Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#2656 Mensagem por Energys » Seg Nov 14, 2016 8:05 pm

knigh7 escreveu:Para um heli, a versão "M" está bom demais.
Os outros helis de ataque utilizam Man Pads adaptados (Iglas e Mistral )
Sim. Depende também se é interesse da Força ter esse tipo de arma.

Att.




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Re: Aviação do Exército

#2657 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 15, 2016 7:08 pm

Carlos Lima escreveu:Concordo... nos tempos atuais os Vipers ou Whiskeys (reformados) via FMS seriam interessante caso tívessemos que comprar helis de ataque para o EB.
Entrando no território de 'podemos pagar', aí eu voto no T-129.
[]s
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Estamos no Brasil. E se eu fosse vocês, pensaria duas vezes, pois no Brasil, tudo pode acontecer.

Até comprar helo de ataque novo ainda em projeto, de acordo com a END.

Não esqueçam que a decisão final nunca é dos militares. Mas ao quem interessar possa de gravata, e com a caneta na mão.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2658 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 15, 2016 7:10 pm

Energys escreveu:
knigh7 escreveu:Para um heli, a versão "M" está bom demais.
Os outros helis de ataque utilizam Man Pads adaptados (Iglas e Mistral )
Sim. Depende também se é interesse da Força ter esse tipo de arma.
Att.
No caso de qualquer um dos helos que venham a ser escolhidos, o EB deverá optar pela lógica de sempre:
simples, barato e nem tão bonito assim.
Portanto, esperam mais Manpads.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2659 Mensagem por Penguin » Ter Nov 15, 2016 7:33 pm

Foram os Chinooks oferecidos ao EB?
Imagem
PICTURE: Greece receives first ex-US Army Chinooks

14 NOVEMBER, 2016 BY: BETH STEVENSON LONDON
https://www.flightglobal.com/news/artic ... ks-431440/

Greece has received the first three of an eventual 10 Boeing CH-47D Chinook heavy-lift rotorcraft that it has bought from the US Army.

Arriving at the port of Piraeus on 11 November, the Chinooks will join the already 15-strong fleet operated by the Hellenic Army.

In December 2014, the US State Department approved the sale of 10 surplus CH-47Ds to Athens, under a deal then worth $150 million.

The contract includes 23 Honeywell T55-GA-714A engines – two per aircraft plus three spares – and associated equipment such as missile warning and communications systems.

Asset Image
Hellenic department of national defence
The US Army is replacing its D-model Chinooks with the newer CH-47F, leaving a large fleet to be disposed of.

Greece has operated the Chinook since 1981, and its fleet comprises six extended-range CH-47SDs built by Boeing, and nine manufactured under licence by Leonardo, Flight Fleets Analyzer shows.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Aviação do Exército

#2660 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 15, 2016 8:08 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Concordo... nos tempos atuais os Vipers ou Whiskeys (reformados) via FMS seriam interessante caso tívessemos que comprar helis de ataque para o EB.
Entrando no território de 'podemos pagar', aí eu voto no T-129.
[]s
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Estamos no Brasil. E se eu fosse vocês, pensaria duas vezes, pois no Brasil, tudo pode acontecer.

Até comprar helo de ataque novo ainda em projeto, de acordo com a END.

Não esqueçam que a decisão final nunca é dos militares. Mas ao quem interessar possa de gravata, e com a caneta na mão.

abs.
Nao entendi o que significa "pensaria duas vezes"??

O T-129 'e o Mangusta Turco.

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Aviação do Exército

#2661 Mensagem por Energys » Ter Nov 15, 2016 9:19 pm

FCarvalho escreveu:
Energys escreveu:Sim. Depende também se é interesse da Força ter esse tipo de arma.
Att.
No caso de qualquer um dos helos que venham a ser escolhidos, o EB deverá optar pela lógica de sempre:
simples, barato e nem tão bonito assim.
Portanto, esperam mais Manpads.

abs.
Não creio que a Aviação do Exército pense curto assim.

Att.




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Re: Aviação do Exército

#2662 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Nov 17, 2016 8:10 am





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Re: Aviação do Exército

#2663 Mensagem por Diupa » Qui Nov 17, 2016 8:43 am

O texto:

Exército  planeja  compra  de  helicópteros  UH­60M Black Hawk

O  Exército  Brasileiro  (EB)  está  considerando  uma  possível  aquisição  de  helicópteros  Sikorsky  UH­60M  Black  Hawk,
informaram  alguns  militares  ao site  internacional IHS Jane.  Desde  2014,  os  Estados  Unidos  aprovaram  a  venda  militar
estrangeira ao Brasil para três aeronaves e 12 metralhadoras Dillon Aero M134D de 7,62×51 mm.

A  Força Terrestre  confirmou  que  planeja  adquirir  cerca  de  5  aeronaves  de  asa fixa  e  um  número  ainda  não  definido  de
helicópteros de ataque. De acordo com o EB, o planejamento pode sofrer alterações conforme o orçamento disponível. O
Comando da Força já  aprovou que  a implementação seja feita pelo Escritório de Projetos do Exército (Epex)  a partir de
2017.

O  projeto está  alinhado  com  o  Plano  Estratégico  do  Exército  2016­19  e será  apoiado  por  um  estudo  de  viabilidade  do
Comando de Aviação do Exército, que vai definir os parâmetros gerais para organização, doutrina, estratégia, entre outros.
Ele irá reajustar a aviação do Exército de acordo com as demandas atuais.

O EB também  planeja  atualizar seus  36  helicópteros  HA­1  com  um sistema  de  arma montado  nas  asas  capaz  de  lançar
foguetes guiados. Pelo planejamento da Força, a modernização deverá ser concluída até 2021. Outra medida prevista pela
Força  é  adquirir  uma  aeronave  de  asa fixa leve  ou média  com  peso máximo  de  decolagem  de  8.100 kg. A  aquisição  de
aeronaves excedentes também está sendo considerada, em vez de aeronaves novas.




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Re: Aviação do Exército

#2664 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 21, 2016 12:42 am

kirk escreveu:
knigh7 escreveu:Outra fonte pontando que o Mi28 foi pro vinagre...
http://www.planobrazil.com/especial-asa ... o-do-epex/
Mas, mas o knigh ... o MI-28 não era o todo fuderoso que deu certo e full disponibilidade e blá, blá, blá ???

Será que saiu o gov petista e os militares mandaram o MI pra "quinta das avenidas" ??? :D

Tô achando que esse MI ... não passa de mimimi petista ! :mrgreen:
Mas ele tem uma capacidade maior que os outros concorrentes, desde blindagem até armamento.




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Re: Aviação do Exército

#2665 Mensagem por kirk » Seg Nov 21, 2016 1:28 pm

gabriel219 escreveu:
kirk escreveu: Mas, mas o knigh ... o MI-28 não era o todo fuderoso que deu certo e full disponibilidade e blá, blá, blá ???

Será que saiu o gov petista e os militares mandaram o MI pra "quinta das avenidas" ??? :D

Tô achando que esse MI ... não passa de mimimi petista ! :mrgreen:
Mas ele tem uma capacidade maior que os outros concorrentes, desde blindagem até armamento.
Sem dúvida Gabriel, no papel ele dá show ... mas é aquilo que vivemos falando ... o que de FATO vence uma guerra não é necessariamente o melhor equipamento (no papel), digamos que é o "conjunto da obra" ... entre os quais destaco: Custo de manutenção e HV, de extrema importância para o domínio de toda a potencialidade do equipamento, pois significa muitas horas de treinamento e de desenvolvimento da DOUTRINA de combate ... Eficiência na manutenção, esse quesito determina a disponibilidade para o combate, não adianta ter um baita equipamento e ele não puder voar e combater porque falta o parafuso da rebimboca da parafuseta ... Custo de aquisição, isso determina a QUANTIDADE de equipamentos que teremos para combater ... simplesmente de nada adianta ter meia dúzia de Helis superfuderásticos ... não farão diferença ... domínio local de reposição, sem isso, entramos numa batalha depois de 20 horas de voo temos que ligar para os russos e pedir pelo amor de Deus para enviar peças de reposição ... e até os "camaradas" resolverem atender a vaca já foi pro brejo ...

Essa é a linha do que penso sobre o assunto !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: Aviação do Exército

#2666 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 21, 2016 1:35 pm

kirk escreveu:Sem dúvida Gabriel, no papel ele dá show ... mas é aquilo que vivemos falando ... o que de FATO vence uma guerra não é necessariamente o melhor equipamento (no papel), digamos que é o "conjunto da obra" ... entre os quais destaco: Custo de manutenção e HV, de extrema importância para o domínio de toda a potencialidade do equipamento, pois significa muitas horas de treinamento e de desenvolvimento da DOUTRINA de combate ... Eficiência na manutenção, esse quesito determina a disponibilidade para o combate, não adianta ter um baita equipamento e ele não puder voar e combater porque falta o parafuso da rebimboca da parafuseta ... Custo de aquisição, isso determina a QUANTIDADE de equipamentos que teremos para combater ... simplesmente de nada adianta ter meia dúzia de Helis superfuderásticos ... não farão diferença ... domínio local de reposição, sem isso, entramos numa batalha depois de 20 horas de voo temos que ligar para os russos e pedir pelo amor de Deus para enviar peças de reposição ... e até os "camaradas" resolverem atender a vaca já foi pro brejo ...

Essa é a linha do que penso sobre o assunto !
O que eu vejo é o conjunto da obra passando o rodo na Síria e no Iraque, países que estão em guerra. Só aqui, no país do faz de conta, emplaca esses projetinhos guti-guti.

http://www.youtube.com/watch?v=XCnZpkY0QLs




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Aviação do Exército

#2667 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 21, 2016 3:02 pm

kirk escreveu:
Sem dúvida Gabriel, no papel ele dá show ... mas é aquilo que vivemos falando ... o que de FATO vence uma guerra não é necessariamente o melhor equipamento (no papel), digamos que é o "conjunto da obra" ... entre os quais destaco: Custo de manutenção e HV, de extrema importância para o domínio de toda a potencialidade do equipamento, pois significa muitas horas de treinamento e de desenvolvimento da DOUTRINA de combate ... Eficiência na manutenção, esse quesito determina a disponibilidade para o combate, não adianta ter um baita equipamento e ele não puder voar e combater porque falta o parafuso da rebimboca da parafuseta ... Custo de aquisição, isso determina a QUANTIDADE de equipamentos que teremos para combater ... simplesmente de nada adianta ter meia dúzia de Helis superfuderásticos ... não farão diferença ... domínio local de reposição, sem isso, entramos numa batalha depois de 20 horas de voo temos que ligar para os russos e pedir pelo amor de Deus para enviar peças de reposição ... e até os "camaradas" resolverem atender a vaca já foi pro brejo ...

Essa é a linha do que penso sobre o assunto !
Sim, mas o custo de aquisição também deve ser pensado nisso.

Não sei o custo de operação do Mi-28, mas não deve tão alto quanto o do Mi-35, que estamos operando bem desde que os problemas com as peças foram resolvidos.

A logística também seria mais facilitada, já que há uma grande comunalidade de peças entre o nosso Sabre e o Havoc, desde peças até a armamento (exceto o R-73, que só "roda" no Mi-28, de resto...).

Por essa "short-list" (que não acredito), prefiro o Mangusta, pois os outros dois são caros demais para o que oferecem, apesar de não ser helis ruins. Mas vejo que o melhor caminho que deveríamos seguir é continuar o trabalho que já estava sendo feito, ou seja, adquirir Mi-28, que é mais barato e tem uma capacidade bem superior aos seus concorrentes (alguns até parecem helicópteros de escolta perto dele) e\ou, quem sabe, Ka-52.

Só queria modificar uma coisa ou outra no Havoc (como trocar o seu canhão por um M230 para ter maior capacidade de munição, caso seja adquirido o Ka-52, este sim manteria o canhão), mas creio ser perfeito para nossas necessidades.

De todo o jeito, queria que qualquer proposta viesse acompanhada de um forte apoio logístico, como construção de um centro de manutenção ou até fabricar algumas peças do mesmo.




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Re: Aviação do Exército

#2668 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 21, 2016 7:53 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Estamos no Brasil. E se eu fosse vocês, pensaria duas vezes, pois no Brasil, tudo pode acontecer.
Até comprar helo de ataque novo ainda em projeto, de acordo com a END.
Não esqueçam que a decisão final nunca é dos militares. Mas ao quem interessar possa de gravata, e com a caneta na mão.
abs.
Nao entendi o que significa "pensaria duas vezes"??
O T-129 'e o Mangusta Turco.
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CB
É em relação a compra dos helos americanos levando-se em conta apenas a nossa realidade como algo factível e lógico, como se a compra fosse feita apenas sobre critérios dos militares e pelos militares.

Como se sabe, os militares põe a prato e o cardápio na mesa, mas são os políticos que decidem o menu, que invariavelmente dependendo do humor do "chefe", pode variar entre um prato que pode vir maior, com salada, maionese, presunto de peru e frutas, ou apenas uma banda de pão de ontem com manteiga.

Vai saber. :wink:

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2669 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 21, 2016 8:42 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Nao entendi o que significa "pensaria duas vezes"??
O T-129 'e o Mangusta Turco.
[]s
CB
É em relação a compra dos helos americanos levando-se em conta apenas a nossa realidade como algo factível e lógico, como se a compra fosse feita apenas sobre critérios dos militares e pelos militares.

Como se sabe, os militares põe a prato e o cardápio na mesa, mas são os políticos que decidem o menu, que invariavelmente dependendo do humor do "chefe", pode variar entre um prato que pode vir maior, com salada, maionese, presunto de peru e frutas, ou apenas uma banda de pão de ontem com manteiga.

Vai saber. :wink:

abs.
Ainda nao entendi a discordancia.

Todo mundo sabe quem decide compra... Obviamente que via FMS eu prefiro o Cobra ("Z" ou "W" - esse usado o que 'e mais chato), pois as vantagens logisticas sao otimas e nao 'e que o Governo tenha la muita cosa contra compra Americana - O efeito "Snowden" ja passou).

Se tivessemos vontade politica/monetaria eu prefiro o T-129 (Mangusta Turco), seguido pelo Mi-28. O que 'e minha preferencia puramente pessoal... mas dai at'e o que seria o possivel escolhido vai uma distancia gigante obviamente.

[]s
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Re: Aviação do Exército

#2670 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 21, 2016 8:48 pm

Carlos Lima escreveu:Ainda nao entendi a discordancia.
Todo mundo sabe quem decide compra... Obviamente que via FMS eu prefiro o Cobra ("Z" ou "W" - esse usado o que 'e mais chato), pois as vantagens logisticas sao otimas e nao 'e que o Governo tenha la muita cosa contra compra Americana - O efeito "Snowden" ja passou).
Se tivessemos vontade politica/monetaria eu prefiro o T-129 (Mangusta Turco), seguido pelo Mi-28. O que 'e minha preferencia puramente pessoal... mas dai at'e o que seria o possivel escolhido vai uma distancia gigante obviamente.
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Vamos colocar assim: se valer apenas o operacional e logisticos, helos via FMS e tudo bem. Se valer a questão politico-comercial e economica, o T-129 é a opção mais lógica.

De qualquer forma a Avex vai ganhar uma capacidade - operacionalidade é bem outra coisa - que nunca teve, mas sempre desejou.

A ver no que isso vai dar.

Aposto no projeto da AW para um novo helo. Mas isso claramente vai depender, também, de quem por aqui dentro do EME acha que esperar mais uns 10 anos para receber um helo novo vale a pena ou não. E aí deixa os políticos decidirem.

abs.




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