Re: F-35 News
Enviado: Sáb Jan 03, 2015 2:00 pm
Atenção, eles eram obrigados pelas ROE a identificá-los visualmente, o que negava ao caça em questão a sua superioridade em BVR.
Certo, a desculpa padrão é esta mesmo, que o F-4 era uma aeronave imaginada apenas para o combate BVR e que foi forçado pelas ROE do teatro do Vietnã a operar fora do seu "ambiente natural". Mas os que afirmam isso esquecem o desempenho paupérrimo do míssil BVR que ele empregava naquela guerra (Sparrow), com índice de acerto de apenas 10 por cento, e que houve tanto no Vietnã quanto no OM várias situações em que os F-4 simplesmente não tinham como confirmar os inimigos a longa distância e o combate WVR era simplesmente inevitável. E quando este tipo de situação ocorreu o F-4 mostrou valer pouco mais do que um "reles" Mig-17.cabeça de martelo escreveu:Atenção, eles eram obrigados pelas ROE a identificá-los visualmente, o que negava ao caça em questão a sua superioridade em BVR.
De fato o histórico do desenvolvimento do F-4 foi bem menos acidentado que o do F-35, e o desempenho do caça mais antigo era equivalente e não inferior ao de seus contemporâneos.Marechal-do-ar escreveu:Não concordo 100% com a comparação com o F-4, a escala do fiasco do F-35 está, no mínimo, uma ordem de magnitude acima...
Então, é o que eu tava dizendo, só os EUA sairam ganhando com esse projeto, pois a linha de montagem é deles, o know-how ficara com seus engenheiros,a linha de montagem vai ficar aberta aí por uns 20 anos, esse gasto enorme traz empregos valiosos que impulsionam a evolução tecnológica da industria defesa e movimenta imensamente a economia local de onde a fábrica é instalada gerando milhares de empregos; já demais aliados saem com a coleira no pescoço. Muitos se perguntam atualmente se não teria sido mais produtente terem sido desenvolvidos 3 caças diferentes, ao invés de gastar dinheiro em incessantes reprojetos tentando forçar uma comunidade em três aeronaves de funções específicas e radicamente diferentes.Marechal-do-ar escreveu:Com o custo total do programa estimado em US$ 1 trilhão (compara com o caríssimo F-22 que ficou nos US$ 62 bilhões) só com umas 50 000 novas encomendas para valer a pena...
Só quem ganhou com o F-35 foi a LM.
Os EUA (governo e contribuintes) estão sem dúvida alguma perdendo com esta idéia de enfiar todos os requerimentos em um só avião. Não só estão criando um "pato" caríssimo, como estão concentrando todos os recursos disponíveis em uma só empresa quando, poderiam estar dividindo-os entre 2 ou 3 com projetos diferentes gerando ainda mais empregos para uma quantidade maior de pessoal especializado.Marechal-do-ar escreveu:Gastando tudo o que gastaram duvido que tenha sido um ganho...
Ok, mas considerando que teoricamente essa aeronave deveria substituir o A-10 é um verdadeiro fiasco que o canhão ainda não esteja em operação e que só carregue 180 munições internamente.Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.
Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.
[]s
CB_Lima
Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.
Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.
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CB_Lima
Lembrando que nos últimos anos a principal ação dos caças de Israel não é a defesa aérea de seu território, mas o ataque a alvos dentro do território dos países vizinhos. E cada vez com maior preocupação em acertar somente os alvos visados, com um mínimo de efeitos colaterais já que estes prejudicam a imagem de Israel no exterior (o que significa armas guiadas e em menores quantidades por ataque). Para esta aplicação os F-35 prometem mesmo cair como uma luva.Bolovo escreveu:Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.
Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.
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CB_Lima
Mas aí é que está a questão. A natureza do emprego dessas aeronaves está mudando.LeandroGCard escreveu:Lembrando que nos últimos anos a principal ação dos caças de Israel não é a defesa aérea de seu território, mas o ataque a alvos dentro do território dos países vizinhos. E cada vez com maior preocupação em acertar somente os alvos visados, com um mínimo de efeitos colaterais já que estes prejudicam a imagem de Israel no exterior (o que significa armas guiadas e em menores quantidades por ataque). Para esta aplicação os F-35 prometem mesmo cair como uma luva.Bolovo escreveu: Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.
A questão é o desempenho dele em combate aéreo (missão principal de nossos futuros Gripen-NG, e em princípio dos caças da maioria dos países do mundo). E é claro que para missões CAS ele estará muito prejudicado até que seus canhões possam ser usados, mas este tipo de missão está em extinção de qualquer forma, atualmente se aproximar do inimigo para atacá-lo só em conflitos assimétricos, e aí o que se precisa é de um ST e não de um F-35 .
Leandro G. Card
É verdade que o emprego está mudando, e que para alguns cenários (caso principalmente dos EUA, de Israel e da França, os países que mais intervém em territórios alheios no mundo) o F-35 pode ser a melhor solução para certos casos quando estiver disponível. E que em outros, onde se utilizavam aeronaves de caça há 10 ou 15 anos, no futuro se empregarão Vant´s e aviões COIN.Carlos Lima escreveu:Mas aí é que está a questão. A natureza do emprego dessas aeronaves está mudando.
Não é porque ele está """"substituindo"""" o A-10 que ele vai 'lutar' como o A-10... não é porque ele vai ser usado em Defesa Aérea que ele vai lutar como um Gripen.
Você joga em cima das suas vantagens e em determinados cenários os UCAVs vão fazer o papel do A-10 e aeronaves como o Super-Tucano ou LIFTs 'bombados' irão ser as mais adequadas, assim como em outros cenários os F-35 serão perfeitos e hoje cenários aonde mandar um F-16/F-15 seria bastante arriscado o F-35 vai fazer isso com mais facilidade.
Eu acho que as tarefas mais "low" o F-35 certamente não será a melhor 'arma', mas cenários mais "high" o F-35 será ideal.
Além disso em situações aonde existe superioridade aérea o F-35 pode agir como 'bomb truck' tão bem quanto o F-16.
[]s
CB_Lima