Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Enviado: Qui Out 01, 2009 6:27 pm
Começou mal.
Franceses no CRE: Rafale é mais caro, mas garante autonomia
Marina Mello
O chefe do gabinete militar francês, Edouard Guillaud, admitiu nesta quinta-feira, durante audiência publica na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que os caças franceses são mais caros do que os aviões oferecidos por outros países que participam da concorrência para a compra de equipamentos militares pelo Brasil. Guillaud, no entanto, afirmou que somente escolhendo os caças franceses, o Brasil irá adquirir independência para produzir suas próprias aeronaves.
Além da empresa francesa Dasssault, que produz os caças Rafale, concorrem para a venda de 36 aviões a americana Boeing, que produz o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com a aeronave Gripen NG. A empresa da Suécia já ofereceu ao Brasil a possibilidade de vender os aviões pela metade do preço.
“Talvez estejamos mais caros que outros. Eu lamento, mas é o preço que pagamos pela nossa autonomia”, afirmou. Segundo ele, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, assegurou que, se o governo brasileiro escolher os caça franceses, irá conseguir ter um acesso irrestrito à transferência de tecnologia, o que é considerado essencial para que o País “caminhe com suas próprias pernas”.
Segundo ele, a França, no passado, gastou cerca de 7 bilhões de euros para obter a tecnologia e aprender a construir tais aeronaves. Guillaud afirmou que a idéia de o Brasil escolher a França é justamente para evitar que o País tenha que gastar a mesma quantia para obter a mesma tecnologia. “Fazer transferência de tecnologia é evitar que o Brasil tenha que gastar esse dinheiro”, disse.
“O presidente francês já disse que a transferência de tecnologia seria total, completa, sem limite e sem restrição”, afirmou.
O vice-presidente da Dassault, Eric Trapier, afirmou hoje (1º) que a empresa, responsável pela produção do caça Rafale, está buscando parceiros no Brasil para uma eventual fabricação da aeronave no país. A França participa, ao lado dos Estados Unidos e da Suécia, da concorrência para a venda de 36 aviões de combate para o governo brasileiro. Trapier destacou que já há diálogos com 16 empresas brasileiras para o repasse de tecnologia para a produção da parte elétrica e das turbinas no Brasil. No entanto, ele observou que o país precisa oferecer condições econômicas e técnicas para a fabricação. O francês acrescentou, durante reunião na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, que o repasse dos códigos-fonte de todas as partes do caça francês permitirá ao Brasil não apenas fabricar o Rafale como também aprimorá-lo e vendê-lo "melhorado" a países da América do Sul. O senador Eduardo Azeredo (PSBD-MG), presidente da CRE, apontou o repasse de tecnologia e a possibilidade de fabricação no Brasil como um dos pontos essenciais para o país na escolha do fabricante dos caças supersônicos a serem adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os três países concorrentes anunciaram que pretendem repassar a tecnologia ao Brasil. Apesar do Senado não ter poder para influenciar na decisão do governo para compra das aeronaves, Azeredo classificou como positiva as reuniões com representantes franceses, norte-americanos e suecos. "Não vamos opinar se é um país ou outro, mas temos que saber o que se está comprando", observou o senador mineiro.O tucano acrescentou que o governo brasileiro precisa consertar o que considera um mal-estar criado após o anúncio, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o avião francês era o escolhido. Contudo, Azeredo não vê problemas se o escolhido, após analises técnicas, for mesmo o Rafale.
That's the most current list from the Rafale forum, posted by TMor:
Ordered as Rafale F1 :
Order date : 3/26/1993 :
B301 : Dassault Aviation Istres CEV (development of standard F3)
M1 : Dassault Aviation Istres CEV (development of standard F1) (first flight on July the 7th of 1999)
Order date : 02/17/1994 :
B302 : Dassault Aviation Istres CEV (développement standard F3)
M2 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
M3 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
Order date : 09/13/1995 :
C101 : Dassault Aviation CEV Istres (development of standard F3)
M4 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
M5 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
M6 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
M7 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
M8 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
M9 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
M10 : Flottille 12F Landivisiau (waiting)
Ordered in 1999, 48 Rafale F2 :
Initially, 28 aircraft (7 Rafale M), with an option of 20 (8 Rafale M), total of 33 Rafale Air and 15 Marine.
Later changed to 32 Air and 16 Marine : 25 Rafale B, 7 Rafale C, and 16 M. Here they are :
7 Rafale C
C102 : CEAM Mont-de-Marsan (330-EF)
C103 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HR)
C104 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HH)
C105 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HE)
C106 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HG)
C107 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HJ)
C108 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HS)
25 Rafale B
B303 : ECE 05.300 "Côte d'Argent" CEAM Mont-de-Marsan (330-EA)
B304 : ECE 05.300 "Côte d'Argent" CEAM Mont-de-Marsan (330-EB)
B305 : ECE 05.300 "Côte d'Argent" CEAM Mont-de-Marsan (330-EC)
B306 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IB)
B307 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IA)
B308 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HA)
B309 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HB)
B310 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HC)
B311 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HD)
B312 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HF)
B313 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HI)
B314 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HP)
B315 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HK)
B316 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HL) lost on 12/6/2007 (pilot killed)
B317 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HO)
B318 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HM)
B319 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HN)
B320 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HV)
B321 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HQ)
B322 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HU)
B323 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HT)
B324 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HW)
B325 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HX)
B326 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HY)
B327 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-HZ)
16 Rafale M
M11 : Flottille 12F Landivisiau
M12 : Flottille 12F Landivisiau
M13 : Flottille 12F Landivisiau
M14 : Flottille 12F Landivisiau
M15 : Flottille 12F Landivisiau
M16 : Flottille 12F Landivisiau
M17 : Flottille 12F Landivisiau
M18 : Flottille 12F Landivisiau
M19 : Flottille 12F Landivisiau
M20 : Flottille 12F Landivisiau
M21 : Flottille 12F Landivisiau
M22 : Flottille 12F Landivisiau lost on 9/24/2009 (air collision, with loss of one of the pilots)
M23 : Flottille 12F Landivisiau
M24 : Flottille 12F Landivisiau
M25 : Flottille 12F Landivisiau lost on 9/24/2009 (air collision, with loss of one of the pilots)
M26 : Flottille 12F Landivisiau
Nearly all those Rafale F2 are now retrofitted to F3 standard.
===================
Ordered in 2004, 59 Rafale F3 (36 C, 11 B, 12 M) + 2 Rafale for the relaunch plan (2009) :
Rafale C :
C109 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IM)
C110 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IN)
C111 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IP)
C112 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IQ)
C113 : Dassault Aviation Mérignac
C114 : Dassault Aviation Mérignac
C116 : Dassault Aviation Mérignac
Rafale B :
B328 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IC)
B329 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-ID)
B330 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IE)
B331 : CEAM Mont-de-Marsan (?-IF)
B332 : CEAM Mont-de-Marsan (?-IG)
B333 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IH)
B334 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-II)
B335 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IJ)
B336 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IK)
B337 : EC 01.007 "Provence" Saint-Dizier (113-IL)
Rafale M :
M27 : CEAM Mont-de-Marsan (CEPA)
M28 : Dassault Aviation Mérignac
A minha questão é a seguinte, está poposta a ser verdade de que a produção mundial do Gripen NG será no Brasil, não é de aceitar essa proposta pelo seguinte, mesmo portugal no futuro precisa de substituir os seus F16, hora sendo o Brasil produtor do Gripen NG certamente por estes lados teriamos quase de certeza Gripen NG e não só, outros países comprariam esse caça“Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial”. A declaração do CEO da Saab, Åke Svensson, é a tônica da proposta final da empresa, entregue à Força Aérea Brasileira na última sexta-feira (2/10).
Rui escreveu:Gripen NG Brasil será mais nacional do que o AMX, diz Saab
A minha questão é a seguinte, está poposta a ser verdade de que a produção mundial do Gripen NG será no Brasil, não é de aceitar essa proposta pelo seguinte, mesmo portugal no futuro precisa de substituir os seus F16, hora sendo o Brasil produtor do Gripen NG certamente por estes lados teriamos quase de certeza Gripen NG e não só, outros países comprariam esse caça“Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial”. A declaração do CEO da Saab, Åke Svensson, é a tônica da proposta final da empresa, entregue à Força Aérea Brasileira na última sexta-feira (2/10).
P44 escreveu:porque sim...
Porque o Império pode decidir uniformizar o vetor da arma aérea.Sintra escreveu:Rui escreveu:Gripen NG Brasil será mais nacional do que o AMX, diz Saab
A minha questão é a seguinte, está poposta a ser verdade de que a produção mundial do Gripen NG será no Brasil, não é de aceitar essa proposta pelo seguinte, mesmo portugal no futuro precisa de substituir os seus F16, hora sendo o Brasil produtor do Gripen NG certamente por estes lados teriamos quase de certeza Gripen NG e não só, outros países comprariam esse caça
?! Porquê?