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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Dom Mai 30, 2010 8:41 pm
por Marino
Caro Franz
Não acompanho "de perto" o programa, mas os subs terão cerca de 5 metros a mais que os scorpene já fabricados até agora.
Os engenheiros, soube que seguiram em fevereiro. Devem ser estes 130 que citaram.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Dom Mai 30, 2010 9:50 pm
por Franz Luiz
Obrigado.
Franz

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 12:40 pm
por Marino
O Plano Brasil traduziu o artigo:

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Texto e Tradução

E.M.Pinto

Plano Brasil

A DCNS deu inicio a construção do primeiro de quatro navios S-BR neste dia 27 deMaio passado em Cherbourg França.

Tal como o que tem sido feito para os demais clientes (Chileno e Malásia ), a seção frontal do casco será produzida na França sendo que as demais seções do navio serão construídas nas novas instalações do estaleiro naval que encontra-se em construção no Brasil na base em Sepetiba oeste do Rio de Janeiro onde será finalizada a construção do navio.

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O projeto representa um milhão de horas de trabalho e uma vez concluída a seção frontal o casco deverá atravessar o Atlântico no final de 2012.

A DCNs insiste em reafirmar o seu compromisso com a transferência de tecnologia, cujo contrato é muito amplo e completo, o qual prevê a transferência inclusive de equipamentos sensíveis tradicionalmente fornecidos pela DCNS para outros clientes, mas que neste caso serão produzidos no Brasil, numa parceria inédita.

Ao todo, cerca de 130 engenheiros e técnicos no Brasil devem acompanhar a construção do submarino em Cherbourg, estando assim aptos a desempenharem futuramente a construção dos demais navios em solo Brasileiro.

Segundo informações do fabricante o primeiro submarino deverá ser entregue a Marinha do Brasil já em 2017, sendo que seus três navios irmãos, construídos inteiramente em Sepetba, deverão ser concluídas em 2018, 2020 e 2021.

Um tipo derivado do Scorpène

Com 75 metros de comprimento e um deslocamento de 2000 toneladas submerso, os submarinos são oriundos de um modelo derivado do tipo Scorpene, antes comercializado conjuntamente pela DCNS e Navantia.

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Para atender às necessidades da Marinha do Brasil, o tamanho dos novos navios será maior, cerca de 9 metros a mais que os da Malásia.

Esta extensão no casco irá permitir acomodar uma tripulação maior além de prover maior autonomia, provendo espaço para reservas adicionais de suprimentos (comida para a tripulação) e combustível para motores diesel.
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Comparativo das dimensões segundo a Mer et Marins, a imagem aqui apresentada foi editada segundo a original presente no TurboSquid.


O contrato prevê a independência do Brasil no que toca a construção de submarinos e por si só, já duplicou a produção de navios contratados à DCNs.

Os navios brasileiros terão inúmeras diferenças em relação aos demais modelos, estas incluem um maior diâmetro do casco. Os brasileiros, no entanto, optaram por um leme em formato de x e não a habitual cruz presente nos demais navios da Classe.

Há mudanças também nos requisitos dos sistemas de propulsão e escolha do sistema MTU de quatro motores à diesel com uma potência unitária de 600 kW. O fabricante alemão já forneceu aos Scorpene da Malásia sistemas semelhantes.
Os navios serão equipados com amplos sistemas de automação, de forma que poderão operar com a capacidade combate sendo necessária uma tripulação de somente 30 homens para a sua condução.

Os navios serão equipados com tubos de torpedos de 533 milímetros, aptos ao lançamento de torpedos pesados (Arthemis Torpedos de nova geração, evolução do Black Shark) e mísseis Exocet SM39 anti-navio.


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Um programa para € 6.7bi

Além das embarcações de propulsão convencional, o programa brasileiro inclui assistência técnica francesa no projeto de construção do primeiro submarino nuclear de ataque Brasileiro.

A França participará em muitas partes do projeto, porém, não atuará na seções nucleares do submarino.

Os brasileiros esperam completar o seu primeiro reator, no meio desta década, e a quilha do primeiro submarino nuclear, SNBR deverá ser batida já em 2016 estando prevista a sua entrada no serviço ativo para 2025.

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Finalmente, no âmbito de contratos assinados em Setembro passado, a DCNS também presta assistência juntamente a contratante principal, na construção da nova base e estaleiro construído em Sepetiba.

Estas instalações serão construídas por uma empresa criada em regime de joint venture entre a DCNS e a empresa brasileira Odebrecht, que detém 59% da joint venture. Esta nova empresa foi criada em Agosto passado e foi batizada de Itaguaí Construções Navais. O custo total do programa, conhecido como “PROSUB” no Brasil é de 6,7 bilhões de euros, e é dividido entre a DCNS e seus parceiros

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 1:04 pm
por Grifon
Os navios serão equipados com tubos de torpedos de 533 milímetros, aptos ao lançamento de torpedos pesados (Arthemis Torpedos de nova geração, evolução do Black Shark) e mísseis Exocet SM39 anti-navio.

o MAN-1 poderá ser lançado de submarinos?

[]´s

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 1:35 pm
por Marino
Uma futura geração.
A primeira será sup x sup.
Logo em seguida as versões terra x mar e ar x mar.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 2:42 pm
por Grifon
Valeu pela info :)

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 4:56 pm
por ciclope
Se essa informação sobre o aumento do diametro do casco for verdade. não seria um idicativo de que aquela noticia que o mesmo casco dos convencionais sera usado no nuc é verdade?

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 4:58 pm
por Marino
Não, o NUC terá 6000 ton.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 5:51 pm
por Carlos Mathias
Marino, o MAN-1 vai sair com micro turbina direto?

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 6:03 pm
por Marino
Não. Motor-foguete para os primeiros.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 6:20 pm
por gaitero
Marino escreveu:Caro Franz
Não acompanho "de perto" o programa, mas os subs terão cerca de 5 metros a mais que os scorpene já fabricados até agora.
Os engenheiros, soube que seguiram em fevereiro. Devem ser estes 130 que citaram.
:lol:

Já foi respondido... :wink:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 31, 2010 6:21 pm
por Carlos Mathias
Obrigado , Marino.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qua Jun 02, 2010 11:58 am
por lobo_guara
Alguém sabe como anda a construção da base e do novo estaleiro? Haveriam fotos?

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qua Jun 02, 2010 12:44 pm
por WalterGaudério
lobo_guara escreveu:Alguém sabe como anda a construção da base e do novo estaleiro? Haveriam fotos?
Seguindo o Cronograma :wink: . As fotos do momento só mostrariam poeira e terraplenagem... :lol:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qua Jun 02, 2010 7:10 pm
por juarez castro
Parabéns aos Marinheiros pela escolha do seu OPV e de quebra também pelos quatro outros itens, uma compra sençata e me parece coerente, desta vez....
Parabéns.....

Grande abraço