TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Intermediário
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Rafale, um avião 100% francês.
Especificação 100% francesa - Tecnologia 100% francesa - Equipamentos 100% francês - Produção 100% francesa. Tudo 100% francês.
Os operadores também vão ser sempre 100% francês: Força Aérea e Marinha francesas.
Especificação 100% francesa - Tecnologia 100% francesa - Equipamentos 100% francês - Produção 100% francesa. Tudo 100% francês.
Os operadores também vão ser sempre 100% francês: Força Aérea e Marinha francesas.
- Wardog
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Não é lenda da internet não cara. É notável isso.AlbertoRJ escreveu:Gomu,gomugomu escreveu:No quesito preço eles estão em clara desvantagem.
No quesito TOT podem ter a vantagem de possuirem, porém o projeto que mais abrange a TOT, preferido pelos engenheiros do GPX (e pela maioria dentro da FAB) e manifestado como sendo o melhor nessa questão pela EMBRAER é o Gripen NG.
No questio OFFSET também não estão em primeiro. Em primeiro lugar vem a Boeing com um pacote forte de offsets, a seguir vem a SAAB ou a Dassault. Sabendo que a SAAB oferece 175% do valor do contrato em offsets e a Dassault não divulgou o número.
A França pode oferecer parceria em projetos futuros, a SAAB oferece em projeto atual com o compartilhamento da propriedade intelectual do caça e exportação conjunta em plataforma mundial.
Na questão de capacitação indústrial e criação de empregos acho que não resta dúvidas que o Gripen NG leva ampla vantagem.
Essa opinião da FAB é lenda da internet. Dizem também que a FAB deseja o SH, antes era o Su-35 etc. A posição oficial da Embraer não é a mesma da declaração daquele diretor. Tudo isso não tem significado.
Acredito que os norte-americanos podem oferecer os maiores offsets no sentido comercial, pois realmente nesse ponto são imbatíveis, mas quanto à TdT estão muito mal posicionados.
A proposta da Saab é para tirar o Gripen NG da lona (para viabilizá-lo) com risco da FAB ser a única operadora de um avião repleto de tecnologia de terceiros, principalmente britânica e norte-americana. Fora os riscos financeiros e de tempo.
Outro dia pesquisei, de novo, sobre notícias no Google News sueco e li que está a maior chiadeira no parlamento porque o Governo Sueco colocou uma cláusula no orçamento de defesa para a modernização de 10 Gripens para o padrão NG CASO algum contrato de exportação se concretize.
Eu nunca vi isso, uma força aérea comprar um avião de fabricação nacional só se este for exportado. Geralmente ocorre o contrário.
P.S.: A Dassault divulgou sim o percentual de offsets em razão do valor do contrato e é muito bom. Se não me engano, MAIS que 168%.
[]'s
Eu mesmo, com os poucos contaos que tenho, todos convergem para a mesma conclusão, que a FAB esta sendo abafada ou se abafando.
E as posições oficiais só servem para mascarar o sentimento verdadeiro. É aquela coisa, todos sabem a verdade, mas ela é mascarada em benefício de um "bem maior", ou de nenhum bem.
O oficial é o que vale, mas a verdade está escondida, camuflada.
Me desculpe, mas lenda da internet é Rafale esfregando F-22...
- Wardog
- Sênior
Divino Alves escreveu:Rafale, um avião 100% francês.
Ou seja, se entrarmos em conflito com a França, Sarkozi que nos ajude!
E não digo conflito militar, qualquer mínimo conflito de interesses.
Editado pela última vez por Wardog em Sex Dez 25, 2009 3:22 pm, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
Divino,Divino Alves escreveu:Rafale, um avião 100% francês.
Pelo menos aqui no DB, esse tipo de post não ajuda a combater a proposta francesa, ocorre o contrário, tenho certeza.
[]´s
Alberto -
-
- Sênior
Aonde isso é notável Gomu? Diz aí pra gente sobre esse "sentimento verdadeiro".gomugomu escreveu:Não é lenda da internet não cara. É notável isso.AlbertoRJ escreveu:
Gomu,
Essa opinião da FAB é lenda da internet. Dizem também que a FAB deseja o SH, antes era o Su-35 etc. A posição oficial da Embraer não é a mesma da declaração daquele diretor. Tudo isso não tem significado.
Acredito que os norte-americanos podem oferecer os maiores offsets no sentido comercial, pois realmente nesse ponto são imbatíveis, mas quanto à TdT estão muito mal posicionados.
A proposta da Saab é para tirar o Gripen NG da lona (para viabilizá-lo) com risco da FAB ser a única operadora de um avião repleto de tecnologia de terceiros, principalmente britânica e norte-americana. Fora os riscos financeiros e de tempo.
Outro dia pesquisei, de novo, sobre notícias no Google News sueco e li que está a maior chiadeira no parlamento porque o Governo Sueco colocou uma cláusula no orçamento de defesa para a modernização de 10 Gripens para o padrão NG CASO algum contrato de exportação se concretize.
Eu nunca vi isso, uma força aérea comprar um avião de fabricação nacional só se este for exportado. Geralmente ocorre o contrário.
P.S.: A Dassault divulgou sim o percentual de offsets em razão do valor do contrato e é muito bom. Se não me engano, MAIS que 168%.
[]'s
Eu mesmo, com os poucos contaos que tenho, todos convergem para a mesma conclusão, que a FAB esta sendo abafada ou se abafando.
E as posições oficiais só servem para mascarar o sentimento verdadeiro. É aquela coisa, todos sabem a verdade, mas ela é mascarada em benefício de um "bem maior", ou de nenhum bem.
O oficial é o que vale, mas a verdade está escondida, camuflada.
Me desculpe, mas lenda da internet é Rafale esfregando F-22...
Sobre o Rafale e F-22, os franceses disseram realmente que deram trabalho a este, apesar de terem perdido. O "esfregar" fica por conta da sua má tradução automática, que até pode virar uma lenda por você repetir tanto.
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
[]´s
Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Dez 25, 2009 3:28 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
- Wardog
- Sênior
Quem tem algum contato ou convivência dentro da força sabe que o Rafale não é o preferido por la, isso entre todas as patentes, não é exclusividade de algumas ramificações, correntes. A posição oficial é compactuar com o GF para levar algo e não causar um mal estar, mas o verdadeiro desejo é camuflado... E mesmo as notas que saem da FAB, os oficiais superiores estão tentando até o último momento mudar a decisão do GF.
A própria notícia da mudança do relatório de pontuação para cores é flagrante medida para camuflar e justificar uma escolha.
Dentro das empresas do setor também é a mesma cosia. A Embraer não é boba de ficar fazendo guerrinha pública com o GF, até porque vai receber tecnologia de bandeja. Mas a melhor solução ja foi avaliada e até manifestada, mas teve que ser retificada devido a esse possível mal estar que criaria.
Ou você tem alguma dúvida que se o Rafale fosse o vencedor o Jobim ia mandar colocar uns números cavalares fonte tamanho 72?
Isso é óbvio.
A própria notícia da mudança do relatório de pontuação para cores é flagrante medida para camuflar e justificar uma escolha.
Dentro das empresas do setor também é a mesma cosia. A Embraer não é boba de ficar fazendo guerrinha pública com o GF, até porque vai receber tecnologia de bandeja. Mas a melhor solução ja foi avaliada e até manifestada, mas teve que ser retificada devido a esse possível mal estar que criaria.
Ou você tem alguma dúvida que se o Rafale fosse o vencedor o Jobim ia mandar colocar uns números cavalares fonte tamanho 72?
Isso é óbvio.
-
- Sênior
Vou te dizer uma coisa, quem tem um contato REAL no Alto Comando, no Estado Maior ou até no Conselho de Economia e Finanças pode (talvez) estar bem informado sobre as intenções da FAB. Preferências, na instituição, existem muitas.gomugomu escreveu:Quem tem algum contato ou convivência dentro da força sabe que o Rafale não é o preferido por la, isso entre todas as patentes, não é exclusividade de algumas ramificações, correntes. A posição oficial é compactuar com o GF para levar algo e não causar um mal estar, mas o verdadeiro desejo é camuflado... E mesmo as notas que saem da FAB, os oficiais superiores estão tentando até o último momento mudar a decisão do GF.
Escrevi talvez mas deveria ser "pouco provável", porque certas informações não deveriam sair de lá.
[]'s
Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Dez 25, 2009 3:36 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
- Wardog
- Sênior
Não vou nem entrar nesse mérito de contatos...
Mas só o fato da mudança do sistma de classificação presente no relatório final de avaliação do GPX ja mostra uma flagrante estratégia para justificar uma escolha não baseada nos critérios ponderados no mesmo.
Isso é óbvio.
Mas só o fato da mudança do sistma de classificação presente no relatório final de avaliação do GPX ja mostra uma flagrante estratégia para justificar uma escolha não baseada nos critérios ponderados no mesmo.
Isso é óbvio.
-
- Sênior
Eu não entendo nada disso. Quem encomenda um relatório pode especificar como este deve ser apresentado. Talvez deva fazer isso.gomugomu escreveu:Não vou nem entrar nesse mérito de contatos...
Isso é óbvio.
Quem deu a notícia de que o relatório trazia cores foi o Pepê e ele não mencionou que havia mudança no critério.
Por falar em Pepê, veja o post "Mentiras do FX-2" no blog dele.
[]'s
Alberto -
- Wardog
- Sênior
Ai meu Deus, cara não distorça os fatos.
Um Brigadeiro deu uma notícia muito antes dizendo que o sistema de avaliação seria por pontuação com um vencedor. Posteriormente o Saito de uma declaração dizendo que seria revelado o vencedor do processo de avaliação.
Aí o Jobim vem e manda fazer por cores para camuflar a decisão real.
Agora os Rafalistas vem aqui falar que sempre foi assim.. Aí fica difícil, tem que fazer uma discussão justa, agora qualquer fato que sai ficam modificando e adaptando ele a favor de sua posição.
"PoW" ta flagrante cara...
Um Brigadeiro deu uma notícia muito antes dizendo que o sistema de avaliação seria por pontuação com um vencedor. Posteriormente o Saito de uma declaração dizendo que seria revelado o vencedor do processo de avaliação.
Agora os Rafalistas vem aqui falar que sempre foi assim.. Aí fica difícil, tem que fazer uma discussão justa, agora qualquer fato que sai ficam modificando e adaptando ele a favor de sua posição.
-
- Sênior
Flagrante?gomugomu escreveu:Ai meu Deus, cara não distorça os fatos.
Os brigadeiros, muito menos o Saito, nunca disseram que o relatório apontaria um vencedor. Isso é interpretação sua e de mais alguns! A FAB não aponta vencedor e ponto. O que um brigadeiro realmente disse é que haveria sim um avião melhor avaliado, mas isso é obvio, não é? Ou você acha que vai dar empate?
[]'s
Alberto -
- Wardog
- Sênior
Não foi isso que foi dito.
O que foi dito éra que o sistema seria classificatório apontando um vencedor.
O sistema de cores foi criado justamente para camuflar esse vencedor.
Agora, cansei de discutir, tudo que sai é adaptado, não me supreenderia se um ou mais da ala vermelha trabalhassem no MD ou GF.
Esse governismo exacerbado e esta vontade de confundir são flagrantes, não me espanta nem um pouco.
Agora, cansei de discutir, tudo que sai é adaptado, não me supreenderia se um ou mais da ala vermelha trabalhassem no MD ou GF.
Esse governismo exacerbado e esta vontade de confundir são flagrantes, não me espanta nem um pouco.
gomugomu escreveu:Ta bom, o gráfico só fala o que todos sabem: o rafale tem mais capacidade operacional entre os 3.
Mas como todos sabem também, o projeto é analizado em mais de uma vertente, o que inclui: transferência técnologia, offsets, preço, etc, etc.
No quesito operacionalidade o Rafale é superior, e nos outros? NÃO
O gráfico ou a avaliação da Força Aérea da Holanda dizem que o Rafale é muito superior aos F-18E e Gripen NG.
Quanto ao resto é avaliação que não cabe a FAB fazer, porque são da alçada do GF.
Quanto ao preço, uma aeronava maior, muito mais capaz e bi-motor será mais cara. Não estamos procurando o caça mais barato, nem a Holanda.
[]´s
-
- Sênior
Não, isso não foi dito, nunca seria dito, nem será dito, com absoluta certeza.gomugomu escreveu:Não foi isso que foi dito.
A FAB nunca apontaria um vencedor, porque ela apenas está fazendo um trabalho técnico. O vencedor será o escolhido pelo Governo. A FAB pode e deve apontar um melhor avaliado tecnicamente, no somatório dos requerimentos. Isso é óbvio para mim.
Os que são contra o GF, os que arrumam intrigas entre o GF e a FAB é que estão dizendo isso.
[]'s
Alberto -
A carapuça serve em quem?Agora, cansei de discutir, tudo que sai é adaptado, não me supreenderia se um ou mais da ala vermelha trabalhassem no MD ou GF.
O engraçado é que a ala vermelha do GF não teve o poder de evitar que a FAB desse uma pernada no GF quando tiraram o SU-35BM e colocaram o avião New Ghost.
A ala azul na época (a mesma de hoje) adorou e aplaudiu de pé NJ e Lula, e agora, por força de uma derrota eminente e acachapante, está tentando transformar em capetas os mesmos NJ e Lula. De santos à capetas em questão de horas, bastou anunciar negociações com a França.
Eu tenho uma leve desconfiança de que essa suposta minoria da FAB que estaria plantando a fofocada aqui e na mídia, vai bater com os burros n'água porque agora o GF tá vacinado pela "esperteza" anterior.
E digo mais, quanto mais eles esperneiam na mídia e espalham fofoquinhas, mais distantes ficam da bandeirinha azul estrelada e listradinha, porque isso mostra um esdrúxulo grau de tentativa de ingerência numa esfera que não lhes é competente, completamente fora da realidade atual.
Esse pessoal deveria copiar em absolutamente tudo o modelo dos seus ídolos supremos, onde o Lula deles simplesmente acabou com o F-22 e todos acataram solenemente, como deveria acontecer em toda democracia moderna e forte, como a nossa.
Mas como supõem que aqui ainda estamos saindo das plantações de frutas longelíneas e amarelas, pendurados em cipós e usando tangas de couro, crêem que ainda podem agir nos velhos moldes e obter o sucesso de sempre, com as táticas e ardis experimentados com muito sucesso mundo afora nos bons tempos da guerra fria e dos bananais sem fim da A do S.
É óbvio, é tática de advogado iniciante e até eu, um leigo bobo, sei que na eminência de uma derrota, ataca-se a credibilidade/honra/figura pessoal/lisura/honestidade do opositor e muda-se o foco da discussão para as pessoas, foge-se dos argumentos e do assunto em si.
Simples e óbvio, mas nem sempre funciona.
Enfim, agora mudaram o foco para a credibilidade para as pessoas do MinDef Nelson Jobim e do Presidente da República Luís Inácio. Como se essas pessoas decidissem as coisas sozinhas, sentadas numa cadeira de praia, tomando cerveja (ou cachaça) e fumando um charuto, embaladas por motivos sempre torpes e obscuros.
Lembremo-nos que já passamos por cores de painel, letras incompreensíveis, casinhas de avião, carrocinha de armas, óleo feito em Marte, parafusos indecifráveis, preço do querosene, 3 X 1, voltamos aos custos e, como nada disso funciona realmente porque são argumentos que na verdade não resistem à mínima análise séria, finalmente chagamos no último recurso, atacar as pessoas e sua honra.
Chegamos ao absurdo de dizerem que o Presidente decide as compras militares por força de cachaçadas e diarréias.
Agora me digam, isso é razoável?
Seria essa a imagem que fazem do Brasil amigos, em pleno século 21. E mais lamentável ainda, há muitos brasileiros que acham tudo isso correto e verdadeiro, acham tudo isso muito natural.
Lógico, enquanto as coisas lhes eram favoráveis, os mesmos políticos hoje demonizados eram exemplos de retidão e honestidade, o processo era um exemplo para o mundo e deveria ser criada uma cadeira universitária sobre gestão de compras militares.
Era assim, até a maré mudar.
Quanto mais fofocaiada, mais distantes.
Abraços e feliz Natal !!!!