UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2381 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2641 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 03, 2022 7:14 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 7:08 pm
Não achei, de fato, apenas quis (de modo infrutífero, pelo jeito) tornar o debate mais profundo. Agora vou ter que ficar quieto quando Colega (sabes de quem falo) me vier com ACHISMO... [102]
Eu falei estritamente sobre o canhão e que estaríamos bem servidos se tivesse dado certo o Osório ou a Engesa tivesse feito parceria com a Vickers pelo Mk7/2, pois cliente já tinha, o Egito. A Vickers só não exportou pois as relações entre RU e Alemanha Ocidental estavam ruins e embargou quando o negócio iria ser fechado.

Mas o que eu falava ela o quão estaríamos bem servidos e o quão bom era o CN120-25/52, você simplesmente trouxe debate sobre metalurgia, enquanto o que foi iniciado era quanto pressão interna do canhão e munições.

Quer entrar em debate sobre aço para blindagem, compostos, acho massa, eu topo, mas não chegando a tentar discordar de algo que falei que se quer eu realmente tinha falado.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6294 vezes
Agradeceram: 6645 vezes
Contato:

#2642 Mensagem por Túlio » Dom Abr 03, 2022 7:26 pm

gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 7:14 pm
Eu falei estritamente sobre o canhão e que estaríamos bem servidos se tivesse dado certo o Osório ou a Engesa tivesse feito parceria com a Vickers pelo Mk7/2, pois cliente já tinha, o Egito. A Vickers só não exportou pois as relações entre RU e Alemanha Ocidental estavam ruins e embargou quando o negócio iria ser fechado.

Mas o que eu falava ela o quão estaríamos bem servidos e o quão bom era o CN120-25/52, você simplesmente trouxe debate sobre metalurgia, enquanto o que foi iniciado era quanto pressão interna do canhão e munições.
Apenas TE CITEI num ponto específico, só isso, POWS!!!

Achas errado tentar levar um debate para um ou mais "andares" acima? Isso era praxe no DB anos atrás, tipo "quem sabe mais pode mais" e boa parte do "nome" que fiz como User foi precisamente por trazer informações mais profundas. Um grande parceiro para isso era o saudoso Mestre Bacchi, sempre pronto a me corrigir quando eu postava josta e participar quando eu realmente postava coisa que prestasse.

Se o DB vai mesmo virar em puro Super Trunfo e conversa mole sobre mais do mesmo eu vou apenas esperar completar os vinte anos e dar no pé, daí abro outro MEU mas só sobre investimentos e ₿ITCOIN, que pelo menos eu ganho alguma coisa, em vez de apenas ficar dando explicação que nem sei porque estou dando... 🤦🏼‍♂️

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior

#2643 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 03, 2022 7:27 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 7:26 pm
Apenas TE CITEI num ponto específico, só isso, POWS!!!

Achas errado tentar levar um debate para um ou mais "andares" acima? Isso era praxe no DB anos trás, tipo "quem sabe mais pode mais" e boa parte do "nome" que fiz como User foi precisamente por trazer informações mais profundas. Um grande parceiro para isso era o saudoso Mestre Bacchi, sempre pronto a me corrigir quando eu postava josta e participar quando eu realmente postava coisa que prestasse.

Se o DB vai mesmo virar em puro Super Trunfo e conversa mole sobre mais do mesmo eu vou apenas esperar completar os vinte anos e dar no pé, daí abro outro MEU mas só sobre investimentos e ₿ITCOIN, que pelo menos eu ganho alguma coisa, em vez de apenas ficar dando explicação que nem sei porque estou dando... 🤦🏼‍♂️
Não, acho errado tentar me tirar de errado sobre algo que não falei.

Aliás, dizer que um canhão é melhor que o outro é Super trunfo?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2644 Mensagem por Túlio » Dom Abr 03, 2022 7:46 pm

(((Larguei de mão, vou só Moderar mesmo em algumas Seções. [033] [081] )))

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

gabriel219
Sênior
Sênior

#2645 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 04, 2022 9:45 am

@Túlio, qual a dificuldade de responder a pergunta, dizer que um canhão é melhor que outro e falar o motivo disso é Super Trunfo?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2646 Mensagem por Túlio » Seg Abr 04, 2022 10:14 am

gabriel219 escreveu: Seg Abr 04, 2022 9:45 am @Túlio, qual a dificuldade de responder a pergunta, dizer que um canhão é melhor que outro e falar o motivo disso é Super Trunfo?
Claro que não, tens toda a razão, exceto que... estás ERRADO: o melhor canhão do mundo é o 2A82 do Armata, nem vale a pena botar canhão num MBT se não for esse. E podemos fabricar aqui facinho, bem como a munição DU (ou podemos recalibrar para 120 mm), a ERA Malachit e o APS Afghanit.

Ia ser um Super Osório com tudo isso, não? E 100% NACIONAL! [009]

Dizer que estou errado é Super Trunfo!!!

(Ainda mais com canhãozinho que nem fazem mais, é o MANSUP dos canhões [086])

gabriel219
Sênior
Sênior

#2647 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 04, 2022 10:30 am

Túlio escreveu: Seg Abr 04, 2022 10:14 am
gabriel219 escreveu: Seg Abr 04, 2022 9:45 am @Túlio, qual a dificuldade de responder a pergunta, dizer que um canhão é melhor que outro e falar o motivo disso é Super Trunfo?
Claro que não, tens toda a razão, exceto que... estás ERRADO: o melhor canhão do mundo é o 2A82 do Armata, nem vale a pena botar canhão num MBT se não for esse. E podemos fabricar aqui facinho, bem como a munição DU (ou podemos recalibrar para 120 mm), a ERA Malachit e o APS Afghanit.

Ia ser um Super Osório com tudo isso, não? E 100% NACIONAL! [009]

Dizer que estou errado é Super Trunfo!!!

(Ainda mais com canhãozinho que nem fazem mais, é o MANSUP dos canhões [086])
Chega a ser infantil esse seu post. Na próxima vez que quiser ficar na base da trolagem, avisa via MP.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5702 vezes
Agradeceram: 3255 vezes

#2648 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 04, 2022 12:22 pm

Sem querer entrar na conversa de vocês, mas, pensar em desenvolver um Osório 2.0 quando o (saudoso) Reginalo Bacchi, que fez parte do projeto à época, por diversas vezes afirmou e demonstrou aqui no DB que fabricar este CC nos dias de hoje seria impossível vide a completa ausência de informações fosse no papel ou computador sobre os dados da engenharia de projeto do veículo, que nem chegaram a ser escritos na época, salvo engano, ainda segundo ele, é no mínimo um pensamento para lá de equivocado.

Se muito, e com todas as limitações que temos, industriais, tecnológicas, políticas e econômicas, já vamos estar com sorte se o EB conseguir comprar qualquer coisa mais nova para VBC CC do que os Leo 1A5 antes o final desta década.

Com ou sem as muitas lições sobre guerra blindada na Ucrânia.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#2649 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 04, 2022 12:50 pm

FCarvalho escreveu: Seg Abr 04, 2022 12:22 pm Sem querer entrar na conversa de vocês, mas, pensar em desenvolver um Osório 2.0 quando o (saudoso) Reginalo Bacchi, que fez parte do projeto à época, por diversas vezes afirmou e demonstrou aqui no DB que fabricar este CC nos dias de hoje seria impossível vide a completa ausência de informações fosse no papel ou computador sobre os dados da engenharia de projeto do veículo, que nem chegaram a ser escritos na época, salvo engano, ainda segundo ele, é no mínimo um pensamento para lá de equivocado.

Se muito, e com todas as limitações que temos, industriais, tecnológicas, políticas e econômicas, já vamos estar com sorte se o EB conseguir comprar qualquer coisa mais nova para VBC CC do que os Leo 1A5 antes o final desta década.

Mas Flávio, eu se quer falei sobre desenvolver um Osório 2.0, eu exercício que fiz foi um Wishful Think se o Osório tivesse dado certo ou sei lá, a Engesa conseguisse licença pra fabricar a carroceria do Vicker MK7/2. Só isso!

O @Túlio simplesmente tirou de não sei aonde isso e veio jogando PDF mostrando que eu estou ERRADO com pdf sobre fabricar canhão que eu se quer falei em fabricar canhão. Ai não aguenta nem SE EXPLICAR e sai dizendo supertrunfo.

De uma vez por todas e ainda farei questão de deixar em negrito e em letras maiores: Eu falei sobre o quão estaríamos bem servidos SE O OSÓRIO DESSE CERTO OU TIVÉSSEMOS O VICKERS MK7/2 - QUE EU ACHO QUE NÃO TERIA A MÍNIMA POSSIBILIDADE - APENAS PARA DESMONSTRAR O QUÃO BOM ERA O CN120-25/52, TANTO QUE AS DIFERENÇAS ENTRE ELE E O CN120-26/52 DO LECLERC SÃO QUANTO AO BORE E AO REPARO, PARA AUMENTAR O LIMITE DE PRESSÃO DE 630 MPa para 690 MPa, COISA QUE OS ALEMÃES AGORA CONSEGUIRAM COM O L/55A1, JÁ QUE O L/55 INICIAL CHEGAVA SOMENTE ATÉ 580 MPa. COM 640 MPa DO CN120-25/52, PODERÍAMOS DISPARAR A OFL 120F1 E OFL120F2, DE WHA E DU RESPECTIVAMENTE, PODENDO VENCER QUALQUER BLINDAGEM DE QUALQUER VERSÃO DO T-72 ATÉ HOJE, INCLUSIVE COM RELITK.

Ficou mais claro agora?

Se vocês estão querendo falar que eu tô propondo a construção de um Osório 2.0, na moral, comecem a usar os olhos frontais da cabeça e não o olho do rabo pra ler um simples post, pois duvido que o @Viktor Reznov entendeu que eu estava propondo Osório 2.0.

Leia isso aqui:
Mas vou te dizer, sou viúva demais do Osório. Se a Engesa tivesse optado por pegar o Vickers Mk7 e oferecesse ele, teria encontrado vendas por ai, pois a Alemanha tinha proibido a exportação do chassis do Leo 2 para a Inglaterra por tretas da época, mas a Alemanha Ocidental era uma aliada importante do Brasil, inclusive nos deu MUITA tecnologia Nuclear.

O Vickers Mk7/2, inclusive, só não foi vendido pro Egito por causa do embargo Alemão a Inglaterra sobre o chassis, na época. Se a Engesa tivesse feito o acordo e oferecesse esse pro Egito, eram uns 500 saindo do forno. Fora outros potenciais interessados e já clientes da Engesa. Era só trocar o L11A5 pelo CN120-25/52 e tava feito!

O que mais sou viúvo é quanto ao canhão do Osório. Imagine só hoje nós disparando munições OFL120 F1 (WHA/Tungstênio) e OFL120 F2 (DU)? Não tinha CC aqui que suportasse o tranco, nem T-72B3. Ai estamos falando de 690-700 mm RHAe* a 2 km, com ópticos superiores e de 3ª geração de hoje em dia, numa modernização...

Ê sonho meu.

Imagem
Pontua ai aonde eu defendi um Osório 2.0 hoje!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2650 Mensagem por Túlio » Seg Abr 04, 2022 1:04 pm

gabriel219 escreveu: Seg Abr 04, 2022 12:50 pm
FCarvalho escreveu: Seg Abr 04, 2022 12:22 pm Sem querer entrar na conversa de vocês, mas, pensar em desenvolver um Osório 2.0 quando o (saudoso) Reginalo Bacchi, que fez parte do projeto à época, por diversas vezes afirmou e demonstrou aqui no DB que fabricar este CC nos dias de hoje seria impossível vide a completa ausência de informações fosse no papel ou computador sobre os dados da engenharia de projeto do veículo, que nem chegaram a ser escritos na época, salvo engano, ainda segundo ele, é no mínimo um pensamento para lá de equivocado.

Mas Flávio, eu se quer falei sobre desenvolver um Osório 2.0, eu exercício que fiz foi um Wishful Think se o Osório tivesse dado certo ou sei lá, a Engesa conseguisse licença pra fabricar a carroceria do Vicker MK7/2. Só isso!

Vocês estão tirando de algum orifício sobre eu estar falando em desenvolver um Osório 2.0 e não é do meu. Dá pra parar um pouco pra pensar e ler direito o que eu escrevi?
Minha grande CRIMIDEIA foi começar um post assim:

Ao ler o post do @gabriel219 sobre produzir algum Novo Osório ou qualquer outro MBT no Brasil, a primeira resposta que me ocorreu foi a de sempre, "mas POWS, o Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores do aço do mundo, não produz nem o do Guarani, com requisitos bem menos exigentes que os de um MBT" mas daí pensei "PQP, chega de achismo, bora pesquisar"

Daí pesquisei o dia todo e apresentei os resultados à noite. O que li depois me fez cair o queixo pela superficialidade; e notar que eu, ao mencionar o santo nome em vão, pensava que íamos voltar pelo menos uma vez aos tempos dos debates em que todo mundo ensinava e aprendia, afinal, o hôme vive cobrando que as pessoas SAIBAM DO QUE ESTÃO FALANDO.

Por essa HERESIA eu peço desculpas, agora pelo jeito só o que interessa é o que o cara de um site qualquer diz, senão chamam a gente de TROLL. Como disse, vou ficar mais é Moderando, se quiser produzir coisas mais densas vou fazer como da outra vez, abrir um tópico só para isso e escrever quando me der vontade, sem pressão para responder a ninguém.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5702 vezes
Agradeceram: 3255 vezes

#2651 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 04, 2022 1:18 pm

Oi Gabriel,

fui apenas genérico na colocação sem querer levantar debate sobre o assunto. Só quis ressaltar diante da hipótese aventada na pagina anterior, em relação à notícia postada, e também em proveito do diálogo seu com o Túlio, que esta seria uma ideia nada produtiva.
não quis dizer que você estava ou está propondo qualquer coisa em relação ao EE-T1 Osório.
Claro, se ele tivesse vingado a seu tempo tudo seria diferente como bem dissestes.
MBT nacional não haverá em qualquer tempo visível, seja pelos motivos expostos aqui como no tópico e do Leo 1A5.
Dizem que em pouco mais de 40 dias de guerra russos e ucranianos perderam uma frota inteira de CC equivalente à do EB considerando os dois lados.
E nós aqui tentando conjecturar a compra quiçá de de pouco mais 200 só para poder dizer que temos cavalaria blindada. :roll:

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#2652 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 04, 2022 4:22 pm

Túlio escreveu: Seg Abr 04, 2022 1:04 pm Daí pesquisei o dia todo e apresentei os resultados à noite. O que li depois me fez cair o queixo pela superficialidade; e notar que eu, ao mencionar o santo nome em vão, pensava que íamos voltar pelo menos uma vez aos tempos dos debates em que todo mundo ensinava e aprendia, afinal, o hôme vive cobrando que as pessoas SAIBAM DO QUE ESTÃO FALANDO.

Por essa HERESIA eu peço desculpas, agora pelo jeito só o que interessa é o que o cara de um site qualquer diz, senão chamam a gente de TROLL. Como disse, vou ficar mais é Moderando, se quiser produzir coisas mais densas vou fazer como da outra vez, abrir um tópico só para isso e escrever quando me der vontade, sem pressão para responder a ninguém.[/Justificar]
É por isso que eu falo o modo infantil que você responde logo em seguida citando supertrunfo, pois um post depois eu falei sobre ser interessante debater sobre metalurgia no Brasil e como isso pode resolver, tanto que engajei logo sobre a excelente relação que tínhamos com a Alemanha Ocidental, diferente do RU. Qual foi sua resposta logo em seguida? Me acusar de supertrunfo e vem com "canhão 2A48" e não sei o quê, querendo debochar da minha cara.

Isso aqui é falta de respeito e não admito, não tente se esconder em crimideia ou acusar o outro de fazer Super Trunfo. Se é pra querer deixar debate mais denso, simples, tente não imputar outros com coisas infantís como "ain supertrunfo", "ai tank enciclopédia".

Todo esses meus posts se quer começam com o do Osório e sim a partir desses:
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 1#p5600491
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 8#p5605238
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 6#p5605256

Se tivesse parado pra prestar atenção e não ter atitude inquisitória de "minha fonte e pdf é melhor que o seu, tome aqui seu castigo", teria notado isso.

gabriel219
Sênior
Sênior

#2653 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 04, 2022 4:29 pm

FCarvalho escreveu: Seg Abr 04, 2022 1:18 pm Oi Gabriel,

fui apenas genérico na colocação sem querer levantar debate sobre o assunto. Só quis ressaltar diante da hipótese aventada na pagina anterior, em relação à notícia postada, e também em proveito do diálogo seu com o Túlio, que esta seria uma ideia nada produtiva.
não quis dizer que você estava ou está propondo qualquer coisa em relação ao EE-T1 Osório.
Claro, se ele tivesse vingado a seu tempo tudo seria diferente como bem dissestes.
MBT nacional não haverá em qualquer tempo visível, seja pelos motivos expostos aqui como no tópico e do Leo 1A5.
Dizem que em pouco mais de 40 dias de guerra russos e ucranianos perderam uma frota inteira de CC equivalente à do EB considerando os dois lados.
E nós aqui tentando conjecturar a compra quiçá de de pouco mais 200 só para poder dizer que temos cavalaria blindada. :roll:
Ótimo, Flávio, parabéns, você não quis ser infantil e tentou entender meu ponto, que é puro e simples wishful think baseado que nossos Leopard 1A5 só disparar munição APDS, o que é ridículo. Até o CFN dispara APFSDS do SK-105 e o EB é subarmado com APDS.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2654 Mensagem por Túlio » Seg Abr 04, 2022 5:44 pm

gabriel219 escreveu: Seg Abr 04, 2022 4:22 pm
É por isso que eu falo o modo infantil que você responde logo em seguida citando supertrunfo, pois um post depois eu falei sobre ser interessante debater sobre metalurgia no Brasil e como isso pode resolver, tanto que engajei logo sobre a excelente relação que tínhamos com a Alemanha Ocidental, diferente do RU. Qual foi sua resposta logo em seguida? Me acusar de supertrunfo e vem com "canhão 2A48" e não sei o quê, querendo debochar da minha cara.

Isso aqui é falta de respeito e não admito, não tente se esconder em crimideia ou acusar o outro de fazer Super Trunfo. Se é pra querer deixar debate mais denso, simples, tente não imputar outros com coisas infantís como "ain supertrunfo", "ai tank enciclopédia".

Todo esses meus posts se quer começam com o do Osório e sim a partir desses:
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 1#p5600491
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 8#p5605238
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 6#p5605256

Se tivesse parado pra prestar atenção e não ter atitude inquisitória de "minha fonte e pdf é melhor que o seu, tome aqui seu castigo", teria notado isso.
Cara, tás fazendo cada vez mais pirueta pra tentar distorcer meus posts, não adianta, tá tudo aí pra todo mundo ver, podes ficar me acusando com todo MIMIMI do mundo e nada disso vai mudar os fatos; no menos pior dos casos estás com uma grande dificuldade de interpretação de textos.

Mas não é problema meu e aqui não é consultório.

Apenas pediria o favor de parar de tentar me convencer de que eu estava te atacando, OK? Não tem como não ver que apenas fiz um "gancho" num post teu para postar algo que achei legal, apesar do trabalho que tive.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2517 vezes
Agradeceram: 1016 vezes

#2655 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 05, 2022 4:26 pm

bem, eu sou "viúva" do Osório, do Charrua, do Sucuri, é uma promiscuidade de tristeza. :lol:

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder