Mas, se esta inhaca é fraquinha para o trato com a FAB, ainda vão comprar mais?Alitson escreveu:Eu também ouvi, mas depois foi colocado que era muito "grande" para a missão. Já o CN-235M é "menor" e mais adequado a missão. Pelo menos foi o que ouvi...Bolovo escreveu:Ouvi falar de C-295 para o Pelicano.
Abraços...
Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
CM,Carlos Mathias escreveu:O povo encasquetou que a FAB vai ficar catando CARROS DE COMBATE* prá atacar com seus helis de ataque.
*Tanque é de lavar roupa, de água, de gasolina... No Brasil temos carro de combate, míssil anti-carro, heli anti-carro...
Como eu disse no meu post... só estou tentando entender a razão de se utilizar uma aeronave que foi originalmente projetada para justamente atacar Carros de Combate e ser altamente especializada para essa tarefa na FAB que como você disse não irá utilizá-la para essa função.
O meu questionamento é que será que uma aeronave mais polivalente não se aplicaria melhor nesse caso?
Só para deixar bem claro, poderia ser o Apache ou o Cobra ou o Tiger e não é porque o "Hind" está nessa concorrência que eu estou questionando...
Em todo o caso a explicação dada pelo Thor ajuda na compreensão e só me faz lamentar é que parece mesmo que o que acontece está bem relacionado a falta de 'interoperabilidade'.
Explicações adicionais são bem-vindas...
Mas enfim, esse já é um outro papo e espero que melhoremos a ponto de não haver necessidade desse tipo de situação acontecendo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Mas cara, o Hind é peculiar justamente por ser um heli de ataque com capacidade de transportar um pequeno grupo de combate, junto ou separado das armas e numa mesma missão. Outros helis, mesmo que se precise levar apenas dois caras, vão requerer um heli a mais só prá isso.
E os helis de transporte nós temos, uns melhores, outros piores, mas temos.
- Carlos Lima
- Sênior
Cara,Carlos Mathias escreveu:Mas cara, o Hind é peculiar justamente por ser um heli de ataque com capacidade de transportar um pequeno grupo de combate, junto ou separado das armas e numa mesma missão. Outros helis, mesmo que se precise levar apenas dois caras, vão requerer um heli a mais só prá isso.
Com um grupo de combate o alcance do Hind se reduz bastante, e além disso são no máximo 8 e isso depende dos equipamentos levados, etc o que limita mais ainda o alcance e diminui em muito a sua velocidade de operação... a ponto de ficar para trás de Helis como o Mi-17/BH/Cougar.
Levando-se em consideraçõa que o A-129 é também um Heli Caça-tanque e não possui essa 'peculiaridade' do Hind, qual seria a lógica caso ele vença o Hind nessa concorrência?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Não CB, quem tem "a diferença" prá mais nas capacidades é o Mi-35, o A-129 faz o normal, digamos assim. E não pense em oito na caçapa sempre, pense em quatro, por exemplo.
Qual o alcance de um A-129 lotado de armas? E um Mi-35 com tanques externos? Você tá colocando o Mi-35 no inferno com oito+full-armas, então vamos colocar o outro também.
Qual o alcance de um A-129 lotado de armas? E um Mi-35 com tanques externos? Você tá colocando o Mi-35 no inferno com oito+full-armas, então vamos colocar o outro também.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Bem, para C-SAR o Mi-35 não vai precisar carregar a quantidade total de mísseis, por exemplo. Acho que poderá voar bem próximo da configuração "limpa".
Acho que o que a FAB "vê" de interessante no Hind é a sua resistencia. O Heli é blindado contra a maioria das armas leves, não é? Isso é o suficiênte para proteger um pequeno grupo de desembarque e sua preciosa "carga".
Eu chuto que a FAB irá usar, basicamente, o canhão rotativo do nariz e alguns foguetes. No mais, tanques auxiliares...
Abraços!!!
Acho que o que a FAB "vê" de interessante no Hind é a sua resistencia. O Heli é blindado contra a maioria das armas leves, não é? Isso é o suficiênte para proteger um pequeno grupo de desembarque e sua preciosa "carga".
Eu chuto que a FAB irá usar, basicamente, o canhão rotativo do nariz e alguns foguetes. No mais, tanques auxiliares...
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Se não me engano, o rotor principal é o mesmo do Mi-28, que resiste a tiros de até 20mm(?).
Segundo o L. Nauta vai dar Mangusta.
Abração.
"Jesus Cristo é meu Senhor"
Abração.
"Jesus Cristo é meu Senhor"
Tomara mesmo, pelo menos assim o povo para de bater na FAB e a eleva à condição de deusa da aviação militar.
- Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Pelo visto, a FAB vai de S-70 e Cougars em sua frota de transporte, SAR, C-SAR entre outros...
Se a intenção é um heli blindado, com capacidade de levar soldados equipados, não seria interessante investir nestes meios escolhidos (BH/Cogar), adquirindo um lote deles com maior blindagem e proteção, isto ao mesmo tempo facilitaria a logistica para manutenção dos mesmos ao invéz de adquirir um terceiro vetor (Hind) em pequenas quantidades, com logistica e manutenção diferente dos outros dois ....
O Piffer seria uma pessoa ideal para discutir algo a respeito.....
Se a intenção é um heli blindado, com capacidade de levar soldados equipados, não seria interessante investir nestes meios escolhidos (BH/Cogar), adquirindo um lote deles com maior blindagem e proteção, isto ao mesmo tempo facilitaria a logistica para manutenção dos mesmos ao invéz de adquirir um terceiro vetor (Hind) em pequenas quantidades, com logistica e manutenção diferente dos outros dois ....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
- Immortal Horgh
- Sênior
orestespf escreveu: Desculpas, mano véio. O problema deve estar na cerva, me deixando assim: falo uma coisa, escrevo outra, mas no fundo estava pensando em uma terceira coisa diferente. Aí não tem jeito, erramos fácil!!!!
Forte abraço,
Orestes
PS: relendo, entendi o seu "recado".
Pows, Professor, não aprendestes com as lições que o Morcego lhe passou?
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Immortal Horgh
- Sênior
Carlos Mathias escreveu:Tomara mesmo, pelo menos assim o povo para de bater na FAB e a eleva à condição de deusa da aviação militar.
Imagina então se der Hind e SU-35-1...será campanha pública para caçar os responsáveis pela FAB
[ ]s
- Carlos Lima
- Sênior
Na boa pessoal,Immortal Horgh escreveu:Imagina então se der Hind e SU-35-1...será campanha pública para caçar os responsáveis pela FABCarlos Mathias escreveu:Tomara mesmo, pelo menos assim o povo para de bater na FAB e a eleva à condição de deusa da aviação militar.
[ ]s
Acho que voces com esse papo achando que tudo "e' contra os russos" um pouco alem da conta nesse caso .
O que estou vendo nesse debate 'e que independentemente do escolhido A-129/Hind a historia de Heli de Ataque destruidor de tanque ficaria melhor no EB do que na FAB e o que acontece 'e que estamos debatendo isso.
O A-129 receberia a mesma critica caso seja o escolhido.
Acho que ficar levantando essa bola de "ca'ca as bruxas" nao ajuda nada o debate como um todo. Porque senao ja viu, 'as torcidas' se agitam e o topico vai para o ralo.
Minha opniao
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Carlos Lima
- Sênior
x2!Plinio Jr escreveu:Pelo visto, a FAB vai de S-70 e Cougars em sua frota de transporte, SAR, C-SAR entre outros...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Immortal Horgh
- Sênior
cb_lima escreveu: Na boa pessoal,
Acho que voces com esse papo achando que tudo "e' contra os russos" um pouco alem da conta nesse caso .
O que estou vendo nesse debate 'e que independentemente do escolhido A-129/Hind a historia de Heli de Ataque destruidor de tanque ficaria melhor no EB do que na FAB e o que acontece 'e que estamos debatendo isso.
O A-129 receberia a mesma critica caso seja o escolhido.
Acho que ficar levantando essa bola de "ca'ca as bruxas" nao ajuda nada o debate como um todo. Porque senao ja viu, 'as torcidas' se agitam e o topico vai para o ralo.
Minha opniao
[]s
CB_Lima
Concordo com sua opinião, CB, mas o problema é que realmente existe uma aversão à tudo que vem da Rússia.
[ ]s