NOTÍCIAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- denilson
- Sênior
- Mensagens: 1426
- Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 137 vezes
Re: NOTÍCIAS
Consegui uma foto do 5526 antes da modernização, notar que a pintura de preto do "bico" era menor.
- denilson
- Sênior
- Mensagens: 1426
- Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 137 vezes
Re: NOTÍCIAS
OPERAÇÃO LAÇADOR MUDA A ROTINA NOS HANGARES DA BASE AÉREA DE CANOAS
Tweet
A A A
A grande movimentação de aeronaves marcou o início da Operação Laçador, na Base Aérea de Canoas (BACO). O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV), o Esquadrão Pampa, e o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), Esquadrão Pégaso, receberam em seus hangares aviões que estão entre os mais de 60 empregados no exercício militar simulado nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As aeronaves dos sete esquadrões visitantes ocuparam o pátio antes destinado aos caças F-5M e às aeronaves de transporte C-97 e C-95M. O resultado foi a mudança na rotina de chegada e partida e a realocação das aeronaves nos hangares da BACO.
“Sabíamos que chegaria uma grande quantidade de aeronaves e pensamos na logística e na acomodação das aeronaves no pátio”, conta o Capitão Aviador Bernardo Schuch de Castro.
O Esquadrão Pampa se prepara para a Laçador há duas semanas. O 1º/14º GAV, além de receber as unidades militares, vai participar de missões de varredura e defesa aérea com seus caças F-5M durante o exercício simulado. Antes da operação, coordenada pelo Ministério da Defesa, os pilotos da unidade militar participaram da Ágata 7. Já o Esquadrão Pégaso atua no transporte aéreo e logístico durante a operação.
“Uma operação como a Laçador é muito importante para os pilotos de caça. A Laçador se aproxima do que seria uma missão real com uma grande quantidade de aeronaves no espaço aéreo. O ganho operacional é muito grande, porque as ações ampliam a consciência situacional do aviador em cenários deste porte”, explica o Capitão Aviador Castro.
Além da Base Aérea de Canoas, a Base Aérea de Santa Maria (RS) e a Base Aérea de Florianópolis, também servem de base para as unidades aéreas envolvidas na Operação Laçador.
Tweet
A A A
A grande movimentação de aeronaves marcou o início da Operação Laçador, na Base Aérea de Canoas (BACO). O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV), o Esquadrão Pampa, e o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), Esquadrão Pégaso, receberam em seus hangares aviões que estão entre os mais de 60 empregados no exercício militar simulado nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As aeronaves dos sete esquadrões visitantes ocuparam o pátio antes destinado aos caças F-5M e às aeronaves de transporte C-97 e C-95M. O resultado foi a mudança na rotina de chegada e partida e a realocação das aeronaves nos hangares da BACO.
“Sabíamos que chegaria uma grande quantidade de aeronaves e pensamos na logística e na acomodação das aeronaves no pátio”, conta o Capitão Aviador Bernardo Schuch de Castro.
O Esquadrão Pampa se prepara para a Laçador há duas semanas. O 1º/14º GAV, além de receber as unidades militares, vai participar de missões de varredura e defesa aérea com seus caças F-5M durante o exercício simulado. Antes da operação, coordenada pelo Ministério da Defesa, os pilotos da unidade militar participaram da Ágata 7. Já o Esquadrão Pégaso atua no transporte aéreo e logístico durante a operação.
“Uma operação como a Laçador é muito importante para os pilotos de caça. A Laçador se aproxima do que seria uma missão real com uma grande quantidade de aeronaves no espaço aéreo. O ganho operacional é muito grande, porque as ações ampliam a consciência situacional do aviador em cenários deste porte”, explica o Capitão Aviador Castro.
Além da Base Aérea de Canoas, a Base Aérea de Santa Maria (RS) e a Base Aérea de Florianópolis, também servem de base para as unidades aéreas envolvidas na Operação Laçador.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13892
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2387 vezes
Re: NOTÍCIAS
Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13892
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2387 vezes
Re: NOTÍCIAS
Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: NOTÍCIAS
Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi)gabriel219 escreveu:Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8976
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 294 vezes
- Agradeceram: 540 vezes
Re: NOTÍCIAS
Denilson, o A-1M realmente recebeu modificações estruturais no nariz, para acomodar o radar, pode notar que o radome é aparafusado na fuselagem, e é feito de um material diferente. A distancia para as portas de acesso e para o bocal do canhão diminuíram. Na verdade o bico não foi alongado, apenas o radome.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8976
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 294 vezes
- Agradeceram: 540 vezes
Re: NOTÍCIAS
Eu ouvi ou li ha muito tempo atrás que a pintura dependia do material do cone, que a maioria das tintas não aderia ao material do radome e que essa tinta preta era solução mais eficaz. Agora o pq da FAB usar o preto e não o mesmo cinza que cobre o radome do F-5 ou não sei.Carlos Lima escreveu:Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi)gabriel219 escreveu:Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
[]s
CB_Lima
Espero que o pessoal mais entendido possa nos ajudar!
Um abraço e t+
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13892
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2387 vezes
Re: NOTÍCIAS
Como isso funcionar, a ave vê a ponta do radome muito feio e sai da rota de colisão?Carlos Lima escreveu:Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi)gabriel219 escreveu:Eu odeio pintura da ponta do radome com outra cor diferente do padrão, porque não fazer igual ao C-95, com a pintura da aeronave? Acho mais bonito.
[]s
CB_Lima
- denilson
- Sênior
- Mensagens: 1426
- Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 137 vezes
Re: NOTÍCIAS
Não encontrei o artigo, mas é mais ou menos isso, descobriram que os urubus enxergam melhor o preto, assim passaram a pintar a frente das aeronave dessa cor, não é apenas o "bico" das aeronaves que é pintado de preto, mas também já chegaram a pintar os bordos de ataque.gabriel219 escreveu:Como isso funcionar, a ave vê a ponta do radome muito feio e sai da rota de colisão?Carlos Lima escreveu: Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi)
[]s
CB_Lima
- denilson
- Sênior
- Mensagens: 1426
- Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 137 vezes
Re: NOTÍCIAS
Essa questão de pintura de radome é bem mais complicada, o maior problema tem relação com a reflectância dos materiais utilizados no radome, dentre eles a tinta, esse material não deve nem absorver nem refletir a faixa utilizada pelo radar.Pablo Maica escreveu:Eu ouvi ou li ha muito tempo atrás que a pintura dependia do material do cone, que a maioria das tintas não aderia ao material do radome e que essa tinta preta era solução mais eficaz. Agora o pq da FAB usar o preto e não o mesmo cinza que cobre o radome do F-5 ou não sei.Carlos Lima escreveu: Essa pintura ajuda a evitar colisões com aves a baixa altitude (pelo menos foi essa a explicação que eu ouvi)
[]s
CB_Lima
Espero que o pessoal mais entendido possa nos ajudar!
Um abraço e t+
- denilson
- Sênior
- Mensagens: 1426
- Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 137 vezes
Re: NOTÍCIAS
Só uma dúvida, essa é uma afirmação tua ou tem fonte?Pablo Maica escreveu:Denilson, o A-1M realmente recebeu modificações estruturais no nariz, para acomodar o radar, pode notar que o radome é aparafusado na fuselagem, e é feito de um material diferente. A distancia para as portas de acesso e para o bocal do canhão diminuíram. Na verdade o bico não foi alongado, apenas o radome.
Um abraço e t+
Abraço
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9401
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Re: NOTÍCIAS
Notícia no T&D sobre um novo jato de ataque leve, do porte do A-37 Dragonfly, que está sendo desenvolvido pela Textron, que é um consórcio entre a Cessna e AirLand. É utilizada a experiência obtida na fabricação de jatos executivos civis.
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1322
Parece uma alternativa interessante para forças aéreas menores, como Uruguai, Paraguai e Bolívia, e que desejam operar um jato. Me parece também uma boa alternativa de jato de treinamento para a FAB, em substituição ao velho Xavante e liberando vários A-29 de Natal para outros esquadrões que já tem falta de aeronaves adicionais.
abraços]
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1322
Parece uma alternativa interessante para forças aéreas menores, como Uruguai, Paraguai e Bolívia, e que desejam operar um jato. Me parece também uma boa alternativa de jato de treinamento para a FAB, em substituição ao velho Xavante e liberando vários A-29 de Natal para outros esquadrões que já tem falta de aeronaves adicionais.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- denilson
- Sênior
- Mensagens: 1426
- Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 137 vezes
Re: NOTÍCIAS
Acaba de decolar um HM-1 Pantera do Exército, AS-532 Cougar.Pablo Maica escreveu:Até que por aqui esta calmo, mas na noite de sexta em torno de das 23:00 vi ( na verdade ouvi) um bandeco indo para região sul em low profile e retornou por volta das 00:30/01:00, provavelmente estava fazendo a infiltração de comandos no TO.denilson escreveu:É Pablo Maica, acho que começou a "brincadeira" um f-5M acaba de "atacar" a BASM... Ele passou e depois veio o barulho, foi muito rápido.
Fica de olho por ai.
Abraço
Sábado tinha um EC-725 voando direto.
Um abraço e t+
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: NOTÍCIAS
Quando se trata de treinadores a jato, torço pro Yak-130...
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8976
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 294 vezes
- Agradeceram: 540 vezes
Re: NOTÍCIAS
Por observação da pra notar.denilson escreveu:Só uma dúvida, essa é uma afirmação tua ou tem fonte?Pablo Maica escreveu:Denilson, o A-1M realmente recebeu modificações estruturais no nariz, para acomodar o radar, pode notar que o radome é aparafusado na fuselagem, e é feito de um material diferente. A distancia para as portas de acesso e para o bocal do canhão diminuíram. Na verdade o bico não foi alongado, apenas o radome.
Um abraço e t+
Abraço
Um abraço e t+