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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 10:42 am
por gaitero
gomugomu escreveu:‘Sea Gripen’ para Índia e Brasil

A Saab está respondendo ao RfI (Request for Information) da Índia para o desenvolvimento de uma versão naval do Gripen NG, denominada Sea Gripen. O RfI da Índia foi enviado aos fabricantes buscando informações detalhadas de um projeto de aeronave para operações em navio-aeródromo STOBAR (”short take-off but arrested recovery”).

Além da entrada em serviço do INS Vikramaditya (ex-Admiral Gorshkov totalmente reformado), a Índia tem planos ambiciosos para construir três navios-aeródromo de projeto próprio (IAC). Caças MiG-29K foram adquiridos para equipar o Vikramaditya e o IAC 1. O RFI emitido busca uma aeronave para o IAC 2 e 3.

Segundo o Jane’s Information Group, o RfI foi emitido para a Boeing, Dassault, Eurofighter, Lockheed Martin, Sukhoi e Saab. Enquanto a Índia desenvolve uma versão naval do HAL Tejas, o RfI é um reconhecimento de que o programa do seu caça próprio não será entregue no tempo esperado. A Índia espera comissionar os navios-aeródromo IAC 2 e 3 na segunda metade da próxima década.

Ainda segundo o Jane’s, antes de receber o RfI a Saab completou estudos detalhados de projeto para o Sea Gripen em resposta ao interesse do Brasil. Na verdade, projetos de uma versão navalizada do Gripen começaram na década de 1980 na Suécia. Para a Saab o pedido da Índia é particularmente importante, por causa do potencial do F-X2 do Brasil. O Sea Gripen seria parte de um pacote de longo prazo para a Índia e Brasil, se ambos os países selecionarem o Gripen NG para suas forças aéreas. O RfI da Índia também especifica que a aeronave escolhida deve ser exportável.

O líder de projeto do Sea Gripen, ex-tenente-coronel da Força Aérea Sueca Peter Nilsson disse ao Jane’s que “existe o Rafale, o Super Hornet e algum dia, o JSF, mas nenhuma opção acessível para nações que querem um poder naval independente. O Gripen tem uma capacidade de operar em navios-aeródromo embutida no projeto original, que foi levada em consideração. Ele foi feito para fazer pousos de precisão em pistas curtas. A aerodinâmica, maneabilidade e qualidades de pouso estão todas presentes. Não é preciso mexer em nada.”

O Sea Gripen será possível pelas características inerentes ao Gripen e as mudanças estruturais introduzidas no Gripen NG. Ele foi projetado para operar em todas as especificações de navio-aeródromo convencional, com peso máximo de decolagem de 16.500kg e peso de pouso (com armas e combustível) de 13.500kg. Os mesmos parâmetros o tornam capaz de operar em navios STOBAR. Qualquer Gripen pode operar de uma pista padrão sueca de 800m x 17m, sem gancho ou paraquedas. Com os controles de voo existentes e a baixa velocidade de pouso, o Gripen é totalmente compatível com o ambiente naval.

Algumas mudanças que terão de ser feitas no Sea Gripen incluem um trem de pouso do nariz mais longo e mais forte, com pneus maiores e um novo sistema de absorção de choque. um novo trem de pouso principal para absorver choques com razão de descida de 6,3 m/seg; um gancho de parada reforçado, reposicionado; remoção de riscos de corrosão da estrutura com novos materiais; integração com o sistema de aproximação e pouso do navio-aeródromo.

O resultado será uma aeronave com peso vazio em torno de 8.000kg, com um total de combustível e armas de 8.500kg. O raio de combate está estimado em torno de 1.250km em configuração de ataque marítimo e 1.400km em configuração de caça de defesa da frota (CDF). A vida útil da célula da aeronave é estimada em torno de 8.000h com pousos embarcados e em terra.

Nilsson disse que o projeto de trabalho feito até agora tem sido um forte complemento para o Gripen NG e tem um pé na realidade. Questionado sobre as dificuldades inerentes em tornar um avião de combate “terrestres” em naval, Nilsson respondeu: “Se estivéssemos começando com um caça comum teríamos um problema muito maior.”

“Nós temos um motor (General Electric’s F414) aprovado para operações navais pela US Navy. O Gripen já é feito para altas razões de descida e pouso em rodovias. Então precisamos de um novo trem de pouso no nariz e principal e alguma mudanças na estrutura interna, mas isso foi analisado e é possível. Nós colocamos um gancho de parada no Gripen NG na proposta para a Noruega. Ele terá de ser reforçado para operações embarcadas e um novo ponto de fixação, mas o trabalho está feito. o Gripen NG tem uma melhor fixação da asa com carga mais distribuída que o atual Gripen.”

“O Gripen já tem equipamento de proteção contra a água salgada. Não é necessário mais estudos, pois a aeronave é projetada para operar entre -50°C e +50°C, do Ártico até locais altos e quentes, com umidade severa. Nós não projetamos caças para dias ensolarados”. A Saab espera fazer as apresentações iniciais para a Marinha da Índia em janeiro de 2010 e submeter a resposta ao RfI no mês seguinte.

FONTE: Jane’s Information Group
Lendo sobre eu encontrei este texto...

NOVA DELI - A Marinha indiana tem flutuado um Pedido de Informações (RFI) para uma nova geração de aeronaves que podem operar a partir dos dois porta-aviões comissão indígena que, nos próximos 10 anos.

O Ministério da Defesa e fontes da indústria indicam que a RFI, recentemente publicada, é de um "genérico" natureza ", à procura de novas plataformas e tecnologias a bordo e que está na oferta de alguns dos fabricantes conhecidos. O Boeing E.U. e francês Dassault ter confirmado a recepção da RFI para as respectivas F18 Super Hornet eo Rafale.

O número de aeronaves de nova geração ainda está para ser decidido.

Segundo a próxima edição da revista de defesa estratégica Índia, o avião de nova geração será para além do Mig 45-29Ks a Marinha está comprando da Rússia, 16 dos quais foram ordenados em 2004 juntamente com Almirante Gorshkov. O Mig-29K é uma variante modernizada naval do MiG-29 operacionais com a Força Aérea Indiana (IAF).

A ordem de um MiG-29 adicionais 29Ks está sendo processado, e é susceptível de ser colocado logo após as negociações de preços e cronograma de entrega são trabalhados.

Não deve haver nenhum atraso da Rússia sobre o fornecimento do Mig-29Ks embora tenha atrasado a entrega de Gorshkov por quatro anos e também está exigindo um extra de R $ 1,2 bilhões superior ao preço do contrato de 974 milhões dólares. O portador de idade foi gratuita eo preço foi para a reparação e recuperação do navio que foi danificado em um acidente de fogo a bordo.

O Super Hornet, um sucessor do anterior Hornet, foi introduzida em 1998 para a Marinha E.U. enquanto Rafale, um sucessor dos velhos Mirage 2005, tem duas versões da força aérea e naval já em funcionamento. Ambas as aeronaves estes são também concorrentes para os quase 200 Medium Multi Role Combat Aircraft (M-MRCA) exigência da Força Aérea da Índia.

SEA Typhoon


Eurofighter Vice President e Head of Índia Campanha Direcção Dr. Matthias Schmidlin disse Índia Estratégico que enquanto ele não poderia confirmar a recepção da RFI para a variante naval do Eurofighter, a sua empresa teria obrigação de licitação para a marinha indiana, se convidado.

Na verdade, ele apontou, Eurofighter é a única aeronave entre os seis candidatos para o fim da IAF que teria capacidade de vectorização de impulso nos próximos anos. Capacidade de hélices permite que uma aeronave estar ainda no ar, terra e decolagem e até mesmo no modo vertical como um helicóptero.

Cerca de 200 Eurofighters tenham sido produzidos até agora, principalmente para atender às exigências das nações participantes, que incluem Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha e Itália.

Vectorização do impulso está sendo desenvolvida e será operacional em Eurofighters na primeira metade da próxima década, o Dr. Schmidlin disse.

Harrier, que a Índia comprou no final de 1970 da Grã-Bretanha, foi o primeiro avião com hélices. A Joint Strike Fighter (JSF), sendo desenvolvido pela Lockheed Martin para E.U. Força Aérea e da Marinha para os próximos anos, terá essa capacidade.


Além da Boeing, Dassault e Eurofighter, os outros contendores na competição IAF são Mig-35 (uma versão mais recente do MiG-29), o Gripen da Suécia e da F 16 Viper IN (E.U. Lockheed Martin).

O bronze naval indiano é declaradamente só fazer um pouco de pensar alto sobre a sua nova exigência, mas se abre formalmente a competição nos próximos anos, seria adicionar uma nova dimensão à competição em curso da IAF.

IAF Pedido de Propostas (ou concursos), é para uma encomenda firme de 126 aviões e mais de 63 como uma opção ao mesmo preço. Dada a contínua queda no número de esquadrões da IAF, devido à obsolescência de suas aeronaves de grande Soviética vintage, uma ordem de repetir, pelo menos, mais 100 MRCAs é provável.

Se a marinha indiana escolhe o mesmo avião, então seria um bônus para o fornecedor, e também para a HAL, que seria o principal integrador para Transferência de Tecnologia (ToT) e 50 por cento deslocamento obrigatório na SDP.

Processualmente, a Marinha também é mais fácil de comprar na mesma aeronave, sem abrir uma concorrência internacional, pois seria um follow-on para que não requer nenhuma oferta multi-fornecedor.

A Marinha indiana tem um porta-aviões de pequeno porte, INS Viraat, que foi recentemente reformado e modernizado para a vida-extensão. Há uma dúzia de Harriers antiga para operar a partir de sua plataforma, enquanto Gorshkov estará disponível em 2012 ou 2013.

Notadamente, é um Gorshkov 44.000-transportadora tonelada, enquanto portador da Índia, primeira aeronave indígenas, a ser construída em Kochi, terá apenas cerca de 37.000 toneladas de deslocamento. A transportadora segundo, já sancionada pelo governo, poderia ser modificado para ser um pouco maior.

Ambas estas transportadoras estão sendo projetados pela Fincantieri Itália.

Também pode-se notar que tanto o Eurofighter e Rafale são menores em tamanho do que o F 18 Super Hornet, que operam a partir de grandes aviões E.U. flutuante em todos os oceanos.

Mas o chefe da Boeing IDS "para a Índia, Dr Vivek Lall, disse à Índia estratégica que a Boeing tinha feito uma simulação de computador para verificar que o Super Hornet pode operar a partir de Gorshkov e transportadoras indianas como e quando eles são encomendados.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 10:58 am
por Carlos Mathias
Esse é o tópico das piadas? :lol:
Todo mundo é caça naval desde criancinha. Só não fez porqueeeeeee... Bem, isso é um mero detalhe, né?
Como disse o Prick, uma gambiarra aqui, um peneuzinho maior ali, um cabrestinho acolá e... Um caça naval saindo do forno em um ano!

Se o Brasil anunciar um plano de uma espaçonave, vai sair logo em seguida o Gripen-ES-NGBR, o Gripen nave espacial. Um canopi mais durinho aqui, um motor foguete acolá, um para-quedas ali e ... :lol:

É a beira do abismo. :roll:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 11:06 am
por PRick
Carlos Mathias escreveu:Esse é o tópico das piadas? :lol:
Todo mundo é caça naval desde criancinha. Só não fez porqueeeeeee... Bem, isso é um mero detalhe, né?
Como disse o Prick, uma gambiarra aqui, um peneuzinho maior ali, um cabrestinho acolá e... Um caça naval saindo do forno em um ano!

Se o Brasil anunciar um plano de uma espaçonave, vai sair logo em seguida o Gripen-ES-NGBR, o Gripen nave espacial. Um canopi mais durinho aqui, um motor foguete acolá, um para-quedas ali e ... :lol:

É a beira do abismo. :roll:

O marketing do Gripen está fazendo escola, gostaria de ver as artes do Sea Gripen e do Sea Typhoon. Imagine o preço desse último. 8-] 8-]

Isso é muito ruim para quem quer seriedade nessas "concorrências".

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 11:13 am
por AlbertoRJ
Já li que os franceses gastaram tubos de dinheiro só para bolarem aquele trem de aterrisagem dianteiro do Rafale M, para suportar as 10t do avião (vazio). E já tinham fabricados caças navais...
Fora a estrutura e FCS, que foram projetados desde o início para isso. O FCS tem que ser específico!

Bem, pelo menos os sócios ingleses (e norte-americanos) têm alguma experiência. :twisted:

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 11:29 am
por PRick
AlbertoRJ escreveu:Já li que os franceses gastaram tubos de dinheiro só para bolarem aquele trem de aterrisagem dianteiro do Rafale M, para suportar as 10t do avião (vazio). E já tinham fabricados caças navais...
Fora a estrutura e FCS, que foram projetados desde o início para isso. O FCS tem que ser específico!

Bem, pelo menos os sócios ingleses (e norte-americanos) têm alguma experiência. :twisted:

[]'s
E isso apenas indicam o quanto os croassantes estavam corretos ao especificarem as capacidades e emprego do Rafale. O resto agora tenta copiar em desespero de causa.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 11:40 am
por marcelo l.
O que mais me assusta nessa história dos caças, é realmente o Gripen, cada dia aparece um projeto novo, se a Saab tem problemas de caixa e quase já foi vendida para embraer segundo os foruns, como agora tem todo esse dinheiro...Mais me parece que pressão sueca para vencer é para conseguir crédito fácil do BNDES e nossas reservas que mesmo alguns brasileiros acreditam que podemos gastar, mas a realidade é bem outra.

Apesar do discurso do presidente a economia brasileiro ainda enfrenta grandes dificuldades, nossa pauta de exportação até pelas desonerações fiscais levou-nos a ser um país que a cada dia depende de produtos primários, e não serão projetos industriais isolados que criam ilhas que levaram a reverter esse quadro, mas sim uma política industrial consistente.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 12:05 pm
por ELSONDUARTE
Duvida Senhores !!!!

Gostaria de uma opinião de algum especialista de plantão.

Caso o Brasil venha a optar pelo Gripen NG (acho que dá Rafale), e todo o desenvolviemto se de sem problema algum e ele seja entregue nos prazos previstos, eu pergunto, este avião seria capaz de intimidar nossos vizinhos ou qualquer outro que queira vir aqui ??? ele realmente atenderia as nossas expectativas ?? ele será um excelente avião ???

Obrigado.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 12:08 pm
por Enlil
Carlos Mathias escreveu:Esse é o tópico das piadas? :lol:
Todo mundo é caça naval desde criancinha. Só não fez porqueeeeeee... Bem, isso é um mero detalhe, né?
Como disse o Prick, uma gambiarra aqui, um peneuzinho maior ali, um cabrestinho acolá e... Um caça naval saindo do forno em um ano!

Se o Brasil anunciar um plano de uma espaçonave, vai sair logo em seguida o Gripen-ES-NGBR, o Gripen nave espacial. Um canopi mais durinho aqui, um motor foguete acolá, um para-quedas ali e ... :lol:

É a beira do abismo. :roll:
Boa :mrgreen:.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 12:20 pm
por Bourne
Vocês ficam fazendo piada, mas vai que a India compra e faz uma versão naval. Daí [063] [063] [063]

Daí vem o mimimimim....muamuamaumauamua......

Olha que os indianos são tomados no giraia, podem fazer isso mesmo. Imagina se dá certo. :shock:

Mesmo que não dê tem uma pancada de aviões de caça e o Pakão saindo do forno. Morram de inveja. [087]

Ter 36 não sei o que ou 72 e se achar o e4 (novo giria internetica) não dá. :x

Ainda estarei vivo para ouvir os lamentos. Se a vodka permitir. Vou me embebedar para aforgar as mágoas. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 12:35 pm
por soultrain
Só se os Indianos comprarem a SAAB.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 12:41 pm
por Bourne
Os indianos/brasileiros/chineses tem que comprar a SAAB e outras companhias da Oropa e do Grande Satã. É o novo mundo surgindo hahahaahhaahhaah... (risada maligna) :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 1:10 pm
por Carlos Mathias
Cara, eu ainda não vi nenhum programa indiano afeito a maluquices.

Agora, poder pode sim. Eu também posso ganhar na mega sena, mesmo jogando uma vez por mês, quando jogo e com R$2,00.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 1:44 pm
por GDA_Fear
0,0000000000000000000001%

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 1:45 pm
por Bourne
O 1% já é muito raçudo e valente, virou o jogo aos 49 do segundo tempo. Então, imagina o 0,00000000000000000000000000001%

Porém isso não é uma questão estatística, mas sim dos homi e culhões de visão de longo prazo. :evil:

Por sinal, a divisão de carros da Volvo está quase se transformando em chinesas. :shock:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Dez 23, 2009 1:58 pm
por Mapinguari
PRick escreveu:
gomugomu escreveu:‘Sea Gripen’ para Índia e Brasil

A Saab está respondendo ao RfI (Request for Information) da Índia para o desenvolvimento de uma versão naval do Gripen NG, denominada Sea Gripen. O RfI da Índia foi enviado aos fabricantes buscando informações detalhadas de um projeto de aeronave para operações em navio-aeródromo STOBAR (”short take-off but arrested recovery”).Um caça virtual, e ainda mais uma versão virtual naval, como dizem, o papel aceita qualquer coisa. 8-] 8-]

Além da entrada em serviço do INS Vikramaditya (ex-Admiral Gorshkov totalmente reformado), a Índia tem planos ambiciosos para construir três navios-aeródromo de projeto próprio (IAC). Caças MiG-29K foram adquiridos para equipar o Vikramaditya e o IAC 1. O RFI emitido busca uma aeronave para o IAC 2 e 3.

Segundo o Jane’s Information Group, o RfI foi emitido para a Boeing, Dassault, Eurofighter, Lockheed Martin, Sukhoi e Saab. Enquanto a Índia desenvolve uma versão naval do HAL Tejas, o RfI é um reconhecimento de que o programa do seu caça próprio não será entregue no tempo esperado. A Índia espera comissionar os navios-aeródromo IAC 2 e 3 na segunda metade da próxima década.E o Gripen NG SEA fica pronto quando? :lol: :lol:

Ainda segundo o Jane’s, antes de receber o RfI a Saab completou estudos detalhados de projeto para o Sea Gripen em resposta ao interesse do Brasil. Na verdade, projetos de uma versão navalizada do Gripen começaram na década de 1980 na Suécia. Para a Saab o pedido da Índia é particularmente importante, por causa do potencial do F-X2 do Brasil. O Sea Gripen seria parte de um pacote de longo prazo para a Índia e Brasil, se ambos os países selecionarem o Gripen NG para suas forças aéreas. O RfI da Índia também especifica que a aeronave escolhida deve ser exportável.Agora começa a fantasia misturada com papo de vendedor. ESTUDOS!!!

O líder de projeto do Sea Gripen, ex-tenente-coronel da Força Aérea Sueca Peter Nilsson disse ao Jane’s que “existe o Rafale, o Super Hornet e algum dia, o JSF, mas nenhuma opção acessível para nações que querem um poder naval independente. O Gripen tem uma capacidade de operar em navios-aeródromo embutida no projeto original, que foi levada em consideração. Ele foi feito para fazer pousos de precisão em pistas curtas. A aerodinâmica, maneabilidade e qualidades de pouso estão todas presentes. Não é preciso mexer em nada.”Bebeu o cara, só pode ser. :twisted: :twisted:

O Sea Gripen será possível pelas características inerentes ao Gripen e as mudanças estruturais introduzidas no Gripen NG. Ele foi projetado para operar em todas as especificações de navio-aeródromo convencional, com peso máximo de decolagem de 16.500kg e peso de pouso (com armas e combustível) de 13.500kg. Os mesmos parâmetros o tornam capaz de operar em navios STOBAR. Qualquer Gripen pode operar de uma pista padrão sueca de 800m x 17m, sem gancho ou paraquedas. Com os controles de voo existentes e a baixa velocidade de pouso, o Gripen é totalmente compatível com o ambiente naval.Sem dúvida ele vai usar o maior NAE do mundo, 800 metros por 17! :lol: :lol: :lol:

Algumas mudanças que terão de ser feitas no Sea Gripen incluem um trem de pouso do nariz mais longo e mais forte, com pneus maiores e um novo sistema de absorção de choque. um novo trem de pouso principal para absorver choques com razão de descida de 6,3 m/seg; um gancho de parada reforçado, reposicionado; remoção de riscos de corrosão da estrutura com novos materiais; integração com o sistema de aproximação e pouso do navio-aeródromo.ALGUMAS MUDANÇAS! 8-] 8-]

O resultado será uma aeronave com peso vazio em torno de 8.000kg, com um total de combustível e armas de 8.500kg. O raio de combate está estimado em torno de 1.250km em configuração de ataque marítimo e 1.400km em configuração de caça de defesa da frota (CDF). A vida útil da célula da aeronave é estimada em torno de 8.000h com pousos embarcados e em terra.A que ponto o cara chegou, são números chutados para todo lado.

Nilsson disse que o projeto de trabalho feito até agora tem sido um forte complemento para o Gripen NG e tem um pé na realidade. Questionado sobre as dificuldades inerentes em tornar um avião de combate “terrestres” em naval, Nilsson respondeu: “Se estivéssemos começando com um caça comum teríamos um problema muito maior.”Olha o cara tem um pé na realidade, pelo menos um, porque o outro está na fantasia pura. :lol: :lol:

“Nós temos um motor (General Electric’s F414) aprovado para operações navais pela US Navy. O Gripen já é feito para altas razões de descida e pouso em rodovias. Então precisamos de um novo trem de pouso no nariz e principal e alguma mudanças na estrutura interna, mas isso foi analisado e é possível. Nós colocamos um gancho de parada no Gripen NG na proposta para a Noruega. Ele terá de ser reforçado para operações embarcadas e um novo ponto de fixação, mas o trabalho está feito. o Gripen NG tem uma melhor fixação da asa com carga mais distribuída que o atual Gripen.”Quem coisa simples, é só fazer uma gambiarra aqui, outra ali, e pronto, surgir um novo caça naval. :mrgreen: :mrgreen:

“O Gripen já tem equipamento de proteção contra a água salgada. Não é necessário mais estudos, pois a aeronave é projetada para operar entre -50°C e +50°C, do Ártico até locais altos e quentes, com umidade severa. Nós não projetamos caças para dias ensolarados”. A Saab espera fazer as apresentações iniciais para a Marinha da Índia em janeiro de 2010 e submeter a resposta ao RfI no mês seguinte.Já vi tudo, o Gripen não é um caça para dias ensolarados, portanto, não serve mesmo para o Brasil!! E o cara nem se toca das besteiras que vai enfileirando! :shock: :shock:

[]´s


FONTE: Jane’s Information Group
PRick, você até pode preferir o Rafale, como eu nada tenho contra o Rafale. Acharei muito bom se ele for confirmado como o F-X. Mas a maneira como vc coloca as coisas contra o Gripen chega a ser ridícula. Você não se toca, não? Essa última, de dizer que o Gripen é um caça para dias ensolarados é absurda. Está escrito entre -50º e +50º, você leu isso? Ou está se fazendo de bobo?
O que impede o suecos de desenvolverem o Sea Gripen, se o Gripen NG for adquirido pelo Brasil? Basta o interesse da MB e da Marinha da Índia. Eu não sei porque a falta de fé nisso...
Aliás, essa história de caça de papel, que não é protótipo, etc, enche o saco.
Assim como enche o saco esse negócio de dizer que, o Gripen poderia se desmanchar se pousar num NAe. O que o faz afirmar tal coisa? Duvida da capacidade de engenharia sueca? Achei que o que eles fizeram com um Gripen D transformando no Demo do NG já seria prova suficiente desta capacidade.
Como eu disse, acho que qualquer um pode ter sua preferência. Mas querer fazer com que todos os que preferem o Gripen NG para o F-X2 pareçam uns imbecis que não entendem de nada é uma atitude que não leva a nada para a melhora do ambiente do Fórum.