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Enviado: Seg Ago 27, 2007 12:13 am
por Luís Henrique
Bom, sendo assim...
então o SU-35 enxerga a 200 km e não a 400...
assim como o F-22 enxerga a 200 km e não 400...
seguindo o raciocinio o EF enxerga a 100 km e não a 200...
E o Rafale enxerga a 65 km e não 130....
se vamos supor que os fabricantes inflam as capacidades, digamos, dobram...então que seja para todos os favricantes e nao so os russos.
Enviado: Seg Ago 27, 2007 1:22 am
por PRick
Luís Henrique escreveu:Bom, sendo assim...
então o SU-35 enxerga a 200 km e não a 400...
assim como o F-22 enxerga a 200 km e não 400...
seguindo o raciocinio o EF enxerga a 100 km e não a 200...
E o Rafale enxerga a 65 km e não 130....
se vamos supor que os fabricantes inflam as capacidades, digamos, dobram...então que seja para todos os favricantes e nao so os russos.
Acho que apesar de não sabermos os alcances reais, porque todos disfarçam a capacidades, ou aumentam a capacidade além do real. Mas devemos ter apenas bom senso, nenhum radar moderno, que equipam os citados aviões, tem alcance inferior a 150 kms para alvos do tamanho de um caça.
Mas também nenhum deles tem alcance de radares equipando Aviões AEW, que no máximo são capazes de rastrear um caça a 350 kms. E não precisamos ir muito longo, a Unidade Central de Processamento do ErieEye, ocupa um espaço que é maior que todo o bico e cabine do SU-35, assim, não é crível que a eletrônica russa esteja tão avançada a ponto de num espaço muito menor, criar um radar capaz de alcances superiores ao ErieEye.
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Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:12 am
por Carlos Mathias
Prick, não confunda capacidade de processamento com potência concentrada. Se um ERIEYE puder concentrar toda a energia da sua antena numa pequena área, tenha certeza que vai enxergar muito mais longe que estes 350km. Outro detalhe, um ERIEYE pode rastrear talvez uns 300 alvos simultaneamente, tratar toda essa informação e mandar via link para um número enorme de receptores. No caso do BM, são "apenas" 30 alvos e 16 caças linkados. Então, vamos convir que não precisamos de "Unidade Central de Processamento do ErieEye, ocupa um espaço que é maior que todo o bico e cabine do SU-35" para realizar tal tarefa. Mas, ainda sobre isso, veja que o F-22 pode acompanhar 100(cem) alvos e a menos que eu esteja muito enganado, ele não carrega nada tão grande a ponto de ser uma "Unidade Central de Processamento do ErieEye, ocupa um espaço que é maior que todo o bico e cabine do SU-35".
Outro detalhe, o nariz do Rafale é pequenino, mas pode acompanhar 40 alvos, assim, seguindo esta lógica sua, o nariz do Rafale deveria ser pelo menos 25% maior que o do BM.
Podemos também servirmo-nos do EL/M-2052 e seus 48 alvos, tudo isso num nariz pequenino como o do F-16.
Descendo ao chão, um radar SABER 60 nacional acompanha 40 alvos e não tem uma casa acoplada, é uma caixinha pequena.
Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:30 am
por Cougar_PH
Pelo que eu pude entender no contexto de vcs, é que o máximo que pode ocorrer, sem comprometer o desempenho de uma aeronave, é a energia concentrada de um radar, o que vai mudar é a geração e ao meu ver...
Penso que hoje nenhuma aeronave com a maior tecnologia e incluindo as difusões do tempo, e outros elementos mais... faz com que q nenhum radar hoje de uma aeronave caça possa ser capaz de detectar uma outra aeronave caça numa distância superior a 200 km, e tbm pela quantidade de alvos se restrigindo a uma quantidade de 15 à 20 alvos...
Pois vários aspectos vão influenciar, isso... e segundo cada fabricante usa uma tabela particular de dados...
exemplo os as unidades de medida de cada país...
Então resumindo, todos os caças hoje em sua maior partes de recursos ditos pelos fabricantes não passa de uma caixa de pandora...
hehehehhh!!!!
Enviado: Seg Ago 27, 2007 11:09 am
por Luís Henrique
Um Erieye tem 350 - 450 km de alcance para todos os lados (360 graus ou quase isso...).
Isso que o Carlos quer dizer.
Acompanha muitos alvos e direciona muitos vetores da forca....bem diferente de um radar que enxerga 120 graus, identifica uma quantidade bem menor de alvos, etc..
Enviado: Seg Ago 27, 2007 11:16 am
por soultrain
Acho que se estão a esquecer de um pormenor:
Qual o tamanho do alvo para dar esses alcances? No SU creio que os 400
km são para um navio ou um alvo aéreo de 5M2, andará na casa do radar do F-22.
A questão é se será possível fisicamente ter um alcance muito superior, se for, o radar AESA do SU têm muito espaço, potência e refrigeração disponível para evoluir.
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Enviado: Seg Ago 27, 2007 12:46 pm
por PRick
Carlos Mathias escreveu:Prick, não confunda capacidade de processamento com potência concentrada. Se um ERIEYE puder concentrar toda a energia da sua antena numa pequena área, tenha certeza que vai enxergar muito mais longe que estes 350km. Outro detalhe, um ERIEYE pode rastrear talvez uns 300 alvos simultaneamente, tratar toda essa informação e mandar via link para um número enorme de receptores. No caso do BM, são "apenas" 30 alvos e 16 caças linkados. Então, vamos convir que não precisamos de "Unidade Central de Processamento do ErieEye, ocupa um espaço que é maior que todo o bico e cabine do SU-35" para realizar tal tarefa. Mas, ainda sobre isso, veja que o F-22 pode acompanhar 100(cem) alvos e a menos que eu esteja muito enganado, ele não carrega nada tão grande a ponto de ser uma "Unidade Central de Processamento do ErieEye, ocupa um espaço que é maior que todo o bico e cabine do SU-35".
Outro detalhe, o nariz do Rafale é pequenino, mas pode acompanhar 40 alvos, assim, seguindo esta lógica sua, o nariz do Rafale deveria ser pelo menos 25% maior que o do BM.
Podemos também servirmo-nos do EL/M-2052 e seus 48 alvos, tudo isso num nariz pequenino como o do F-16.
Descendo ao chão, um radar SABER 60 nacional acompanha 40 alvos e não tem uma casa acoplada, é uma caixinha pequena.
Ora ErieEye possui, como qualquer radar digital composto de elementos, a capacidade de concentrar energia para rastrear um alvo, mas isto só é possível se você souber aonde está o alvo. Se você concentra o modo de busca, perder em área de busca. Assim, é de se esperar que os alcances divulgados não levem em consideração este tipo de modo de busca, isto é bom senso. Somente, um propaganda enganosa vai dar o alcance máximo de rastreio, usando o modo concentrado, porque ele não é um modo usual.
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Enviado: Seg Ago 27, 2007 1:49 pm
por b.verde
Acho que apesar de não sabermos os alcances reais, porque todos disfarçam a capacidades, ou aumentam a capacidade além do real. Mas devemos ter apenas bom senso, nenhum radar moderno, que equipam os citados aviões, tem alcance inferior a 150 kms para alvos do tamanho de um caça.
Mas também nenhum deles tem alcance de radares equipando Aviões AEW, que no máximo são capazes de rastrear um caça a 350 kms. E não precisamos ir muito longo, a Unidade Central de Processamento do ErieEye, ocupa um espaço que é maior que todo o bico e cabine do SU-35, assim, não é crível que a eletrônica russa esteja tão avançada a ponto de num espaço muito menor, criar um radar capaz de alcances superiores ao ErieEye.
Um Erieye tem 350 - 450 km de alcance para todos os lados (360 graus ou quase isso...).
Isso que o Carlos quer dizer.
Acompanha muitos alvos e direciona muitos vetores da forca....bem diferente de um radar que enxerga 120 graus, identifica uma quantidade bem menor de alvos, etc..
Então os R-99A. podem fazer mesmo a diferença?
Um Abraço a todos...
"Creio em Jesus"
Enviado: Seg Ago 27, 2007 5:32 pm
por Carlos Mathias
Tá difícil, mas vamos tentar mais uma vez.
O que estes radares de caça conseguem fazer concentrando seu feixe relativamente estreito, um AWACS consegue com um feixe largo, amplo, profundo.
Uma analogia meio torta, mas acho que serve. Um farol com uma lâmpada de 55W de foco fechado, tipo longo alcance, coloca luz num objeto beeem longe, mas o feixe de luz é estreito, numa estrada cobriria apenas o centro desta. Se colocarmos esta mesma lâmpada num farol de feixe difuso, ele vai iluminar o acostamento e à frente do avião, mas vai perder em alcance. Mas, se colocarmos neste farol difuso uma lâmpada de 500W, o facho vai chegar lá longe, como aquele concentrado.
Enquanto um caça consegue ver uma faixa estreita de ceú no alcance máximo, um AWACS, com um monte de motores e com muita potência, poderá gerar energia sufuciente para o radar de feiche largo e potente. Para um AWACS o que conta é o feixe largo e profundo, para um caça não. Num caça, esse feixe largo vai ser usado em distâncias menores, para manter a energia em níveis adequados à detecção.
Agora, olhando esta ilustração feita em computadores poderosíssimos, quem vai precisar de consoles e mais consoles, IFF, operadores para designar alvos, dizer quem é alvo ou não e etc, etc, etc. E só há 15 alvos no cone radar do caça...

Enviado: Seg Ago 27, 2007 7:51 pm
por Fábio Nascimento
Enviado: Seg Ago 27, 2007 8:01 pm
por Sd volcom
Bolovo escreveu:Kratos escreveu:Sd volcom escreveu:Bolovo escreveu:O Su-35 pode ter um radar monstro, mas tem um RCS idem. O raptor tem um belo radar LPI, o melhor RWR do planeta, a melhor suíte eletrônica do planeta, tudo isso junto com um RCS minusculo tornam, por enquanto, o F-22 o melhor caça do planeta. Sem contar o suporte único by USAF, com a maior rede militar do planeta. E são caças de gerações distintas, pela mor de deus, nem dá para comparar daí.
Sera...? Não é isso que a inteligencia de Israel fala agora.!
São diferentes os (aviões) mas o RCS... Essa semana minha irma e o marido dela " Israel" vão ficar um tempo em goiania.
PS: Volto em 4/5 semanas... to reintegrado e nunca mais minha filha e taco juntos!
Vlws Abraços
Vlw Abraços
O que fala a inteligência de Israel?
Também entendi lhufas!

Ele só falou que os russos não estão sendo "garganta" no RCS... São aviões deferentes em tudo, mas não em RCS.
E Israel é F-22... (falei oque ele permite) e não sei muito mais que isso..
Vlws Abraços
Enviado: Seg Ago 27, 2007 8:05 pm
por Wolfgang
Bom, se o serviço de inteligência israelense disse que o RCS é baixo mesmo, quem sou eu para contradizer. Se é que foi isso que eu entendi. Mas se os aviões são diferentes (quais aviões, Su-30 e 35?!), mas o RCS não, então conclui-se que o Su-35 ainda tem o RCS do Cristo Redentor?
Abs
Enviado: Seg Ago 27, 2007 8:06 pm
por Bolovo
Sd volcom escreveu:Bolovo escreveu:Kratos escreveu:Sd volcom escreveu:Bolovo escreveu:O Su-35 pode ter um radar monstro, mas tem um RCS idem. O raptor tem um belo radar LPI, o melhor RWR do planeta, a melhor suíte eletrônica do planeta, tudo isso junto com um RCS minusculo tornam, por enquanto, o F-22 o melhor caça do planeta. Sem contar o suporte único by USAF, com a maior rede militar do planeta. E são caças de gerações distintas, pela mor de deus, nem dá para comparar daí.
Sera...? Não é isso que a inteligencia de Israel fala agora.!
São diferentes os (aviões) mas o RCS... Essa semana minha irma e o marido dela " Israel" vão ficar um tempo em goiania.
PS: Volto em 4/5 semanas... to reintegrado e nunca mais minha filha e taco juntos!
Vlws Abraços
Vlw Abraços
O que fala a inteligência de Israel?
Também entendi lhufas!

Ele só falou que os russos não estão sendo "garganta" no RCS... São aviões deferentes em tudo, mas não em RCS.
E Israel é F-22... (falei oque ele permite) e não sei muito mais que isso..
Vlws Abraços

Enviado: Seg Ago 27, 2007 8:29 pm
por soultrain
Carlos,
A sua figura não é válida, já que os radares fazem a pesquisa por varrimento, o que parece uma imagem instantania, não é mais que uma sobreposição de imagens, não será? Ou seja, para simplificar, a imagem 360º é composta por diversas iguais às do caça.
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Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:21 pm
por Luís Henrique
Ótima ilustração Carlos...
