TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26566 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 01, 2010 6:51 pm

Deixa eu contribuir com um dado: os Comtes militares sairiam em solidariedade ao NJ, não o contrário.
Que isso fique bem claro.
Pelo que saiu na mídia, os cmtes foram atrás, seguiram o NJ, e não o oposto
:wink: :wink: :wink: :wink:

-------------------------------------------X------------------------------------------

Kirk...
Somente uma correção, não acredito que haja uma guerra não declarada entre GF e FAB, não acredito em insubordinação de militares e acredito na maturidade das instituições, somente não acredito que a FAB (GPF-X2 e Copac) tenham o mesmo ponto de vista do GF com relação ao equipamento do FX-2.
Mas esses pontos de vista podem ser conciliados com certeza. Talvez se fosse algum dos eliminados pela short-list não houvesse escapatória ao cancelamento e encerramento do processo.
Discordar não é falta de respeito ou insubordinação, é prova de maturidade, o GF fez sua escolha considerando aspectos políticos (geopolíticos), a força aérea tirou conclusão diferente após sua análise e isso é absolutamente normal dentro de um contexto democrático.
Perfeito.
O Presidente da República é um homem inteligente e está ponderando tudo antes da decisão.
Creio que esse seja a sorte da FAB ( e nossa como entusiastas). Fosse um bundão ou mão de ferro, cancelava ou nem tinha processo de escolha, dava uma de Pres. Médice.
Caso a escolha fosse coincidente o Rafale já teria sido declarado vencedor, pois, sabemos que o Pres. o quer, MinDef também, somente não sabemos a posição da FAB que preferiu uma postura de sigilo, como é próprio dos militares. Essa é minha opinião!
Não creio que seja tão simples.
Os custos sim foram um problema e a negociação foi aberta para se tentar um denominador comum, favorável a ambos.
Pode não ter sido 100% coincidente, mas o short-list já retirou os impossíveis e os que ficaram são todos "deglutíveis" pelo GF e pela FAB.

Mas não havendo acerto possível, vamos fazer o GF engolir goela abaixo o escolhido pela FAB ?
A FAB tem suas legítimas razões e o GF também tem.

Temo (muito) que, em não havendo acordo possível, se cancele e abra-se outra disputa com outros competidores, isso até que se chegue a um denominador comum.

Abraços, Kirk!

------------------------------------------------X----------------------------------------------------
Entrou areia grossa na bilionária compra dos 36 caças Rafale, produzidos pela França. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito aos mais próximos que o comando da Aeronáutica se decidiu pelos caças suecos, fabricados pela Gripen (sic) – recusando-se, assim, a chancelar o negócio com os franceses, como deseja Lula. Nessas conversas, Jobim admite que, quando deixar o ministério, em abril, nenhuma solução terá sido dada.
FONTE: Veja – Radar On-line
Aqui é que eu acho que o comando da Força peca.
Uma nota na mídia desmentindo qualquer escolha ou preferência resolveria essa fofocaiada toda.

A MB soltou tantas quanto foram necessárias para secar a fonte das intrigas.

E não vi nada na imprensa que fale sobre o descontentamento da MB ou do EB sobre os preços estratosféricos, roubalheira e maracutaias.

Ou o pessoal dessas duas forças são bobinhos e a FAB é a única que sabe das mutretas, ou são coniventes com a roubalheira sem fim desse GF maligno.

Afinal, como pode-se admitir que o GF é um ser para agir com a FAB, e outro completamente oposto com as duas outras forças?
Seria um caso de Dr Géquil e mister Ráidi ????
Caso interessante para a psiquiatria forense examinar... :?

Abraços e feliz 2010!

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 114 vezes
Agradeceram: 410 vezes

#26567 Mensagem por prp » Sex Jan 01, 2010 6:54 pm

Por que será que o GF implicou com a FAB? :shock: :shock: :shock:

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#26568 Mensagem por kirk » Sex Jan 01, 2010 7:06 pm

Bender escreveu:Os objetivos da FAB e do MD são os mesmos desde o inicio do processo,finalmente comprar os caças,não interessa ao comando da FAB principalmente, jogar roleta russa por causa do modelo e do IPVA,portanto continuo achando um absurdo que acreditem ainda nessa pregação insistente de que os interesses da força são antagônicos aos do GF,isso não existe,o que existe são movimentos de adequação da proposta da Dassault,e como sou um chato de carteirinha vou repetir:somente aos futuros derrotados e seus seguidores, inclusive dentro da força, interessa esse mantra,a viabilidade futura de empresas e interesses comerciais e industriais poderosos e que valem bilhões aqui no país,estão em jogo,por isso essa fogueira não se apaga.

Cada vez que se levanta a hipótese de que o Cmte da FAB rejeita o Rafale,distinguem o Cmte com a comenda da ordem dos estúpidos e apedeutas,e isso eu estou careca de saber que ele não é,ele como todos sempre teve suas preferências pessoais,mas é um pragmático que não vê a hora de ver finalmente sua força com novos caças,eu sinceramente devo estar meio deslocado.

Quanto aos Helicópteros,se houver irregularidades comerciais na compra,seja quais forem,sai na FSP não se aflijam,quanto a configuração dos mesmos seria o caso de se perguntar aos Cmtes das 3 forças,se desejam o cancelamento do negócio,ai eles poderão junto ao próximo governo pleitear aquilo que mais lhes agrada tecnicamente,já que o negócio é tão ruim acho que todos concordarão em cancelar. :|

Sds,e Feliz ano novo a todos.

Ps:Enlil,essa é a foto mais bonita do Gripen que eu já vi,deve ser por causa do verde e da estrela :mrgreen:
Bender, me permita uma pergunta !

Considerando que vc esteja absolutamente certo em sua afirmação :

"... continuo achando um absurdo que acreditem ainda nessa pregação insistente de que os interesses da força são antagônicos aos do GF,isso não existe,o que existe são movimentos de adequação da proposta da Dassault"

Na hipótese (bem provável a essa altura) de não haver essa "adequação", ou seja, dos franceses não abrirem mão dos preços e TT a conta gotas, qual deve ser a reação de todos que querem os Rafales FAB, MinDef e Pres. Lula ?

- Abaixam a cabeça e eceitam os preços impostos pela Dassault e permanecem com o Rafale ?

ou

- Partem para uma segunda opção ?

Na sua opinião qual é o caminho?

Sds
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#26569 Mensagem por Wardog » Sex Jan 01, 2010 8:03 pm

Quer dizer então que Discordar do GF é ser estúpido? No caso do Saito?

PS. Acabei de ver o filme do Lula, muito comovente. Gostei bastante.

Carlos Mathias

#26570 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 01, 2010 8:39 pm

Gomu, eu entendi que, cada vez que comentam que o Saito tá batendo de frente com o GF, os que dizem isso estão colando na testa dele um adesivo escrito "estúpido".
O Bender diz que o cmte Saito é tudo menos estúpido, logo...

Foi isso que entendi.

Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#26571 Mensagem por Wardog » Sex Jan 01, 2010 8:59 pm

Ok, admitindo que ele fosse contra o GF, ele seria estúpido?

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#26572 Mensagem por Bourne » Sex Jan 01, 2010 9:08 pm

Pô!!! O Saito é só o comandante da FAB que personifica os anseios da força e, principalmente, do alto oficialato. Portanto, ele ouve sua "base de apoio" e externa a opinião frente ao Planalto, seja qual for. O que não é nada mais que a sua obrigação como comandante. Se não fizer é melhor se demitir por que não tem competência para o cargo. Hierarquia não significa submissão. :?

Editado pela última vez por Bourne em Sex Jan 01, 2010 9:12 pm, em um total de 1 vez.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#26573 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 01, 2010 9:11 pm

prp escreveu:Por que será que o GF implicou com a FAB? :shock: :shock: :shock:
Porque a FAB está fazendo uma avaliação séria , técnica, com REAL transferência tecnológica , com absoluto controle sobre os custos . O Lula prefere um negócio com um bom overprice , e está se lixando para o que diz a FAB.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Divino Alves
Intermediário
Intermediário

#26574 Mensagem por Divino Alves » Sex Jan 01, 2010 9:12 pm

Entrou areia grossa na bilionária compra dos 36 caças Rafale, produzidos pela França. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito aos mais próximos que o comando da Aeronáutica se decidiu pelos caças suecos, fabricados pela Gripen (sic) – recusando-se, assim, a chancelar o negócio com os franceses, como deseja Lula. Nessas conversas, Jobim admite que, quando deixar o ministério, em abril, nenhuma solução terá sido dada.

CM: Aqui é que eu acho que o comando da Força peca.
Uma nota na mídia desmentindo qualquer escolha ou preferência resolveria essa fofocaiada toda.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não entendi. O NJ abre a boca para comentar o que não devia (mais uma vez, como sempre) e o comando da Força é que peca por não desmentir?

Carlos Mathias

#26575 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 01, 2010 9:22 pm

Não entendi. O NJ abre a boca para comentar o que não devia (mais uma vez, como sempre) e o comando da Força é que peca por não desmentir?
E essa é a primeira vez que vaza alguma coisa na mídia?
Quem foi "afetado" é que deveria se precaver na mídia contra as fofocas.
Quando da short-list, a FAB foi profícua nas notas e justificativas OFICIAIS. De uns tempos prá cá é um túmulo silencioso.
Naquela época cessaram os comentários midiáticos sobre as razões da S-L e etc. Porque? Não foi pelo silêncio sepulcral da Força, ou será que ela foi forçada pelo GF a dizer tudo o que disse e na verdade ela queria caças russos cheios de parafusos loucos????? :roll:
Porque a FAB está fazendo uma avaliação séria , técnica, com REAL transferência tecnológica , com absoluto controle sobre os custos . O Lula prefere um negócio com um bom overprice , e está se lixando para o que diz a FAB.
Como a compra dos Sea hawk, Bléqui Róquis, Python-V, bombas Lizzard, PODs Lightening, misséis BVR Derby...
Tudo com um bom overprice, né?

Como é que funciona essa coisa de uma compra ser santificada e na outra ser uma coisa digna dos mais profundos fossos?

Dieneces
Sênior
Sênior

#26576 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 01, 2010 9:23 pm

Walterciclone escreveu:
kirk escreveu:O Macegueiro continua falando :
Imaginem para o Rafa BR..., vai ser nessa batida aí.
Com o Rafa é mais fácil. O acerto é direto com o Serge Dassault , sem intermediários . E , como sabemos a margem é bastante grande . Não precisa nem de Odebrecht entrar no negócio , sem licitação alguma , como em outros casos . A vantagem do Rafa , é que mesmo com o preço exorbitante teremos algo moderno , ao contrário dessa maracutaia dos helis , que além de péssimo negócio , compramos algo caro e já ultrapassado . Negócios com os franceses sempre deixam alguma suspeita .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#26577 Mensagem por helio » Sex Jan 01, 2010 9:24 pm

Perfeito.
O Presidente da República é um homem inteligente e está ponderando tudo antes da decisão.
Aqui é que eu acho que o comando da Força peca.

A MB soltou tantas quanto foram necessárias para secar a fonte das intrigas.
E não vi nada na imprensa que fale sobre o descontentamento da MB ou do EB sobre os preços estratosféricos, roubalheira e maracutaias.
São diferentes: a MB queria o modelo frances para poder fabricar o sub nuclear. O EB via na IVECO uma industria instalada no Brasil e fabricante na matriz de blindados uma ótima oportunidade para adquirir tecnologia. Na ocasião surgiram lobbystas empurrando a fabricação sob licença do MOWAG Piranha, mas como esta fábrica não tinha uma industria instalada no Brasil preferiram a italiana.
A FAB ao contrário da MB e do EB, prefere uma opção sueca ou dos EUA. A EMBRAER prefere a sueca daí a chiadeira.

Ou o pessoal dessas duas forças são bobinhos e a FAB é a única que sabe das mutretas, ou são coniventes com a roubalheira sem fim desse GF maligno.

Afinal, como pode-se admitir que o GF é um ser para agir com a FAB, e outro completamente oposto com as duas outras forças?
Seria um caso de Dr Géquil e mister Ráidi ???? ( Ahn? Vc quis dizer Dr Jeckyl e Mr Hide né?)
Caso interessante para a psiquiatria forense examinar... :?

Abraços e feliz 2010![/quote]

Um abraço e feliz 2010 pra vc também
Hélio

Carlos Mathias

#26578 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 01, 2010 9:24 pm

E com quem temos negócios sempre limpos Dieneces?

E quer dizer então que a MB consentiu/participou/levou algum/fez cara de paisagem com a roubalheira na compra dos subs, da construção do estaleiro e nos helis dela, inclusive, é claro, os Si Róqui.

Dieneces
Sênior
Sênior

#26579 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 01, 2010 9:28 pm

Carlos Mathias escreveu:
E essa é a primeira vez que vaza alguma coisa na mídia?
Quem foi "afetado" é que deveria se precaver na mídia contra as fofocas.
Quando da short-list, a FAB foi profícua nas notas e justificativas OFICIAIS. De uns tempos prá cá é um túmulo silencioso.
Naquela época cessaram os comentários midiáticos sobre as razões da S-L e etc. Porque? Não foi pelo silêncio sepulcral da Força, ou será que ela foi forçada pelo GF a dizer tudo o que disse e na verdade ela queria caças russos cheios de parafusos loucos????? :roll:
Como a compra dos Sea hawk, Bléqui Róquis, Python-V, bombas Lizzard, PODs Lightening, misséis BVR Derby...
Tudo com um bom overprice, né?

Como é que funciona essa coisa de uma compra ser santificada e na outra ser uma coisa digna dos mais profundos fossos?
O Planeta todo sabe que o Rafale é caríssimo .Inclusive o próprio Lula está a pedir para que o Sarkozy convença um de seus principais financiadores , Monsieur Serge Dassault , para que baixe ao menos um pouco o preço dos caças franceses . O empresário diz que se baixar o preço , aí sobra menos margem para negociação (a última frase é especulação minha , mas só a última).

Dieneces
Sênior
Sênior

#26580 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 01, 2010 9:30 pm

Carlos Mathias escreveu:E com quem temos negócios sempre limpos Dieneces?

E quer dizer então que a MB consentiu/participou/levou algum/fez cara de paisagem com a roubalheira na compra dos subs, da construção do estaleiro e nos helis dela, inclusive, é claro, os Si Róqui.
Não ouvi ninguém falar mal do negóciodos Sea Hawk , do meganegócio com a Iveco , com os contratos milionários com a Elbit , com a Embraer , com a EADS , com os Leopard...

Responder