Se fosse Aríete C2 eu ainda preferiria
MIL VEZES do que
Gambiarra de VBCI com canhão e motor atrás MMBT. Sempre digo aqui, olhem pro caso do Kaplan-MT, custa USD 7,5 milhões, sendo apenas USD 1 milhão mais caro do que a Coréia pagou nos seus K2 do Batch 1 e 2. E a troco de uma blindagem casca-de-ovo.
Apesar de eu também achar que o EB não quer um MGS, o ROB atual só permite dois tipos de viaturas na concorrência: Type 10 e alguma modificação absurda num desses VBCI's, como motor na frente, usando o mesmo chassis e canhão na tentativa de fazer um MMBT. O próprio EB utilizou slide com o antigo programa
Manned Ground Vehicles, porém esse programa
NÃO previa MMBT mas sim o MCS - que costumo chamar de MGS - para apoio de fogo, hoje em dia materializado no programa MPF, que um imbecil aqui, ano retrasado, quis inventar que era pra substituir o M1A2 e tomou uma invertida de três colegas e a decisiva do
@cabeça de martelo. Depois teve outro na imprensa ai que quis fazer uma matéria sobre o quão MMBT eram maravilhosos e o EUA queria substituir o Abrams porque ele pesava
72 toneladas e um MMBT pesava menos de 50 toneladas, usando de forma cretina métricas diferentes para enviesar a matéria.
O EB precisa modificar o ROB, foi bem criticado naquela apresentação que o
@knigh7 pelos possíveis concorrentes pela dificuldade de colocar algum produto deles naqueles requisitos. Se o EB pede um MBT que consiga transpor pontes classe 60, logo não há diferença alguma se ele tem 50 toneladas ou 55 toneladas. Essa concorrência deveria ir para as 55 toneladas e inclusive aceitar canhão de calibre mínimo de 120 mm e 130 mm, pois incluiria o T-90M e faria uma pressão lascada nos concorrentes para fazer ofertas melhores.
Porém, acho muito interessante esse conceito para uma futura família de blindados médios sob lagartas, com base num futuro VBCI que o EB pede, apesar de eu sinceramente preferir que o EB foque em adquirir blindados M2A2 Bradley aos montes e modernizar, inclusive com troca de torre. Devem sair em torno de USD 4 milhões cada - com torre semelhante a UT-30MK2 e recondicionamento total, câmeras 360º, além de 9 assentos, entre outros -, considerando que M2A2 Bradley, com recondicionamento e treinamento, via EDA, está saindo por cerca de USD 1-1,6 milhão cada, especialmente a última transação para a Croácia, se aprovada, claro. Ainda sairia bem mais barata do que qualquer novo VBCI adquirido por ai, especialmente o Lynx.
Isso sobraria dinheiro para transformar muitos M113 em versões porta-morteiro 120 mm e até anticarro (Spike NLOS), lançadores de
Loitering Munition (HERO) e entre outros.