Página 180 de 250

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Nov 23, 2013 1:05 pm
por FIGHTERCOM
Lord Nauta escreveu:
arcanjo escreveu:P-3AM FAB 7205 - Mais um chegando!

Antes
Imagem
Foto: Ian Tate - Chico - Municipal (CIC) - USA - California, September 27, 2009
http://img543.imageshack.us/img543/401/fab7205.jpg
http://www.airliners.net/photo/Brazil-- ... 937f73892e

Depois
Imagem
foto: A. Muñiz Zaragüeta - Sevilla (SVQ/LEZL) (Spain) - November 6, 2013
http://www.aviationcorner.net/show_phot ... ?id=328803


[100]

Agora só resta o FAB 7206!

arcanjo
Prezados Colegas,

Eu, sou da opinião que a FAB deveria obter pelo mais quatro exemplares do P-3BR o que contribuiria para elevar razoavelmente a disponibilidade operacional destas aeronaves.

Sds

Lord Nauta
Pedir para comprar é o menor dos problemas, resta saber se o governo estaria disposto a pagar a conta. :wink:


Abraços,

Wesley

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Nov 23, 2013 1:10 pm
por FCarvalho
Comprar a aeronave em si não custaria muito caro para a FAB, já que são modelos mais antigos e estocados no AMARC, além de poderem ser adquiridas via FMS, o que deixaria por um valor quase que irrisório. Até com a parca verba de que dispõe no orçamento isso seria possível.

O problema é o que vem depois, quando da necessária modernização das células e dos sistemas embarcados. Isto sim, o orçamento da FAB não conseguiria abarcar. Então teria-se que recorrer aos cofres e boa(má) vontade do governo em liberar os recursos para tal.

abs.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Nov 23, 2013 2:57 pm
por gabriel219
Quanto foi cada aeronave?

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Dez 23, 2013 9:02 pm
por arcanjo
arcanjo escreveu:P-3AM FAB 7205 - Mais um chegando!

Antes
Imagem
Foto: Ian Tate - Chico - Municipal (CIC) - USA - California, September 27, 2009
http://img543.imageshack.us/img543/401/fab7205.jpg
http://www.airliners.net/photo/Brazil-- ... 937f73892e

Depois
Imagem
foto: A. Muñiz Zaragüeta - Sevilla (SVQ/LEZL) (Spain) - November 6, 2013
http://www.aviationcorner.net/show_phot ... ?id=328803


[100]

Agora só resta o FAB 7206!

arcanjo
Publicado: 23/12/2013 15:00h
FAB recebe mais uma aeronave de patrulha P-3AM

Imagem

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu a oitava aeronave de patrulha P-3AM - Orion, conhecida como a guardiã do pré-sal. A entrega do avião registrado sob a matrícula FAB 7205 foi realizada em Sevilha, na Espanha, na segunda-feira (16/12). O traslado da aeronave até o Brasil foi feito pela tripulação do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), sediado em Salvador (BA).

A nova aeronave faz parte do contrato de modernização da frota de patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB) assinado pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O P-3A – Orion é usado na vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais da Amazônia Legal e, de modo especial, a região do pré-sal. Além disso, a aeronave apoia as atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.

O avião possui um dos mais modernos sistemas para identificação por radar e dispõe do mecanismo Forward Looking Infra-Red (FLIR), que complementa as informações dos tráfegos marítimos, fornecendo imagens nítidas e claras mesmo no período noturno. A aeronave permite localizar, identificar e repassar todo o cenário do tráfego marítimo para embarcações da Marinha do Brasil e direcionar a atividade de policiamento para as áreas mais críticas.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/1 ... ulha-P-3AM


[100]


abraços


arcanjo

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Dez 23, 2013 11:31 pm
por arcanjo
gabriel219 escreveu:Quanto foi cada aeronave?
Salvo engano, o valor total das 12 células adquiridas dos Estados Unidos foi de aproximadamente US$ 9,6 milhões e a modernização de 9 aeronaves pela EADS/CASA para o padrão P-3AM custaram US$ 423,3 milhões. Lembrando que 3 células voaram direto dos Estados Unidos para o Brasil para servirem como fonte de peças para reposição.


abraços


arcanjo

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Qua Jan 08, 2014 2:08 am
por Gilberto Rezende
Assim cada carcaça custou 800 mil dólares.

A modernização tem a complicação que não dá para simplesmente dividir o custo total por 9 uma vez que uma unidade é mais barata destinada a treinamento e não se sabe o QUANTO esta versão é mais barata para se poder inferir o preço da versão operacional e quanto deste custo total é não associado as aeronaves (pessoal, treinamento, cursos e etc).

Ignorando tudo isso são cerca de 47 milhões mais 800 mil pela carcaça.

É permissível dar 45 milhões de dólares por cada aeronave, para conseguir mais 4 aeronaves P-3AM é só pedir para Dona Dilma mais ou menos 190 milhões de dólares...

Pouco mais de 1,52 Gripen E...

4,5 bilhões de dólares divididos por 36 Gripen E= 125 milhões de dólares = Gripen E

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Jan 20, 2014 4:37 pm
por Brasileiro
http://portaldefesa.com/site/index.php/ ... zacao.html

Alguém sabe o que vai equipar esta aeronave??


abraços]

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Jan 20, 2014 6:01 pm
por Alitson
Aparentemente foi instalado um NAVFLIR, o compartimento do radar foi modificado, pelo menos não é da igual ao que já tinha visto nos P-95 de Floripa, o que pode denunciar uma troca de equipamento e uma porta com janela tipo bolha foi instalada. Resta saber se os sistemas ECMs foram modificados, assim como os consoles de operação interna.

[]s

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Jan 25, 2014 3:24 pm
por Brasileiro
Segundo o Chefe do Escritório de Teste do Pentágono: “O P-8 não é eficaz”
Previous Next
Guilherme Wiltgen
24/01/2014

http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/01/p-8a-poseidon-torp-drop-usn-1.jpg
A nova aeronave de vigilância da Boeing, que foi enviada para o Japão no mês passado, ainda não é eficaz na caça de submarinos ou realizando reconhecimento em grandes áreas, duas das suas principais missões, diz o testador de armas do Pentágono.

Falhas no programa de US$ 35 milhões, inclui o desempenho do radar do avião, integração de sensores e de transferência de dados, escreveu Michael Gilmore, chefe do escritório de testes do Pentágono, em seu relatório anual sobre as principais armas, e que ainda está para ser lançado. Ele disse que o novo P-8A Poseidon exibiu “todas as grandes deficiências” identificadas em exercícios anteriores, quando submetidos ao stress de testes de combates realísticos, entre Setembro de 2012 a Março de 2013.

“Muitas dessas deficiências” levou Gilmore a determinar que o P-8A “não é eficaz para a missão de inteligência, vigilância e reconhecimento, e não é eficaz para busca antissubmarino em grandes áreas”, disse ele em uma seção do relatório obtido pela Bloomberg. A US Navy planeja conduzir testes adicionais para “verificar a correção de algumas deficiências”, escreveu ele.

As conclusões de Gilmore sugerem que a aeronave do programa, que é baseada em um Boeing 737-800 modificado com radar e sensores, não está pronta para implantação. Entre as suas principais missões, está o acompanhamento de submarinos chineses. Seis P-8 foram enviados ao Japão para apoiar as operações de patrulha marítima da 7ª Frota, a partir da Naval Air Facility Atsugi, como parte da estratégia dos EUA para a região da Ásia-Pacífico.

O Vice-Almirante Robert Thomas, comandante da 7 ª Frota, disse em um comunicado à imprensa em 10 de janeiro, que a aeronave “representa uma melhoria significativa”, em relação ao velho P-3 Orion, da Lockheed Martin, e completou: “proporcionando a possibilidade de detectar, rastrear e reportar mais alvos do que antes”.

A Boeing, sediada em Chicago, entregou no mês passado a 13ª aeronave, de um total de de 113. A US Navy declarou em novembro que a aeronave estava pronta para a implantação de combate, depois de determinar que os critérios para a realização de patrulhas eficazes “foram totalmente atendidas”, disse por telefone a Tenente Caroline Hutcheson, porta-voz da USN. “O P-8A está pronto e nós precisamos dele no teatro de operações e continua a atender às expectativas dos comandantes da frota”, disse ela. Hutcheson disse que o gabinete de Gilmore tem “consistentemente dado destaque, tanto em áreas de guerra eficaz, bem como em recomendações para as áreas para re-visitar”. informando ainda que “A maioria dos problemas citados foram coletivamente identificados”, e a Marinha tem desenvolvido “atualizações de software para corrigir as deficiências”.

A Boeing comenta

O porta-voz da Boeing, Charles Ramey, disse em um comunicado enviado por email que ele não tinha visto o relatório de Gilmore e portanto, estaria impossibilitado de comentar. “O Feedback que recebemos até o momento é que a USN está muito contente com o desempenho do P-8A”, disse Ramey, completando: “Como sempre, a Boeing irá trabalhar lado a lado com a Marinha para apoiar todas as questões que surgirem”.

A porta-voz de Gilmore, Jennifer Elzea, disse que o escritório de teste concluiu que a aeronave foi eficaz em buscas em pequenas áreas, similar ao P-3C Orion que ele está substituindo. A aeronave também é eficaz na realização de “missões desarmadas de guerra antissuperfície”, e que o seu radar, e sensores de apoio, “fornecem uma busca eficaz do alvo na superfície, em qualquer tempo”, disse ela em um comunicado enviado por email.

O escritório de Gilmore também concluiu que a fuselagem é de confiança, oferecendo “melhorias significativas em termos de confiabilidade, manutenção e disponibilidade” em comparação ao P-3C, e que no geral, o sistema da Boeing “proporciona maior alcance, capacidade de carga e de velocidade”, disse ela.


O relatório de Gilmore disse que testes recentes de combate realísticos, confirmaram os resultados anteriores sobre falhas no radar do P-8 e “revelou as implicações operacionais das limitações do radar para alguns alvos”. Ele disse ainda que os detalhes são classificados. A Raytheon fornece o radar de vigilância terrestre e marítima.


Deficiências com a eletrônica embarcada, para detectar o radar inimigo anti-aeronave, são “detecções de ameaças limitadas”, enquanto “degradam seriamente a capacidade de sobrevivência da aeronave em todas as principais missões”, disse o relatório. A Northrop Grumman fornece os equipamentos de “medidas de apoio eletrônicos”.

Elzea disse que a USN está realizando testes adicionais “para avaliar vários sistemas de melhorias técnicas” que serão avaliadas pelo escritório de Gilmore, assim que eles forem entregues. A Marinha tem planos para dois conjuntos de atualizações da aeronave para “melhorar a capacidade de guerra antissubmarino ao longo de vários anos” e tem desenvolvido um “plano de testes e avaliações adequados” para avaliar as melhorias, informou ela.

FONTE: Bloomberg
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=36455

Atenção todos os companheiros que imaginam a possibilidade de um P-190 "mini P-8".. Seria a velha questão do jato x turboélice?



abraços]

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Jan 27, 2014 8:13 pm
por alcmartin
No ambiente controlado, perto dos US, com os UAV, e' uma coisa. La' longe, é outra coisa... 8-] 8-]

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Jan 27, 2014 9:07 pm
por irlan
Já chegaram todos os nossos P-3?, e os espanhóis não estavam tendo problemas para colocar o FITS?

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Ter Mar 18, 2014 9:33 am
por arcanjo
P-3AM FAB 7206 - Agora está completo!

Antes
Imagem
Foto: Ashley Wallace - Tucson - Davis-Monthan AFB (Municipal) (DMA / KDMA) USA - Arizona, October 6, 2008
http://www.airliners.net/photo/Brazil-- ... 18da79550a

Depois
Imagem
Foto: Juanfran Mayoral - Sevilla (SVQ/LEZL) (Spain) - March 7, 2014
http://www.aviationcorner.net/show_phot ... ?id=344760

Esta é a última das 9 aeronaves operacionais (padrão P-3AM) adquiridas pela FAB. [100]

abçs

arcanjo

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Mai 18, 2014 11:24 am
por arcanjo
18 de maio de 2014
Ivete Sangalo homenageada pelo Esq. Orungan

Imagem

A baiana tornou-se neste sábado (17/5) madrinha da Aeronave de Patrulha P-3AM, do Esquadrão de Patrulha Marítima Orungan da FAB, único esquadrão de aviação sediado em Salvador (BA). Na cerimônia, que aconteceu na Base Aérea, Ivete inaugurou uma pintura estilizada no nariz da aeronave.

“Eu falarei disso por onde eu for como forma de me exibir e de dizer eu também sou madrinha do P-3AM. Hoje vocês têm uma madrinha apaixonada e orgulhosa. jamais imaginei que viveria essa emoção na minha vida,” disse Ivete Sangalo.

A pintura de madrinhas nos bicos das aeronaves segue uma tradição da Segunda Guerra Mundial, na qual as aeronaves tinham estampadas imagens de suas madrinhas para aumentar o moral das tripulações.

Imagem

Imagem

FONTE: Tribuna da Bahia

FOTOS: Rafa Mattei/Tribuna da Bahia

http://www.aereo.jor.br/2014/05/18/ivet ... q-orungan/

abs.

arcanjo

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Mai 19, 2014 9:20 am
por malmeida
arcanjo escreveu:18 de maio de 2014
Ivete Sangalo homenageada pelo Esq. Orungan
(...)
A baiana tornou-se neste sábado (17/5) madrinha da Aeronave de Patrulha P-3AM, do Esquadrão de Patrulha Marítima Orungan da FAB, único esquadrão de aviação sediado em Salvador (BA). Na cerimônia, que aconteceu na Base Aérea, Ivete inaugurou uma pintura estilizada no nariz da aeronave.
“Eu falarei disso por onde eu for como forma de me exibir e de dizer eu também sou madrinha do P-3AM. Hoje vocês têm uma madrinha apaixonada e orgulhosa. jamais imaginei que viveria essa emoção na minha vida,” disse Ivete Sangalo.
A pintura de madrinhas nos bicos das aeronaves segue uma tradição da Segunda Guerra Mundial, na qual as aeronaves tinham estampadas imagens de suas madrinhas para aumentar o moral das tripulações.
(...)
FONTE: Tribuna da Bahia
FOTOS: Rafa Mattei/Tribuna da Bahia
(...)
abs.
arcanjo
Muito legal, mas por que colocaram a moça de macacão de voo? Ficaria muito melhor no estilo "pin-up" americana, com roupas, digamos, mais adequadas ao contexto.
Enfim, devem ser os novos tempos...

MAlmeida

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Ter Mai 20, 2014 1:12 pm
por arcanjo
Da redação - 20/5/2014
Esquadrão Orungan deve avaliar torpedo Mk.46 para equipar os Lockheed P-3AM Orion

Imagem

Comenta-se que depois do anúncio da futura aquisição de 16 modernos mísseis antinavio AGM-84L Harpoon Block II, o 1º/7º GAV "Esquadrão Orungan" deverá avaliar, nos próximos meses, os torpedos Mark Mk.46 Mod.5, ampliando o leque de capacidade da unidade para combate a submarinos.

O torpedo tem alcance de 11km, navega a 74km/h e poderá equipar a unidade a partir do ano que vem. Segundo informações obtidas pela reportagem de ASAS, o esquadrão espera nos próximos anos estar equipado, além dos mísseis e torpedos, com bombas e cargas de profundidade, explorando todas as suas capacidades de ataque.

Por outro lado, nos próximos anos a unidade também deve se concentrar e intensificar as missões de patrulha marítima na região sul do país.

http://www.creditorial.com.br/Portal/no ... px?id=3439

abs.

arcanjo