NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26536 Mensagem por denilson » Ter Set 17, 2013 9:58 am

Consegui uma foto do 5526 antes da modernização, notar que a pintura de preto do "bico" era menor.

Imagem




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26537 Mensagem por denilson » Ter Set 17, 2013 11:19 am

OPERAÇÃO LAÇADOR MUDA A ROTINA NOS HANGARES DA BASE AÉREA DE CANOAS
Tweet
A A A


A grande movimentação de aeronaves marcou o início da Operação Laçador, na Base Aérea de Canoas (BACO). O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV), o Esquadrão Pampa, e o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), Esquadrão Pégaso, receberam em seus hangares aviões que estão entre os mais de 60 empregados no exercício militar simulado nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As aeronaves dos sete esquadrões visitantes ocuparam o pátio antes destinado aos caças F-5M e às aeronaves de transporte C-97 e C-95M. O resultado foi a mudança na rotina de chegada e partida e a realocação das aeronaves nos hangares da BACO.

“Sabíamos que chegaria uma grande quantidade de aeronaves e pensamos na logística e na acomodação das aeronaves no pátio”, conta o Capitão Aviador Bernardo Schuch de Castro.

O Esquadrão Pampa se prepara para a Laçador há duas semanas. O 1º/14º GAV, além de receber as unidades militares, vai participar de missões de varredura e defesa aérea com seus caças F-5M durante o exercício simulado. Antes da operação, coordenada pelo Ministério da Defesa, os pilotos da unidade militar participaram da Ágata 7. Já o Esquadrão Pégaso atua no transporte aéreo e logístico durante a operação.

“Uma operação como a Laçador é muito importante para os pilotos de caça. A Laçador se aproxima do que seria uma missão real com uma grande quantidade de aeronaves no espaço aéreo. O ganho operacional é muito grande, porque as ações ampliam a consciência situacional do aviador em cenários deste porte”, explica o Capitão Aviador Castro.

Além da Base Aérea de Canoas, a Base Aérea de Santa Maria (RS) e a Base Aérea de Florianópolis, também servem de base para as unidades aéreas envolvidas na Operação Laçador.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26538 Mensagem por gabriel219 » Ter Set 17, 2013 3:21 pm

Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26539 Mensagem por gabriel219 » Ter Set 17, 2013 3:21 pm

Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26540 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 17, 2013 3:29 pm

gabriel219 escreveu:Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi) :mrgreen:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8976
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 294 vezes
Agradeceram: 540 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26541 Mensagem por Pablo Maica » Ter Set 17, 2013 3:31 pm

Denilson, o A-1M realmente recebeu modificações estruturais no nariz, para acomodar o radar, pode notar que o radome é aparafusado na fuselagem, e é feito de um material diferente. A distancia para as portas de acesso e para o bocal do canhão diminuíram. Na verdade o bico não foi alongado, apenas o radome.




Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8976
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 294 vezes
Agradeceram: 540 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26542 Mensagem por Pablo Maica » Ter Set 17, 2013 3:37 pm

Carlos Lima escreveu:
gabriel219 escreveu:Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi) :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Eu ouvi ou li ha muito tempo atrás que a pintura dependia do material do cone, que a maioria das tintas não aderia ao material do radome e que essa tinta preta era solução mais eficaz. Agora o pq da FAB usar o preto e não o mesmo cinza que cobre o radome do F-5 ou não sei.

Espero que o pessoal mais entendido possa nos ajudar! :)



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26543 Mensagem por gabriel219 » Ter Set 17, 2013 3:38 pm

Carlos Lima escreveu:
gabriel219 escreveu:Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi) :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Como isso funcionar, a ave vê a ponta do radome muito feio e sai da rota de colisão?




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26544 Mensagem por denilson » Ter Set 17, 2013 3:47 pm

gabriel219 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi) :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Como isso funcionar, a ave vê a ponta do radome muito feio e sai da rota de colisão?
Não encontrei o artigo, mas é mais ou menos isso, descobriram que os urubus enxergam melhor o preto, assim passaram a pintar a frente das aeronave dessa cor, não é apenas o "bico" das aeronaves que é pintado de preto, mas também já chegaram a pintar os bordos de ataque.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26545 Mensagem por denilson » Ter Set 17, 2013 3:53 pm

Pablo Maica escreveu:
Carlos Lima escreveu: Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi) :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Eu ouvi ou li ha muito tempo atrás que a pintura dependia do material do cone, que a maioria das tintas não aderia ao material do radome e que essa tinta preta era solução mais eficaz. Agora o pq da FAB usar o preto e não o mesmo cinza que cobre o radome do F-5 ou não sei.

Espero que o pessoal mais entendido possa nos ajudar! :)



Um abraço e t+ :D
Essa questão de pintura de radome é bem mais complicada, o maior problema tem relação com a reflectância dos materiais utilizados no radome, dentre eles a tinta, esse material não deve nem absorver nem refletir a faixa utilizada pelo radar.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26546 Mensagem por denilson » Ter Set 17, 2013 3:57 pm

Pablo Maica escreveu:Denilson, o A-1M realmente recebeu modificações estruturais no nariz, para acomodar o radar, pode notar que o radome é aparafusado na fuselagem, e é feito de um material diferente. A distancia para as portas de acesso e para o bocal do canhão diminuíram. Na verdade o bico não foi alongado, apenas o radome.




Um abraço e t+ :D
Só uma dúvida, essa é uma afirmação tua ou tem fonte?
Abraço




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26547 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 17, 2013 4:48 pm

Notícia no T&D sobre um novo jato de ataque leve, do porte do A-37 Dragonfly, que está sendo desenvolvido pela Textron, que é um consórcio entre a Cessna e AirLand. É utilizada a experiência obtida na fabricação de jatos executivos civis.

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1322

Parece uma alternativa interessante para forças aéreas menores, como Uruguai, Paraguai e Bolívia, e que desejam operar um jato. Me parece também uma boa alternativa de jato de treinamento para a FAB, em substituição ao velho Xavante e liberando vários A-29 de Natal para outros esquadrões que já tem falta de aeronaves adicionais.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26548 Mensagem por denilson » Ter Set 17, 2013 4:54 pm

Pablo Maica escreveu:
denilson escreveu:É Pablo Maica, acho que começou a "brincadeira" um f-5M acaba de "atacar" a BASM... Ele passou e depois veio o barulho, foi muito rápido.
Fica de olho por ai.
Abraço
Até que por aqui esta calmo, mas na noite de sexta em torno de das 23:00 vi ( na verdade ouvi) um bandeco indo para região sul em low profile e retornou por volta das 00:30/01:00, provavelmente estava fazendo a infiltração de comandos no TO.

Sábado tinha um EC-725 voando direto.

Um abraço e t+ :D
Acaba de decolar um HM-1 Pantera do Exército, AS-532 Cougar.




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26549 Mensagem por irlan » Ter Set 17, 2013 7:22 pm

Quando se trata de treinadores a jato, torço pro Yak-130... [000]




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8976
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 294 vezes
Agradeceram: 540 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26550 Mensagem por Pablo Maica » Ter Set 17, 2013 7:24 pm

denilson escreveu:
Pablo Maica escreveu:Denilson, o A-1M realmente recebeu modificações estruturais no nariz, para acomodar o radar, pode notar que o radome é aparafusado na fuselagem, e é feito de um material diferente. A distancia para as portas de acesso e para o bocal do canhão diminuíram. Na verdade o bico não foi alongado, apenas o radome.




Um abraço e t+ :D
Só uma dúvida, essa é uma afirmação tua ou tem fonte?
Abraço
Por observação da pra notar.



Um abraço e t+ :D




Responder