F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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cabeça de martelo
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Re: F-35 News

#2671 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 03, 2015 2:00 pm

Atenção, eles eram obrigados pelas ROE a identificá-los visualmente, o que negava ao caça em questão a sua superioridade em BVR.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: F-35 News

#2672 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jan 03, 2015 2:30 pm

cabeça de martelo escreveu:Atenção, eles eram obrigados pelas ROE a identificá-los visualmente, o que negava ao caça em questão a sua superioridade em BVR.
Certo, a desculpa padrão é esta mesmo, que o F-4 era uma aeronave imaginada apenas para o combate BVR e que foi forçado pelas ROE do teatro do Vietnã a operar fora do seu "ambiente natural". Mas os que afirmam isso esquecem o desempenho paupérrimo do míssil BVR que ele empregava naquela guerra (Sparrow), com índice de acerto de apenas 10 por cento, e que houve tanto no Vietnã quanto no OM várias situações em que os F-4 simplesmente não tinham como confirmar os inimigos a longa distância e o combate WVR era simplesmente inevitável. E quando este tipo de situação ocorreu o F-4 mostrou valer pouco mais do que um "reles" Mig-17.

O F-4 poderia ter sido em excelente interceptador contra os Tu-16, 22 ou 26 que atacassem os Nae's da US navy ou tentassem lançar bombas nucleares sobre território americano, missão para a qual foi inicialmente idealizado. Mas como caça de emprego geral foi no máximo mediano, e nunca justificou o seu custo nesta missão. Da mesma forma o F- 35 tem potencial para ser um bom avião para missões de ataque aproveitando suas características furtivas, mas seu desempenho geral não parece ser um bom augúrio caso ele tenha que enfrentar inimigos no ar fora das condições ideais em que ele possa fazer pleno emprego de sua baixa reflexividade ao radar. Resta combinar com os eventuais inimigos para que eles lutem sempre do jeitinho que seja mais vantajoso para os caças americanos :wink: .


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Re: F-35 News

#2673 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 03, 2015 3:37 pm

Concordo, pessoalmente ainda acredito que as últimas versões do F-16 são mais apeteciveis que o F-35.




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Re: F-35 News

#2674 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jan 03, 2015 4:15 pm

Não concordo 100% com a comparação com o F-4, a escala do fiasco do F-35 está, no mínimo, uma ordem de magnitude acima...




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Re: F-35 News

#2675 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 03, 2015 8:59 pm

F4 > F-35

E ponto final!




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Re: F-35 News

#2676 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jan 03, 2015 11:16 pm

Marechal-do-ar escreveu:Não concordo 100% com a comparação com o F-4, a escala do fiasco do F-35 está, no mínimo, uma ordem de magnitude acima...
De fato o histórico do desenvolvimento do F-4 foi bem menos acidentado que o do F-35, e o desempenho do caça mais antigo era equivalente e não inferior ao de seus contemporâneos.

Por outro lado o F-35 tem um diferencial que o F-4 não tinha (suas características stealth), e os americanos parecem dispostos a gastar o que for necessário para compensar os problemas de desempenho do aparelho. Não sei como vai ficar o resultado final. Não posso afirmar que vai ser uma catástrofe, mas também não aposto um centavo que vai ser a maravilha que muitos parecem acreditar.

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Re: F-35 News

#2677 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Jan 04, 2015 11:53 pm

Marechal-do-ar escreveu:Com o custo total do programa estimado em US$ 1 trilhão (compara com o caríssimo F-22 que ficou nos US$ 62 bilhões) só com umas 50 000 novas encomendas para valer a pena...

Só quem ganhou com o F-35 foi a LM.
Então, é o que eu tava dizendo, só os EUA sairam ganhando com esse projeto, pois a linha de montagem é deles, o know-how ficara com seus engenheiros,a linha de montagem vai ficar aberta aí por uns 20 anos, esse gasto enorme traz empregos valiosos que impulsionam a evolução tecnológica da industria defesa e movimenta imensamente a economia local de onde a fábrica é instalada gerando milhares de empregos; já demais aliados saem com a coleira no pescoço. Muitos se perguntam atualmente se não teria sido mais produtente terem sido desenvolvidos 3 caças diferentes, ao invés de gastar dinheiro em incessantes reprojetos tentando forçar uma comunidade em três aeronaves de funções específicas e radicamente diferentes.




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Re: F-35 News

#2678 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 05, 2015 11:23 am

Gastando tudo o que gastaram duvido que tenha sido um ganho...




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Re: F-35 News

#2679 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jan 05, 2015 12:22 pm

Marechal-do-ar escreveu:Gastando tudo o que gastaram duvido que tenha sido um ganho...
Os EUA (governo e contribuintes) estão sem dúvida alguma perdendo com esta idéia de enfiar todos os requerimentos em um só avião. Não só estão criando um "pato" caríssimo, como estão concentrando todos os recursos disponíveis em uma só empresa quando, poderiam estar dividindo-os entre 2 ou 3 com projetos diferentes gerando ainda mais empregos para uma quantidade maior de pessoal especializado.

Agora, a LM com certeza está ganhando rios de dinheiros para seus executivos e acionistas. Ela recebe por comissão, X % para cada dólar gasto seja no desenvolvimento inicial seja nas alterações inventadas para resolver os problemas encontrados. Mesmo que o valor de "X" seja cada vez menor por conta da insatisfação do cliente, multiplicado pela fortuna que o desenvolvimento do avião está custando ainda assim dá uma grana quase inacreditável para a empresa.


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Re: F-35 News

#2680 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 07, 2015 3:59 pm

Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.

Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.

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Re: F-35 News

#2681 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jan 07, 2015 4:14 pm

Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.

Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.

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Ok, mas considerando que teoricamente essa aeronave deveria substituir o A-10 é um verdadeiro fiasco que o canhão ainda não esteja em operação e que só carregue 180 munições internamente.




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Re: F-35 News

#2682 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 07, 2015 4:25 pm

Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.

Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.

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Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.




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Re: F-35 News

#2683 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 07, 2015 4:36 pm

Bolovo escreveu:
Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.

Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.

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Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.
Lembrando que nos últimos anos a principal ação dos caças de Israel não é a defesa aérea de seu território, mas o ataque a alvos dentro do território dos países vizinhos. E cada vez com maior preocupação em acertar somente os alvos visados, com um mínimo de efeitos colaterais já que estes prejudicam a imagem de Israel no exterior (o que significa armas guiadas e em menores quantidades por ataque). Para esta aplicação os F-35 prometem mesmo cair como uma luva.

A questão é o desempenho dele em combate aéreo (missão principal de nossos futuros Gripen-NG, e em princípio dos caças da maioria dos países do mundo). E é claro que para missões CAS ele estará muito prejudicado até que seus canhões possam ser usados, mas este tipo de missão está em extinção de qualquer forma, atualmente se aproximar do inimigo para atacá-lo só em conflitos assimétricos, e aí o que se precisa é de um ST e não de um F-35 :wink: .


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Re: F-35 News

#2684 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 07, 2015 5:37 pm

LeandroGCard escreveu:
Bolovo escreveu: Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.
Lembrando que nos últimos anos a principal ação dos caças de Israel não é a defesa aérea de seu território, mas o ataque a alvos dentro do território dos países vizinhos. E cada vez com maior preocupação em acertar somente os alvos visados, com um mínimo de efeitos colaterais já que estes prejudicam a imagem de Israel no exterior (o que significa armas guiadas e em menores quantidades por ataque). Para esta aplicação os F-35 prometem mesmo cair como uma luva.

A questão é o desempenho dele em combate aéreo (missão principal de nossos futuros Gripen-NG, e em princípio dos caças da maioria dos países do mundo). E é claro que para missões CAS ele estará muito prejudicado até que seus canhões possam ser usados, mas este tipo de missão está em extinção de qualquer forma, atualmente se aproximar do inimigo para atacá-lo só em conflitos assimétricos, e aí o que se precisa é de um ST e não de um F-35 :wink: .

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Mas aí é que está a questão. A natureza do emprego dessas aeronaves está mudando.

Não é porque ele está """"substituindo"""" o A-10 que ele vai 'lutar' como o A-10... não é porque ele vai ser usado em Defesa Aérea que ele vai lutar como um Gripen.

Você joga em cima das suas vantagens e em determinados cenários os UCAVs vão fazer o papel do A-10 e aeronaves como o Super-Tucano ou LIFTs 'bombados' irão ser as mais adequadas, assim como em outros cenários os F-35 serão perfeitos e hoje cenários aonde mandar um F-16/F-15 seria bastante arriscado o F-35 vai fazer isso com mais facilidade.

Eu acho que as tarefas mais "low" o F-35 certamente não será a melhor 'arma', mas cenários mais "high" o F-35 será ideal.

Além disso em situações aonde existe superioridade aérea o F-35 pode agir como 'bomb truck' tão bem quanto o F-16.

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Re: F-35 News

#2685 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 07, 2015 6:51 pm

Carlos Lima escreveu:Mas aí é que está a questão. A natureza do emprego dessas aeronaves está mudando.

Não é porque ele está """"substituindo"""" o A-10 que ele vai 'lutar' como o A-10... não é porque ele vai ser usado em Defesa Aérea que ele vai lutar como um Gripen.

Você joga em cima das suas vantagens e em determinados cenários os UCAVs vão fazer o papel do A-10 e aeronaves como o Super-Tucano ou LIFTs 'bombados' irão ser as mais adequadas, assim como em outros cenários os F-35 serão perfeitos e hoje cenários aonde mandar um F-16/F-15 seria bastante arriscado o F-35 vai fazer isso com mais facilidade.

Eu acho que as tarefas mais "low" o F-35 certamente não será a melhor 'arma', mas cenários mais "high" o F-35 será ideal.

Além disso em situações aonde existe superioridade aérea o F-35 pode agir como 'bomb truck' tão bem quanto o F-16.

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É verdade que o emprego está mudando, e que para alguns cenários (caso principalmente dos EUA, de Israel e da França, os países que mais intervém em territórios alheios no mundo) o F-35 pode ser a melhor solução para certos casos quando estiver disponível. E que em outros, onde se utilizavam aeronaves de caça há 10 ou 15 anos, no futuro se empregarão Vant´s e aviões COIN.

Mas também é verdade que no cenário específico da defesa aérea e do combate aéreo o F-35 possui características de desempenho inferiores tanto com relação aos caças que estão entrando em operações agora (Rafale, Thyphoon, Gripen-NG, Su-35, etc...) quanto aos dos caças legacy (F-16, F-15, M-2000, Su-27, Mig-29, SH, etc...). Ele é mais lento, manobra menos, sobe mais devagar, demora mais a acelerar e leva menos mísseis. Neste cenário específico, que é onde o Brasil e a grande maioria dos outros países além dos 3 citados vai empregar seus aviões, o F-35 conta apenas com a vantagem de sua capacidade stealth. E mais nada (os múltiplos sensores e a integração que ele está recebendo podem e estão também sendo instalados em diversos outros aviões). Neste caso, se o stealth se relevar menos eficaz do que era imaginado quando o conceito foi desenvolvido (o que é bem possível com as tecnologias atuais como detectores IRR, NCW, radares embarcados de banda L, mísseis de longo alcance com datalink e guiagem terminal múltipla e etc...), o que o piloto do F-35 vai fazer? Os americanos vão chamar o F-22. E os demais países?

A impressão que tenho hoje é de que no cenário específico do Brasil, por exemplo, o F-35 poderia ser um excelente substituto para o AMX, cuja função principal é parecida. Mas que ainda seria fundamental manter um avião de combate aéreo de verdade para operar com ele, seja o Gripen-NG ou qualquer outro. Trocar um avião assim pelo F-35 só porque ele é classificado em uma geração diferente, sem antes saber seu real desempenho em combate contra outras aeronaves ou em missões de interceptação de intrusos no espaço aéreo (onde desempenho em velocidade, aceleração e subida são importantes mas capacidade stealth não significa nada) me pareceria no mínimo uma enorme temeridade.


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