM-3 e ESSM.

Canhão um Oto Melara 76mm.

Opera dois helos.

É a primeira da série abaixo.

http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=148881&d=1166394281

[ ]´s

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#277 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 12, 2010 4:31 pm

PRick escreveu: Veja o modelo acima comparado com os outros modelos da FREMM, tanto a Francesa como a Italiana.

Radares: APAR & SMART-L. (Quer dizer comparável as Zeven Provincien holandesas, as Horizon)

Opera dois helos.

[ ]´s
As únicas diferenças reais são o radar APAR, que inclusive foi colocado na posição onde deveria estar um sistema AA de cano de ré ao invés de numa torre combinada com a chaminé como acho que deveria ser, e a possibilidade de utilizar também mísseis AA americanos, mas ainda com um número de células VLS menor que o de embarcações similares de outros modelos.

Inclusive na minha opinião a inclusão do novo radar só mostra o reconhecimento de que os sistemas de detecção originais são fracos para um navio desta classe. Tem que mudar muito mais para que eu passe a gostar deste navio.

Leandro G. Card

brisa

#278 Mensagem por brisa » Ter Out 12, 2010 4:38 pm

O radar é o EMPAR, as horizon(Type 45) usam o Sampson ao contrario das italianas e francesas

PRick

#279 Mensagem por PRick » Ter Out 12, 2010 4:44 pm

LeandroGCard escreveu:
PRick escreveu: Veja o modelo acima comparado com os outros modelos da FREMM, tanto a Francesa como a Italiana.

Opera dois helos.

[ ]´s
As únicas diferenças reais são o radar APAR, que inclusive foi colocado na posição onde deveria estar um sistema AA de cano de ré ao invés de numa torre combinada com a chaminé como acho que deveria ser, e a possibilidade de utilizar também mísseis AA americanos, mas ainda com um número de células VLS menor que o de embarcações similares de outros modelos.

Inclusive na minha opinião a inclusão do novo radar só mostra o reconhecimento de que os sistemas de detecção originais são fracos para um navio desta classe. Tem que mudar muito mais para que eu passe a gostar deste navio.

Leandro G. Card
Acho que você está fazendo confusão o Radar APAR é o que fica sobre a ponte, ele é fixo com 04 antenas, sobre o hangar está o Smart L ou similar, mas concordo com você que poderia colocar ele num arranjo parecido com a Classe Niteroi, num mastro quase combinado com a "chaminé". :mrgreen: :mrgreen:

Quanto ao armamento, o número de células pode ser aumentado, o interessante é que esse desenho mostra um desenho bem mais flexível que os outros, com sensores AAé semelhantes aos navios AAé de área.

Brisa quem usa o Sampson são as Type 45 da RN. As Horizons usam o EMPAR e o SM1850, muito parecido com o Smart L. O APAR é usado nas F-124, nas FFG´s Holandesas.

As FREMM comuns usam só o EMPAR(italianas) ou Herakles(francesa).

[]´s

brisa

#280 Mensagem por brisa » Ter Out 12, 2010 4:52 pm

Leia meu post de novo Prick...e eu acho que as italianas utilizam o ARABEL.

Type 45 para mim é o must das Horizons..... meu sonho de consumo para a MB [000]

....mesmo sem AEGIS...... :roll:

PRick

#281 Mensagem por PRick » Ter Out 12, 2010 5:32 pm

brisa escreveu:Leia meu post de novo Prick...e eu acho que as italianas utilizam o ARABEL.

Type 45 para mim é o must das Horizons..... meu sonho de consumo para a MB [000]

....mesmo sem AEGIS...... :roll:

Bem, no site da Marinha Italiana está EMPAR.

http://www.marina.difesa.it/programmi/rinascimento.asp

brisa

#282 Mensagem por brisa » Ter Out 12, 2010 5:39 pm

Tem razão, esqueci que as FREMM so operam o Aster 15 e não o PAAMS como as horizons. Alias o Arabel é mais utilizado no SAMP-T, apesar de ja terem sido integrados aos C3I navais utilizando Lin11 e link16.
Imagem

Alias, o Marino, Gaitero ou o Lord ja sabem quais sistemas virão???

Alo Padilha..... :mrgreen:

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#283 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 12, 2010 7:21 pm

PRick escreveu:Acho que você está fazendo confusão o Radar APAR é o que fica sobre a ponte, ele é fixo com 04 antenas, sobre o hangar está o Smart L ou similar, mas concordo com você que poderia colocar ele num arranjo parecido com a Classe Niteroi, num mastro quase combinado com a "chaminé". :mrgreen: :mrgreen:
Tem razão, misturei os radares, mas acho que deu para entender. A inclusão de um radar de longo alcance é bem vinda, e realmente ele não deveria ocupar o lugar de outros sistemas. Mas acredito que uma alteração assim não seria problema.
Quanto ao armamento, o número de células pode ser aumentado, o interessante é que esse desenho mostra um desenho bem mais flexível que os outros, com sensores AAé semelhantes aos navios AAé de área.
Acho que franceses e italianos imaginam suas FREMM operando junto com as Horizon, protegidas por aviões embarcados ou em cenários de baixa intensidade, e tiveram como principal preocupação o custo nos navios. Por isso colocaram praticamente a metade dos lançadores VLS que se costuma usar em navios deste porte. Mas para marinhas onde elas serão os navios principais o número de células tem que ser aumentado.

Outro problema destas configurações tanto francesa quanto italiana é a falta de armamento antiaéreo de tubo (os canhões leves que elas levam não são para esta função). Em um mundo onde armas guiadas são a regra contar apenas com mísseis caros como o Aster ou o SM-3 para defesa AA é a receita do desperdício ou do desastre. Na verdade, além de pelo menos duas torres de 30, 40 ou mesmo 57mm orientadas automaticamente eu ainda gostaria de ver um míssil CLOS complementando os de médio/longo alcance. E não gostaria de ver a torre de proa de maior calibre sacrificada para isso nas fragatas de emprego geral (nas antiaéreas talvez ela pudesse dar lugar a mais um conjunto de VLS).

Outra coisa que eu gostaria de ver era a capacidade para um míssil de maior porte, da classe do Brahmos. A posição em que os mísseis são colocados nas FREMM, sobre a superestrutura, dificilmente as permitiria receber um míssil maior que o Otomat sem afetar a estabilidade do navio, a menos que a quantidade de mísseis fosse menor, o que não é bom. E se eles ocuparem os lançadores verticais, como o SCALP, a quantidade de mísseis AA teria que ser reduzida ainda mais (o que até seria aceitável se mísseis CLOS estivessem disponíveis para defesa aproximada).

Uma última coisa que eu queria entender: Porque navios de 6000 ton como as FREMM podem levar no máximo dois helis médios, quando as classes Haruna/Shirane japonesas tem o mesmo porte e podem levar 3, sendo ainda muito bem armadas para a época em que foram lançadas?

Leandro G. Card

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2750 vezes
Agradeceram: 2430 vezes

#284 Mensagem por P44 » Sáb Abr 16, 2011 6:40 pm

Fragata "Aquitaine" em fase de aprestamento

Imagem
Photo Added: Apr 07, 2011, Captured: Apr 06, 2011

Description:
First of class, FREMM frigate. Last weeks of work in DCNS Lorient yard before sea trials...

http://www.shipspotting.com/gallery/pho ... id=1285355

Triste sina ter nascido português 👎
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#285 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 23, 2011 7:32 am

Uma explicação sobre a diferenças entre as versões italiana e francesa:

Posted by Loke:

According to Wiki the French FREMMs will have a complement of 108 whereas the Italian ones will have a complement of 145.

How come? Are the French ones more automated? or less capable? or something else?
Posted by H_K :

Different concepts of operation, IMHO. This leads to very different weapons fits and manpower needs:

- FREMM IT is designed to sail around with all radars on and guns blazing, and plenty of redundancy in case a system fails or is damaged. It has two of everything: two search radars, two guns, two radar+IR fire control channels, two helos etc. The combat system is federated, meaning each system is controlled separately by one person behind a dedicated workstation.

- FREMM FR is designed to sail around with its one radar off, relying on networked operations, passive sensors and stealth to keep a god's eye view of the battlefield and avoid being detected and shot at in the first place. This is much more like LCS. It has only one search radar, only one gun, an IR-only fire control channel, only one helo plus UAVs etc. The combat system is fully integrated instead of federated, so data fusion allows you to have fewer workstations each showing combined tracks from multiple sensors in one tactical picture.

The Italians will tell you that FREMM IT is more capable as a standalone platform. The French will tell you that no, FREMM FR is more capable and cheaper in the context of networked task force operations.
http://forum.keypublishing.co.uk/showth ... 172&page=4

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder