Gol 1907

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#256 Mensagem por Sukhoi Su-35 » Sex Abr 06, 2007 4:04 pm

Isso ae ta na maior enrolação vai acabar dando pizza ^^ :lol: :lol: :lol:




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rodrigo
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#257 Mensagem por rodrigo » Sáb Abr 07, 2007 1:43 am

Mas afinal, depois de tanto tempo do acidente, saiu o relatório final sobre as causas do acidente do avião da GOL???
Nossa sucessão de problemas aéreos engoliu esse assunto.




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jambockrs
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ExcelAire acusa Embraer por falha em jato

#258 Mensagem por jambockrs » Dom Abr 22, 2007 12:44 am

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21/04/2007 - 09h22 - Folha Online
ExcelAire acusa Embraer por falha em jato
Reportagem (só para assinantes) da colunista Eliane Cantanhêde publicada na edição deste sábado da Folha de S.Paulo revela que a empresa norte-americana ExcelAire, dona do Legacy que bateu em um Boeing da Gol em 2006, culpa a brasileira Embraer, fabricante da aeronave, e a norte-americana Honeywell, fabricante do transponder, além do controle de tráfego aéreo brasileiro, pelo acidente.
Depois da colisão no ar, o Boeing da Gol caiu em uma região de mata fechada de Mato Grosso e seus 154 ocupantes morreram. O Legacy conseguiu pousar.
"É a primeira vez que os fabricantes são acusados por um dos grandes mistérios do acidente: por que o transponder, equipamento que transmite dados do avião para outras aeronaves e para os centros em terra, parou de funcionar antes do choque", afirma o texto. "Um dos sistemas que não funcionou devido à desativação do transponder foi o TCAS, o dispositivo anticolisão que poderia ter evitado o acidente."
Segundo a reportagem, em um relatório remetido à PF (Polícia Federal), os advogados da ExcelAire, José Carlos Dias e Theo Dias, afirmam que a empresa não foi informada pela Embraer de que um dos componentes onde são instalados o transponder e parte do sistema de rádio do Legacy já havia apresentado defeito antes, numa aeronave agora fora de linha. "Foi devolvido pela Embraer à Honeywell, voltou ao Brasil e foi instalado no Legacy."
O Legacy envolvido no acidente com o Boeing da Gol fazia seu primeiro vôo no dia do acidente, 29 de setembro do ano passado.
"Nas primeiras investigações após o acidente, a Aeronáutica já trabalhava com a possibilidade de 'mal contato' do transponder com a aeronave", ressalta a reportagem.
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#259 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Abr 26, 2007 9:27 am

Polícia Federal ganha mais um mês para concluir investigação sobre acidente da Gol
26/04/2007 - 07h47


BRASÍLIA - O Ministério Público Federal (MPF) de Mato Grosso concedeu mais 30 dias para que a Polícia Federal (PF) em Cuiabá finalize a investigação sobre as causas e responsáveis pelo acidente envolvendo o Boeing 737-800 da Gol e o jato executivo Legacy, ocorrido em 29 de setembro do ano passado. A colisão entre resultou na morte de 154 passageiros do Boeing.

O pedido de prorrogação foi feito ontem pelo responsável pelo inquérito, delegado Renato Sayão. Passados sete meses desde o acidente, Sayão aguarda que o Instituto Nacional de Criminalística conclua o laudo pericial que apontará as circunstâncias em que os aviões se chocaram. A PF iniciou as investigações no dia 4 de outubro.

Como já colheu os depoimentos dos pilotos do Legacy, os norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino, e dos controladores de vôo que trabalhavam nas torres de comando de Manaus e Brasília na ocasião, o delegado acredita que o novo prazo será suficiente para apresentar ao Ministério Público o parecer final.

A PF já indiciou Lepore e Paladino por negligência e estuda a necessidade de indiciar também aos controladores. Segundo a polícia, os pilotos do Legacy estariam voando com o transponder (equipamento utilizado para evitar colisões) desligado.

Se, com base no inquérito da PF, o Ministério Público aceitar o indiciamento de todos, os pilotos serão denunciados e o caso encaminhado à Justiça. Já no caso dos controladores de vôo, o processo ficará sob responsabilidade do Ministério Público Militar.

(Agência Brasil)


http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/04/26/ult1913u68237.jhtm

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Vôo 1907: STJ suspende julgamento sobre relatório

#260 Mensagem por jambockrs » Qui Abr 26, 2007 8:46 pm

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Vôo 1907: STJ suspende julgamento sobre relatório
quinta-feira, 26 de abril de 2007 - 00:06 - Terra
Um pedido de vista do ministro Luiz Fux interrompeu nesta quarta-feira o julgamento do mandado de segurança em que a família de uma das vítimas do acidente envolvendo o Boeing da Gol e o jato Legacy - que matou 154 pessoas em setembro de 2006 -, pede ao Comando da Aeronáutica a liberação do relatório de investigação que apura as causas do acidente.
O relatório corre em caráter sigiloso e, segundo ato do Comando da Aeronáutica de dezembro de 2006, só deve ser liberado com o fim das investigações. O Comando alega razões de segurança nacional e interesses internacionais envolvidos.
As investigações correm há sete meses e, segundo a defesa da família de Francisco Augusto Marques Garcia Júnior, "o ato fere o princípio da publicidade e repercute sobre a vida de terceiros". Patrícia Abrahim Barbosa Garcia e os dois filhos menores querem ingressar na Justiça brasileira e americana com pedido de indenização.
O relator do mandado de segurança, ministro José Delgado, proferiu voto em favor do sigilo. Para ele, a família pode ingressar com pedido de indenização sem o relatório final. Em janeiro, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, já havia negado um pedido.
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Peritos culpam pilotos do Legacy

#261 Mensagem por jambockrs » Ter Mai 01, 2007 5:03 am

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1/5/2007 05:01 - O Dia online
Peritos culpam pilotos do Legacy
Brasília - A Polícia Federal pedirá de novo o indiciamento dos pilotos americanos do jato Legacy, que colidiu com um boing da Gol em setembro de 2006, matando 154 pessoas, no maior acidente aéreo da história da aviação nacional. Segundo o programa Domingo Espetacular, exibido no domingo pela Record, os peritos entregaram na semana passada um laudo à PF comprovando a culpa de Joseph Lepore e Jan Paladino, que pilotavam o jato. Segundo o documento, eles teriam cometido quatro erros fatais: o transponder — equipamento que evita colisões — estava desligado; o plano de vôo não foi cumprido; os pilotos estavam na freqüência errada; e não sabiam programar o computador que manda informações para o piloto automático.
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#262 Mensagem por VICTOR » Sex Mai 04, 2007 11:49 pm

Acabei de ler este tópico desde a primeira mensagem. Interessante, porque na época do acidente eu estava no meu auto-exílio. Fica interessante ler as opiniões exaltadas contra os pilotos norte-americanos, agora que já sabemos sobre caos aéreo, apagões aéreos, zonas cegas de radar, rádios que não funcionam.

E menos de 3% dos controladores sabem se expressar em inglês...

Na época, fiquei muito puto com o Joe Sharkey, porque a dor pelas vítimas me fez ficar irritado ao vê-lo chamar Lepore e seu co-piloto de "heróis". Mas o bom senso sugere que ninguém faria uma estupidez desse naipe, desligar intencionalmente o transponder. Os caras escaparam por mero acaso. Era para terem morrido.

Eu recebi um .pdf da federação internacional de segurança de vôo, aquela do Canadá, um documento formidável, que aponta problemas com o design do cockpit do Legacy e (muitos, muitos) problemas com nosso sistema de controle.

Justo nossos DACTAS, modelos de integração militar-civil, viraram motivo de piada por conta da falta de material humano bem preparado, e de equipamentos minimamente adequados para as funções.




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#263 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Mai 09, 2007 10:51 am

PF culpa os pilotos do Legacy por acidente da Gol

Foi concluída a investigação da Polícia Federal sobre as causas do acidente que resultou, em setembro do ano passado, na queda do Boeing da Gol e na morte de 154 pessoas. O delegado responsável pelo caso, Ronaldo Sayão, concluiu que os responsáveis pela tragédia foram os pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino.

A informação foi repassada nesta terça-feira (8) a um integrante da CPI do Apagão Aéreo. O congressista procurou a PF para informar que a CPI decidiu ocupar-se, no mês de maio, da investigação das causas da queda do avião da Gol. Devem ser convocadas a depor no Congresso pelo menos treze testemunhas ligadas ao caso, entre elas o delegado Sayão.

Ao perscrutar sobre o estágio em que se encontram as investigações, o deputado foi informado de que Ronaldo Sayão está, no momento, redigindo as conclusões do inquérito. Deve concluir o trabalho nos próximos dias. Recomendará ao Ministério Público a abertura de processo judicial contra Lepore e Paladino.

Os dois pilotavam a aeronave que se chocou com a Boeing da Gol, levando-o a mergulhar em mata fechada, no Estado de Mato Grosso (foto lá no alto). Lepore e Paladino conduziam um jatinho Legacy fabricado pela Embraer e adquirido pela empresa ExcelAire, dos EUA. As investigações da PF apontam para a “negligência” dos dois pilotos.

De acordo com os resultados do inquérito, além de trafegar na mesma altitude do avião da Gol, em desrespeito ao plano de vôo que havia sido traçado para o Legacy, só minutos depois do choque os pilotos Lepore e Paladino teriam ligado o transponder (equipamento anti-colisão). Perícias técnicas atestaram que o equipamento encontrava-se em perfeitas condições de uso.

O integrante da CPI que fez contato com a PF quis saber se não houve negligência também dos controladores de vôo que trabalhavam no Cindacta 1, centro de tráfego aéreo de Brasília, no dia do acidente. Foi informado de que não cabe à PF investigar os controladores. Eles são militares. E, nessa condição, respondem à Aeronáutica. A PF vai, de todo modo, repassar ao Ministério Público Militar todos os dados coletados durante a investigação que digam respeito especificamente aos controladores.

Reportagem de Eliane Cantanhede publicada em fevereiro, na Folha, revelou diálogos captados pela caixa preta do Legacy antes, durante e na seqüência do choque com o avião da Gol. Em determinados trechos (confira), os pilotos norte-americanos queixam-se de dificuldades para se comunicar com os controladores de vôo brasileiros. A barreira do idioma teria impedido que eles chegassem a altitude em que deveriam voar. Na hora do acidente, estavam a 37 mil pés. Deveriam estar a 36 mil pés.

Se concordar com as conclusões da PF, o Ministério Público deve denunciar formalmente os pilotos à Justiça. Abre-se, então, um novo dilema. Ambos têm cidadania norte-americana. Encontram-se, a propósito, nos EUA. O processo será arrastado. Na hipótese de amargarem uma condenação, fica a dúvida: serão extraditados para cumprir pena no Brasil? Dificilmente.


http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/index.html

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#264 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Mai 10, 2007 9:32 am

Polícia Federal indicia pilotos norte-americanos por homicídio involuntário em acidente da Gol
10/05/2007 - 08h38

BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) de Mato Grosso enviou ontem à Justiça Federal de Sinop (MT) a conclusão do inquérito sobre a colisão do jato Legacy com o Boeing da Gol, que matou 154 pessoas em setembro de 2006. A PF acusa os pilotos norte-americanos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O inquérito foi concluído na terça-feira, após ouvir mais de 22 pessoas, entre pilotos, controladores de vôo e funcionários da Embraer, empresa que fabricou o Legacy. Agora, cabe ao Ministério Público decidir se eles vão ou não responder a processo criminal.

O relatório final também sugere que o Comando da Aeronáutica investigue se houve falhas por parte dos controladores de vôo que trabalhavam no dia do acidente no Centro Integrado de Defesa e Controle Aéreo de Brasília (Cindacta) 1. Somente a Justiça Militar pode punir os profissionais caso fique comprovada a responsabilidade deles no acidente.

O delegado responsável pelo caso, Renato Sayão, concluiu que houve desligamento involuntário do transponder (dispositivo eletrônico que evita colisões entre aeronaves). Segundo a assessoria, não há indícios de que os pilotos do jato Legacy tenham desligado propositalmente o transponder ou o rádio da aeronave. As gravações das conversas entre os dois também ajudaram o delegado responsável a afastar a hipótese de que o aparelho tenha sido desligado voluntariamente.

Testes feitos nos Estados Unidos no TCAS (sigla em inglês para Sistema de Alerta de Tráfego e Evitador de Colisão), no transponder e no rádio revelaram que eles não apresentavam nenhum defeito. Por isso, a PF concluiu que teria bastado aos pilotos realizar qualquer um dos procedimentos de segurança previstos para descobrir que eles estavam desligados.

O exame da caixa-preta do jato revelou que até após o choque entre as aeronaves, a tela do piloto que fica no painel do avião, chamada MFD, e que exibe várias informações, não exibia os dados do TCAS. Já o MFD do co-piloto só foi acionado após ambas as aeronaves trombarem em pleno ar.

Além disso, a PF afirma que as normas de vôo estabelecem que os pilotos devem questionar os controladores sempre que julgarem que uma orientação não está correta. Pior isso, considera que os pilotos do Legacy deveriam ter questionado a recomendação para alterarem o plano de vôo inicial. Como o Controle de Espaço Aéreo prestava apenas o serviço de vigilância através do radar, a responsabilidade pela mudança de nível permanecia dos pilotos.

(Agência Brasil)


http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/05/10/ult1913u68833.jhtm

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#265 Mensagem por A-29 » Qui Mai 10, 2007 12:00 pm

VICTOR escreveu:Na época, fiquei muito puto com o Joe Sharkey, porque a dor pelas vítimas me fez ficar irritado ao vê-lo chamar Lepore e seu co-piloto de "heróis". Mas o bom senso sugere que ninguém faria uma estupidez desse naipe, desligar intencionalmente o transponder. Os caras escaparam por mero acaso. Era para terem morrido.

Eu recebi um .pdf da federação internacional de segurança de vôo, aquela do Canadá, um documento formidável, que aponta problemas com o design do cockpit do Legacy e (muitos, muitos) problemas com nosso sistema de controle.

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Olha, acredito que esse acidente nunca foi, nem nunca será analisado apenas pelo lado técnico. A política tem falado mais alto desde o começo. Tenho derteza de que esse jogo de empurra vai continuar até o caso cair no esquecimento.

Gostaria apenas de sugerir um exercício. Suponhamos que o caso fosse idêntico, apenas com a alteração da nacionalidade dos pilotos de americanos para nigerianos. Será que alguma instituição internacional estaria tentando empurrar a culpa para o contrloe do espaço aéreo, para o fabricante do transponder ou até para o design da cabine?

abraço
Fabiano




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#266 Mensagem por Slip Junior » Qui Mai 10, 2007 3:10 pm

Duplicado...




Editado pela última vez por Slip Junior em Qui Mai 10, 2007 3:11 pm, em um total de 1 vez.
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#267 Mensagem por Slip Junior » Qui Mai 10, 2007 3:11 pm

VICTOR escreveu:Eu recebi um .pdf da federação internacional de segurança de vôo, aquela do Canadá, um documento formidável, que aponta problemas com o design do cockpit do Legacy e (muitos, muitos) problemas com nosso sistema de controle.

Victor, não sei se você reparou na leitura que você fez nesse tópico que existe comentários de um membro do fórum que trabalha no setor (e infelizmente anda meio sumido) que fala muito bem sobre essa questão e fecha exatamente com o que o PF afirmou em seu relatório.

Vou colocar alguns trechos aqui para recordar:
"não vou aqui isentar meus colegas, pois imagino que faltou energia da parte deles para evitar o inimaginável acidente. O sistema parece ter um ponto vulnerável que é a troca de bastão entre os DACTAs I e IV, portanto colocam meus colegas em situação difícil. Mas tudo isso, definitivamente, em hipótese alguma, poderia provocar esse acidente. Eles simplesmente não puderam compensar a incompetência do piloto, o que pode ser feito na maioria das situações e garanto-lhe que é feito. É como um guarda que observa um motorista entrar na contra-mão e colidir em seguida. Ele pode não ter sido ágil para apitar rapidamente, mas com certeza, não foi o responsável pelo acidente."

"Realmente é a configuração do painel que é complicada ao usar o mesmo botão para sintonizar vários equipamentos. Mas o transponder da Honeywell, na versão que equipa o Legacy, não é aceita na Europa sem o recall, justamente pelo fato dele entrar em stand by sozinho.

Particularmente, não acho que ele entrou em "stand by" sozinho. Acho que ele foi desligado, talvez inadvertidamente, por imperícia ou mesmo com propósitos escusos. Independente do motivo, esse foi o maior erro cometido pelo piloto. Isso sim, proporcionou a colisão. Em toda a história da navegação aérea, todos os esforços foram desprendidos no sentido de evitar esse tipo de acidente, que é considerado o mais raro, justamente pelo excesso de proteções que se tem nesse caso. Mas... Leprosore conseguiu jogar mais de meio século de esforços no lixo, ao ser um piloto desatento e despreparado. "


Abraços




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#268 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Mai 28, 2007 12:11 pm

Ao que parece desligaram intencionalmente o transponder.... :?

Transcrição mostra insegurança de pilotos do Legacy
Segunda, 28 de maio de 2007, 09h14 Atualizada às 09h47

O conteúdo da conversa entre os pilotos do Legacy que colidiu com o Boeing da Gol, em setembro de 2006, mostra insegurança em relação aos equipamentos da aeronave. Em um dos trechos, Jan Paladino e Joseph Lepore afirmam que não sabem qual equipamento deveriam acionar. A gravação da conversa, registrada pela caixa-preta do jato, foi obtida pela rádio Jovem Pan.

"Mas eu não sei qual deles!", diz uma das falas. "Você teria que provavelmente ler o manual para ver qual configuração seria", o outro responde, e ouve: "eu estou com medo de ler alguma coisa agora!". Logo depois, um deles afirma: "não faça nada, apenas desligue, tudo bem?".

Nas conversas, não é possível distinguir se o equipamento do qual eles falam seria o transponder, que estaria desligado no momento da colisão, de acordo com as investigações sobre o acidente. O equipamento é responsável por enviar alertas aos pilotos em caso de possibilidade de colisão com outras aeronaves.

Na sexta-feira, os dois pilotos foram denunciados culposamente pelo acidente, que resultou na morte 154 pessoas, no dia 29 de setembro do ano passado. Segundo o procurador Thiago Lemos de Andrade, que ofereceu a denúncia, os pilotos não tinham consciência do risco, mas estavam errados porque deveriam estar em outra altitude. O procurador confirmou que o transponder do jato Legacy teve desligamento acidental.


http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1647948-EI7792,00.html

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#269 Mensagem por Brigadeiro » Qua Mai 30, 2007 12:40 pm

Documentário da Discovery Channel sobre o Acidante com o GOL 1907.

http://www.estadao.com.br/ext/especial/ ... o_voo1907/

Até mais!




Thiago
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#270 Mensagem por Slip Junior » Qua Mai 30, 2007 12:43 pm

Estou muito curioso para ver esse documentário (se não me engano, vai ser apresentado as 20h00 do dia 10 de junho). Não tanto pelas informações que desconheço pois acho que todo mundo aqui sabe muito bem a história, mas para saber como será a versão dos fatos que a Discovery irá apresentar para o mundo.

Abraços




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