Deu uma baita CAMBALHOTA mental pra afirmar o que eu havia dito.Juniorbombeiro escreveu: Ter Jun 26, 2018 5:54 pm Você deveria ao menos ler as coisas que você posta, mas eu sinceramente já cansei de explicar esse assunto dezenas de vezes, estou cheio de escrever para as paredes, esse espaço aqui está se tornando cada dia mais um espaço de discussão raza e mentiras repetidas. Por isso que cada vez mais e mais pessoas que poderiam contribuir se afastam.
Vou apenas comentar por cima, pq obviamente, já deu para perceber que não estou com saco para isso.
A matéria fala de DERIVADOS de petróleo, é Justamente o contrário do que vc diz, não é importar petróleo para refinar, mas sim importar produtos já refinados.
Existe sim uma capacidade marginal de operar com petróleo importado, afinal existem várias características diferentes de petróleo (e preços diferentes também), mas aí já é um assunto que inclusive está além da minha capacidade técnica, prefiro nem comentar.
Agora...existe de fato uma capacidade ociosa de refino no Brasil (que não é pouca), coisa que não tem uma explicação convincente que possa ser digerida. Pode acreditar que estão tentando, mas chega a ser constrangedor ver as desculpas que tentam empurrar goela abaixo do corpo técnico da Petrobras.
Eu tenho uma explicação: não existe vácuo na política (nem na corrupção). Quantas refinarias de petróleo existem na Suíça? (pode até existir, mas não me ocorre nenhuma). E traders de derivados? Existe a Trafigura, uma das maiores do mundo nesse tipo de negócio (e a mais corrupta também). Agora vamos pensar... vocês acham que o "MP" da Suíça entregaria de mãos beijadas para um bando de caipiras de jurisdição de roça, uma empresa que movimenta centenas de BILHÕES de dólares por ano? Isso explica pq a lava jato passou ao Largo do setor de petróleo tido como o mais corrupto de todos, a comercialização, também explica pq essa mudança brusca de estratégia desse governo mulambo, se a torneira de propina está restrita no Brasil, onde eles vão procurar amarrar o burro? Hora...parece óbvio não? Tem mais, os EUA respondem hoje por mais de 40% das importações de diesel para o Brasil, enquanto nossas refinarias estão operando com baixa carga (por questões nem um pouco técnicas), coincidência? Bom, tem gente que bateu panela para isso, eu estou me fudendo (estou tendo que trabalhar longe de casa), mas me adapto, e tem gente que está se fudendo bonito e não pode nem ir para os EUA limpar privadas e cocô de cachorro de gringo, pq não sabe nem falar a porra do inglês, e mesmo que soubesse, é arriscado de ficar preso em uma jaula e apartado dos filhos ainda por cima. Para essa gente eu só posso dar os parabéns mesmo, e viva o mito...
EM MOMENTO ALGUM EU FALEI QUE IMPORTAMOS PETRÓLEO PRA REFINAR, nós importamos petróleo fino, óbviamente já refinado, para MISTURAR com óleo bruto Brasileiro.
Já que IMPORTAMOS, estamos sujeitos á variação cambial e ao custo do barril em dólar. Então congelar preço é uma medida não só absurda, como IDIOTA.
Inclusive foi o Ciro que apoio Lula contra o Serra, com um desvio enorme nas refinarias do Rio e de Abreu e Lima, em Ipoojuca, qur estariam aptas a refinar o petróleo bruto sem a necessidade da adição de petróleo fino á mistura. E também apoio a Dilma e o controle de preços.
Se você tem problemas ao interpretar isso, ai é seu problema.
Aliás, deu muito certo essa política, um rombo de R$ 40 Bi nos primeiros meses, prejuízo conjunto de quase R$ 500 Bi.
Esse é o Jeniu que entende de economia, errado sou eu.
Tem que ser muito doido ou burro (talvez desonesto) pra levar um cara como Ciro Gomes á sério.