caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#256 Mensagem por Moccelin » Sex Fev 25, 2011 7:53 am

jauro escreveu:
Incrível!!! A Intendência, que é a única que pode requisitar facilmente meios civis (tanto materiais quanto em termos de pessoal) em caso de necessidade, é a arma mais bem equipada materialmente do Exército!
E eu acrescentaria ai também o Quadro de Material Bélico e a Eng de Construção.
Sim, eu sei que o EB precisa ter caminhões e carretas em condições de suprir suas necessidades logísticas em tempo de paz (em tempo de guerra a coisa muda de figura). Mas pra quem vive essa questão, não seria mais barato terceirizar certos serviços?
E muita coisa é terceirizada. Todo o Trnp entre SP/RJ com a Amazônia (Belém, Manaus, P Velho e BVista, Tefé e São Gabriel da Cachoeira) é terceirizado.
Mas e os transportes de suprimentos para a atividade meio? O EB tem inúmeras carretas e caminhões frigoríficos, entre outros especializados para transportar coisas que poderiam muito bem usar serviços terceirizados. Sai mais caro? É impossível do ponto de vista legal (impossivel de forma ampla, porque uma coisa possível, mas dificílima de se fazer de forma legal se torna uma coisa impossível)?
Dos BSup, DSup e BLog para as Unidades já é encarado como logística de Combate e então é bom estar preparado. O terceirizado quanto menor a distância e menor os volumes de cargas, sai bem mais caro. É perfeitamente legal e fáctível. E esse assunto de maneira geral, agora em tempo de paz, é tratado caso a caso.

"Nem todos os dias se combate, mas todos os dias se come" ou "Os Exércitos marcham sobre seus estômagos". Napoleão Bonaparte.
Então a quantidade de caminhões e carretas do EB está num patamar onde é melhor não diminuir? Interessante.

Sobre o QMB e os BECs eu até pensei, mas não citei porque o QMB acaba sendo refém do material que mantém, logo se mantém FAL, M-41C, Urutu, Cascavél, M-108, e obuseiros da segunda guerra mundial... Já a Engenharia de Construção é outro EB, já que os seus feitos são claramente visíveis e facilmente usados politicamente (inclusive pelas regiõies onde mais atuam), é tratado igual a aviação de transporte da FAB pelos políticos, e ainda tem o agravante de receber dinheiro para as obras.

Mas pelo menos sabemos uma coisa, se a coisa pegar fogo sem suprimento (tirando os Classe V) e manutenção a gente não fica! :-D




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Re: caminhões em uso pelo EB

#257 Mensagem por jauro » Sex Fev 25, 2011 11:00 pm

Essas incrições são o "fim da Picada". Coisa de Ex. cucaracho. Parece viatura do Ex do Peru.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#258 Mensagem por binfa » Sáb Fev 26, 2011 4:57 pm

binfa escreveu:http://www.cmne.eb.mil.br/noticiascmne/imagens/2010-11-30//img5grd.JPG
VW Worker 15.210 4X4

credito: cmne
binfa escreveu:
http://2.bp.blogspot.com/__PgipssuA3Q/THBV17NAxJI/AAAAAAAAApI/DAXDo1q-wLE/s1600/0A_2390.jpg

http://1.bp.blogspot.com/__PgipssuA3Q/TG3ZWZt468I/AAAAAAAAAog/cZf5dmM7CVs/s1600/DSC01938.JPG

http://3.bp.blogspot.com/__PgipssuA3Q/THwxXxyVeEI/AAAAAAAAAro/xABBCwXf_Bo/s1600/DSC02317.JPG

Mercedes Benz - Batalhão de Engenharia

credito: http://paolipc.blogspot.com
binfa escreveu:
http://www.aman.ensino.eb.br/manobra_escolar_2010/fotos/fotos2/1.jpg

Imagem

Imagem
IVECO STRALIS

Imagem
Scania

credito: http://www.aman.ensino.eb.br

credito: http://www.9rcb.eb.mil.br


Imagem
Volvo N 10

credito: defesanet




Editado pela última vez por binfa em Sáb Fev 26, 2011 8:46 pm, em um total de 1 vez.
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Re: caminhões em uso pelo EB

#259 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 26, 2011 5:37 pm

Duas perguntas de um pobre ignorante.

1. de que museu vem as peças para manter aquele Scania?
2. Por que alguém que mande alguma coisa na logistica do EB não tem a idéias de uniformizar os cavalos mecanicos em no máximo 2 marcas (uma seria o ideal), ao invés deste "samba do crioulo doido" com tantos veiculos de marcas diferentes?

Depois o pessoal acha que a logistica do EB é cara. Vai entender...

abs




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Re: caminhões em uso pelo EB

#260 Mensagem por binfa » Sáb Fev 26, 2011 6:00 pm

FCarvalho escreveu:Duas perguntas de um pobre ignorante.

1. de que museu vem as peças para manter aquele Scania?
2. Por que alguém que mande alguma coisa na logistica do EB não tem a idéias de uniformizar os cavalos mecanicos em no máximo 2 marcas (uma seria o ideal), ao invés deste "samba do crioulo doido" com tantos veiculos de marcas diferentes?

Depois o pessoal acha que a logistica do EB é cara. Vai entender...

abs
FCarvalho boa noite! repondendo suas perguntas.

1. Scania: Deve ter uma puta pratileira de peças e pelo visto vai rodar muito tempo, veja o climatizador adaptado.

2. Samba do Crioulo Doido: Incentivo a Industria Nacional.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#261 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 26, 2011 6:55 pm

A Scania Jacaré é eterna. Apesar de ser cada vez mais difícil encontrá-las nas estradas. As que se encontram viraram crocodilo ou caem aos pedaços. :lol:

Observem que só os Iveco tem as coisas escritas no parabrisa e calotas, possivelmente alguém da unidade autorizou e arranjou dinheiro para fazer. Os demais são bem mais limpos. Parece que o rodoar que é um equipamento de segurança mesmo sendo um tanto quanto questionável sobre a sua eficácia. O climatizado ou ar condicionado é uma necessidade.




Editado pela última vez por Bourne em Sáb Fev 26, 2011 8:27 pm, em um total de 1 vez.
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Re: caminhões em uso pelo EB

#262 Mensagem por jauro » Sáb Fev 26, 2011 8:05 pm

O Volvo é o único dentro das normas. Os demais, bem que podiam render um pito e uma trauletada no Cmt. Parece caminhão de transportadora particular. Ridículo.

Sobre os jacarés: São para transporte de M113, então é velho com + velho.

Mas são incríveis, pois não dão problemas. :lol:




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Re: caminhões em uso pelo EB

#263 Mensagem por binfa » Sáb Fev 26, 2011 8:56 pm

Esse é da FAB.

Imagem

credito: Fabiano




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Re: caminhões em uso pelo EB

#264 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 26, 2011 9:00 pm

binfa escreveu:
FCarvalho escreveu:Duas perguntas de um pobre ignorante.

1. de que museu vem as peças para manter aquele Scania?
2. Por que alguém que mande alguma coisa na logistica do EB não tem a idéias de uniformizar os cavalos mecanicos em no máximo 2 marcas (uma seria o ideal), ao invés deste "samba do crioulo doido" com tantos veiculos de marcas diferentes?

Depois o pessoal acha que a logistica do EB é cara. Vai entender...

abs
FCarvalho boa noite! repondendo suas perguntas.

1. Scania: Deve ter uma puta pratileira de peças e pelo visto vai rodar muito tempo, veja o climatizador adaptado.
A sua resposta para esta questão contradiz a resposta da segunda. Mas esse é o nosso Basil... :wink:

2. Samba do Crioulo Doido: Incentivo a Industria Nacional.

A industria automotiva de caminhões é uma dos poucos setores da industria nacional que não carece de incentivos de quaisquer natureza. Até o presente momento. Os caras estão, segundo me consta, é até o pescoço de encomendas, e não estão dando conta do negócio.
Penso necessitamos de incentivo realmente é para a industria projetar e produzir aqui caminhões (de todos os modelos e bitolas) verdadeiramente militares, sejam importados ou nacionais. Porque ficar fazendo essa meia boca de sempre, simplesmente não dá.Isso sim é um desprestigio à industria nacional. E pior, deixa essa mesma industria leniente quanto a investir em P&D na área militar.


abraços.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#265 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 26, 2011 9:08 pm

jauro escreveu:O Volvo é o único dentro das normas. Os demais, bem que podiam render um pito [033] e uma trauletada [036] no Cmt. Parece caminhão de transportadora particular. Ridículo.
[018]

Sobre os jacarés: São para transporte de M113, então é velho com + velho. :roll:

Mas são incríveis, pois não dão problemas. :lol:
Eu ainda preferia ver essas scanias só nas minhas memórias de carrinho de mão... mas com certeza uma hora dessa o EB arruma alguma coisa melhor pra fazer o mesmo serviço.

A não ser que isso seja saudosidade. 8-]

abs




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Re: caminhões em uso pelo EB

#266 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 26, 2011 9:18 pm

Imagem

Olhando as fotos desses caminhões da wolks me veio uma idéia sem utilidade nehuma, de fazer uma enquete sobre o caminhão mais feio das fa's.

Aproveito e deixo o meu voto exatamente para esses Worker 15-210.

Sinceramente, se alguém queria fazer algo terrível com um caminhão fizeram com esse aí. Esse nasceu pra se espatalho de bruxa... :)

abs




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Re: caminhões em uso pelo EB

#267 Mensagem por Moccelin » Seg Fev 28, 2011 8:50 am

FCarvalho escreveu:
binfa escreveu: FCarvalho boa noite! repondendo suas perguntas.

1. Scania: Deve ter uma puta pratileira de peças e pelo visto vai rodar muito tempo, veja o climatizador adaptado.
A sua resposta para esta questão contradiz a resposta da segunda. Mas esse é o nosso Basil... :wink:

2. Samba do Crioulo Doido: Incentivo a Industria Nacional.

A industria automotiva de caminhões é uma dos poucos setores da industria nacional que não carece de incentivos de quaisquer natureza. Até o presente momento. Os caras estão, segundo me consta, é até o pescoço de encomendas, e não estão dando conta do negócio.
Penso necessitamos de incentivo realmente é para a industria projetar e produzir aqui caminhões (de todos os modelos e bitolas) verdadeiramente militares, sejam importados ou nacionais. Porque ficar fazendo essa meia boca de sempre, simplesmente não dá.Isso sim é um desprestigio à industria nacional. E pior, deixa essa mesma industria leniente quanto a investir em P&D na área militar.



abraços.
É o tipo de veículo que, se comprado com garantias de manutenção e tal, não precisa de padronização, a padronização é a "5ª roda", e pelo que eu saiba a do Jacaré da década de 60/70 alí é igualzinho ao do Iveco 0km. Então cada compra se faz uma nova licitação, e ganha quem tiver o melhor preço da semana do pacote veículo + manutenção... Agora, SE for o EB que faz a manutenção meu argumento cai por terra! A não ser que seja possível comprar peças no mercado, porque aí também não é difícil manter 5 modelos diferentes (teoricamente é até bom, porque se faltar peças pro IVECO pode ter pro VW).

Sobre as coisas escritas no barabriza, calotas, e fuleragens, existe alguma legislação que proiba o Comandante da Unidade em permitir que os motoristas façam essas pequenas alterações? Se for ok, é um caso de ilegalidade, mas se não tiver nada qual é o problema? Caminhoneiros gostam de fazer essas coisas nos caminhões por conta de cultura, e os caras que dirigem esses cavalos mecânicos não deixam de ser caminhoneiros, então deixa o cara colar o adesivinho "Deus é Fiel", deixa a unidade colocar o nome e a cidade nas viaturas (ou alguém acha que os nomes pintados nos Greyhound da FEB eram padronizados pelo alto comando), até equipar com buzinas diferentes e tal, isso faz bem pra moral do cara que está dirigindo, e não faz mal pra administração pública (de uma forma geral, e somente se não for o Estado que estiver pagando por isso) nem pra disciplina (desde que respeitado o bom senso).

E isso me lembra um detalhe interessante... 99% das pessoas que eu conheço acham que internato em quartel é disciplina e hierarquia 101% do tempo, e não é, o povo toca o foda-se de vez em quando, faz bagunça, algumas histórias da AMAN então deixam qualquer um de queixo caído. O único detalhe que difere totalmente da vida civil é que se o cara for plotado, ou se o "foda-se" exceder o limite do bom senso, ele vai responder integralmente por isso, sendo que até o direito à ampla defesa (que feio com a CF/88 e foi implantado em todos os níveis de "julgamentos" no EB) é meio relativo nas pequenas alterações.

Mas voltando ao assunto caminhões. A única coisa que eu concordo é que os caminhões usados de forma tática deveriam ser, realmente, 100% militares, feitos desde o começo pra serem caminhões militares. Mas esses caminhões de transporte administrativo não são 100% militares nem no USArmy, então quem dirá no EB.

Mas essa é a MINHA opinião...




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Re: caminhões em uso pelo EB

#268 Mensagem por gogogas » Seg Fev 28, 2011 8:26 pm

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Re: caminhões em uso pelo EB

#269 Mensagem por Centauro » Seg Fev 28, 2011 10:11 pm

Uma pergunta, não estaria fazendo falta em algumas unidades de caminhões 6x6, mesmo que fossem esses Worker com as mesmas adaptações




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
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Re: caminhões em uso pelo EB

#270 Mensagem por eligioep » Ter Mar 01, 2011 4:21 pm

Destes caminhões, aqui no 4° B Log vieram parar 5 Iveco Stralis com prancha 4 eixos, 2 Worker 26.220 cisterna combustível 15.000 litros, 10 pick-up S10 cabine dupla batedor, 1 Ranger cab dupla batedor, 2 VW Worker 26.220 com baú oficina de viaturas, tudo dentro da verba do Projeto Leopard.
Além disso vieram mais 4 chassis MBB 2726(como os basculantes da Engenharia) para receberem baús oficina como o acima, do F 600, 01 Agrale Marruá Cargo e 01 WV 8.120 Worker socorro veículos leves e 04 Focus Sedã, inicialmente para escolta, mas remanejados para veículo de Cmt. Previsão de mais 6 Cargo 2624 cisterna combustível.
Todos os caminhões são 6x4, pois não existe no mercado nacional nenhum veículo fabricado em versão 6x6.
Como são veículos de "apoio" ao combate, eles certamente cumprirão a missão.
Na 6ª Bda Inf Bld todos os Jacaré Scania foram aposentados, graças à Deus....!!!
Sobre padronização, assim deveria ser, mas existe uma legislação que nos proíbe de escolher a marca dos produtos nas licitações e pregões, apenas as características técnicas. Então, ainda a Iveco é a mais barata, embora a qualidade também seja proporcional.
A manutenção é feita pelo EB, mas inicialmente com verba em concessionárias, e depois passará a ser feita aqui dentro. E certamente teremos problemas com esta falta de padronização....
O Worker pode ser feio, mas é muiiiiito valente, batendo o MBB de longe, e é mais confortável que o MBB para todos, mesmo os que vão na carroceria




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