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Enviado: Seg Set 03, 2007 9:34 pm
por Marechal-do-ar
Vector escreveu:1) Quanto dura uma revisão geral (chamada de IRAN) de um F-5??? Com todas as peças disponíveis, eu diria que algumas semanas....
E na FAB, quanto dura? meses, meses e mais meses. Porque será??
Com peças ou sem peças?
Vector escreveu:2) O software tem bugs? E daí? O Windows não os tem? Os EJet´s não os tem tb (e o software é da Honeywell)?
Com a diferença que o da EJet é um software embarcado muito mais simples que o Windows cujo único requerimento é estabilidade/segurança, não precisa ter janelinhas bonitinhas mas não pode ter bugs.
Ah sim, o kernel do Windows e os serviços vitais levam mais tempo com testes, mas raramente tem bugs.
Vector escreveu:3) Quem conhece o contrato de modernização sabe que os trabalhos estão divididos entre a EMB e a FAB. Só que um dos lados não cumpre os prazos, sistematicamente, atrasando toda a linha de produção. QUal lado será?
Qual trabalho e qual prazo?
Vector escreveu:4) O fato do software (se isto é realmente verdade) não ter todas as funcionalidades incorporadas não é motivo para o não recebimento dos aviões. É sim desculpa. Faz sentido?
Desculpa ou não eu faria a mesma coisa se tivesse no comando da FAB, se a FAB recebe um software que não é bem o que foi pedido o produtor fica enrolando colocando a finalização no fim da lista de prioridades, e a lsita de prioridades é infinita, exigindo o produto completo força o produtor a terminar logo.
Vector escreveu:5) A FAB canibaliza os aviões na linha de vôo, os em manutenção e então porque não canibalizaria os que estão em modernização?
E tem acesso a eles? Depois que entrou na EMB esquece... A FAB não deve mecher mais, mas antes de chegar a Embraer qual o problema? Que diferença faz se for enviado o PT-876 ao invés do PT-567?
E não serão todos os caças que serão modernizados... Todos sabem disso, algumas células simplesmente não tem condição, mas a modernização de todos os caças sera paga, um tipo de pague 5 leve 4, a Embraer só tem a ganhar, a FAB não ganha nada e ta enrolando, falta alguem?
Enviado: Seg Set 03, 2007 9:47 pm
por Cougar_PH
Aliston
Tbm imagino isso, mais pensemos o seguinte o x do problema é o buchão que quer colocar o mexico... ele sai em 09, então poderiamos aí sim, começar a dar as cartas, pq independente do proximo a gente puxaria o saco o com o biocombustivel... já que temos o voto da maioria, e os armamentos com certeza seria 90% de chance de ser americano e dentro do CS, não teriamos restrição nenhuma.
Enviado: Seg Set 03, 2007 9:49 pm
por Vector
Bem Marechal,
Pelo postado concluo que vc não sabe como é o processo de modernização dos F-5, quais são as responsabilidades e como é conduzido.
Só isso.
Vector
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:00 pm
por Marechal-do-ar
Vector escreveu:Bem Marechal,
Pelo postado concluo que vc não sabe como é o processo de modernização dos F-5, quais são as responsabilidades e como é conduzido.
Só isso.
Vector
Então por favor, explique com detalhes quais são as responsabilidades e como é conduzido.
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:05 pm
por Vector
Marechal-do-ar escreveu:Vector escreveu:Bem Marechal,
Pelo postado concluo que vc não sabe como é o processo de modernização dos F-5, quais são as responsabilidades e como é conduzido.
Só isso.
Vector
Então por favor, explique com detalhes quais são as responsabilidades e como é conduzido.
E porque eu faria isto? É mais cômodo pra todos culpar somente a Embraer pelos atrasos.
A FAB / Governo atrasam mais de 10 anos o início da modernização, mas os incompetentes somos nós.
Beleza então. Não perco meu tempo. E todos tapam o sol com a peneira.
Vector
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:22 pm
por Marechal-do-ar
Vector escreveu:E porque eu faria isto? É mais cômodo pra todos culpar somente a Embraer pelos atrasos.
A FAB / Governo atrasam mais de 10 anos o início da modernização, mas os incompetentes somos nós.
Beleza então. Não perco meu tempo. E todos tapam o sol com a peneira.
Vector
Ahn? Que é isso, acho o pessoal da Embraer muito competente, ja defendi os aviões varias vezes, mas sem misturar as coisas por favor.
Vector escreveu:2) O software tem bugs? E daí? O Windows não os tem? Os EJet´s não os tem tb (e o software é da Honeywell)?
Vector, os tecnicos da Embraer podem ser muito competentes e vou respeitar isso, mas dizer que bug de software embarcado é normal...
Ai é forçar demais, chega a ser ofensa, a culpa pode não ser da Embraer, mas software critico e bugado
não é normal.
Marechal-do-ar escreveu:E não serão todos os caças que serão modernizados... Todos sabem disso, algumas células simplesmente não tem condição, mas a modernização de todos os caças sera paga, um tipo de pague 5 leve 4, a Embraer só tem a ganhar, a FAB não ganha nada e ta enrolando, falta alguem?
Aqui a parte mais importante do post, os funcionarios da Embraer podem não ter culpa nenhuma, mas alguem tem...
Depois de tudo, explicando melhor o seu ponto não é mais facil de convencer os outros do que dizer "não perco meu tempo"?
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:23 pm
por Marino
Vector, sou um leigo neste assunto. Desta maneira, veja meus questionamentos como perguntas, e não como afirmações ou defesa de "um lado".
Li em uma revista, se não me engano a Força Aérea, de que a FAB não recebe mais nenhum avião que não esteja 100%, depois de uma má experiência com os AEW.
Isto é verdade?
Outra pergunta: se os F-5 estão em modernização, não estão entregues à Embraer, e sob responsabilidade desta? Então como são retirados sobressalentes dos aviões em modernização? Mecânicos da FAB tem acesso as oficinas de modernização e retiram material de aeronaves sob responsabilidade da empresa?
Obrigado antecipadamente.
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:30 pm
por Vector
"Outra pergunta: se os F-5 estão em modernização, não estão entregues à Embraer, e sob responsabilidade desta? Então como são retirados sobressalentes dos aviões em modernização? Mecânicos da FAB tem acesso as oficinas de modernização e retiram material de aeronaves sob responsabilidade da empresa? "
Outra pergunta: se os F-5 estão em modernização, não estão entregues à Embraer, e sob responsabilidade desta?
Mais ou menos.
Então como são retirados sobressalentes dos aviões em modernização?
Fácil, soltando alguns parafusos e pronto.
Mecânicos da FAB tem acesso as oficinas de modernização e retiram material de aeronaves sob responsabilidade da empresa?
Claro que sim...
Sds, Vector
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:34 pm
por orestespf
Salve grande Vector!
Vou respondê-lo em azul, mas não contestá-lo necessariamente.
Vector escreveu:Mais algumas frases pra reflexão?
1) Quanto dura uma revisão geral (chamada de IRAN) de um F-5??? Com todas as peças disponíveis, eu diria que algumas semanas....
E na FAB, quanto dura? meses, meses e mais meses. Porque será??
Confesso que não entendi... Algum problema quanto as normas da FAB? Ela não é "dona" dos vetores, ou pelo menos, a responsável, ou ainda, a maior interessada? Cabe a ela decidir o "nível" de exigência, nada de mais, paga-se, cobra-se (apesar de um péssimo arguemento capitalista).
2) O software tem bugs? E daí? O Windows não os tem? Os EJet´s não os tem tb (e o software é da Honeywell)?
Bem... "Bugs" do Windows é com o Sr. Bill Gates, compra quem quer, até porque existem opções... Além do mais, avião não é desktop pessoal, que "trava" e basta "rebootar", se algum "bug" ocorrer, já era!. Acho que a coisa não é simplista assim, apesar de compreender o que quis dizer.
3) Quem conhece o contrato de modernização sabe que os trabalhos estão divididos entre a EMB e a FAB. Só que um dos lados não cumpre os prazos, sistematicamente, atrasando toda a linha de produção. QUal lado será?
Os dois lados se acusam mutuamente. Além do mais, tem um ponto que vai contra a Embraer, alegar que existem vetores "acumulados" no pátio a espera da FAB. Se existem vetores "prontos", em tese, a FAB cumpre a sua parte, logo, não é um bom argumento (neste caso específico).
4) O fato do software (se isto é realmente verdade) não ter todas as funcionalidades incorporadas não é motivo para o não recebimento dos aviões. É sim desculpa. Faz sentido?
Claro que não Vector! Existe algo esperado, algo "prometido", "pagou-se" por isso. Como não esperar por todas as funcionalidades? Isto não procede! Se alguém deseja algo a mais em relação ao projeto inicial, tudo bem. Mas se não for o caso, existem falhas de projeto, então...
5) A FAB canibaliza os aviões na linha de vôo, os em manutenção e então porque não canibalizaria os que estão em modernização?
e por aí vai...
Olha nobre amigo Vector (não é ironia, o amigo sabe disso, o respeito muito), sabemos que a FAB canibaliza vetores sim, mas por que faria isso em vetores em modernização? A final, os vetores "não estão prontos esperando no pátio para serem retirados"??? Se estão prontos, como estariam canibalizados??? Ou não estão prontos????
Vector
Como viu Vector, não o contei (pelo menos diretamente), apenas introduzi mais dúvidas em relação ao processo de modernização. Existem falhas em ambos os lados, muitas versões inclusive. Porém, existem perguntas claras, dirigidas à Embraer, que não possuem respostas diretas e objetivas. Vou além, por que a Embraer não "aciona" judicialmente o Estado/FAB? Ela não está certa? Então...
Como disse antes, tenho mais dúvidas do que certeza, mas por outro lado, vejo que a Embraer "me deve" mais respostas do que a FAB, por isso minha desagradável insistência neste fato. A FAB não é "santa", mas a Embraer está longe do "postulado".
Grande abraço,
Orestes
PS: já o agredi no passado e não quero cometer o mesmo erro, descobri o quanto é boa pessoa e muitíssimo bem intencionado em relação à empresa que representa e ao país principalmente. Em respeito ao nobre amigo, não debaterei em público meus pontos de vista. Podemos fazê-lo via MP ou até mesmo, ignorar, só não aceito passar por cima da visão de quem respeito.
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:35 pm
por Marino
Então como são retirados sobressalentes dos aviões em modernização?
Fácil, soltando alguns parafusos e pronto.
Grande resposta, de uma utilidade profunda para todos os interessados em defesa, que torcem claramente para a empresa em qualquer situação.
Muito obrigado
Outra pergunta: se os F-5 estão em modernização, não estão entregues à Embraer, e sob responsabilidade desta?
Mais ou menos.
Mecânicos da FAB tem acesso as oficinas de modernização e retiram material de aeronaves sob responsabilidade da empresa?
Claro que sim...
Já vi que o problema não é só na FAB não.
Obrigado mais uma vez.
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:38 pm
por orestespf
A.K. for T-7 escreveu:Só uma observação Orestes:
A "exceção de contrato não cumprido" (exceptio non adimpleti contractus) não se aplica a contratos administrativos, assim sendo, a pessoa física ou jurídica que contrata com a Administração (Governo) não pode alegar a falta de pagamentos para justificar a suspensão do cumprimento de sua obrigação, a menos que seja por falta de pagamento, sem motivação, por prazo superior a 90 dias.
Ou seja, só se o Governo não pagar por mais de 90 dias e não apresentar nenhuma justifictiva para esta suspensão de pagamentos, que a Embraer poderia parar a modernização dos F-5 sem ser penalizada pelas multas contratuais, que, diga-se de passagem, são aplicadas pelo próprio Governo interessado no cumprimento do contrato...
Olá A.K.,
muito boa complementação, esclareceu de fato os detalhes. É um ponto relevante, então... Deixemos cada um concluir o que quiser, mas juridicamente, foi ótima essa informação.
Grande abraço,
Orestes
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:39 pm
por Wolfgang
orestespf escreveu:A.K. for T-7 escreveu:Só uma observação Orestes:
A "exceção de contrato não cumprido" (exceptio non adimpleti contractus) não se aplica a contratos administrativos, assim sendo, a pessoa física ou jurídica que contrata com a Administração (Governo) não pode alegar a falta de pagamentos para justificar a suspensão do cumprimento de sua obrigação, a menos que seja por falta de pagamento, sem motivação, por prazo superior a 90 dias.
Ou seja, só se o Governo não pagar por mais de 90 dias e não apresentar nenhuma justifictiva para esta suspensão de pagamentos, que a Embraer poderia parar a modernização dos F-5 sem ser penalizada pelas multas contratuais, que, diga-se de passagem, são aplicadas pelo próprio Governo interessado no cumprimento do contrato...
Olá A.K.,
muito boa complementação, esclareceu de fato os detalhes. É um ponto relevante, então... Deixemos cada um concluir o que quiser, mas juridicamente, foi ótima essa informação.
Grande abraço,
Orestes
Pai véio, o A.K é o Beraldi. Só para te situar...
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:40 pm
por Vector
orestespf escreveu:Salve grande Vector!
Vou respondê-lo em azul, mas não contestá-lo necessariamente.
Vector escreveu:Mais algumas frases pra reflexão?
1) Quanto dura uma revisão geral (chamada de IRAN) de um F-5??? Com todas as peças disponíveis, eu diria que algumas semanas....
E na FAB, quanto dura? meses, meses e mais meses. Porque será??
Confesso que não entendi... Algum problema quanto as normas da FAB? Ela não é "dona" dos vetores, ou pelo menos, a responsável, ou ainda, a maior interessada? Cabe a ela decidir o "nível" de exigência, nada de mais, paga-se, cobra-se (apesar de um péssimo arguemento capitalista).
2) O software tem bugs? E daí? O Windows não os tem? Os EJet´s não os tem tb (e o software é da Honeywell)?
Bem... "Bugs" do Windows é com o Sr. Bill Gates, compra quem quer, até porque existem opções... Além do mais, avião não é desktop pessoal, que "trava" e basta "rebootar", se algum "bug" ocorrer, já era!. Acho que a coisa não é simplista assim, apesar de compreender o que quis dizer.
3) Quem conhece o contrato de modernização sabe que os trabalhos estão divididos entre a EMB e a FAB. Só que um dos lados não cumpre os prazos, sistematicamente, atrasando toda a linha de produção. QUal lado será?
Os dois lados se acusam mutuamente. Além do mais, tem um ponto que vai contra a Embraer, alegar que existem vetores "acumulados" no pátio a espera da FAB. Se existem vetores "prontos", em tese, a FAB cumpre a sua parte, logo, não é um bom argumento (neste caso específico).
4) O fato do software (se isto é realmente verdade) não ter todas as funcionalidades incorporadas não é motivo para o não recebimento dos aviões. É sim desculpa. Faz sentido?
Claro que não Vector! Existe algo esperado, algo "prometido", "pagou-se" por isso. Como não esperar por todas as funcionalidades? Isto não procede! Se alguém deseja algo a mais em relação ao projeto inicial, tudo bem. Mas se não for o caso, existem falhas de projeto, então...
5) A FAB canibaliza os aviões na linha de vôo, os em manutenção e então porque não canibalizaria os que estão em modernização?
e por aí vai...
Olha nobre amigo Vector (não é ironia, o amigo sabe disso, o respeito muito), sabemos que a FAB canibaliza vetores sim, mas por que faria isso em vetores em modernização? A final, os vetores "não estão prontos esperando no pátio para serem retirados"??? Se estão prontos, como estariam canibalizados??? Ou não estão prontos????
Vector
Como viu Vector, não o contei (pelo menos diretamente), apenas introduzi mais dúvidas em relação ao processo de modernização. Existem falhas em ambos os lados, muitas versões inclusive. Porém, existem perguntas claras, dirigidas à Embraer, que não possuem respostas diretas e objetivas. Vou além, por que a Embraer não "aciona" judicialmente o Estado/FAB? Ela não está certa? Então...
Como disse antes, tenho mais dúvidas do que certeza, mas por outro lado, vejo que a Embraer "me deve" mais respostas do que a FAB, por isso minha desagradável insistência neste fato. A FAB não é "santa", mas a Embraer está longe do "postulado".
Grande abraço,
Orestes
PS: já o agredi no passado e não quero cometer o mesmo erro, descobri o quanto é boa pessoa e muitíssimo bem intencionado em relação à empresa que representa e ao país principalmente. Em respeito ao nobre amigo, não debaterei em público meus pontos de vista. Podemos fazê-lo via MP ou até mesmo, ignorar, só não aceito passar por cima da visão de quem respeito.
Grande Orestes,
O respeito é mútuo. Aprendi a respeitá-lo pelos seus posts e pelas suas atitudes. Não vc não me agrediu no passado. Fique tranquilo.
Adoraria prosseguir o debate em PVT, se assim o desejar.
Toda história tem dois lados, e a verdade está no meio.
Sds,
Vector
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:44 pm
por orestespf
Vector escreveu:Marechal-do-ar escreveu:Vector escreveu:Bem Marechal,
Pelo postado concluo que vc não sabe como é o processo de modernização dos F-5, quais são as responsabilidades e como é conduzido.
Só isso.
Vector
Então por favor, explique com detalhes quais são as responsabilidades e como é conduzido.
E porque eu faria isto? É mais cômodo pra todos culpar somente a Embraer pelos atrasos.
A FAB / Governo atrasam mais de 10 anos o início da modernização, mas os incompetentes somos nós. Beleza então. Não perco meu tempo. E todos tapam o sol com a peneira.
Vector
Oi Vector,
não cabe a FAB/Governo decidir o seu "melhor momento" para decidir o processod de modernização? Se as células forem "irrecuperáveis" não é melhor dizer claramente que "não é possível modernizar todas, mas apenas aquelas que se encontram em bom estado"?
Por que pergunto isso? Por que quem paga a conta é o contribuinte e este acaba sendo lesado pelo processo "mentirosos" de ambas as partes, primeiro daquele que diz que está tudo bem e depois daquele que diz que daremos um jeito.
Se existe culpa da FAB, que seja apontada, pois quero cobrar dela. Se existe culpa da Embraer, digo o mesmo. Só não quero ficar quieto diante de dúvidas corriqueiras que não se responde, seja de um lado ou outro.
Então... De quem é a "culpa" de fato???
Sds,
Orestes
Enviado: Seg Set 03, 2007 10:48 pm
por Vector
Marino escreveu:Então como são retirados sobressalentes dos aviões em modernização?
Fácil, soltando alguns parafusos e pronto.
Grande resposta, de uma utilidade profunda para todos os interessados em defesa, que torcem claramente para a empresa em qualquer situação.
Muito obrigado
Outra pergunta: se os F-5 estão em modernização, não estão entregues à Embraer, e sob responsabilidade desta?
Mais ou menos.
Mecânicos da FAB tem acesso as oficinas de modernização e retiram material de aeronaves sob responsabilidade da empresa?
Claro que sim...
Já vi que o problema não é só na FAB não.
Obrigado mais uma vez.
Claro... o problema não é só da FAB... é meu tb.
Marino, peço desculpas pela resposta. Foi apenas uma brincadeira, algo para descontrair o ambiente. Se vc não a recebeu bem, tudo bem. Mais uma vez ficam as minhas desculpas.
Mas fui vago de propósito, pois não quero me aprofundar neste debate. Muitos acham que falo em nome da empresa. Não estou autorizado a fazer isso e nem poderia, pois, como já disse não trabalho neste programa. Procuro passar apenas o que vejo com meus olhos e o que ouço nas conversas...
TUdo o que disser vai ser rebatido por muitos. Brigar contra muitos é suicídio. Então chega. As opiniões estão formadas. Acreditem em quem quiser, culpem quem quiser. Não cabe a mim dar explicações de nada.
Mas um processo de modernização não ocorre com vcs pensam. Eu entrego o avião e depois retiro ele pronto. Não é assim não.
Um dia eu aprendo como é... aí então poderei explicar.
Até lá, continuem atirando pedras.
Quem sabe da próxima vez a FAB não contrate profissionais no assunto para a sua modernização.
Gente assim como os caras que estão modernizando os P-3.
Sds,
Vector