TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26011 Mensagem por Mapinguari » Qua Dez 23, 2009 2:00 pm

Carlos Mathias escreveu:Gomu, em quantos tópicos você postou essa notícia, que me parece já estava aqui antes?
A notícia antes postada estava em inglês. Essa ele colocou em português.




Mapinguari

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26012 Mensagem por Mapinguari » Qua Dez 23, 2009 2:06 pm

Luiz Bastos escreveu:
Infelizmente você esta com a razão. Eu como entusiasta gostaria de ver os Rafales por aqui, mas se for necessário aguardar mais alguns anos para ter o Pak, estaríamos trocando,acertadamente , 6 por 10. Fui :mrgreen:
Acho engraçado o pessoal considerar Gripen NG, que tem um demonstrador de tecnologia (ou prova de conceito) em vôo, um avião virtual e pensar em PAK-FA, que nem concepção artística tem (ou uma que você possa apontar entre as várias publicadas e dizer: assim será o PAK-FA!). Como se a FAB fosse adquirir um caça russo...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26013 Mensagem por Mapinguari » Qua Dez 23, 2009 2:28 pm

ELSONDUARTE escreveu:Duvida Senhores !!!!

Gostaria de uma opinião de algum especialista de plantão.

Caso o Brasil venha a optar pelo Gripen NG (acho que dá Rafale), e todo o desenvolviemto se de sem problema algum e ele seja entregue nos prazos previstos, eu pergunto, este avião seria capaz de intimidar nossos vizinhos ou qualquer outro que queira vir aqui ??? ele realmente atenderia as nossas expectativas ?? ele será um excelente avião ???

Obrigado.
Claro que sim, Elson. E se ele está no short-list, ele atende às exigências da FAB.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26014 Mensagem por Enlil » Qua Dez 23, 2009 3:41 pm

Mapinguari escreveu:
Luiz Bastos escreveu:
Infelizmente você esta com a razão. Eu como entusiasta gostaria de ver os Rafales por aqui, mas se for necessário aguardar mais alguns anos para ter o Pak, estaríamos trocando,acertadamente , 6 por 10. Fui :mrgreen:
Acho engraçado o pessoal considerar Gripen NG, que tem um demonstrador de tecnologia (ou prova de conceito) em vôo, um avião virtual e pensar em PAK-FA, que nem concepção artística tem (ou uma que você possa apontar entre as várias publicadas e dizer: assim será o PAK-FA!). Como se a FAB fosse adquirir um caça russo...
O PAK-FA é um programa extremamente estratégico para a Rússia e possivelmente seu protótipo voará em 2010. Não foram divulgadas a concepção definitiva ou fotos do protótipo em contrução por motivos óbvios, sem falar q suas encomendas estão garantidas pela Rússia e pela India. Logo, são casos totalmente diferentes.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26015 Mensagem por PRick » Qua Dez 23, 2009 4:27 pm

Mapinguari escreveu:
PRick escreveu:
PRick, você até pode preferir o Rafale, como eu nada tenho contra o Rafale. Acharei muito bom se ele for confirmado como o F-X. Mas a maneira como vc coloca as coisas contra o Gripen chega a ser ridícula. Você não se toca, não? Essa última, de dizer que o Gripen é um caça para dias ensolarados é absurda. Está escrito entre -50º e +50º, você leu isso? Ou está se fazendo de bobo?
O que impede o suecos de desenvolverem o Sea Gripen, se o Gripen NG for adquirido pelo Brasil? Basta o interesse da MB e da Marinha da Índia. Eu não sei porque a falta de fé nisso...
Aliás, essa história de caça de papel, que não é protótipo, etc, enche o saco.
Assim como enche o saco esse negócio de dizer que, o Gripen poderia se desmanchar se pousar num NAe. O que o faz afirmar tal coisa? Duvida da capacidade de engenharia sueca? Achei que o que eles fizeram com um Gripen D transformando no Demo do NG já seria prova suficiente desta capacidade.
Como eu disse, acho que qualquer um pode ter sua preferência. Mas querer fazer com que todos os que preferem o Gripen NG para o F-X2 pareçam uns imbecis que não entendem de nada é uma atitude que não leva a nada para a melhora do ambiente do Fórum.
Alexandre,

Não só eu achei isso uma piada, várias outras pessoas também, os argumentos e os chavões usados por esse Sr. são simplórios, sem falar coisas; de que estava nos planos originais do Gripen um versão naval, etc.. Ou que requisitos de uso em pistas curtas, podem ser usados em NAe´s. Isso é uma forçada de barra deselegante e desesperada. Triste é termos que ler esse tipo de argumentação.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26016 Mensagem por PRick » Qua Dez 23, 2009 4:34 pm

Por sinal,

Para termos uma noção do que seja o desenvolvimento de uma versão naval de um caça, olhem esse teste do Rafale M 01. O caça chega a velocidade de decolagem, e é seguro pelo gancho de parada!



[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26017 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Dez 23, 2009 4:47 pm

AlbertoRJ escreveu:Já li que os franceses gastaram tubos de dinheiro só para bolarem aquele trem de aterrisagem dianteiro do Rafale M, para suportar as 10t do avião (vazio). E já tinham fabricados caças navais...
Fora a estrutura e FCS, que foram projetados desde o início para isso. O FCS tem que ser específico!

Bem, pelo menos os sócios ingleses (e norte-americanos) têm alguma experiência. :twisted:

[]'s

O bicho é bonito que só vendo...

http://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4533.JPGhttp://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4534.JPGhttp://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4537.JPGhttp://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4549.JPG

http://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/aircraft/Rafale/0073.jpg

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26018 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 23, 2009 6:52 pm

Eu penso que o maior galho no pouso em porta-aviões é o impacto que deve ser absorvido, bem diferente do pouso em terra. O avião tem que pousar com força para a arremetida em uma pista curtíssima, então não pode vir "planando" em câmera lenta. Pelo menos é o que já li a respeito.
O FCS do Rafale também simplifica muito para o piloto o pouso em porta-aviões, existe um modo do FCS para automatizar esse tipo de operação. Foi elogiado pela US NAVY, o que não é pouco.
No artigo da Flight Global o Peter Collins comenta sobre esse modo de pouso do FCS.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Dez 23, 2009 6:57 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26019 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 23, 2009 6:55 pm

Gerson Victorio escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Já li que os franceses gastaram tubos de dinheiro só para bolarem aquele trem de aterrisagem dianteiro do Rafale M, para suportar as 10t do avião (vazio). E já tinham fabricados caças navais...
Fora a estrutura e FCS, que foram projetados desde o início para isso. O FCS tem que ser específico!

Bem, pelo menos os sócios ingleses (e norte-americanos) têm alguma experiência. :twisted:

[]'s

O bicho é bonito que só vendo...

http://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4533.JPGhttp://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4534.JPGhttp://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4537.JPGhttp://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/Walkaround/Rafale/DSCN4549.JPG

http://www.amv83.fr/Sigaero/Photos/aircraft/Rafale/0073.jpg

Gerson
Gérson,
Esse treco é considerado um segredo industrial pelos franceses.

Abraços!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26020 Mensagem por Jin Jones » Qua Dez 23, 2009 7:43 pm

Quer dizer que um EFA-2000 ou um Gripen naval é motivo de piada :?
Se os Russos conceguiram fazer o SU-27 ( SU-33 ) operar num NA, por que os Ingleses e Suecos não poderiam ???

É claro !
Tudo que não for Frances ou Russo não presta, não é assim que as coisas são :?

Lamentavel......




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26021 Mensagem por Penguin » Qua Dez 23, 2009 9:06 pm





Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26022 Mensagem por Túlio » Qua Dez 23, 2009 9:15 pm

Só falo a respeito quando o nosso véio Marino me convidar para voar num Skyhawk, daí posso falar no que diabos é pouso e decolagem numa NAe (lembro que o Tom Clancy ganhou essa barbada da USN e escreveu bem à beça sobre o causo).

Marino véio, não sinta MALDADE...ehehehahehaheh




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26023 Mensagem por Penguin » Qua Dez 23, 2009 9:20 pm

Os estudos de um Super Gripen vem de longa data...

Notícias de Abril de 2001
A Força Aérea Sueca esta estudando novas tecnologias a serem integradas nas futuras versões do Gripen. A aeronave chamada Advanced Gripen poderá ter tanques conformais, vetoramento de empuxo, casulo de reconhecimento tático, radar de varredura eletrônica(AESA) e será baseada na versão biposto com combustivel extra levado no lugar do assento traseiro.

Imagem

http://sistemasdearmas.com.br/not/not2001.html




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26024 Mensagem por PRick » Qua Dez 23, 2009 9:44 pm

Jin Jones escreveu:Quer dizer que um EFA-2000 ou um Gripen naval é motivo de piada :?
Se os Russos conceguiram fazer o SU-27 ( SU-33 ) operar num NA, por que os Ingleses e Suecos não poderiam ???

É claro !
Tudo que não for Frances ou Russo não presta, não é assim que as coisas são :?

Lamentavel......
Os caças russos não são CTOL, quer dizer não foram concebidos para usar catapultas, e mesmo assim, demoraram anos para desenvolver o Su-33 e o Mig-29K, não é de agora, nem foi porque estavam querendo vender para o exterior, assim, como franceses e norte-americanos, precisavam de caças navais nacionais.

Os suecos nunca desenvolveram caças navais, porque não tem necessidade. Os Ingleses abandonaram seus NAe´s CTOL desde 1980. Agora, num passe de mágica querem fazer o milagre de vendedores.

EUA e França fizeram uma opção, são os únicos 02 países no mundo a ter tecnologia de CTOL, desde o navio até a aeronave.

Por sinal, nenhum NAE Indiano é CTOL, assim, fica complicado falar em caça naval CTOL.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26025 Mensagem por PRick » Qua Dez 23, 2009 9:46 pm

Santiago escreveu:Os estudos de um Super Gripen vem de longa data...

Notícias de Abril de 2001
A Força Aérea Sueca esta estudando novas tecnologias a serem integradas nas futuras versões do Gripen. A aeronave chamada Advanced Gripen poderá ter tanques conformais, vetoramento de empuxo, casulo de reconhecimento tático, radar de varredura eletrônica(AESA) e será baseada na versão biposto com combustivel extra levado no lugar do assento traseiro.

Imagem

http://sistemasdearmas.com.br/not/not2001.html
Mas depois estão fazendo o Gripen NG, que abandona a maior parte desse estudo. Por sinal de estudos o inferno está cheio. :lol: :lol: :lol:

[]´s




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