Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2626 Mensagem por faterra » Dom Jun 22, 2008 8:37 pm

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:Ouvi falar de C-295 para o Pelicano.
Eu também ouvi, mas depois foi colocado que era muito "grande" para a missão. Já o CN-235M é "menor" e mais adequado a missão. Pelo menos foi o que ouvi...

Abraços...
Mas, se esta inhaca é fraquinha para o trato com a FAB, ainda vão comprar mais? 8-] :?

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2627 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 22, 2008 9:18 pm

Carlos Mathias escreveu:O povo encasquetou que a FAB vai ficar catando CARROS DE COMBATE* prá atacar com seus helis de ataque.

*Tanque é de lavar roupa, de água, de gasolina... No Brasil temos carro de combate, míssil anti-carro, heli anti-carro...
CM,

Como eu disse no meu post... só estou tentando entender a razão de se utilizar uma aeronave que foi originalmente projetada para justamente atacar Carros de Combate e ser altamente especializada para essa tarefa na FAB que como você disse não irá utilizá-la para essa função.

O meu questionamento é que será que uma aeronave mais polivalente não se aplicaria melhor nesse caso?

Só para deixar bem claro, poderia ser o Apache ou o Cobra ou o Tiger e não é porque o "Hind" está nessa concorrência que eu estou questionando... :wink:

Em todo o caso a explicação dada pelo Thor ajuda na compreensão e só me faz lamentar é que parece mesmo que o que acontece está bem relacionado a falta de 'interoperabilidade'.

Explicações adicionais são bem-vindas...

Mas enfim, esse já é um outro papo e espero que melhoremos a ponto de não haver necessidade desse tipo de situação acontecendo.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#2628 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 22, 2008 10:33 pm

Mas cara, o Hind é peculiar justamente por ser um heli de ataque com capacidade de transportar um pequeno grupo de combate, junto ou separado das armas e numa mesma missão. Outros helis, mesmo que se precise levar apenas dois caras, vão requerer um heli a mais só prá isso.

E os helis de transporte nós temos, uns melhores, outros piores, mas temos.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2629 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 23, 2008 12:19 am

Carlos Mathias escreveu:Mas cara, o Hind é peculiar justamente por ser um heli de ataque com capacidade de transportar um pequeno grupo de combate, junto ou separado das armas e numa mesma missão. Outros helis, mesmo que se precise levar apenas dois caras, vão requerer um heli a mais só prá isso.

E os helis de transporte nós temos, uns melhores, outros piores, mas temos.
Cara,

Com um grupo de combate o alcance do Hind se reduz bastante, e além disso são no máximo 8 e isso depende dos equipamentos levados, etc o que limita mais ainda o alcance e diminui em muito a sua velocidade de operação... a ponto de ficar para trás de Helis como o Mi-17/BH/Cougar.

Levando-se em consideraçõa que o A-129 é também um Heli Caça-tanque e não possui essa 'peculiaridade' do Hind, qual seria a lógica caso ele vença o Hind nessa concorrência?

[]s
CB_Lima

Carlos Mathias

#2630 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 23, 2008 12:52 am

Não CB, quem tem "a diferença" prá mais nas capacidades é o Mi-35, o A-129 faz o normal, digamos assim. E não pense em oito na caçapa sempre, pense em quatro, por exemplo. :wink:

Qual o alcance de um A-129 lotado de armas? E um Mi-35 com tanques externos? Você tá colocando o Mi-35 no inferno com oito+full-armas, então vamos colocar o outro também. :wink: :)

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#2631 Mensagem por Alcantara » Seg Jun 23, 2008 9:26 am

Bem, para C-SAR o Mi-35 não vai precisar carregar a quantidade total de mísseis, por exemplo. Acho que poderá voar bem próximo da configuração "limpa".

Acho que o que a FAB "vê" de interessante no Hind é a sua resistencia. O Heli é blindado contra a maioria das armas leves, não é? Isso é o suficiênte para proteger um pequeno grupo de desembarque e sua preciosa "carga".

Eu chuto que a FAB irá usar, basicamente, o canhão rotativo do nariz e alguns foguetes. No mais, tanques auxiliares...

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#2632 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 23, 2008 10:52 am

Se não me engano, o rotor principal é o mesmo do Mi-28, que resiste a tiros de até 20mm(?).

b.verde
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#2633 Mensagem por b.verde » Seg Jun 23, 2008 11:25 am

Segundo o L. Nauta vai dar Mangusta.

Abração.

"Jesus Cristo é meu Senhor"

Carlos Mathias

#2634 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 23, 2008 11:26 am

Tomara mesmo, pelo menos assim o povo para de bater na FAB e a eleva à condição de deusa da aviação militar. :roll: :)

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2635 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jun 23, 2008 11:32 am

Pelo visto, a FAB vai de S-70 e Cougars em sua frota de transporte, SAR, C-SAR entre outros...

Se a intenção é um heli blindado, com capacidade de levar soldados equipados, não seria interessante investir nestes meios escolhidos (BH/Cogar), adquirindo um lote deles com maior blindagem e proteção, isto ao mesmo tempo facilitaria a logistica para manutenção dos mesmos ao invéz de adquirir um terceiro vetor (Hind) em pequenas quantidades, com logistica e manutenção diferente dos outros dois ....

O Piffer seria uma pessoa ideal para discutir algo a respeito..... :!:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#2636 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 1:35 pm

orestespf escreveu: Desculpas, mano véio. O problema deve estar na cerva, me deixando assim: falo uma coisa, escrevo outra, mas no fundo estava pensando em uma terceira coisa diferente. Aí não tem jeito, erramos fácil!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Forte abraço,

Orestes

PS: relendo, entendi o seu "recado". :wink:

Pows, Professor, não aprendestes com as lições que o Morcego lhe passou? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#2637 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 1:37 pm

Carlos Mathias escreveu:Tomara mesmo, pelo menos assim o povo para de bater na FAB e a eleva à condição de deusa da aviação militar. :roll: :)

Imagina então se der Hind e SU-35-1...será campanha pública para caçar os responsáveis pela FAB :roll: :roll: :roll: :roll:

[ ]s

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2638 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 23, 2008 1:46 pm

Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Tomara mesmo, pelo menos assim o povo para de bater na FAB e a eleva à condição de deusa da aviação militar. :roll: :)
Imagina então se der Hind e SU-35-1...será campanha pública para caçar os responsáveis pela FAB :roll: :roll: :roll: :roll:

[ ]s
Na boa pessoal,

Acho que voces com esse papo achando que tudo "e' contra os russos" um pouco alem da conta nesse caso :cry: .

O que estou vendo nesse debate 'e que independentemente do escolhido A-129/Hind a historia de Heli de Ataque destruidor de tanque ficaria melhor no EB do que na FAB e o que acontece 'e que estamos debatendo isso.

O A-129 receberia a mesma critica caso seja o escolhido.

Acho que ficar levantando essa bola de "ca'ca as bruxas" nao ajuda nada o debate como um todo. Porque senao ja viu, 'as torcidas' se agitam e o topico vai para o ralo.

Minha opniao

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2639 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 23, 2008 1:47 pm

Plinio Jr escreveu:Pelo visto, a FAB vai de S-70 e Cougars em sua frota de transporte, SAR, C-SAR entre outros...

Se a intenção é um heli blindado, com capacidade de levar soldados equipados, não seria interessante investir nestes meios escolhidos (BH/Cogar), adquirindo um lote deles com maior blindagem e proteção, isto ao mesmo tempo facilitaria a logistica para manutenção dos mesmos ao invéz de adquirir um terceiro vetor (Hind) em pequenas quantidades, com logistica e manutenção diferente dos outros dois ....

O Piffer seria uma pessoa ideal para discutir algo a respeito..... :!:
x2! [100]

[]s
CB_Lima

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#2640 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 1:59 pm

cb_lima escreveu: Na boa pessoal,

Acho que voces com esse papo achando que tudo "e' contra os russos" um pouco alem da conta nesse caso :cry: .

O que estou vendo nesse debate 'e que independentemente do escolhido A-129/Hind a historia de Heli de Ataque destruidor de tanque ficaria melhor no EB do que na FAB e o que acontece 'e que estamos debatendo isso.

O A-129 receberia a mesma critica caso seja o escolhido.

Acho que ficar levantando essa bola de "ca'ca as bruxas" nao ajuda nada o debate como um todo. Porque senao ja viu, 'as torcidas' se agitam e o topico vai para o ralo.

Minha opniao

[]s
CB_Lima

Concordo com sua opinião, CB, mas o problema é que realmente existe uma aversão à tudo que vem da Rússia.

[ ]s

Responder