Não, aprenderemos a voar.EDSON escreveu: E agora?
Devolvemos então!?
Helicópteros de Ataque e Transporte
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Bolovo escreveu:Orestes, eu já contei essa história do C-295, só que diferente. E já faz bastante tempo até. Quem me contou foi um Cap-Av que estava na hora do incidente. O que ocorreu é que foram pousar, tudo normal, mas o avião deu uma estolada e caiu com tudo no chão, quebrando o trem de pouso. Não ouvi isso por aí, não peguei isso da internet. É fonte primária. Sobre substituir o Buffalo, realmente não dá, esse é substituível, o que acontece é que estão voando o C-295 como pilotavam o Buffalo, por isso ocorre essas coisas, alias, isso ocorre na transição para qualquer vetor mais novo.
Alias, o engraçado é que vi um Casa hoje.
Verdade, Bolovo, lembro-me perfeitamente de você falando sobre o C-295 aqui no DB e ecoando n-vezes. Bem, perguntei para os caras exatamente o que você falou, claro que não assumiram a coisa, mas ouvi o seguinte: pousamos o C-105 da mesma forma que fazíamos com o Búfalo, que o fabricante nos garantiu que não seria problema, tanto que nos treinamentos fizemos algo idêntico, mas aqui não deu certo, o avião "caiu" e quebrou os dois trens de pouso.
Mas como eu disse antes, os problemas não param por aí, os "detritos" das pistas não preparadas estão "voando" nas hélis, então...
Grande abraço,
Orestes
PS: quando estive "lá", minhas perguntas foram baseadas em seus relatos, pois só sabia da coisa através do que você disse aqui no DB, ou seja, mérito seu. Por isso pude comprovar in loco.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
EDSON escreveu:
E agora?
Devolvemos então!?
Claro que não, Édson. Devemos voar o vetor de acordo com seu perfil, devemos buscar junto ao fabricante melhorias e up grades para o avião. Houveram erros, mas acredito que sejam mais nossos do que do fabricante do avião em si. O C-295 está longe de ser um avião ruim ou mediano, o problema é que o voamos de forma errada, assim penso. Mas não vamos esperar ouvir isso da "turma", né? rsrs
Abração,
Orestes
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Amigo Alexandre, acho que você ainda não entendeu a coisa direito. Não se trata de ideologias ou não, trata-se de fatos concretos, nenhum dos vetores voando, todos parados. O problema, opinião minha, não está no vetor em si, mas nos...alexandre lemos escreveu:Filtro ideológico ...
Grande abraço,
Orestes
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Oia só, me senti importante.
Mas uma coisa é verdade, voar o C-295 como Buffalo é impossível.
Só ver quem tem Buffalo não trocam eles de jeito algum. É um avião impressionante. O Casa perto deles é realmente "de vidro". Mas vamos ter que de algum jeito aprender a voar os Casa 295 a sua maneira.
Abs!!
Mas uma coisa é verdade, voar o C-295 como Buffalo é impossível.
Só ver quem tem Buffalo não trocam eles de jeito algum. É um avião impressionante. O Casa perto deles é realmente "de vidro". Mas vamos ter que de algum jeito aprender a voar os Casa 295 a sua maneira.
Abs!!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
A FAB trabalha com missões específicas para cada Unidade Aérea, para que desenvolvam doutrina, e isso, muitas vezes, independe do vetor que está sendo utilizado. O 2º/10º cuida de resgate SAR, inclusive em combate (CSAR), mas jamais pensou em missões de ataque. O Esquadrão que mais desenvolve doutrina de superioridade aérea com helicópteros é o 2º/8º GAV em Recife, com UH-50 e, provavelmente, caso recebam helis de ataque serão movimentados para alguma base da amazônia.Alitson escreveu:Boa Noite caro Amigo,orestespf escreveu: Bolovo, não sei nada sobre modelos, mas faz algum sentido o EB ter um modelo "mais ataque" do que a FAB. O que eu acho errado é a FAB ter um héli "caça-tanques", aí não dá, tem que ser algo mais específico pra ela mesmo. Por outro lado, não faz sentido o EB ter o mesmo héli só para ter comunalidade dos meios, mas podemos imaginar um héli pelo menos com "base comum", algo facilitaria a manutenção, etc.
Os caras não me disseram nada, nem sugeriram algo, nem mesmo suas preferências pessoais, apenas disseram que é mais do que necessário, que o EB está levando o assunto a sério e que conta com o apoio do Governo. Cheguei a perguntar "pra quando", mas só ouvi algo genérico do tipo "já passou da hora, está demorando".
Vamos ver, o EB é meio enrolado mesmo, apesar de existir grandes nomes em seu quadro.
Abração,
Orestes
Vejo da seguinte forma. A Base Aérea de Campo Grande dotada com a "unidade" mais capacitada a realizar missões especiais, tipo SAR/C-SAR/COIN da AL é o que a FAB quer. Tendo nesta base, 18-20 A-29, mais 12 A-129, mais 6 UH-60(completos) e mais 4 CN-235M na versão SAR/C-SAR(já comentada para o pelicano), teríamos sim uma unidade totalmente capacitada, porém não concordo com isto. Pelo que sei, é nisso que se pensa na FAB. Mas...
Abraços...
Uma Base Aérea só faz apoiar as Unidades Aéreas, pois não possuem gerência operacional nas missões a serem treinadas e desempenhadas pelas UAE.
Volto a dizer que cada um com seus problemas, se o EB quer fazer sua missão de ataque, possivelmente em prol da força de superfície, a FAB também têm suas necessidades para uso dos helis em missões de ataque ou escolta, com doutrina diferente do EB. É um pouco utópico que na hora do vamo-vê vai ser fácil coordenar com uma Unidade do EB, que já tem muitas atribuições em seu TO, que desenvolva missões em proveito da FAB e com o mesmo rendimento que uma unidade com doutrina e conhecimento já treinados pela FAB. Nós não somos EUA...
Abraços
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Os sapões serão substituídos, Bolovo, mas confesso que não gosto da forma. Primeiro porque a FAB vai adquirir mais BH, deve passar de 12. Segundo porque entra aí o Cougar (ou Super Cougar). Em suma, a Força fez uma escolha (em tese), mas estão dão um jeitinho mais uma vez. Nada contra o Super Cougar, porém mais uma vez a forma me desagrada. Neste ponto, estou 100% com você nessa. Você precisava ouvir o que os fabianos disseram sobre o BH, os olhos dos caras brilharam, falo sério.Bolovo escreveu:Orestes, indignado eu estou sim. Comprar helis de ataque enquanto temos 47 Sapões e alguns Super Puma bem fraquinhos voando por aí, fazendo 99% dos tipos de missões mais voadas. Não entendo mesmo! O unico (o unico!) heli de transporte que compramos em dez anos para a FAB foram os Blackhawks, e só seis!!! O que me alivia um pouco é saber (com quase certeza) que o Esquadrão Pelicano vai receber um Blackhawks full em breve. Coisa boa.
Abração,
Orestes
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Orestes, as vezes vendo esses casos, não sei se é impressão minha ou se é verdade, mas de que a FAB não é uma "unidade", uma instituição com um pensamento único e sólido, com um objetivo claro a ser seguido. Parece mais um prédio, onde cada apartamento, ou seja, os grupelhos, pensa uma coisa e dá um jeito para conseguir estabelecer o seu cantinho a seu jeito, alias, parece o DB, aqui tem Gripeiro, tem Flankeiro, tem pró-EUA, etc, o problema é que aqui podemos ser assim, é um fórum de debates coisa e tal, já a FAB não...
Sei lá... doidisse total
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
orestespf escreveu:Amigo Alexandre, acho que você ainda não entendeu a coisa direito. Não se trata de ideologias ou não, trata-se de fatos concretos, nenhum dos vetores voando, todos parados. O problema, opinião minha, não está no vetor em si, mas nos...alexandre lemos escreveu:Filtro ideológico ...
Grande abraço,
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Aproveitando o assunto alguém sabe porque os C-295 não vieram com sonda de REVO?
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Não é "doidisse" não, Bolovo, é fato.Bolovo escreveu:Orestes, as vezes vendo esses casos, não sei se é impressão minha ou se é verdade, mas de que a FAB não é uma "unidade", uma instituição com um pensamento único e sólido, com um objetivo claro a ser seguido. Parece mais um prédio, onde cada apartamento, ou seja, os grupelhos, pensa uma coisa e dá um jeito para conseguir estabelecer o seu cantinho a seu jeito, alias, parece o DB, aqui tem Gripeiro, tem Flankeiro, tem pró-EUA, etc, o problema é que aqui podemos ser assim, é um fórum de debates coisa e tal, já a FAB não...
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Desculpas, mano véio. O problema deve estar na cerva, me deixando assim: falo uma coisa, escrevo outra, mas no fundo estava pensando em uma terceira coisa diferente. Aí não tem jeito, erramos fácil!!!!alexandre lemos escreveu:orestespf escreveu: Amigo Alexandre, acho que você ainda não entendeu a coisa direito. Não se trata de ideologias ou não, trata-se de fatos concretos, nenhum dos vetores voando, todos parados. O problema, opinião minha, não está no vetor em si, mas nos...
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PS: relendo, entendi o seu "recado".
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Você pode ter um pingo de razão, pois até havia um lema da FAB que dizia "nossa Força vem da nossa gente".Bolovo escreveu:Orestes, as vezes vendo esses casos, não sei se é impressão minha ou se é verdade, mas de que a FAB não é uma "unidade", uma instituição com um pensamento único e sólido, com um objetivo claro a ser seguido. Parece mais um prédio, onde cada apartamento, ou seja, os grupelhos, pensa uma coisa e dá um jeito para conseguir estabelecer o seu cantinho a seu jeito, alias, parece o DB, aqui tem Gripeiro, tem Flankeiro, tem pró-EUA, etc, o problema é que aqui podemos ser assim, é um fórum de debates coisa e tal, já a FAB não...
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Mas na FAB, o emprego operacional da Força está a cargo do COMGAR, com suas 3 Forças Aéreas separadas para o preparo específico em cada atividade (caça, reconhecimento, transporte, patrulha, etc...).
Quando surge uma necessidade operacional, o COMGAR, dentro de suas possibilidades, solicita ao EM da FAB novos equipamentos para cumprir uma missão que lhe foi atribuída, e o EM distribui as necessidades de acordo com prioridades e orçamentos disponíveis para os anos vindouros. Para países mais organizados, parece-nos que é uma tarefa não muito complicada, mas para o Brasil, que não sabe nem o orçamento disponível para o ano vigente, que corta CPMF da saúde que gera cortes nos outros ministérios, que não sabe ao menos a estratégia de curto prazo, quiçá planejamento para 10 anos, deve ser difícil.
Mas não podemos nos esmorecer, precisamos manter o pensamento honesto e não nos corromper como nossos governantes, mesmo com os revéses e ataques que nos são deferidos. Talvez só uma guerra corrija isso... ou quem sabe nem isso, pois do jeito que o povo é, muitos morrerão e mesmo assim ainda continuarão preocupado com o final da novela, com a compra de votos e com os desvios de verbas para os partidos.
Abraços
Obs: não tem muito a ver com o tópico, mas não pude resistir.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
x2Carlos Mathias escreveu:Tem tudo a ver Thor, tudo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima